segunda-feira, 28 de junho de 2010

RESUMO DA LIÇÃO Nº 1 – PAULO E ROMA

A REDENÇÃO EM ROMANOS

RESUMO DA LIÇÃO Nº 1 – PAULO E ROMA

VERSO ÁUREO: “Primeiramente dou graças ao meu Deus, por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.” Rom. 1.8

INTRODUÇÃO:

Contrário do que muitos pensam, o livro de romanos é fácil de ser entendido e interpretado.

O livro trata de um assunto muito conhecido: A Salvação que é oferecida a todos gratuitamente. Salvação pela fé(Rom 5.1), pela graça(Rom 3:24) e pelo sangue de Jesus (Rom. 5:9)

Martinho Lutero foi um monge que viu sua vida transformada, por que um dia, um verso salto-lhe aos olhos. “...mas o justo viverá da fé...” Rom 1:17. Ele fazia penitencias para alcançar a salvação, mas quando entendeu este verso e o livro de Romanos,ele viu sua vida mudada , e também a história religiosa cristã foi alterada a partir dele. Todo movimento da verdadeira reforma tem o seu início na premissa da salvação pela fé; tendo como base um íntimo relacionamento com Deus.

ALVOS DA LIÇÃO:

1) Compreender que a salvação é essencialmente conseguida através da graça de Deus através da fé

2) Ser levado à uma vida de íntima comunhão e santidade a Deus.

3) Anunciar a fé genuína ao mundo, acompanhada das obras e obediência plena ao evangelho.

DOMINGO: DATA E LUGAR

Quando e onde foi escrita a carta aos romanos?

Romanos foi escrita no início do ano 58 d.C, após Paulo já ter estabelecido a igreja de Corinto entre os anos 49 a 52 a.C.

Paulo estava em Cencréia, na Grécia e na casa de Gaio quando escreveu romanos.

Paulo escreveu romanos após perceber que, na Galácia havia o problema do legalismo, e temendo que podia chegar em Roma, escreveu sobre o mesmo tema para prevenir do perigo do legalismo.

Parece que já vimos isto na igreja de hoje. Sempre aparece alguém mostrando legalismo em alguns aspectos da doutrina bíblica. O equilíbrio se faz necessário.

“Paulo mostrava através de romanos que as esperanças e promessas, que no passado pertenciam apenas aos Judeus, eram agora oferecidas aos gentios.” A. Apóstolos 265

SEGUNDA-FEIRA: UM TOQUE PESSOAL

Por que Paulo escreveu romanos?

1) Paulo escreveu romanos após perceber que, na Galácia havia o problema do legalismo, e temendo que podia chega à Roma, escreveu sobre o mesmo tema para prevenir do perigo do legalismo.

2) Embora Paulo quisesse prevenir sobre o legalismo, ele tinha um propósito mais amplo, que era o de expandir o evangelho em Roma e Espanha. Ver Rom. 15.23 e 24

Deus sempre tem como objectivo principal a evangelização.

3)Paulo deu seu toque pessoal também para mostrar aos crentes de Roma que seus ensinos eram verdadeiros e não tinha contradições. Ver Rom. 9.1-3

4) Ele escreveu a carta para dizer que, logo que pudesse, faria uma visita pessoal.

TERÇA-FEIRA: PAULO CHEGA A ROMA

De que maneira Paulo chegou à Roma?

Acorrentado para ser julgado por César, bem diferente da maneira como ele gostaria de chegar. As vezes pregar em circunstâncias difíceis surte maior efeito do que aquelas em situações normais.

Paulo foi agredido e preso em Jerusalém e levado para Roma. Ver Actos 21: 27-32

Em Actos 28:16 diz: “ E, logo que chegamos a Roma, o centurião chegou os presos ao general dos exércitos; mas a Paulo se lhe permitiu morar sobre sí, à parte com o soldado que o guardava.”

Só depois é que ele foi encerrado na marmetina. Estive lá, e a prisão marmetina é muito pequena ,onde o apóstolo ficou encerrado até ser levado à morte.

O que Paulo fez em Roma?

1) Por ser cidadão romano apelou ao tribunal para ser liberto. Ver Actos 25.10-12

2) Pregou o evangelho através das cartas que escreveu na prisão.

3) Deu testemunho para as pessoas que o visitavam na prisão.

“Não foi pelos sermões de Paulo, mas pelas suas cadeias, que a atenção da corte atraída foi para o cristianismo. Foi como um cativo que ele rompeu de tantas almas as cadeias queas mantinham na escravidão do pecado... muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar da Palavra mais confiadamente sem temor. A. Ap. 329

QUARTA-FEIRA: CHAMADOS PARA SER SANTOS

Santo significa ser separado, consagrado ou dedicado.

O sábado é separado para ser observado para propósitos santos e os filhos de Deus são separados do mundo e de sua corrupção, para a eternidade.

Em Rom. 1:7 diz: “A todos os que estais em Roma, amados de Deus, Chamados santos...”

Você é separado, consagrado, e dedicado ao Senhor?

Todos são chamados para serem santos. Aceita quem quer. Todos são predestinados para a salvação. Efe. 1.4 Heb. 2.9.

O convite sempre parte de Deus. Ele sempre toma a iniciativa para salvar e santificar as pessoas que se tornam disponíveis.

QUINTA-FEIRA: REPUTAÇÃO MUNDIAL

“ Primeiramente dou graças ao meu Deus, por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.” Rom. 1:8

Quem fundou a igreja de Roma?

1) Alguns dizem que foi Barnabé que fez a primeira pregação em Roma e a consequente fundação da igreja cristã m Roma.

2) Outros dizem que foi Pedro no ano 42 a.C

3) A hipótese mais provável é que, por milagre de Deus, as pessoas vendo a vida que Paulo e os outros cristãos levaram, de exemplo e bom testemunho, aceitaram Jesus.

Como Paulo descreve a igreja em Roma?

Rom. 15:14 “Eu próprio meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros.”

Que nível espiritual adquiriu aquela Igreja! E nós?

Bom estudo!

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário