domingo, 9 de junho de 2019

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (2º trimestre de 2019) CONVERTER CORAÇÕES NO TEMPO DO FIM


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (2º trimestre de 2019) CONVERTER CORAÇÕES NO TEMPO DO FIM

VERSO ÁUREO: “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.” Malaquias 4:5,6

INTRODUÇÃO (sábado 22 de junho) – A lição desta semana traz algumas histórias que nos ajudam a rever a nossa condição espiritual e avaliar a necessidade que temos de crescer na graça de Jesus, nos vários níveis de relacionamentos, especialmente no familiar.  Uma das reformas mais urgentes em nossos dias é a da família. Nossas famílias necessitam da graça de Cristo para servir de influência para a sociedade.

O coração humano necessita de ser restaurado a cada dia, pois diariamente sofremos pressões de todos os lados que acabam por nos afetar e nos distanciar de Deus. Todo o progresso interior requer uma conversão e consiste numa resposta, numa entrega de amor ao amor que Deus tem para conosco. Uma vez que o Senhor nos ama muito, qual deverá ser o nosso firme propósito para lhe corresponder, fazendo tudo aquilo que lhe pode agradar e evitando o que lhe poderia desagradar?

Este tema trata-se de um movimento em dois tempos: conversão e entrega de si mesmo a Deus. toda a dedicação cristã não é senão a consequência da decisão de se entregar plenamente a Deus, a partir de uma radical conversão do coração. Assim se pode dizer como o jovem Samuel: “Fala, Senhor, que o vosso servo ouve”; ou como Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua palavra”.

O verso áureo da nossa lição fala de Elias. Em Malaquias 3, Deus prometeu enviar um mensageiro especial para preparar o povo para a Sua própria vinda a este mundo. Quem seria este mensageiro? Malaquias 4 o identifica: "Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e temível dia do Senhor. Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário, eu virei e castigarei a terra com maldição " Mal 4:5 e 6. O mensageiro de Deus é identificado como Elias, o grande profeta de Israel.

Após o profeta Malaquias, não haveria profetas em Israel por um longo período. Por 400 anos, nenhum profeta voltaria a falar. Deus parecia estar em silêncio. Mas o silêncio seria quebrado pelo nascimento do filho de Zacarias, o sacerdote, ver Lucas 1:5-25, que passou a pregar no deserto, vestindo uma roupa de pelos e um cinto de couro. Quando perguntado se ele era Elias, João Batista simplesmente respondia: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Façam um caminho reto para o Senhor” João 1: 23. Ele falaria com o espírito e o poder de Elias. Lucas 1:17.

A profecia de texto do verso áureo tem também uma aplicação para os últimos dias. Um povo, que é comparado a Elias e a João Batista preparará o caminho para a segunda vinda de cristo. Eles farão isso através da pregação da mensagem dos três anjos para o mundo inteiro. Apoc 14: 6-7. Essa mensagem deve alcançar toda nação, tribo, língua e povo. Está você disposto a fazer parte deste movimento que, no espírito de Elias, preparará o mundo para o retorno de Jesus?

A igreja Adventista do Sétimo Dia tem a responsabilidade de anunciar as verdades contidas na Bíblia Sagrada para Deus converter o coração das pessoas à Jesus Cristo. Como nos tempos de Acabe, surgiu Elias para anunciar a reforma do coração do povo de Israel; e como antes de Jesus aparecer, como o Messias, surgiu João Batista para conduzir o povo ao arrependimento. Assim também surgiu a igreja Adventista antes da segunda vinda, para anunciar o arrependimento ao povo. 

“Nossa mensagem deve ser direta como o foi a de João. Ele repreendeu reis pela iniquidade deles. Apesar do perigo em que esteve sua vida, jamais permitiu que a verdade afrouxasse em seus lábios. Nossa tarefa neste século tem que ser feita com esta fidelidade. ... Neste tempo de iminente apostasia mundial, Deus convoca Seus mensageiros para proclamarem Sua lei no espírito e poder de Elias. Como João Batista, ao preparar um povo para o primeiro advento de Cristo, chamava a atenção deles para os mandamentos, assim devemos dar, não com sonido incerto, a mensagem: “Temei a Deus e dai-Lhe glória, porque vinda é a hora do Seu juízo.” Apocalipse 14:7. Com o fervor que caracterizou Elias, o profeta, e João Batista, devemos nos empenhar em preparar o caminho para o segundo advento de Cristo.”  The S.D.A. Bible Commentary 4:1184.

“A hora do juízo de Deus é chegada, e sobre os membros de Sua igreja na Terra repousa a solene responsabilidade de advertir aos que estão mesmo às bordas, por assim dizer, da eterna ruína.”  Profetas e Reis, 716.

DOMINGO (23 de junho) A PROFECIA DOS CORAÇÕES CONVERTIDOS - Elias, que atuou nos tempos do rei Acabe e sua mulher pagã, chamada Jesabel, enfrentou dias de perseguição e morte em Israel. Elias exerceu o seu ministério profético por volta de 900. A.C. Elias foi um reformador. Viveu tendo que se esconder por três anos e meio, e foi alimentado com pão e água pela providência divina.

Elias foi um homem que conversava com Deus, e por isso, tinha uma experiência profunda com Deus. As reformas de Elias estiveram relacionadas à idolatria. Elias enfrentou um duro e mau rei manipulado por uma cruel esposa, mas venceu pelo poder de sua aliança com o verdadeiro Deus.

Já Malaquias, que falou da vinda de João Batista, comparado a Elias, foi valente também e lutou contra a idolatria, no segundo templo. Ele clamou à nação judaica a retornar a Deus, mas o povo perguntou: “em que havemos de retornar?” Então Malaquias, que enfrentou um povo e rei tão rebeldes que não obteve resultado, pela inspiração divina, predisse que Elias retornaria, para fazer uma reforma entre o povo de Deus. Seria uma reforma para preparar a primeira vinda do Messias. Esse segundo Elias foi João Batista.

Malaquias veio após o ano de 515 a.C, isto é, após o exílio em Babilônia e, depois de já terem reconstruído o templo, cujo povo também a mostrou intensa rebeldia contra Deus. Por 400 anos, nenhum profeta falaria. Deus parecia estar em silêncio. Mas o silêncio seria quebrado pelo nascimento do filho de Zacarias, o sacerdote, ver Lucas 1:5-25, que passou a pregar no deserto, vestindo uma roupa de pelos e um cinto de couro. Quando perguntado se ele era Elias, João Batista simplesmente respondia: "“Eu sou a voz do que clama no deserto: Façam um caminho reto para o Senhor” João 1: 23. Ele falaria com o espírito e o poder de Elias. Lucas 1:17.

Hoje são os Adventistas do Sétimo Dia que devem pregar, e já o estão anunciando a mensagem de arrependimento e doutrinas verdadeiras ao povo.  

“O Batista fora, em sua missão, um destemido reprovador da iniqüidade, tanto nos lugares elevados como nos humildes. Ousara enfrentar o rei Herodes com a positiva repreensão do pecado. Não tivera a vida por preciosa, contanto que cumprisse a missão que lhe fora designada. E agora, de sua prisão, aguardava que o Leão da tribo de Judá abatesse o orgulho do opressor, e libertasse o pobre e o que clamava. Mas Jesus parecia contentar-Se com reunir discípulos em volta de Si, curar e ensinar o povo. Comia à mesa dos publicanos, ao passo que dia a dia mais pesado se tornava o jugo romano sobre Israel, o rei Herodes e a vil amante faziam sua vontade, e o clamor do pobre e sofredor subia ao Céu.” O Desejado de Todas as Nações, 145

“Os que devem preparar o caminho para a segunda vinda de Cristo são representados pelo fiel Elias, assim como João veio no espírito de Elias para preparar o caminho para o primeiro advento de Cristo.” Conselhos sobre Saúde, 73.

SEGUNDA-FEIRA (24 de junho) REUNIÃO DE FAMÍLIA – A lição de hoje traz o exemplo de Elias e a viúva e seu filho que moravam em Sarepta, que foi desafiada a cozer os últimos pães e oferecer à Elias e, depois disso, aconteceu o milagre da multiplicação do azeite e da farinha: “E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. I Reis 17:13,14

Jesus, mais tarde, louvou a atitude da viúva e de Elias por usar uma família pobre afim de O alimentar: “Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.” Lucas 4:25,26

Qual foi o resultado de Elias ter se reunido com a família da viúva fenícia? “Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.” I Reis 17:24

Elias era um homem cheio do Espírito Santo e sua mensagem era muito poderosa. Elias foi um desses homens cheios do Espírito Santo. Aprendemos pela Palavra de Deus que o único desejo de Eliseu, seu discípulo, era ser herdeiro do Espírito que era tão manifesto na vida de seu mestre. Ver II Reis 2:9. “O espírito de Elias” era uma frase familiar nos lábios dos filhos dos profetas II Reis 2:15. Anos depois, quando o anjo de Deus falou a Zacarias no templo, não encontrou melhor ilustração da presença do Espírito Santo em seu filho prometido, do que dizer: “E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias” Lucas 1:15-17. Amém?

Será que nós, cristãos comuns que vivem na sociedade moderna, devemos esperar receber o Espírito Santo naquela medida extraordinária e especial que o Senhor derramou sobre Elias? É claro que todos nós recebemos o Espírito Santo até certo ponto, ou nunca poderíamos ter vindo a Jesus. Todas as graças do caráter cristão, todo o nosso conforto, todas as nossas vitórias são devidas à Sua presença. Amém?

Os servos de Deus no lar das pessoas fazem milagres. Passado algum tempo, o filho da viúva de Sarepta ficou muito doente e morreu. Então ela veio para Elias e perguntou o que ela tinha feito para merecer isso I Reis 17:17-18. Ela tinha ajudado Elias, mas agora seu filho estava morto! Elias pegou no filho da viúva, levou o corpo para seu quarto e orou a Deus. Ele se deitou sobre o menino três vezes, pedindo a Deus para o trazer de volta à vida. Então o menino acordou! Elias levou o menino para sua mãe e a viúva de Sarepta creu em Deus I Reis 17:22-24.

A Bíblia não menciona mais nada sobre o que aconteceu com a viúva de Sarepta. No entanto, podemos ver por esses dois episódios que a vida dela foi completamente transformada. A viúva de Sarepta conheceu o amor e o poder de Deus e recebeu uma nova esperança! Temos levado esperança aos corações de pessoas que necessitam?

Qual é a nossa participação, e da nossa família, no contexto da pregação do evangelho?

TERÇA-FEIRA (25 de junho) CONVERTER CORAÇÕES JUNTO DO ALTAR - A lição de hoje mostra as famílias reunidas em torno do altar do Senhor. Quando procuramos colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas, Ele nos abençoa ricamente. Elias convocou as famílias para estarem em torno do altar do Senhor no tempo de extrema apostasia. Veja este texto: “E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos. E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou. I Reis 16:29-31

Depois de anos de adoração aos ídolos o povo caiu em apostasia profunda e as famílias foram desafiadas por Elias a escolherem o Senhor Deus: “Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” I Reis 18:20-21.

A maior evidência de que Jesus cresceu exposto ao ensino da lei na Sinagoga, era o conhecimento que Ele trazia das Escrituras, lá de casa e através dos Seus pais. É o culto familiar que faz com que uma casa seja um lar cristão. Quando não há culto familiar na casa de um cristão, de preferência pela manhã e à tarde, a família deixa de receber a bênção especial de Deus! O culto familiar não é o mesmo que a comunhão individual e nem deve substituí-la, mas é uma renovação diária do pacto da família de servir a Deus acima de todas as outras coisas.

É nesse momento, reverente e alegre, que o Senhor é buscado e o Espírito Santo é derramado sobre a família, produzindo entre seus membros unidade e reavivamento espiritual. O culto familiar também é o principal instrumento de educação religiosa para os filhos, e sua influência é fundamental tanto para a salvação deles quanto para motivar a reforma dos hábitos e práticas de toda a casa. O culto familiar foi ensinado tanto no Velho como no Novo Testamentos, portanto é uma prática também necessária nos nossos dias.

O altar do Senhor foi instituído por Deus, logo depois da queda do homem, e acompanhou o povo de Deus até a morte de Cristo que cessou o sistema sacrificial. Deus tinha deixado instruções claras para se fazer o culto familiar. O Shema Israel devia ser praticado em casa pelos judeus e estava escrito em um pergaminho, contendo os textos de Deut. 6:4-9 e Deut 11:13-21, que era colocado em uma caixa tubular de madeira, vidro ou metal, com 3 a 4 polegadas, 7,7 cm a 10,2 cm de comprimento, e devia ser afixado no lado direito do umbral da porta da casa ou escritório, de toda pessoa de fé judaica, a sete palmos de altura do chão e voltado para dentro da casa.

Logo depois da morte de Estevão, quando o cristianismo nasceu com toda a força, os cultos eram realizados nas casas dos filhos de Deus. Só depois é que as igrejas foram sendo edificadas para cultos. Veja este texto: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.” Atos 2:46 e 47

Quais as vantagens de se realizar o culto familiar? Se não queremos ter sérios problemas futuros com nossos filhos e com o matrimónio, então precisamos ser dedicados em ministrar, ensinar e proteger espiritualmente a nossa família. Quando temos nosso culto familiar instruímos nossos filhos de forma prática sobre como viver o Evangelho entre seus amigos de escola, eles saberão seleccionar os programas de TV, tipos de músicas para ouvir e amizades, etc… A comunicação fica fácil, pois o Espírito Santo atua no seio do lar. Perguntamos, e eles abrem o coração sobre suas dificuldades e oramos juntos. Mas também permitimos que eles partilhem o que estão descobrindo acerca das verdades da Bíblia em seu tempo de leitura e estudo e como podemos viver e aplicar isto em nosso cotidiano. São inúmeras as vantagens!

Deus nos deixa estas importantes orientações: “Em cada família deve haver um tempo determinado para os cultos matutino e vespertino. Que apropriado é os pais reunirem os filhos em redor de si, antes de quebrar o jejum, agradecer ao Pai celeste Sua proteção durante a noite e pedir-Lhe auxílio, guia e proteção para o dia! Que adequado, também, em chegando a noite, é reunirem-se uma vez mais em Sua presença, pais e filhos, para agradecer as bênçãos do dia findo!."  Orientação da Criança, 520.

“Sejam os períodos de culto familiar curtos e espirituais. Não deixeis que vossos filhos, ou qualquer membro da família, os tema, devido à sua monotonia ou falta de interesse.” Orientação da Criança, 521.

Estamos trabalhando para Deus converter os corações dos nossos filhos e familiares?

QUARTA-FEIRA (26 de junho) CONVERTER CORAÇÕES NO JORDÃO – A lição de hoje traz o exemplo de João Batista que pregava o arrependimento e batizava no rio Jordão. Veja o conteúdo da mensagem de João: “E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mateus 3:2

“Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento.” Mateus 3:8.

“Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe; porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la.” Mateus 14:3,4

João Batista apareceu no deserto, batizando o povo e anunciando esta mensagem: "Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus os perdoará". Todos os moradores da região da Judeia e da cidade de Jerusalém iam ouvir João. Quando confessavam os seus pecados, ele os batizava no rio Jordão.

A pregação básica de João Batista, durante todo o seu ministério, foi sobre a necessidade de cada pessoa experimentar o arrependimento, para poder participar do Reino de Deus. Preparar o caminho significa trabalhar o terreno do coração do homem no qual o Senhor deseja entrar, removendo os obstáculos à Sua presença.

Arrependimento significa mudança de pensamento, de sentimento e de atitude. O arrependimento genuíno é resultado de um milagre sobrenatural operado no coração do homem. Ele vem como resultado de dois elementos: 1) A pregação do Evangelho, 2) A operação do Espírito Santo. A mudança de atitude depende de uma nova disposição do coração, que vai muito além do que uma mera manifestação externa para impressionar os homens. Atos 2:37-39

De que modo a pregação de João preparou o caminho para Jesus? “No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; e, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.” João 1:35-37

João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.” João 3:27,28

De que forma podemos preparar o caminho para que outras pessoas aceitem Jesus como Salvador? Não bastava advertir a nação judaica para que fugissem da ira de Deus, como já vimos, nem os instruir com respeito ao procedimento esperado por Deus, mas era essencial que Jesus, que estava por vir, fosse identificado. Assim devemos fazer também; não basta falarmos sobre Cristo, devemos vivenciar o cristianismo. Amém?

QUINTA-FEIRA (27 de junho) CONVERTER CORAÇÕES NOS ÚLTIMOS DIAS – A profecia do texto do verso áureo tem também uma aplicação para os últimos dias: “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.” Malaquias 4:5,6

Um povo, que é comparado a Elias e a João Batista preparará o caminho para a segunda vinda de Cristo. Eles farão isso através da pregação da mensagem dos três anjos para o mundo inteiro. Apoc 14: 6-7. Essa mensagem deve alcançar toda nação, tribo, língua e povo. Está você disposto a fazer parte deste movimento que, no espírito de Elias, preparará o mundo para o retorno de Jesus?

O coração humano necessita ser restaurado a cada dia, pois diariamente sofremos pressões de todos os lados que acabam por nos afetar e nos distanciar de Deus. Todo o progresso interior requer uma conversão e consiste numa resposta, numa entrega de amor ao amor que Deus tem para conosco. 

Uma vez que o Senhor nos ama muito, qual deverá ser o nosso firme propósito para lhe corresponder, fazendo tudo aquilo que lhe pode agradar e evitando o que lhe poderia desagradar?

Este tema trata-se de um movimento em dois tempos: conversão e entrega de si mesmo a Deus. Toda a dedicação cristã não é senão a consequência da decisão de se entregar plenamente a Deus, a partir de uma radical conversão do coração. Assim se pode dizer como o jovem Samuel: “Falai, Senhor, que o vosso servo escuta”; ou como Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua palavra”.

Este é o texto para o estudo de hoje: E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.” Lucas 1:17.

O que o texto acima tem a ver com a nossa missão de hoje? A igreja Adventista do Sétimo Dia tem a responsabilidade de anunciar as verdades contidas na Bíblia Sagrada para Deus, que é converter o coração das pessoas à Jesus Cristo. Como nos tempos de Acabe, surgiu Elias para anunciar a reforma do coração do Povo de Israel; e como antes de Jesus aparecer como o Messias, surgiu João Batista para conduzir o povo ao arrependimento. Assim também surgiu a igreja Adventista antes da segunda vinda, para anunciar o arrependimento ao povo. 

Através de Cristo, somos parte da família de Deus na terra e no céu: “Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior.” Efésios 3:14-16

Que actividades temos desenvolvido junto aos nossos parentes, amigos, familiares e igreja na tentativa de pregar-lhes a Palavra?

SEXTA-FEIRA (28 de junho) LEITURA ADICIONAL E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (2º trimestre de 2019) CONVERTER CORAÇÕES NO TEMPO DO FIM - As pessoas necessitam de uma oportunidade para conhecer Jesus.  E, nós adventistas, estamos sendo profeticamente incumbidos de anunciar a todos a necessidade de voltarem-se para Deus. João Batista dirigiu a sua mensagem tanto ao povo comum como aos reis da época, o caso de Herodes. E nós também devemos pregar para todas as pessoas, independentemente das classes sociais.

As famílias enfrentam crises profundas! Há muitos que vivem brigando entre si. Muitos se odeiam. Há pais processando filhos e filhos processando pais. Há pais idosos esquecidos nos lares de idosos e há até crianças abandonadas nas ruas ou jogadas no lixo. Nesses dias muitos poderão, por nosso exemplo e testemunho, encontrar a paz na família.

Nesse tempo em que o mundo assiste uma escalada, sem precedentes, de violência na família, separações, filhos contra pais, pais contra filhos, marido contra a esposa, esposa contra o marido, nós, como povo remanescente, temos a responsabilidade de mostrar ao mundo o estilo de vida que Cristo nos pede.

Hoje também é necessário ouvirmos de Deus a advertência: “até quando coxeareis entre dois pensamentos? Hoje, até quando estareis em dúvida entre as atrações do mundo, a idolatria do mundo, ou da obediência ao Senhor? Que mudanças precisamos fazer na nossa vida para que Deus nos use?

“Em João Batista suscitou o Senhor para Si um mensageiro a fim de preparar o caminho para Ele. Esse mensageiro devia dar ao mundo resoluto testemunho no reprovar e acusar o pecado. Anunciando sua missão e obra, diz Lucas: "E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto." Luc. 1:17. Mensagens Escolhidas volume II, 148

“A mensagem que damos deve ser tão direta quanto a de João. Ele censurou a reis por sua iniqüidade. Repreendeu o adultério de Herodes. Não obstante estar em risco a sua vida, não lhe esmoreceu nos lábios a verdade. E importa que nossa obra para este século seja feita com igual fidelidade. Os habitantes do mundo hoje são representados pelos que viviam na Terra ao tempo do dilúvio. A impiedade dos habitantes do velho mundo é positivamente declarada: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a Terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." Gên. 6:5. Deus Se cansou dessa gente cujos pensamentos eram só de prazer e satisfação própria.” Mensagens Escolhidas vol II, 151.

Luís Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário