domingo, 7 de maio de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (II trimestre de 2017) PROFECIA E ESCRITURA

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (II trimestre de 2017) PROFECIA E ESCRITURA

VERSO ÁUREO: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.” II Pedro 1:19

INTRODUÇÃO (sábado 27 de maio) – Pedro passa uma grande certeza aos crentes de que devemos ter como base a nossa fé em Deus e em Sua Palavra, e que a Palavra de Deus deve estar sempre acima das opiniões humanas. Ele até menciona no contexto da sua carta: “Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.” II Pedro 1:16. Amém?

Não só Pedro, bem como todos escritores, e também o próprio Cristo depositaram a sua confiança na Palavra de Deus, e nós não podemos ser diferentes. Veja o que Cristo disse sobre a Palavra de Deus: “Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça? Mateus 26:54

“E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” Lucas 24:27.

Na época de Pedro existiam as religiões pagãs que ensinavam as fábulas artificialmente compostas” Que doutrinas e profecias somos convidados a exaltar em face de tantas fábulas modernas hoje?

A primeira verdade bíblica que devemos anunciar, com todas as forças dos nossos pulmões, é a intercessão de Cristo no santuário celestial. Não existe uma verdade mais linda do que o perdão dos nossos pecados através dos méritos do sangue de Cristo. Em essência: é o perdão de Deus para os nossos pecados e a salvação que é concedida, pela graça, recebida pela fé através dos méritos de Cristo. A mensagem mais linda que há na Bíblia é a do amor de Deus em enviar Jesus para morrer em favor dos pecadores. A morte de Jesus está diretamente relacionada com com o Seu perdão. Deus nos perdoa completamente. Ver Isaías 43:24 e Hebreus 8:12. O Seu perdão é gratuito. Ver Rom. 3:24. Somos perdoados e considerados justos no ato da confissão. Ver Lucas 23:39-43. Obter o perdão é como pagar uma dívida. Como o pecador não tem como pagar a dívida dos pecados, Jesus pagou-a na cruz do Calvário, e oferece o Seu perdão e salvação à todos os que desejam aceitar. A mensagem principal da Bíblia é o grande amor de Deus em nos salvar e nos restaurar. Ele é o único que pode interceder por nós.

A outra mensagem da Bíblia que devemos apresentar é a segunda volta de Cristo e a vida eterna dos salvos. Está é uma profecia que, quer queiramos ou não, vai se cumprir. A segunda volta de Jesus é uma doutrina que traz confiança na Bíblia e comunica-nos a esperança de vivermos em perfeita paz no reino de Deus. Milhões de pessoas recitam a oração do “Pai Nosso” e recitam: “Venha o Teu Reino”. E quando repetem a oração do credo, declaram: “Há de vir para julgar os vivos e os mortos”. Esta doutrina encontra-se em toda a Bíblia; tanto no Velho como no Novo Testamentos. Todas as religiões cristãs aceitam esta doutrina, embora algumas a interpretam de formas diferentes do que Bíblia ensina. A Bíblia termina desta forma: “Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” Apoc. 22:20. Amém por esse esperança! 

Uma doutrina mal interpretada e ensinada no meio cristão é sobre a inconsciência na morte. A que a Bíblia compara a morte? Jesus comparou a morte ao sono. No estado do sono ninguém se lembra de nada. Assim aquele que morre não vai nem para o céu e nem para o fogo imediatamente. Ficam a aguardar a ressurreição, e de forma inconsciente. Se estivessem em algum desses lugares, dispensaria a ressurreição. Já estariam a viver a recompensa. Jesus voltará para dar a recompensa aos salvos. A recompensa dos perdidos será dada no final dos mil anos com o fogo que vai destruir para sempre os pecadores, Satanás e seus demônios. Apenas relembrando: a alma permanece morta, pois a alma é a união do corpo e do fôlego. Ver Gênesis 2:7. Na morte, o fôlego, que é uma espécie de bilhete de identidade volta para Deus de forma inanimada, assim a alma deixa de existir. Volta a existir com a ressurreição.

Outro ponto importante da Bíblia é a guarda do sábado. Que dia guardavam Jesus e as santas mulheres? Veja estes textos: “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16

“E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:56.

Contrário do que muitos cristãos dizem, os Dez Mandamentos continuaram vigentes no Novo Testamento, inclusive o 4º mandamento que requer a observância do santo sábado. Se assim não fosse, estes versos e tantos outros deviam ser riscados da Bíblia. Concorda?

Após a ressurreição de Jesus, o sábado continuou vigenteQue dia respeitavam os santos apóstolos? Veja os textos:

“E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.” Atos 18:4. Ver Atos 17:2

“E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; e, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.” Atos 17:14 e 15. Adoravam no sábado.

“E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.” Atos 13: 42. Veja que os gentios sabiam que o costume dos apóstolos era adorar a Deus no sábado.

“E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.” Atos 16:13. Paulo e seus companheiros adoravam no sábado

“E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado” Mateus 24:20. Estas palavras de Jesus previam a destruição de Jerusalém que aconteceu na primavera do ano 70 d.C . O povo fiel de Deus deixou Jerusalém três anos antes. Veja o cuidado de Jesus para com o sábado mesmo depois da sua ressurreição.

Que dia será guardado no céu? Isaías é um profeta Messiânico. Que visão do futuro celestial teve ele? “Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” Isaías 66.23 e 24.

DOMINGO (28 de maio) JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO – Pedro chamou a atenção dos seus leitores para a veracidade das profecias. Veja o texto para hoje: “Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.” I Pedro 1:10-12

Veja como a Palavra de Deus não falha: Uma Profecia feita em torno de 800 a.C anunciou que um mensageiro anunciaria a chegada do Messias: “Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus” Isaías 40:3

Veja o cumprimento: “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” Mateus 3:1

Em Daniel 9:25 encontramos a época do nascimento de Jesus: “Sabe e entende: desde de saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o Ungido, o Príncipe, sete semanas e setenta e duas semanas. As praças e as tranqueiras se edificaram mais em tempos angustiosos”

E nas passagens de Lucas 2:1-2 e Lucas 2:3-7 encontramos o cumprimento: “Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, ordenando o recenseamento de todo mundo habitado. Este primeiro recenseamento foi feito sendo Quirino governador da Síria.”

Uma outra profecia feita entre 738 a 698 antes de Cristo revela o lugar do nascimento de Cristo: “Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miqueias 5:2

Encontramos em Mateus 2:1 Lucas 2:4-7 o cumprimento dessa profecia: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do reis Herodes, vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.”

Isaías 7:14 menciona a profecia de que Jesus nasceria de uma virgem: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá e dará a luz um filho e será o seu nome Emanuel.”

Em Mateus 1:18 e Lucas 1:26-35 vemos o cumprimento: “Ora, o nascimento de Jesus foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes coabitassem, achou-se grávida pelo o Espírito Santo”

Em Salmo 72:10 menciona que os reis levariam presentes ao menino Jesus: “Paguem-lhe tributos os reis de Tarsis e das ilhas; os reis de Sabá e de Seba lhe ofereçam presentes.

Em Mateus 2:1-2 encontramos: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntaram: Onde esta o recém nascido Rei dos Judeus? Porque vimos a estrela no Oriente e viemos adorá-lo.”

Ver outra profecia sobre o mesmo tema em Isaías 60:6 “A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efá: todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor."

Ver o cumprimento da profecia em Mateus 2:1: “Entretanto na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se adoraram e abrindo os tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.”

Uma Profecia feita em torno de 600 anos a.C revela a morte dos meninos por Herodes:
“Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo: Raquel chora a seus filhos e não se deixa consolar por eles, porque já não existem.” Jeremias 31:15

Veja o seu cumprimento em Mateus 2:16 2:17-18: “Então Herodes, vendo-se iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar a todos os seus arredores de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquiria dos magos.”

Existem outras profecias sobre Jesus, como o ministério do Messias que seria desenvolvido na Galiléia: "Mas para os que estavam aflitos não haverá mais obscuridade. No passado ele envileceu a terra de Zebulom e a terra de Naftali, mas nos últimos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações. O povo que andava em trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.” Isaías 9:1-2

Veja o cumprimento em Mateus 4:12-16: “Quando Jesus ouviu que João estava preso, voltou para a Galiléia. Deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, cidade situada a beira do mar, na região de Zebulom e Naftali; para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios – o povo que estava em trevas viu grande luz e aos que estavam na região da sombra da morte, raiou-lhes a luz.”

SEGUNDA-FEIRA (29 de maio) TESTEMUNHAS OCULARES DA MAJESTADE – Pedro afirma que tinha visto Jesus pessoalmente no monte e citou o evento da transfiguração de Cristo: “Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo.” II Pedro 1:17 e 18.

Para além da palavra profética, Pedro menciona que era uma testemunha ocular de Jesus Cristo. As testemunhas em processos legais sabem muito bem o que é ser testemunha. Elas são intimadas a falar, e não se trata de uma oportunidade de emitir uma opinião sobre algo, mas sim do dever de falar estritamente sobre aquilo que viram e ouviram. Ninguém tem autoridade para testemunhar com base no que outros viram, e sim naquilo que ele próprio viu ou ouviu. Isto é testemunhar. Jesus não considerou Seus discípulos aptos à testemunhar somente pelo fato de o terem visto ressuscitado. Isto tinha muito peso, mas não bastava. Como cristãos devemos ter alegria em testemunhar de Jesus Cristo que já cumpriu o Seu ministério e vai voltar para buscar os Seus filhos.

Para os apóstolos de Cristo não se tratava simplesmente de pregar, mas sim de contar tudo o que tinham visto e ouvido. É isto que uma testemunha faz! Quando Paulo recebeu a missão de ser uma testemunha de Cristo, foi colocado sob o mesmo encargo de falar daquilo que veria e ouviria.

Cada crente é convidado para dar testemunho da sua fé. Você é testemunha de Jesus? Veja estes textos: “Pois nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido”. Atos 4:20. Embora não estivemos com Jesus pessoalmente, como Pedro e outros discípulos, podemos estar ligados a Ele através da intima comunhão para sermos testemunhas eficazes. 

Porque hás-de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido”. Atos 22:15.

“O apóstolo Pedro tivera longa experiência nas coisas de Deus. Sua fé no poder de Deus para salvar se fortalecera com os anos, até alcançar a prova suficiente de que não há possibilidade de fracasso para aquele que, avançando pela fé, sobe degrau a degrau, sempre para cima e para a frente, em direção ao último degrau da escada que alcança os próprios portais do Céu. O apóstolo estava bem qualificado para falar dos propósitos de Deus com respeito à raça humana; pois durante o ministério terrestre de Cristo ele vira e ouvira muito do que pertencia ao reino de Deus. “Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas,” recordava ele aos crentes, “mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da Sua majestade, pois Ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela glória excelsa Lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo. Ora, esta voz vinda do Céu, nós a ouvimos quando estávamos com Ele no monte santo” II Pedro 1:16-18. Atos dos Apóstolos, 299

“Em Sua sabedoria o Senhor põe os que estão à procura da verdade em contato com seus semelhantes que a conhecem. É plano do Céu que os que receberam a luz a comuniquem aos que se acham em trevas. A humanidade, tirando sua eficiência da grande Fonte da sabedoria, torna-se o instrumento, a agência operadora por meio da qual o evangelho exerce seu poder transformador sobre o espírito e o coração.” Atos dos Apóstolos, 134.

“Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário” Serviço Cristão, 7.

TERÇA-FEIRA (30 de maio) A ESTRELA DA ALVA NO NOSSO CORAÇÃOEste é o texto para o estudo de hoje: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.” II Pedro 1:19.

As pessoas, sem Deus, vivem na escuridão dos seus pecados e desilusões. Na Bíblia, as trevas estão associadas à ausência de vida. Ver Gên 1:2. Os períodos sombrios podem sobrevir a qualquer pessoa, independentemente de sua condição diante de Deus. Quando Deus iniciou a criação do mundo, “a Terra era sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo” Gên 1:2. Logo no primeiro dia da criação, Deus disse: “Haja luz”, e a luz dissipou as trevas, e Deus viu que a luz era boa. Ver Gên 1:3 e 4. Onde quer que existam trevas, Deus toma a iniciativa de levar luz.

Jesus é a luz do mundo, e àqueles que estão em trevas, Deus dá Sua Palavra para lhes servir de lâmpada. Ver Salmo 119:105. Pedro destacou que devemos confiar na palavra profética como a “uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em nossos corações.”, II Pedro 1:19, pois todas as profecias referentes ao Messias haviam se cumprido.

Somos convidados a não deixar que as trevas destruam nossa fé. Talvez não estejamos sentindo a luz celestial brilhando em nossa vida hoje, mas não nos esqueçamos de que “a vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia” Prov. 4:18.

Jesus é a brilhante Estrela da Alva que traz luz ao nosso coração e à nossa consciência obscurecida. Quando o Sol da justiça de Cristo desponta em nossa vida, Ele nos traz cura, as trevas se transformam em luz, a noite em dia e o choro em alegria. Portanto; deixemos nossa luz brilhar “diante dos homens, para que vejam as boas obras e glorifiquem ao Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

“Todo crente verdadeiro capta os raios da Estrela da Manhã e transmite a luz aos que se encontram em trevas. Eles não somente brilham entre as trevas de sua própria comunidade, mas também, como igreja, resplandecem em regiões situadas mais além. O Senhor espera que toda pessoa cumpra seu dever. Todo aquele que se une à igreja deve ser um com Cristo para difundir os raios da Estrela da Manhã, e, tornando-se a luz do mundo, Cristo e Seu povo devem ser co-participantes na grande obra de salvar o mundo.” Manuscrito 51, 1894. Este Dia com Deus, 343.

QUARTA-FEIRA (31 de maio) A MUI FIRME PALAVRA DOS PROFETASEste é o texto para hoje: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:19-21.

Pedro, Tiago e João estiveram com Cristo no monte da transfiguração e viram o Senhor em toda a Sua majestosa glória. Isto é uma forte evidência que jamais podia ser apagada da mente de Pedro. Uma evidência que eles haveriam de recordar frequentemente. E aocontar a história, Pedro declarou, existir alguma coisa ainda mais forte do que as evidências dos sentidos, de ouvir e ver, pois “temos, mui firme, a palavra dos profetas”.

Na versão da New English Bible esta passagem é traduzida assim: “na mensagem dos profetas temos algo mais firme”. Os discípulos estavam muito convencidos da missão de Cristo. Sob a direção do Espírito Santo fundaram a igreja primitiva. “Sábia e fielmente eles trabalhavam, testificando do que tinham visto e ouvido, e apelando para a mui firme… palavra dos profetas”. Atos dos Apóstolos,164. Amém?

Hoje não somos diferentes da época dos discípulos. Dispomos dos mesmos recursos para o cumprimento da missão da igreja. A experiência pessoal com Cristo e comunhão com Ele é importante. Os crentes podem testemunhar a respeito do que têm visto, ouvido e sentido, mas a força e a segurança residem na palavra firme dos profetas. Amém? 

Encontramos na Bíblia e nos Escritos de Ellen White muitas orientações para a nossa vida espiritual. Milhares de estudantes e obreiros usam as ricas fontes dos escritos bíblicos e do Espírito de Profecia para o seu crescimento espiritual. Em qualquer área que se investigue; educação, ciências, medicina, religião, literatura, história, ética, música, arte, moda, higiene mental, trabalho missionário, geologia, ecologia, saúde, nutrição e dieta, lar, educação das crianças, arte de escrever, obra em favor dos jovens, os profetas bíblicos e Ellen G. White deixam princípios orientadores que não são apenas bons e práticos, mas muito apropriados para o nosso tempo.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia representa a mensagem de Elias para o tempo do fim. É tarefa da igreja ajudar o povo a entender a Bíblia e prepará-lo para a segunda vinda de Cristo e não distraí-lo com falsas doutrinas ou “doutrinas de homens.” Ver II Pedro 1:16.

Como podemos saber que a Bíblia é verdadeira? Uma das evidências para a inspiração divina da Bíblia são as profecias que se cumpriram. Centenas de profecias feitas na Bíblia vieram a se cumprir nos seus detalhes. Leia Daniel Capítulo 2 e analise, à luz da história, o cumprimento do sonho de Nabuconodosor. Outro exemplo: Daniel predisse que Jesus viria como o Salvador e Príncipe prometido para Israel exatamente 483 anos depois que o imperador persa desse aos judeus permissão para reconstruir os muros e a cidade de Jerusalém que estava em ruínas naquela época. Essa profecia foi clara e definitivamente cumprida no tempo exato.

Outra prova da veracidade da Bíblia são os achados arqueológicos.O Dr. Nelson Glueck, autoridade em arqueologia israelita, disse:“Nenhuma descoberta arqueológica jamais contradisse qualquer referência bíblica. Dezenas de achados arqueológicos foram feitos que confirmam em exato detalhe as declarações históricas feitas pela Bíblia. E, da mesma maneira, uma avaliação própria de descrições bíblicas tem geralmente levado a fascinantes descobertas no campo da arqueologia moderna.”

Um exemplo foi a descoberta dos manuscritos do Mar Morto que confirma aquilo que as pessoas que creem na Bíblia sempre souberam, ou seja, que a Bíblia, tal qual a temos na atualidade, é um texto que passa nos testes de fidedignidade do tempo. Apesar dos ataques contra a Bíblia, a Palavra de Deus permanece para sempre: “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam” II Samuel 22:31. Amém?

Uma outra evidência da divina inspiração da Bíblia é a ciência confirmar a própria Bíblia.Veja algumas evidências: A infinita extensão do universo, Isaías 55:9; a lei da conservação de massa e energia, II Pedro 3:7; A redondeza da terra, Isaías 40:22; o cíclo hidrológico, Eclesiastes 1:7; o vasto número de estrelas, Jeremias 33:22; a importância do sangue para a vida, Levítico 17:11; O campo gravitacional; Jó 26:7, etc…

Outra evidência da veracidade da Bíblia é incrível estrutura da Bíblia. Embora ela seja uma coleção de 66 livros, escritos por cerca de quarenta autores, ao longo de um período de cerca 1600 anos, a Bíblia é um só livro, em perfeita unidade e consistência. Incrível não é?

Para mim a maior evidência da veracidade da Bíblia é a transformação que Deus opera na vida das pessoas. Multidões de pessoas, de todas as gerações, descobriram por experiência própria que as promessas da Bíblia são verdadeiras, seus conselhos são fiáveis e que o evangelho de Cristo transforma vidas no presente e concede esperança para a eternidade. A maior prova da veracidade da Bíblia é o milagre da conversão de pessoas do pecado para Deus! Amém?

Sobre a inspiração da Bíblia. “Deus escolheu comunicar Sua verdade ao mundo através de pessoas, que Ele mesmo, pelo Seu Espírito, habilitou e autorizou para realizarem Sua obra. Ele guiou a mente na escolha do que dizer e escrever. O tesouro foi confiado a vasos de barro, sem, contudo, perder coisa alguma de sua origem celestial. O testemunho é transmitido mediante a imperfeita expressão da linguagem humana, conservando todavia o seu caráter de testemunho de Deus. Em Sua Palavra, Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário à salvação. As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação de Sua vontade.” Elen White – Minha Consagração Hoje, 36

QUINTA-FEIRA (1º de junho) A PALAVRA NA NOSSA VIDA – Pedro escreveu assim:” “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:21. Como a Bíblia é a palavra de Deus, tem a função de nos consolar e manter a esperança da vida eterna em nós. Veja este texto: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” Romanos 15:4

A Bíblia tem a função de nos orientar em todos os aspectos da nossa vida, como vemos nos seguinte texto: “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” II Tim. 3.15-17.

Encontramos a resposta para os nossos problemas em Cristo, pois Ele é o Príncipe dos sofredores, e é por isso o supremo Consolador. A Bíblia diz: que Ele "como nós em tudo foi tentado, mas sem pecado". Hebreus 4:15. Mas é na Bíblia que encontramos todas as informações sobre o nosso salvador. Por isso é importante ler a bíblia. Depositemos as nossas preocupações em Jesus porque ele é fiel para nos socorrer. Quando estamos em sofrimentos e angústias e quando sofremos perdas materiais, podemos estar certos de que Deus sabe o que se passa connosco; e que, se confiarmos nele, algum dia e de alguma maneira o bem nos advirá, e a vida sorrirá de novo. Veja este texto: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8.28.

Jesus é o Consolador de todos nós. Quando se perde a saúde, muitos há que necessitam de ânimo na doença. Alguns necessitam de ânimo mais que qualquer outra coisa e então a Bíblia diz: "O coração alegre é bom remédio." Provérbios 17:22. Podemos ir à Cristo e obter auxílio na doença , pois Ele é o grande Médico. Enquanto esteve aqui na terra, Jesus, aparentemente, gastou mais tempo curando os doentes do que pregando a Palavra.

Somos convidados a cremos nas escrituras e o que crê nas Escrituras, vê nas presentes condições do mundo sinais da breve volta de Jesus. Há conforto para ele nas palavras do Senhor: "Quando, porém, estas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças; porque a vossa redenção se aproxima." Lucas 21:28. Amém? 

Deus promete-nos o lar eterno e desse maravilhoso lar que está escrito: "As coisas que olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem , são as que Deus preparou para os que o amam." I Coríntios 2:9.

“A Palavra de Deus é o grande guia para os alunos de nossas escolas. A Bíblia ensina a inteira vontade de Deus para com os filhos e filhas de Adão. É a regra de vida, ensinando-nos algo sobre o caráter que precisamos formar para a futura vida imortal. Nossa fé, nossa prática, pode tornar-nos cartas vivas, conhecidas e lidas por todos os homens. Os homens não necessitam da pálida luz de tradições e costumes para tornar compreensíveis as Escrituras. Isto é exatamente tão sensato como supor que o Sol, brilhando nos céus ao meio-dia, precisasse da bruxuleante candeia da Terra para aumentar-lhe o brilho. As fábulas ou as declarações de sacerdotes e pastores não são necessárias para salvar do erro os alunos. Consultai o Oráculo divino, e tereis luz. Na Bíblia, todo dever é esclarecido, toda lição é compreensível, capaz de preparar os homens para a vida eterna.”
“A Bíblia deve ser diligentemente estudada. A verdade de Deus, como ouro, não se acha sempre à superfície; pode ser obtida unicamente mediante atenta meditação e estudo. Este estudo, não somente enriquecerá o espírito com os mais valiosos conhecimentos, como fortalecerá e ampliará a capacidade mental, proporcionando real apreciação das coisas eternas. Sejam os divinos preceitos introduzidos na vida diária; seja a vida modelada segundo a grande norma de Deus quanto à justiça, e todo o caráter será fortalecido e enobrecido.” Obreiros Evangélicos, 76

SEXTA-FEIRA (2 de junho) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 10 (II trimestre de 2017) PROFECIA E ESCRITURA - Pedro cita os seus encontros que teve com Jesus como sendo uma base confiável para os seus relatos aos crentes, mas, o apóstolo mostra que a palavra dos profetas são mais confiável ainda. Por isso, hoje devemos dar crédito à Palavra de Deus para a orientação espiritual da nossa vida. Necessitamos estudar a Bíblia a cada dia!

Hoje tem muitas pessoas filosofando em torno da Bíblia e colocando as suas teorias, pensamentos e imaginação em torno da Palavra de Deus. Deus e Suas verdades não podem ser alteradas só porque pessoas fazem as suas deduções. Homens Ignoram a sua limitação considerando-se entendidos, mas revelam as sua fraquezas e complexidades.

São filósofos e pensadores que se firmam e formam outros céticos que sem examinarem as razões e os fatos que os confrontam, baseiam-se no que consideram conveniente ao interesse pessoal ou coletivo e passam a combater, de forma declarada, a Fé e a bíblia toda como os históricos, poéticos, proféticos, epístolas e registros arqueológicos que são provas da atuação do Deus Criador de todas as coisas. Em que temos baseado a nossa fé?

“As verdades mais claramente reveladas na Escritura Sagrada têm sido envoltas em dúvida e trevas pelos homens doutos que, com pretensão de grande sabedoria, ensinam que as Escrituras têm um sentido místico, secreto, espiritual, que não transparece na linguagem empregada. Estes homens são falsos ensinadores. Foi a essa classe que Jesus declarou: 

"Errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus.” Marcos 12:24. A linguagem da Bíblia deve ser explicada de acordo com o seu óbvio sentido, a menos que seja empregado um símbolo ou figura. Cristo fez a promessa: “Se alguém quiser fazer a vontade dEle, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus.” João 7:17 Se os homens tão-somente tomassem a Bíblia como é, e não houvesse falsos ensinadores para transviar e confundir-lhes o espírito, realizar-se-ia uma obra que alegraria os anjos, e que traria para o redil de Cristo milhares de milhares que ora se acham a vaguear no erro. Cumpre-nos exercer todas as faculdades do espírito no estudo das Escrituras, e aplicar o intelecto em compreender as profundas coisas de Deus, tanto quanto possam fazer os mortais; não devemos, contudo, nos esquecer de que a docilidade e submissão da criança é o verdadeiro espírito do aprendiz.” O Grande Conflito, 588 e 599.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário