domingo, 7 de abril de 2019

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (2º trimestre/2019) PALAVRAS SÁBIAS PARA AS FAMÍLIAS


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (2º trimestre 2019) PALAVRAS SÁBIAS PARA AS FAMÍLIAS

VERSO ÁUREO: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Provérbios 3:5,6

INTRODUÇÃO (sábado 27 de abril) – A lição desta semana trata das nossas famílias. Salomão, em Provérbios, traz conselhos práticos para nós. 

Família é um tema que envolve todos nós, pois todos temos uma e viemos de uma,, e independente de qualquer coisa, amando verdadeiramente ou não, estão sempre presentes em nossas vidas, especialmente nos momentos mais difíceis. Cada um pode falar sobre a sua família, mas ninguém gosta que outros falem da nossa. A família é a base de tudo e, atualmente, já não segue mais os mesmos padrões de há pelo menos 40 anos atrás. O conceito bíblico de família envolve um pai, uma mãe e filhos, já o conceito moderno liberal pode envolver duas mães, dois pais e vários irmãos.
Vivemos em uma época de inversão de valores. Isso tem influenciado muitas famílias que vivem frustradas. Se fizermos uma escala de prioridades, muitas pessoas colocam o trabalho ou dinheiro em primeiro lugar, outros dão prioridade aos filhos e ainda existem aqueles que colocam o cônjuge ou a si mesmo acima de tudo na vida. Isto tem gerado muitas decepções e conflitos familiares.

Muitas famílias se desfazem porque não colocam Deus em primeiro lugar. Pensam que o surgimento de sua família foi por causa de um sentimento que já acabou ou por qualquer outro motivo, mas na verdade a família existe pela vontade de Deus. A primeira coisa a fazer para reorganizar uma família é dar a Deus o Seu lugar de direito acima de tudo.

Para que uma família viva em harmonia e paz, deve haver obediência tanto dos pais como dos filhos aos mandamentos de Deus. Em Deuteronómio 6, Deus deixou ensinamentos claros para os pais instruírem os filhos nos caminhos em que devem andar: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” Deuteronômio 6:4-9

Este é o Shemá. O Shemá Israel estava escrito em um pergaminho, contendo Deut. 6:4-9 e Deut 11:13-21, que era colocado em uma caixa tubular de madeira, vidro ou metal, com 3 a 4 polegadas, ( 7,7 cm a 10,2 cm) de comprimento, e devia ser afixado no lado direito do umbral da porta da casa ou escritório, de toda pessoa de fé judaica, a sete palmos de altura do chão e voltado para dentro da casa. 

Como pais e igreja temos tomado os cuidados espirituais com as crianças do Israel moderno?
Como as famílias cristãs podem discipular as crianças que Deus lhes confiou? Primeiro ensinando os princípios do céu através da natureza, histórias da bíblia, da oração e adoração que leva a criança a depender de Deus. Depois procurando dar uma educação justa, sensata e corretiva quando necessário.

Com os filhos devem honrar os seus pais? Uma vez bem instruídos por pais tementes a Deus, eles irão devolver o respeito e amor recebidos dos pais: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe.” Provérbios 1:8

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” Efésios 6:1-3.

“Os pais que em verdade amam a Jesus testificarão disto amando os filhos com amor não condescendente, mas que opere sabiamente para o seu maior bem. Empregarão na obra de salvar os filhos toda a santificada energia e habilidade. Em vez de os tratar como objetos de brinquedo, considerarão a eles como aquisição de Cristo, e lhes ensinarão que devem tornar-se filhos de Deus. Em vez de consentir que condescendam com um mau temperamento e desejos egoístas, lhes ensinarão lições de restrição própria. As crianças serão mais felizes, muito mais felizes, sob a devida disciplina do que se as deixarmos fazer o que seus impulsos não educados sugerem. As mais verdadeiras graças de uma criança consistem na modéstia e obediência, ou seja, em ter ela ouvidos atentos para escutar as palavras de guia, pés e mãos dispostos a andar e trabalhar no caminho do dever” Conselhos aos pais, professores e estudantes, 113

DOMINGO (28 de abril) AMA A MULHER CERTA – Quais são as consequências resultantes de uma ligação sexual antes do casamento e ou de uma relação extra-conjugal, como descrito no texto abaixo? Este é o texto principal para o estudo de hoje: “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno. Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás. Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca. Longe dela seja o teu caminho, e não te chegues à porta da sua casa; para que não dês a outrem a tua honra, e não entregues a cruéis os teus anos de vida; para que não farte a estranhos o teu esforço, e todo o fruto do teu trabalho vá parar em casa alheia; e no fim venhas a gemer, no consumir-se da tua carne e do teu corpo. E então digas: Como odiei a correção! e o meu coração desprezou a repreensão! E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos meus mestres inclinei o meu ouvido! No meio da congregação e da assembleia foi que eu me achei em quase todo o mal.” Provérbios 5:3-14.

Durante toda a história, a sexualidade sempre foi um tema importante, pois fomos dotados desta capacidade incrível. Enquanto existiam culturas que viam o ato sexual como algo sagrado, existiam outras que, ao contrário, viam esse ato com leviandade, promovendo até a promiscuidade. Atualmente a sociedade promove a ideia de que primeiro devemos experimentar antes de fazer um compromisso. Também existe o conceito de que o casamento é algo ultrapassado, hoje tem a ideia de ficar, juntar e da união de facto. O problema é que, apesar de o mundo ensinar isso, o que vemos é cada vez mais famílias desfeitas, menos casamento e mais divórcios.

Deus diz-nos, claramente, para não se ter relações sexuais fora dos laços do matrimônio O sétimo, dos dez mandamentos de Deus, afirma que não devemos ter relações sexuais com mais ninguém além do nosso cônjuge. Deus ordena a abstinência sexual entre os solteiros antes do casamento e a pureza entre o casal. Deus diz em Hebreus 13:4: “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à fornicação, e aos adúlteros, Deus os julgará”.

Para os namorados temos a dizer que o verdadeiro amor gera paciência. A pressa para a aproximação sexual não está relacionada com o amor, mas sim com o desejo carnal e paixão. O verdadeiro teste ao amor é quando desejamos primeiro fazer um compromisso sério antes de doar tudo a quem dizemos amar. Concorda?

Em ralação aos casais cristãos, a vontade do Senhor é clara e quando escolhemos não obedecer e escolhemos algo contra a vontade de Deus. O ato sexual fora dos laços do casamento é contra a vontade de Deus e, quando praticamos voluntariamente, nos afastamos de Deus. 

Deus pede o mínimo aos casais cristãos, é que sejam dedicados a Ele e aos seus Mandamentos, ou seja, que se afastem da impureza sexual: “Foge também das paixões da mocidade e segue a justiça ..., com um coração puro, e invocam o Senhor”. II Timóteo 2:22. Que cada cônjuge saiba viver de forma digna e respeitosa para com o outro. Desta forma, estarão agradando a Deus e cumprindo o seu Evangelho: “Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança”. Malaquias 2:14.

É bom frisar que todo ato sexual praticado antes ou fora do casamento, é uma transgressão deliberada contra a Santidade de Deus. Pense nisso: ter alguém do nosso lado é uma escolha, permanecer junto, é uma decisão que exige comprometimento e honestidade. Rosto bonito envelhece, maquilhagem sai com água, cabelo bonito fica branco ou cai, corpo definido perde a rigidez, mas o caráter permanece!. Portanto; “ qualquer que atentar numa mulher, para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”. Mateus 5:22,28. Sendo assim, que todos os casais, estejam atentos a esta advertência do Senhor. Amém?

“A sensualidade é o pecado da época. A religião de Cristo, porém, manterá as linhas de controle sobre todas as espécies de liberdade ilegal; os poderes morais manterão as linhas de controle sobre cada pensamento, palavra e ato. O engano não será encontrado nos lábios do verdadeiro cristão. Não condescenderá com nenhum pensamento impuro, palavra alguma pronunciada que se aproxime da sensualidade, nenhum ato que tenha a menor aparência do mal. Não procurem saber quão perto podem andar à beira do precipício e todavia estar seguros. Evitem a primeira aproximação ao perigo. Não se pode brincar com os interesses da alma. Seu capital é seu caráter. Acariciem-no, como fariam a um áureo tesouro. A pureza moral, o respeito próprio, o forte poder da resistência têm de ser acariciado firme e constantemente.” Medicina e Salvação, págs. 142 e 143.

Guarde bem este princípio: “O sexo deve ser praticado entre duas pessoas, não mais que duas e não menos que duas. Apenas entre um homem e uma mulher, e dentro do matrimônio. Fora disso é fugir do plano original de Deus.”

SEGUNDA-FEIRA (29 de abril) UM APELO AOS PAIS Como é que vemos as crianças? São uma riqueza e uma herança, pessoas totais com características e necessidades específicas a quem devemos proteger e que merecem o nosso cuidado especial. Nos tempos antigos elas eram postas em segundo plano. E hoje? Talvez ainda são colocadas para terceiro plano. Alguns pais cristãos deixam as crianças muito tempo ligadas à internet, jogos eletrónicos ou TV e não as instruem nos caminhos da Senhor; deixam de contar-lhes histórias bíblicas, estudar a lição da escola sabatina e orar com elas; e ainda alguns pais conseguem chegar atrasados na escola sabatina passando às crianças a ideia que Deus não é tão importante. Deus pede aos pais: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6

Se você é um adulto cristão e as crianças o observam, você é o exemplo. Você será comparado com os valores que transmitimos às crianças. Se elas puderem ver em você os valores cristãos do evangelho de Cristo, elas confiarão na presença contínua de Deus em suas vidas e compreenderão a esperança que depositamos na vida eterna. Isso é forte!

De que formas práticas podem os pais demonstrar o amor de Deus aos filhos? Por exemplo: Quando a criança errar, devemos fazemos sentir o nosso perdão e o perdão de Deus. Alguns pais, com o intuito de obter bom comportamento dos filhos, ameaçam: “Assim já não gosto de ti” ou, “Jesus está zangado contigo. Ele Já não te ama.” O que, para além de mentira, é também uma grande maldade. A verdade é que Deus sempre gostará das crianças e de nós também, e é essa segurança que precisamos transmitir-lhes.

Arrependimento e disciplina ensinam-se com amor e perdão. Que as crianças e pessoas comuns criem esta convicção: Não há nada que eu possa fazer de tão mau que diminua o amor que Jesus tem por mim e nada de tão bom que o faça aumentar. Ele ama-me porque me ama. Faz parte do carácter de Deus amar, por isso ele disse: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus”. Lucas 18:16

Com as crianças, assim como em todos os casos, é fácil falar em discipular e ninguém questiona isto. O difícil será levar os discípulos, crianças inclusive, a passarem da compreensão à ação, da teoria à prática.

A palavra de Deus ordena tanto às mães quanto aos pais para que façam várias coisas na vida de seus filhos: a) Estar disponíveis aos filhos de manhã, de tarde e de noite. Ver Deuteronômio 6:6-7.  b) Envolver-se na vida dos filhos interagindo com eles. Ver Efésios 6:4. c) Ensinando as Escrituras. Ver Salmo 78:5-6, Deut  4:10 e Efésios 6:4.  d) Dando treinamento e ajudando os filhos a desenvolver habilidades e descobrir seu potencial. Ver Provérbios 22:6. e) Disciplinado e ensinando o temor do Senhor, ensinando seus limites de forma consistente, amorosa e firme. Ver Hebreus 12:5-11, Provérbios 13:24, 19:18, 22:15, 23:13-14, 29:15-17.  f) Provendo um ambiente de constante apoio verbal, liberdade para errar, aceitação, afeto e amor incondicional. Ver Tito 2:4, II Timóteo 1:7, Efésios 4:29-32, 5:1-2, Gálatas 5:22, I Pedro 3:8. Amém?

A lição de hoje apresenta algumas qualidades do caráter dos pais que contribuem na educação dos filhos. Veja os textos de hoje: “O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo.” Provérbios 13:22.

“Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma.” Provérbios 29:17

“Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos, porque o tesouro não dura para sempre; e durará a coroa de geração em geração?” Provérbios 27:23,24

“No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos.” Provérbios 14:26

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Provérbios 15:1

“O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta.” Provérbios 15:18
“Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.” Provérbios 16:32

“O que agir com avareza perturba a sua casa, mas o que odeia presentes viverá.” Provérbios 15:27

Será que Jesus precisa reabilitar os nossos filhos? Estamos levando os nossos filhos à Jesus para que Ele os cure? Os pais podem ajudar os seus filhos a seguir o Senhor; estudando a bíblia e orando cada dia com os eles, chegando pontualmente na escola sabatina, participando com os filhos nas reuniões de oração e envolvendo-os na missão de servir o próximo. Amém? 

TERÇA-FEIRA (30 de abril) CORREÇÃO COM AMORComo estes textos ensinam a importância da disciplina e correção das crianças? “O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro.” Provérbios 10:17.

“Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.” Provérbios 23:13,14

“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.” Provérbios 29:15

“O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.” Provérbios 13:24

“O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.” Provérbios 29:1

Educação dos filhos é um tema muito importante para ser estudado, especialmente para os pais cristãos. A disciplina é um ato de amor. O próprio Deus concorda com esta opinião. Em Apocalipse 3:19 Deus diz: “Eu repreendo e castigo a todos quanto amo”. Muitos pensam que a ausência de disciplina é igual a amar, deixando as crianças fazerem o que querem e como bem entenderem. Como resultado, encontramos pais desesperados com crianças agressivas, e que não saberão lidar com as situações da vida no futuro.

Deus é um grande aliado na disciplina das crianças. Os inúmeros conselhos da bíblia podem ajudar bastante nessa tarefa tão importante: “Negligenciar a obra de disciplinar e educar, a ponto de ser fortalecida uma disposição perversa, é causar às crianças um mal muito sério: pois estas crescem egoístas, exigentes e nada amáveis. Não podem apreciar sua própria companhia mais do que os outros; portanto, sempre estarão cheias de descontentamento.” Orientação da Criança, p. 161, 230.

A Bíblia orienta que cada pai deve ensinar à criança a Palavra de Deus diariamente. Em Deuteronômio 6:7 está escrito, “e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”. Tais lições jamais serão esquecidas. É um dever dos pais preparar os filhos para a vida eterna, para isso é preciso ensinar o caminho correto desde cedo. De acordo com Provérbios 22:6 a educação inicial é muito importante para a vida adulta, “educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. As lições de disciplina, respeito, autoridade e reverência devem ser apresentadas bem cedo à criança. Não devem ser negligenciadas.

“O caráter formado nesta vida determinará o destino futuro… A cada dia há novas batalhas a combater, e vitórias novas a serem obtidas. Diariamente deve a alma dilatar-se, pleiteando fervorosamente com Deus pelas poderosas vitórias da cruz. Os pais não devem negligenciar de sua parte nenhum dever para beneficiar seus filhos. Devem educá-los de tal maneira, que venham a ser uma bênção para a sociedade aqui, e possam colher a recompensa da vida eterna no futuro.” Conselhos sobre Educação, p. 43.

Como os pais crentes devem educar os filhos? A paciência e o autocontrole são necessários para educar os filhos.  Em Efésios 6:4 diz: “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”. Lembre-se que a disciplina não é um ato de ira contra seu filho. Se estiver irritado com algo que seu filho fez , é preciso autocontrole e uma dose de paciência.

A melhor disciplina não usa a força. Encontramos em Provérbios 29:15 que: “a vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.”.  A vara na Bíblia é um instrumento de controle. Os pais devem medir as ações de seus filhos e fazer-lhes ver onde erraram e o que precisam fazer para mudar. A melhor disciplina é aquela que não se usa a força física, mas sim os argumentos recheados de muito amor.

Como já falamos, a disciplina é um ato de amor. É claro que não nos alegramos em disciplinar, mas se fielmente prosseguirmos, ela produzirá frutos. Hebreus 12:11 nos dá essa certeza: “e, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela”. Amém?

QUARTA-FEIRA (1º de maio) A VIDA É MELHOR EM CIMA DO TELHADO? Estes são os textos sugeridos para o estudo de hoje: “É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta.” Provérbios 21:9

“É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça.” Provérbios 21:19.

“O gotejar contínuo em dia de grande chuva, e a mulher contenciosa, uma e outra são semelhantes; tentar moderá-la será como deter o vento, ou como conter o óleo dentro da sua mão direita.” Provérbios 27:15,16

O livro de Provérbios foi composto pelo rei Salomão, um homem que “tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração” I Reis 11:3, somando um total de mil mulheres. Devido toda a sua experiência com mulheres e também depois de sua frustração, Salomão escreveu um livro com palavras de sabedoria onde falou muito de relacionamento entre homem e mulher; marido e esposa.

A mulher rixosa, briguenta, irritadiça, contenciosa ou odiosa se refere a mulheres que se envolvem em confusão ou que estão sempre reclamando. Os exemplos negativos sobre as mulheres no livro de Provérbios, servem para alertar sobre o que as mulheres não devem fazer.

A palavra mulher aparece 29 vezes no livro de Provérbios, enquanto a palavra homem é citada 103 vezes. Mesmo diante do machismo da época do texto, podemos ver grandes preocupações com o comportamento do homem e da mulher. Da mesma forma que as mulheres são criticadas no texto, os homens também o são em proporção semelhante.

O que significa ser uma mulher rixosa e iracunda? A palavra rixa se refere a um estado de hostilidade, desacordo, disputa, briga, discórdia, contenda, grande tumulto, perturbação da ordem, revolta ou motim. As mulheres, frequentemente, expressam suas ansiedades falando, chorando e muitas vezes murmurando. Isso não significa dizer, porém, que todas as reclamações feitas pelas mulheres são sem causa.

Pela comparação bíblica em Prov. 27:15, a mulher rixosa é aquela que não para de atormentar o marido; é aquela que a todo instante fica perturbando, reclamando, criticando ou dando bronca. É a esposa "pinga-pinga". Muitas são as mulheres que erram, pelo fato de apontarem a todo o momento os erros e falhas de seu esposo e filhos, achando que ela mesma é perfeita e não tem erros.

Tanto o homem como a mulher rixosos não tiveram um encontro real com Deus; talvez amem o Senhor, mas ainda não nasceram de novo. Pessoas que nascem do Espírito Santo trazem dentro de si uma segurança em Deus indiscutível. Por maior que sejam as lutas e as provações, tem consciência de quem é Deus.

Deus jamais poderá agir em um lar onde há divisão. Um cônjuge que tem como esposa uma mulher rixosa é um homem infeliz. Não há nada mais terrível para um marido do que chegar em casa cansado e ter que escutar a sua esposa reclamando compulsivamente. Ali se abre a brecha para uma contenda e, muitas vezes, assuntos pendentes vêm à tona agravando ainda mais a situação. Como mulher, você pode transformar sua casa! A mulher santifica o lar! Busque a Deus, ore, leia a Bíblia e adore ao Senhor com o coração aberto.

Como é com a sua mulher ou marido?

QUINTA-FEIRA (2 de maio) UMA MULHER VERDADEIRAMENTE RICA - O texto principal para o estudo de hoje está em Provérbios 31:10-31. Veja parte do texto: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.” Provérbios 31:10-12

Em Provérbios capítulo 31 menciona o ideal de Deus para a mulher: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” Provérbios 31:10. O rubi é muito valioso, e esta é a atual hierarquia das dez gemas minerais mais valiosas no âmbito comercial do Brasil:1 - Diamante. 2- Alexandrita 3- Rubi. 4 - Padparadscha. 5 - Safira Azul. 6 - Esmeralda. 7- Turmalina da Paraíba. 8 - Demantóide. 9 - Tsavorita. 10 – Benitoíta. O rubi é uma pedra vermelha e é considerada como uma das pedras mais valiosas e duras do mundo.

O valor do rubi é semelhante ao do diamante. Porém a mulher virtuosa que a Bíblia diz tem o seu valor maior do que os rubis. Veja que a palavra rubi está no plural. Que valor tão alto tem a mulher virtuosa! A Bíblia fala que a mulher sábia edifica a sua casa: “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” Provérbios 14:1.

A Bíblia não diz que é o homem sábio que edifica a casa, mas sim a mulher. Uma mulher cristã é sem dúvidas uma coroa de glória, tanto para a sua família, como para a igreja de Deus e sociedade. 

Quando Deus fez o homem, viu que ele não estava completo sem a presença feminina, então fez a mulher. Quando o homem e a mulher andam nos caminhos do Senhor, e com sabedoria criam seus filhos, não existe nada melhor do que isso! É uma verdadeira jóia, mais valiosa do que os rubis! O Salmo 128 reproduz muito bem isso quando diz: "Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho de tuas mãos: feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa".

Deus fez as mulheres porque sabia que os homens não conseguiriam viver só. A Bíblia diz que o homem que encontra uma boa esposa, encontra um tesouro e a benevolência do Senhor. A mulher descrita na Bíblia, como fiel e trabalhadora, é um bem valioso! As mulheres são convidadas a manterem a sua identidade feminina. Algumas perdem isso quando tentam se igualar aos homens em algumas funções. Deus criou homem e mulher de formas diferentes e delegou funções específicas para cada um. Algumas mulheres necessitam de se valorizar mais.

Algumas reclamam de não serem respeitadas, mas, na maioria das vezes, não se dão ao respeito. Reclamam de não serem amadas, mas não se amam. Reclamam de não serem cortejadas, mas saltam essa fase e não dão a oportunidade de serem conquistadas. Hoje vive-se a ditadura da beleza e muitas mulheres continuaram cedendo e aceitando a degradação moral feminina estampada nas revistas, TV, música, filmes e novelas. As mulheres de antigamente se preocupavam em ser bonitas no interior e no exterior, e hoje a preocupação maior está apenas no exterior. As mulheres de Cristo são convidadas à cultivar a beleza do coração, através de palavras carinhosas e de boas ações, e não apenas ter o cuidado com o corpo.

A mulher virtuosa cuida do seu marido, dos filhos, da casa e ainda ajuda as pessoas com os seus talentos. Ela também se envolve com as coisas da igreja exercendo as funções que lhe são confiadas. Alguém disse assim: “O fato de ser mulher não nos torna um tipo diferente de cristã; mas o fato de ser cristã nos torna um tipo diferente de mulher.” As mulheres fiéis a Deus, de todas as classes sociais; médicas, professoras, agricultoras, poetizas, advogadas, deputadas, presidentes, executivas, rendeiras, bordadeiras e do lar; todas são professoras da educação infantil, pois de uma boa educação na infância, o filho nunca se esquece! As mulheres cristãs que honram o nome de Jesus e que são; pregadoras, missionárias, maestrinas de corais, dirigentes de reuniões de oração, esposas de pastores, de anciãos, diaconisas e diretoras de departamentos; que Deus as abençoe, pois o seu valor excede o de rubis!

A mulher virtuosa é temente a Deus. É interessante notar que essa mulher virtuosa; uma mistura de dona de casa, esposa, mãe e serva de Deus, tem origem no relacionamento com Deus e com o seu marido. Ela tem força própria, identidade marcante, porém não seria virtuosa sem relacionar-se com Deus. Boaz elegeu Rute como companheira por ter percebido nela alguém que o completava: cheia de força para o trabalho, para a vida, e de conselhos e por viver tão ligada ao Deus de Israel.

A mulher virtuosa é ativa na vida espiritual. Ana, a mãe de Samuel, é descrita no Antigo Testamento como uma mulher de fé. Ela era estéril e após orar a Deus, teve o seu ventre aberto para conceber não apenas um, mas seis filhos. Uma pequena passagem sobre a história de Ana me chama atenção: “Então se levantou Ana, depois que comeram e beberam em Siló...” I Sam. 1:9. Ana é um exemplo a ser seguido; é alguém que não se conformou com a situação de derrota e desprezo, mas reuniu forças e se levantou e, de forma sabia, se dirigiu ao lugar certo e na hora certa. 

Assim também devem ser as mulheres cristãs; devem agir no âmbito espiritual para resolver situações difíceis. Uma situação que considero difícil é a mulher crente atrair, pelo exemplo e santidade. um marido descrente. Mas se ela buscar forças em Deus, certamente os seus esforços serão recompensados. Veja este texto: “Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.” I Coríntios 7:14

A mulher virtuosa também é ativa na educação dos filhos. O exemplo que mais gosto de citar em questão de educação cristã é o de Timóteo. Assim que Eunice e Loide, mãe e avó de Timóteo, aceitaram o evangelho, elas passaram a melhor educação ao menino Timóteo. Loide foi uma mulher que recebeu das mãos do Senhor uma preciosidade rara, nos dias de hoje, Eunice; sua filha. Como uma mulher que amava o Senhor, ela legou à sua filha verdades espirituais que foram transmitidas às próximas gerações.

A mulher virtuosa cuida da casa. Cuidar da casa envolve ser ativa no casamento e nas atividades domésticas. Veja a descrição bíblica do texto de hoje da mulher que trabalha: “Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.” Provérbios 31:12-18.

SEXTA-FEIRA (3 de maio) LEITURA ADICIONAL E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (2º trimestre 2019) PALAVRAS SÁBIAS PARA AS FAMÍLIAS – A lição desta semana abordou temas importantes relacionados com a família. Os provérbios de Salomão estão cheios de sabedoria para os pais, filhos e esposas.

Aos maridos e pais: Se você tem uma esposa ou filha como a descrita por Deus, então lembre-se que você tem algo mais precioso do que rubis. Prov. 31: 10. É uma bênção pela qual deve louvar a Deus. V. 28. Repare que esse mesmo verso também fala do marido: “Ele a louva”. Portanto, homens! Mostrem vosso apreço por tudo que ela está fazendo por você e seus filhos. Mas não só aprecie, participe também com as atividades da casa para aliviar o trabalho da mulher que é virtuosa.

O homem geralmente não tem a multiplicidade de tarefas que tem a mulher. Geralmente nós temos o nosso trabalho, e o nosso trabalho apenas! Então, que tal pegar as crianças por algumas horas, lavar a louça e arranjar a casa? Deus espera que homens virtuosos auxiliem as mulheres virtuosas com as tarefas da casa, com o cuidado dos filhos e com as coisas da igreja!

Jesus ensinou uma regra irretocável para quem quer estabelecer relacionamentos humanos de qualidade em todos os níveis sociais, a começar em casa entre marido, mulher e filhos. Nós cristãos chamamos de “regra de ouro”. Quase no fim do Sermão da Montanha, Jesus resumiu uma série de reflexões profundas sobre o comportamento humano numa frase: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam.” Mat 7:12. Nesse mandamento de Cristo, Ele ensinou dois pontos sobre a evolução dos relacionamentos humanos: devemos decidir como queremos ser tratados; em seguida, precisamos começar a tratar os outros da mesma maneira.

Como filhos de Deus somos convidados a darmos o exemplo nos nossos relacionamentos. Seja qual for nossa condição num relacionamento, se percebemos que há uma questão a ser resolvida, então a responsabilidade de fazer um esforço concentrado para gerar mudança positiva está em nossas mãos. Paremos de acusar os outros para tentarmos nos justificar. Tentemos ser fonte de inspiração e exemplo, mostrando a atitude mais apropriada para cada ocasião de tribulação. Tomemos a decisão de não sermos as pessoas que apenas reagem para defender-se, mas a que tomemos a iniciativa de aproximação e amor para com todos.

Menciono um texto inspirado para a sua meditação: “Ao trabalhar por outros, experimenta-se uma doce satisfação, uma paz íntima que será suficiente recompensa. Quando movidos por alto e nobre desejo de fazer bem a outros, encontrarão a verdadeira felicidade no fiel desempenho dos múltiplos deveres da vida. A verdadeira felicidade encontra-se somente em ser bom e fazer o bem. Nossa felicidade será proporcional a nosso trabalho altruísta movido pelo divino amor, pois no plano da salvação Deus indicou a lei da ação e reação. O trabalho beneficente promove a saúde. Os que dão demonstração prática de beneficência por seus atos de simpatia e compaixão para com os pobres, os sofredores e desafortunados, não só aliviam os sofredores, mas contribuem grandemente para a sua própria felicidade, e estão no caminho que assegura saúde da alma e do corpo. Isaías descreveu claramente a obra que Deus aceitará e pela qual abençoará o Seu povo. Chamo a vossa atenção para os infalíveis resultados de se dar ouvidos à admoestação do Senhor para que se cuide dos aflitos: “Então romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença.” Beneficência Social, 302.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário