quarta-feira, 30 de junho de 2010

SANTA CEIA E LAVA PÉS

SANTA CEIA E LAVA PÉS .


São ritos necessários para a salvação?

A Santa Ceia é uma das cerimónias mais belas do cristianismo. É neste momento que cada crente tem a alegria de reafirmar sua fé no sacrifício de Jesus em seu favor.
A Santa Ceia é para os cristãos o que a Páscoa era para os Judeus. Jesus a instituiu na véspera da Páscoa.

A cerimónia do Lava Pés está incluída na da Santa Ceia. Uma faz parte da outra, e devem ser realizadas no mesmo momento de celebração.

Sobre o Lava Pés Jesus mencionou: “Ora, se Eu Senhor e mestre, vos lavei os pés, vós deveis, também, lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, assim como Eu vos fiz, façais vós também.” João 13:14 e 15

A respeito da Santa Ceia é dito: “E tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei: isto é o meu corpo, que é partido por vós, fazei isto em memória de mim...” ICor. 11:24 e 25

Vejam que o Senhor Jesus, ao instituir o serviço da comunhão, deu ordens claras em forma de mandamentos. O verbo está no imperativo, o que denota mandamento.
Logo, todos os que foram salvos por Jesus e resgatados per Seu sangue ; devem participar, como demonstração de fé. Este mandamento deve ser obedecido como os demais contidos na bíblia.

Como Adventistas, acreditamos que o pão e o sumo de uva convertem-se em, apenas, símbolos do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A isto chamamos de simbolismo.


Há outras religiões que acreditam que, as substancias, transformam-se literalmente no próprio corpo e sangue de Jesus. A isto, eles chamam de transubstanciação.


Quem pode participar?

Todas as pessoas que foram salvas pelo sangue de Jesus, e que sentem a necessidade dos méritos salvíficos na vida.

Nós praticamos a Santa Ceia aberta para todas as pessoas que entregaram a vida a Cristo; independentemente de serem ou não Adventistas.

"Podem entrar pessoas que não são, no íntimo, servos da verdade e da santidade, mas que desejem tomar parte no serviço. Não devem ser proibidas. Acham-se ali testemunhas que estavam presentes quando Jesus lavou os pés dos discípulos e de Judas. Olhos mais que humanos contemplam a cena. Por Seu Santo Espírito, Cristo ali está para pôr o selo à Sua ordenança. Está ali para convencer e abrandar o coração. Nem um olhar, nem um pensamento de arrependimento escapa a Sua observação. Pelo coração contrito, quebrantado, espera Ele. Tudo está preparado para a recepção daquela alma. Aquele que lavou os pés de Judas, anseia lavar todo coração da mancha do pecado" DTN, pág. 656.



E aquele que se julga indigno, deve participar?



As pessoas que dizem que não vão participar; porque se julgam indignas, é porque ainda não entenderam o significado da Santa Ceia, nem o perdão de Jesus. E também interpretam de forma equivocada o texto de I Coríntios 11:27. Aqui estava tratando daquelas pessoas que gostavam de comer, além da porção oferecida na cerimónia. Comiam para a condenação. Eram os glutões.

Este texto do Desejado é esclarecedor:

“Aquele que lavou os pés de Judas, anseia lavar todo coração da mancha do pecado. Ninguém deve se excluir da comunhão por estar presente, talvez, alguém que seja indigno. Todo discípulo é chamado a participar publicamente, e dar assim testemunho de que aceita a Cristo como seu Salvador pessoal. Todos quantos ali chegam com a fé baseada nEle, serão grandemente abençoados. Todos quantos negligenciam esses períodos de divino privilégio, sofrerão prejuízo" DTN, pág. 656.


Como devem ser os momentos da Santa Ceia?

De muita alegria, reverencia e espiritualidade. Se há um momento de alguma tristeza, deve ser na hora do Lava Pés.

"Mas o momento da comunhão não deve ser um período de tristeza. Não é esse o seu desígnio. Ao reunirem-se os discípulos do Senhor em torno de Sua mesa, não devem lembrar e lamentar suas deficiências. Não se devem demorar em sua passada vida religiosa, seja ela de molde a elevar ou a deprimir. Não tragam à memória as diferenças existentes entre si e seus irmãos. A cerimónia preparatória [o lava-pés] abrangeu tudo isso. O exame próprio, a confissão do pecado, a reconciliação dos desentendimentos, tudo já foi feito. Agora, chegam para se encontrar com Cristo. Não devem permanecer à sombra da cruz, mas à sua luz salvadora. Abram a alma aos brilhantes raios do Sol da Justiça. Corações limpos pelo preciosíssimo sangue de Cristo, na plena consciência de Sua presença, se bem que invisível, devem-Lhe ouvir as palavras: 'Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá' João 14:27" DTN, pág. 659.


Deixar de participar destes ritos significa:

1)Desobedecer ao mandamento do próprio Jesus

2)Falta de fé na sacrifício de Jesus

3)Não interpretar correctamente o texto onde menciona sobre os indignos

4)Perder oportunidade de reconsagrar a vida

5)Levar a vida religiosa de forma negativa e condescendente com este mundo

6)Dar exemplo negativo para filhos, familiares e outros crentes.


Se no Céu vamos participar, é bom praticarmos já aqui.

As ricas bênçãos de Deus na sua vida espiritual.


Um abraço amigo,


Luís Carlos Fonseca.






Sem comentários:

Enviar um comentário