segunda-feira, 27 de março de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (II trimestre de 2017) VIVER PARA DEUS

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (II trimestre de 2017) VIVER PARA DEUS

VERSO ÁUREO: “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal." I Pedro 3:12

INTRODUÇÃO (Sábado 22 de abril)  Naturalmente, o ser humano não consegue viver para Deus. É necessário a intervenção divina, atuando em nós e promovendo a nossa transformação, para que possamos viver de acordo com a vontade de Deus. Através do pecado de Adão, a inclinação inerente ao pecado entrou na raça humana e os seres humanos se tornaram pecadores por natureza. 


Após o pecado de Adão, sua natureza interior foi transformada por seu pecado de rebelião, trazendo a ele, e à toda a humanidade, morte espiritual e depravação. Os humanos se tornaram pecadores não porque tenham pecado, mas pecaram porque nasceram pecadores. Esta é a condição conhecida como pecado herdado. Assim como herdamos características físicas de nossos pais, herdamos nossas naturezas pecaminosas de Adão. O Rei Davi lamentou sua condição de natureza humana decaída no Salmo 51:5 e disse:: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” Como resultado deste pecado herdado, todos são inclinados ao pecado.

Jesus carregou a pena pelo pecado que estávamos sujeitos, mas Ele nunca se tornou um pecador. Ele foi tratado como se Ele fosse culpado de todos os pecados cometidos por todos que nele cressem, apesar de não ter cometido nenhum. Em troca, Deus imputou a justiça de Cristo aos crentes e creditou em nossa conta a Sua justiça da mesma forma como creditou nossos pecados em Sua conta: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” I Coríntios 5:21. Amém?

Durante essa semana vamos ver como Pedro mostra a vida transformada que cada crente pode ter em Jesus Cristo. Pedro menciona que essa transformação não é fácil: “Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado.” I Pedro 4:1

Como podemos nascer de novo? A passagem da Bíblia que responde a esta pergunta está em João 3:1-21. O Senhor Jesus Cristo está falando com Nicodemos, um fariseu proeminente e membro do Sinédrio. Nicodemos foi a Jesus de noite e tinha perguntas para fazer à Jesus. A palavra renascido, significa literalmente; nascido do alto.

Por que uma pessoa precisa renascer? O Apóstolo Paulo menciona em Efésios 2:1: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados...” e Em Romanos 3:23, o apóstolo escreveu: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” Então; uma pessoa precisa renascer para ter seus pecados perdoados e um relacionamento com Deus.

Quando alguém é salvo, ele renasce, é renovado espiritualmente, e é agora um filho de Deus pelo direito de um novo nascimento. Acreditar em Jesus Cristo, aquele que pagou a pena do pecado quando morreu na cruz, é o que significa ser renascido espiritualmente. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é...” II Coríntios 5:17. Amém? 

E quando somos renascidos, recebemos a herança celestial: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” João 1:12-13. Tendo em vista que o renascer, é um ato de Deus, através do qual a vida eterna é dada àquele que acredita, ver II Coríntios 5:17, você já nasceu para o reino de Deus ou ainda comete os pecados da velha vida?

O tentado necessita compreender a verdadeira força da vontade. É este o poder que governa na natureza do homem; o poder de decisão, de escolha. Tudo depende da devida ação da vontade. Os desejos em direção da bondade e da pureza são em si mesmos justos; mas, se aí ficamos, nada aproveitam. Muitos descerão à ruína, enquanto esperam e desejam vencer suas más propensões. Eles não entregam a vontade a Deus. 

Não escolhem servi-Lo. Deus nos deu o poder da escolha; a nós cumpre exercitá-lo. Não podemos mudar o coração, nem reger nossos pensamentos, impulsos e afeições. Não nos podemos tornar puros, aptos para o serviço de Deus. Mas podemos escolher servi-Lo, podemos entregar-Lhe nossa vontade; então, Ele operará em nós o querer e o efetuar, segundo a Sua aprovação. Assim, nossa natureza toda será posta sob o domínio de Cristo. Mediante o devido exercício da vontade, uma completa mudança pode ser operada na vida. Entregando a vontade a Cristo, aliamo-nos com o divino poder. Recebemos força do alto para nos manter firmes. Uma vida nobre e pura, uma vida vitoriosa sobre o apetite e a concupiscência, é possível a todo aquele que quiser unir sua vontade humana, fraca e vacilante, à onipotente e inabalável vontade de Deus.” A Ciência do Bom Viver, 176

DOMINGO (23 de abril) SER DE UM MESMO SENTIMENTO – A unidade é diferente de uniformidade. A uniformidade é coisa dos homens, já a unidade, vem de Deus. Os soldados podem estar vestidos com roupas parecidas, mas podem discordar entre si.

O que entendemos por unidade? A unidade é um presente de Deus. Chegamos a ela porque estamos vinculados a um Deus que vive em perfeita unidade e une os Seus filhos. Por nós mesmos provocamos a divisão:

"andeis como é digno da vocação com que fostes chamados... procurando guardar a unidade do Espírito...” Efésios 4:1,3.

O apóstolo Pedro pede para os crentes serem de um mesmo sentimento. Ele não está dizendo que todos devem pensar e agir do mesmo modo, isso seria uniformidade, ele está falando de unidade. Eis o texto: “E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.” I Pedro 3: 8-12.

Paulo menciona em I corintios 12:1-26 que todos os membros são membros de um mesmo corpo, que devemos ter a nossa maneira e estilo no ministério, mas que devemos estar unidos ao corpo de Cristo, em amor. Os crentes são chamados para serem unidos nos propósitos da igreja. Em Atos 2:42 encontramos os propósito da igreja unida: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão da e nas orações.”

As atividades da igreja devem ser o ensino da doutrina bíblica, o providenciar um espaço de adoração para os crentes, observar a Ceia do Senhor, estar em constante oração e também devemos atentar para a pregação do evangelho.
Trabalhemos com ardor em prol da união. Oremos e trabalhemos para alcançá-la. Ela nos produzirá saúde espiritual, elevação de pensamento, nobreza de caráter, mentalidade celestial que nos capacitará para vencer o egoísmo e as ruins suspeitas, e a ser mais do que vencedores por Aquele que nos amou e a Si mesmo Se deu por nós. Crucifiquemos o eu; consideremos os outros superiores a nós; e assim realizaremos a unidade em Cristo. Perante o Universo celestial, bem como a igreja e o mundo, daremos prova indiscutível de que somos filhos e filhas de Deus. Deus será glorificado através de nosso exemplo. O milagre que o mundo necessita ver é o que une o coração dos filhos de Deus, uns aos outros, por um amor cristão. Precisa ver os do povo do Senhor assentados juntos no lugares celestiais em Cristo. Não quereremos dar através de nossa vida uma prova do que a verdade divina pode fazer em favor dos que O amam e servem? Deus sabe o que poderemos chegar a ser. Sabe o que a divina graça pode fazer em nosso favor, se nos tornarmos participantes da natureza divina.” Testemunhos Para a Igreja vol. 9, 188

SEGUNDA-FEIRA (24 de abril) SOFRER NA CARNEA lição de hoje menciona que Jesus perdoa os nossos pecados e nos dá o poder para vencê-los. Como os seguintes textos nos ajudam a compreendermos este ponto? 

"Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.” I Pedro 3:18

"Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo.” I Pedro 3:21

Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado. Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.” I Pedro 4:1 e 2 . Leia também Romanos 6:1-11.

Os versos acima mencionam que o sofrimento de Cristo e Sua consequente morte para nos salvar, nos dão o direito da salvação e cabe-nos aceitamos o batismo para entrarmos no reino de Deus e sermos salvos. O sofrimento, de alguma forma, sempre vai fazer parte do verdadeiro seguidor de Cristo. Jesus disse que o caminho que leva à vida eterna é difícil, ver Mateus 7:14. As dificuldades pelas quais passamos é também uma maneira de nos identificarmos com o sofrimento de Cristo. Ao escolher obedecer ao Senhor Jesus Cristo, estamos nos posicionando contrário ao mundo. Gálatas 1:10 diz: "Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo."

O que significa sofrer por Cristo? Paulo menciona em Gálatas 2:20: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." sofrer na carne significa que morremos para a nossa própria maneira de fazer as coisas. Consideramos a nossa vontade, os nossos direitos, as nossas paixões e as nossas metas como sendo crucificados na cruz com Ele. O nosso direito de dirigir as nossas próprias vidas está morto para nós, ver Filipenses 3:7-8.

A morte envolve sofrimento, mas as coisas carnais não querem morrer. Morrer para si mesmo é doloroso e vai contra a nossa inclinação natural de buscar o nosso próprio prazer. Mas, não podemos seguir Cristo e as coisas da carne ao mesmo tempo, ver Lucas 16:13, Mateus 6:24 e Romanos 8:8. Jesus disse: "Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.” Lucas 9:62.

Tendo em vista que o maior sofrimento do verdadeiro discípulo de Cristo vem de dentro de nós, ao lutarmos pelo controle de um coração que precisa morrer para a sua própria vontade e render-se ao senhorio de Cristo, ver Romanos 7:15-25, que esforços temos envidado para fazermos uma entrega completa a Deus?

Para termos forças, precisamos de exercício. Para possuir fé robusta, importa que sejamos colocados em circunstâncias em que nossa fé seja exercitada. Através de muita tribulação é que havemos de entrar no reino de Deus. Nosso Salvador foi provado por todos os modos possíveis, e todavia triunfou continuamente em Deus. É nosso privilégio, na força do Senhor, ser fortes em todas as circunstâncias, e gloriar-nos na cruz de Cristo. Devemos nesta vida enfrentar terríveis provas e fazer dispendiosos sacrifícios, mas a paz de Cristo é a recompensa. Tem havido tão pouca abnegação, tão pouco sofrimento por amor a Cristo, que a cruz é quase inteiramente esquecida. Devemos ser co-participantes de Cristo em Seus sofrimentos, se quisermos sentar-nos em triunfo com Ele em Seu trono.” Testemunhos Seletos vol. 2, 69  
TERÇA-FEIRA (25 de abril) NASCIDO DE NOVO - Jesus falou do novo nascimento à Nicodemos, um dos principais dos judeus, o qual tinha vindo ter com Ele de noite. Jesus lhe disse: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
Como acontece o novo nascimento? Das pregações, que Jesus Cristo dirigiu aos Judeus, tendo em conta que as palavras que ele disse a Nicodemos : "Necessário vos é nascer de novo" eram dirigidas a todos os homens, e não Judeus naturalmente, se evidência que para nascer de novo é necessário arrependimento e crer no Evangelho conforme o que dizia Jesus aos Judeus: "Arrependei-vos e crede no evangelho.” Mar. 1:15.

Os que são nascidos de Deus estão seguros de ter sido perdoados de todos os seus pecados e de terem a vida eterna, porque creram no Filho de Deus, pois está está escrito: “Porque nele nós temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça…" Efésios. 1:7, por isso nós, que somos de Deus, fomos purificados dos nossos pecados porque eles nos foram perdoados pela fé em Cristo.

Que mudanças são vistas na vida do crente nascido de novo? Veja a descrição do texto de hoje: “Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; e acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós. Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos. Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito.” I Pedro 4: 3-6.

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” Colossensses 3: 12-14

O texto de Pedro, para hoje, traz duas verdades incontestáveis; a primeira é que aqueles que são nascidos de novo abandonam os pecados da velha vida, e, em segundo lugar, é que um dia Deus vai trazer juízo à todas as coisas. Em relação ao primeiro ponto, o texto menciona que os dias de farra acabaram para os filhos de Deus. Os renascidos pelo Espírito já abandonaram as comilanças, bebedices e tudo o que daí decorre, como a sexualidade fora dos planos de Deus como vamos ver na lição de amanhã.

Veja como Paulo menciona as obras da carne que devemos abandonar: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.” Colossensses 3: 5-9.

Haverá um dia em que todas as pessoas do mundo, independentemente da sua raça, cor, ou religião; serão julgadas. Pois todas as pessoas são criaturas, do Deus criador dos Céus e da terra. O Juízo de Deus está intimamente relacionado com a 2º volta de Jesus. E quer as pessoas queiram, ou não; quer elas estejam preparadas, ou não; Jesus irá voltar para colocar fim a este mundo de pecados, e restaurar o planeta ao seu estado original; o de santidade.

Jesus colocou o juízo, como estando no futuro: “Mas Eu vos digo que, de toda a palavra ociosa que os homens disserem, hão de dar contas no dia do juízo.” Mat. 12:36

Paulo procurou convencer Félix acerca do Juízo, como estando no futuro. Ver Atos 24:25.

Veja outras verdades sobre o Juízo: Todos teremos que comparecer perante o tribunal de Deus. “Porque todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” II Cor. 5:10

Deus vê todas as coisas. “E não há criatura alguma encoberta diante Dele;  antes, todas as coisas estão nuas e patentes, aos olhos daquele com quem temos de tratar.” Heb. 4: 13

Deus trará a juízo todas as coisas encobertas. Eclesiastes 12:13 e 14

No juízo, Deus terá em consideração até o lugar onde nascemos. Ver Salmo 87:6

No juízo, todos os pecados, não confessados, estarão perante os pecadores. Ver Jeremias 2:22

Se abandonarmos os pecados pelo arrependimento, eles serão apagados dos registros de Deus: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério, pela presença do Senhor.” Atos 3:19. Ver também  I João 1:9 e Hebreus 8:12. 

Que Deus maravilhoso o nosso! Os salvos não terão que se deparar com os seus pecados, pois eles estarão confessados e, consequentemente perdoados e apagados. Caso contrário, os salvos não seriam levados por Jesus e Seus anjos, para o céu.

Quem são os mortos, que Pedro faz referência em I Pedro 4:6, para quem o evangelho foi pregado? São as pessoas que já tinham morrido na época de Pedro e, consequentemente para todas as pessoas depois de Pedro. O juízo é para todos!

QUARTA-FEIRA (26 de abril) PECADOS NA CARNE – Este é o texto principal para o estudo de hoje, e menciona o aspecto sexual: “Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias.” I Pedro 4:3.

No texto acima encontramos duas palavras relacionadas com parte sexual; dissoluções e concupiscências. Hoje em dia o sexo está tão banalizado que não há mais aquela expectativa dos namorados e noivos em se descobrirem aos poucos, em maravilharem-se um com o outro, vivendo a novidade de um toque, de uma fragrância, de surpresas que fortalecem o casamento e o amor. Com tamanha sobrecarga de normal, relativismo e humanismo, as pessoas dizem: sexo antes do casamento é normal, homossexualismo é normal, filhos sendo pais prematuramente é normal, masturbar-se é normal. Normal?

A luta espiritual pela pureza sexual sempre começa na mente. Aquilo em que pensamos constantemente, acabamos por fazer. Enchemos nossa mente com o bem ou o mal, o puro ou o impuro, o certo ou o errado. Muitos crentes tentam abrigar ambas as tendências em seus pensamentos.

O pecado sexual declarado é concebido na mente, desenvolvido em várias experiências pré-sexuais, e finalmente torna-se realidade, quando a oportunidade aparece. Não somente a imoralidade resultante é pecado; os pensamentos impuros também o são. As palavras de Jesus, no sermão da montanha, são frequentemente citadas a este respeito: "Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." Mat. 5:27,28. Não se confunda, a ponto de dizer: "Visto que já pequei em meu coração, posso também pecar com o corpo".

Estas são as orientações sobre a sexualidade do crente: “A sexualidade é o pecado da época. A religião de Cristo, porém, manterá as linhas de controle sobre todas as espécies de liberdade ilegal; os poderes morais manterão as linhas de controle sobre cada pensamento, palavra e ato. O engano não será encontrado nos lábios do verdadeiro cristão. Não condescenderá com nenhum pensamento impuro, palavra alguma pronunciada que se aproxime da sensualidade, nenhum ato que tenha a menor aparência do mal. Não procurem saber quão perto podem andar à beira do precipício e todavia estar seguros. Evitem a primeira aproximação ao perigo. Não se pode brincar com os interesses da alma. Seu capital é seu caráter. Acariciem-no, como fariam a um áureo tesouro. A pureza moral, o respeito próprio, o forte poder da resistência têm de ser acariciado firme e constantemente.” Medicina e Salvação, pág. 142 e 143.

Toda paixão não santificada deve ser mantida sob o domínio da razão santificada através da graça que Deus outorga abundantemente em cada emergência. Porém, que não se crie uma emergência, que não haja ato voluntário que coloque alguém onde será assaltado pela tentação, nem dê o menor motivo para que outros o achem culpado de imprudência.” Carta 18, 1891.

Enquanto a vida durar, há necessidade de resguardar as afeições e paixões com firme propósito. Há corrupção interior, há tentações exteriores, e sempre que a obra de Deus deve avançar, Satanás traça um plano para dispor das circunstâncias para que a tentação venha com força opressora sobre a alma. Em nenhum momento podemos estar seguros, a menos que confiemos em Deus, e nossa vida esteja oculta com Cristo em Deus.” The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 2,  1.032.

Guarde bem este princípio: O sexo deve ser praticado entre duas pessoas, não mais que duas e não menos que duas. Apenas entre um homem e uma mulher, e dentro do matrimônio. Fora disso é fugir do plano original de Deus.

Veja como alguns exemplos de pessoas que desobedeceram a vontade de Deus, relacionada ao aspecto sexual, e tiveram muitos sofrimentos: Davi com Bateseba; II Samuel 11:4;

Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai.” I Cor. 5:1.

E não nos forniquemos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.” I Cor. 10:8.

E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.” Gen. 19:5.

Vi que o sétimo mandamento tem sido violado por alguns que agora se encontram na comunhão da igreja. Isso tem trazido sobre eles o desagrado de Deus. Este pecado é assustador nestes últimos dias, mas a igreja [os membros] tem causado o desagrado de Deus e acarretado maldição sobre si própria ao considerar tão levianamente o pecado. Vi que se trata de um pecado enorme, e não têm sido empreendidos esforços tão vigilantes quanto deveriam ser, no sentido de eliminar o desprazer de Deus e remover Seu desagrado ao assumir-se uma conduta estrita e reta para com o ofensor." Testemunhos sobre Conduta Sexual, 248

QUINTA-FEIRA (27 de abril) O AMOR COBRE TUDOEste é o texto para hoje: “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações, cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” I Pedro 4:7-11.

Como é que o amor cobre os pecados? Quando falta o amor as pessoas, de mentes carnais, alimentam pensamentos errados e criam conflitos desnecessários. O amor não age de maneira que conduz os outros ao pecado. Salomão disse: "O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões” Provérbios 10:12. Paulo condenou como obras da carne os pecados de “discórdias, dissensões e facções” Gálatas 5:20.

O sentido em que o amor cobre os pecados vai além da prevenção do pecado. A palavra cobrir, em outros versículos, claramente envolve o perdão. Davi disse:“Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo” Salmo 32:1-2. Quando alguém nos ofende e, depois, se mostra arrependido, devemos perdoar, veja Mateus 18:21-35.

Mesmo quando não somos pessoalmente prejudicados pelo pecado do outro, ainda devemos amar de uma maneira que ajuda aquela pessoa alcançar o perdão dos seus pecados. Tiago explicou bem o nosso papel em ajudar o irmão que cai no pecado: “Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” Tiago 5:19-20.

Jesus amou os pecadores tanto, que Ele ofereceu a solução para o pecado. Ele morreu na cruz e convidou todos à receberem o benefício daquele sacrifício por meio da fé obediente. Ver Marcos 16:16 e Atos 2:38. Não podemos e não precisamos morrer como sacrifícios pelos pecados dos outros, mas ainda temos um papel na salvação dos pecadores, que é a pregação do evangelho que conduz à salvação. Ver Romanos 1:15-16 e II Timóteo 2:2.

"Do ponto de vista cristão o amor é poder. Há envolvida neste princípio força intelectual e espiritual. O amor puro tem especial eficácia para o bem, e não pode fazer senão o bem. Ele previne a discórdia e o sofrimento e leva à verdadeira felicidade. A riqueza é não raro uma influência corruptora e destruidora; a força é forte para ferir; mas a verdade e a bondade são propriedades do puro amor.” O Lar adventista, 195

Unicamente o amor que origina-se no coração de Cristo, pode curar. Unicamente Aquele, em quem flui esse amor, assim como faz a seiva na árvore e o sangue no corpo, poderá restaurar o coração ferido. O poder do amor possui força maravilhosa, porquanto é divino. “A resposta branda desvia o furor” Provérbios 15:1 , “o amor é paciente, é benigno” I cor. 13:4; “o amor cobre multidão de pecados” I Pedro 4:8; sim, se aprendêssemos nessas lições, quão grande não seria o poder para curar de que seríamos dotados! Como se transformaria a vida, e a Terra se tornaria a própria semelhança e antegozo do Céu!” Educação, 114

SEXTA-FEIRA (28 de abril) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 5 (II trimestre de 2017) VIVER PARA DEUS
Pedro apela aos seus leitores, no contexto da iminência do juízo, para que vivam uma vida que esteja à altura de Cristo, exemplificando amor, simpatia, humildade, harmonia e compaixão, entre outros bons traços de caráter que ele recomenda, Ele vê o processo de tomar por modelo este padrão como sendo o chamado de Deus na vida do crente, o qual resulta na bênção de Deus.

Analise as cinco ordens que Pedro prescreve aos crentes da sua época e a nós: “E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.” I Pedro 3:8

Veja outros três imperativos acrescentados em I Pedro 4:7 e 8: “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.”

Como dispensar amor ao próximo nos acarreta bênçãos de Deus? “Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.” I Pedro 3:9

Como somos convidados a termos auto controle mental e a sermos temperantes para termos uma vida de oração eficiente? “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.” I Pedro 4:7

Contrário dos ateístas, agnósticos e epicuristas, através dos séculos, o homem não pode viver sem Deus. O homem pode ter uma existência mortal sem confessar que Deus existe, mas Deus não deixa de existir por eles pensarem assim. 

Alguns rejeitam Deus mas ainda vivem vidas de diversão e alegria. Suas ambições carnais aparentam render-lhes uma existência gratificante e tranquila. A Bíblia diz que há um certo gozo que pode ser desfrutado do pecado, ver Hebreus 11:25. O problema é que tudo isso é temporário; a vida nesse mundo é curta. Ver Salmo 90:3-12. Mais cedo ou mais tarde, o hedonista, assim como o filho pródigo da parábola, percebe que os prazeres desse mundo não sustentam sua alma e podem morrer na miséria espiritual, caso não aceitem Jesus. Ver Lucas 15:13-15.

O melhor de tudo é viver com Deus aqui, desfrutando as bênçãos do Seu companheirismo e depois ter a vida eterna. Sem Deus, o destino do homem é a morte.  O homem sem Deus está espiritualmente morto; quando sua vida física acabar, ele tem que enfrentar morte espiritual que será a separação eterna de Deus.

Luís Fonseca



Sem comentários:

Enviar um comentário