domingo, 13 de fevereiro de 2011

DICAS PARA CONSEGUIR DISPENSA NO SÁBADO - DO TRABALHO E DA ESCOLA.


Este é um tema que tem trazido alguma preocupação para os membros da igreja Adventista e de outras confissões religiosas, que procuram obedecer o 4º mandamento da Lei de Deus. Sempre se tem uma boa saída para este assunto, especialmente porque a liberdade religiosa, existente na maioria dos países, tem colaborado. Mas costumo dizer que; o fiel filho de Deus sempre é atendido neste ponto.

1) Antes de tudo,  quem deseja ser dispensado do trabalho e dos seus estudos seculares no dia de sábado, deve estar convicto de que o sábado constitui no 4º mandamento da lei de Deus, e que necessita ser obedecido como os outros mandamentos. Em Génesis 2: 1-3 mostra que o sábado está presente desde a criação. O mandamento do sábado continua em vigor também no Novo Testamento, e será guardado por toda a eternidade. Ver Isaías 66: 22 e 23. Deve saber que o sábado é o sinal de Deus. Jesus observou este dia, Maria também guardou, e os apóstolos também o guardaram, mesmo depois da ressurreição. Ver, respectivamente; Lucas 4:16, Lucas 23:56 e Atos 16:13. O essencial é que a pessoa esteja convencida acerca da importância deste mandamento.

2) Quem vai solicitar a dispensa das aulas e do trabalho no sábado,  deve ter  a certeza de que Jesus está interessado em suprir todas as suas necessidades; acadêmicas, profissionais e físicas. “Mas, buscai primeiro o reino de Deus e Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33.  “O mesmo Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” Filip. 4:19. Ver também Salmo 37: 23-27.

3) Há duas questões envolvidas nesta decisão:


a) Quem é realmente o meu Senhor? “...Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29. Ver também Romanos 6:16  

b) Tenho eu confiança suficiente em Deus para crer e aceitar a Sua palavra e obedecer o que ela ordena?  “...Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e será feito.” Marcos 11: 24.

4) Quando as pessoas falam com os seus patrões/professores, devem ser encorajadas a explicar que a razão porque querem o sábado livre é uma razão religiosa e de convicção pessoal. Devem dizer que tiram o sábado para atividades religiosas e de adoração a Deus. Devem dizer que sua decisão está baseada na Bíblia, e que o sábado é o dia solicitado por Deus para todas as pessoas, e que não podem violar a sua consciência. Devem dizer que não desejam perder o emprego, e devem solicitar ficar livres do trabalho desde o pôr-do-sol de Sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado. Devem explicar que estão dispostos para repor esse tempo ao domingo, ou feriados, ou distribuir esse tempo para mais horas durante a semana.

5)Devem entregar ao patrão/escola um pedido escrito pelo pastor da igreja explicando a posição bíblica. Isso ajuda o patrão a reconhecer que essa pessoa faz parte de uma igreja mundial com vários milhões de membros ao redor do mundo e que são empregados afetivos e diligentes.

6) Acompanhar todo esse processo com oração antes de apresentar ao patrão o pedido por escrito. A oração intercessória ajudará o Espírito Santo abrandar o coração do patrão.

7) O membro Adventista, normalmente é diligente, responsável e trabalhador. Por isso, tem o nome de cristão para zelar, e deve produzir e deixar lucros para a empresa onde trabalha, isso ajudará a manter o trabalho.

8) Caso, vierem a perder o emprego pretendido por causa do dia de sábado, Deus honrará por sua decisão, e irá suprir as suas necessidades até arranjar um emprego com o sábado livre. “Se desviares o teu pé do sábado, e de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares o sábado deleitoso, e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras. Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança do teu pai Jacó. Porque a boca do Senhor o disse.” Isaías 58: 13 e 14

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário