segunda-feira, 6 de setembro de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 11 – A ELEIÇÃO DA GRAÇA


VERSO ÁUREO: “Porventura rejeitou Deus o Seu povo? De modo nenhum; porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.” Rom. 11:1

INTRODUÇÃO: A lição desta semana está baseada em Romanos 10 e 11, e Paulo prossegue demonstrando o rejeição à verdade dos seus compatriotas e fica muito triste com a situação espiritual dos judeus como nação que rejeitaram Jesus. Após o apedrejamento de Estêvão que marcou a rejeição do povo de Israel, ofereceu a captação da salvação à todo as as nações e indivíduos. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz. Vós, que noutro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus...” I Ped. 2:9 e 10

"Vi que Deus havia abandonado os judeus como nação; mas os indivíduos entre eles seriam, contudo, convertidos e habilitados a rasgar o véu de seus corações e ver que a profecia em relação a eles tinha-se cumprido. Eles receberão Jesus como Salvador do mundo e verão o grande pecado de sua nação em tê-Lo rejeitado e crucificado” Primeiros Escritos, p. 213.

DOMINGO: O FIM DA LEI. “Porque o fim da lei é Cristo, para a justiça de todo aquele que crê.” Rom. 10:4 A palavra grega télos para “fim” pode ser perfeitamente traduzida para “objectivo”, “finalidade”. A melhor tradução seria. “Cristo é o propósito final da lei” posto desta maneira tudo vai convergir para a validade da lei. Aqueles que não gostam de guardar o sábado, maldosamente, pegam este texto e dizem que não é mais necessário guardar a lei, pois quando Cristo chegou, pôs fim a lei. Coitados! Ao afirmarem, ingenuamente, desta maneira estão a dizer que podem matar, roubar e maltratar os pais; pois Cristo permitiria isso. Cristo é o fim da lei como meio de salvação. Após a morte de Jesus, todos podem ser salvos pela fé e graça e não precisam mais olhar para a lei, como meio de salvação, como os Judeus faziam. Ver Rom 10:3 e 5

SEGUNDA-FEIRA: A ELEIÇÃO DA GRAÇA . Rejeitou Deus o Seu povo? De maneira nenhuma. Todos são eleitos para a salvação da Graça.Temos que considerar, para esse estudo, a profecia dos 490 anos dados ao povo de Deus. Ela diz que esse é um tempo dado ao povo escolhido para se definir, se querem ou se não querem ser fiéis a Deus. Como nação, escolheram, por meio de seus líderes maiores, seguir a César, e quanto a Jesus, disseram, crucifica-O. Então, diante desses fatos, terá Deus rejeitado esse povo? Deus não rejeitou Israel. Deus não rejeita ninguém. Ele é sinonimo de amor, misericórdia e perdão. O que Ele estava fazendo era organizar a igreja. Agora a igreja de Deus seria mais poética e ao mesmo tempo mais exigente. Pois Cristo já havia chegado e trazido o sentido para a fé de todos. o antítipo tinha encontrado o tipo. A sombra tinha encontrado o original. Todos os que aceitam a salvação como Deus oferece, são “o resto que foram eleitos pela graça.” Romanos 11:5 Todos são destinados para a graça e para a salvação. Aceita quem quer. Em I Tess. 5:9 encontramos: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.”

TERÇA-FEIRA. O RAMO ENXERTADO. Não era necessário que os judeus rejeitassem o evangelho para que este passasse a ser pregado aos gentios. Paulo, todavia, afirma que o tropeço deles proporcionou uma oportunidade de serem levados a ciúmes através da pregação estendida aos gentios Rm 11:11. Tanto judeus como gentios, se quisessem a salvação, tinham que deixar o estilo natural das coisas e serem enxertados em Cristo. Em Romanos 11:21 e 22 mostra que os judeus não foram poupados e que aqueles que não desejam seguir Cristo, também não serão poupados. “porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.” Há, todavia, um detalhe que deve ser notado. A colocação de Paulo inverte o processo natural do enxerto. Habitualmente, para que a produção do fruto seja assegurada, é o ramo da boa planta que é enxertado na planta brava, não o contrário. Acho que essa inversão foi propositada da parte do apóstolo, pois a conversão do pecador é um dos maiores milagres que Deus opera, o que extrapola à mera expectativa natural. Os gentios foram enxertados nos judeus.

QUARTA-FEIRA. UM MISTÉRIO REVELADO. “Ora, Aquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para obediência por fé, entre todas as nações...” Rm 16:25, 26. Paulo explica através destes versos que os judeus serão restabelecidos um dia desses. Não como nação e nem todos eles, assim como nem todos os gentios irão aceitar o evangelho, e nem todos os cristãos e nem todos os adventistas se salvam. Isso que Paulo está falando aqui é para futuro próximo. A palavra mistério na bíblia quer dizer algo que já foi revelado através de Jesus. Ellen white diz sobre os judeus: Há uma poderosa obra a ser feita no mundo... Há entre os judeus muitos que serão convertidos...Há entre eles muitos que virão para a luz e que proclamarão a imutabilidade da leis de Deus com admirável poder.” Evangelismo. 578.

QUINTA-FEIRA. A SALVAÇÃO DE PECADORES. “Assim, também, estes, agora, foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia, pela misericórdia a vós demonstrada.” Rom 11:31. Assim como Deus demonstrou misericórdia para com nossos amigos, parentes e vizinhos que viveram muito tempo longe de Deus e agora aceitaram; assim Deus demonstra o mesmo amor por nós. Tudo terá um fim. Lúcifer e seus anjos foram tolerados por certo tempo ainda no céu para ver se havia arrependimento sincero. A humanidade está tendo sua oportunidade de salvação também, mas chegará o tempo que Jesus voltará para conceder a salvação plena aos Seus filhos.

Bom estudo.

Luís Carlos Fonseca

2 comentários:

  1. o comentario achei muito pouco podia ser um comentario mais profundo

    ResponderEliminar
  2. Olá Ozaliz. A ideia é só passar os pontos principais e suscitar o estudo pessoal. Um abraço

    ResponderEliminar