sábado, 5 de fevereiro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – ESPERANÇA VERSUS DEPRESSÃO


VERSO ÁUREO: “Perto está o Senhor dos que tem o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” Salmo 34: 18

Não é pecado o cristão ficar desanimado e ter depressão. O problema está em ficarmos prostrados diante das dificuldades impostas pelas circunstâncias da vida. O próprio Jesus sentiu-Se triste. Não devemos sentir-nos culpados por ficarmos tristes e deprimidos.

A bíblia traz os exemplos de várias pessoas que passaram por momentos de profundo  desânimo, e até de depressão:

Jó foi afligido por doenças e infortúnios pessoais. Ele achou que Deus o havia abandonado, por isso demontrou aversão pela vida. Ver Jó 10:1; 29:1-4

Jacó ficou profundamente triste quando soube da suposta morte de José. Ele recusava ser consolado, e queria morrer. Ver Gênesis 37:33 a 35

Davi também ficou triste por causa dos seus pecados. Em Salmo 38:6 encontramos: “Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia.” Em Salmo 38: 8 ele diz: “ Estou fraco e mui quebrantado, tenho rugido por causa do desassossego do meu coração.”

Paulo também esteve abatido pelas circunstâncias da vida. Ver II Cor. 7:5

Elias também passou por momentos de depressão. Ver I Reis 19.

DOMINGO - A ALMA DEPRIMIDA. Quais são alguns sintomas da depressão? A) Perda de vontade de fazer seja o que for. B) Afastamento de amigos e outras pessoas. C) Cansaço ou falta de energia. D) Medo de executar determinada tarefa. F) Vontade de chorar ou chora as escondidas. G) Dores de cabeça. H) Tristeza e abatimento. I) Mudança do apatite e disturbios do sono.


A depressão normalmente tem uma das seguintes causas: Causa emocional, ou causa física, ou causa física e emocional. Desarranjos Hormonais ou carências nutricionais. 

Davi é um exemplo de alguém que sofreu muito com essas alterações emocionais devida a perseguição injusta de Saul; além disso os pecados de Davi trouxeram-lhe um profundo sentimento de culpa. Em Salmo 51: 4 encontramos: “Contra Ti, contra Ti somente, pequei, e fiz o que aos Teus olhos parece mal...”
O Salmo 42 é uma mostra da alma triste de Davi. No verso 3 lemos: “As minhas lágrimas servem de mantimento de dia e de noite...” No verso 5 ele diz: “ Porque estás abatida ó minha alma?...” Os onze versos do salmo 42 é de um clamor à Deus porque sua alma está abatida.

Que pontos devem motivar os cristãos para não ficarem desanimados? 1) Fomos criados à imagem de Deus. Temos que nos valorizar. Ver Gênesis 1:26 e 27. Embora o mundo esteja manchado pelo pecado, e nós fomos alvejados por ele também, em algum momento da nossa vida; Jesus Cristo, através do Seu maravilhoso sacrifício, nos libertou e capacitou para a salvação. Fomos resgatados das forças do mal para a vitória. 2) Temos um futuro maravilhoso prometido. A Bíblia está repleta de promessas dos novos céus e da nova terra. Ver  Filipenses 3:20.

SEGUNDA-FEIRA – AS CONSEQUÊNCIAS DO DESÂNIMO. O desânimo é o contrário do entusiasmo. Enquanto uma pessoa cheia de entusiasmo vive expoldindo de alegria e motivação, a pessoa desanimada vive triste, e sem vontade de fazer as coisas, mesmo as coisas alegres e boas da vida. Há situações em que o desânimo precisa ser tratado como doença; e como tal, a pessoa deve seguir uma lista de orientações: 1) Ter horário para deitar e levantar. 2) Alimentar-se adequadamente com um regime adequado e, se possível; natural. 3) Fazer caminhadas e exercícios físicos para se ter um sono reparador. 4) Manter e desenvolver a fé em Deus. 5) Ter uma ocupação útil e estar envolvido com atividades, quer do trabalho ou de caráter social.

A lição traz o exemplo de Ezequias, que teve como resultado de uma doença prolongada e grave; o desânimo, e este levou o rei ao sofrimento e depressão, ele exclamou: “Como o grou, ou a andorinha, assim eu chilreava, e gemia como a pomba: alçava os meus olhos ao alto: Ó Senhor, ando oprimido! Fica por meu fiador” Isaías 38:14. Os sintomas depressivos são tão angustiantes que muitas pessoas tentam o suicídio para por fim a essa horrível experiência. O autor da lição menciona que mais de 10% das pessoas clinicamente deprimidas, acabam por se matar.

Em Salmo 31:10, Davi mostra que, devido aos seus pecados que ainda estavam por ser confessados, seus ossos o consumiam.

Em Salmo 77: 4, o salmista exclamou: “Sustentaste os meus olhos vigilantes. Estou tão perturbado que não posso falar.”

Estes versos mostram que o desânimo leva à insônia e profunda tristeza. Todos nós sofremos de tristeza e desânimo, duma forma ou doutra, num momento ou noutro. O importante é mantermos a cabeça levantada. A nossa fé deve ser poderosa para vencer os problemas decorrentes do pecado que aqui domina, a maioria das pessoas. Nós não devemos ser controlados pelas ferramentas destruidoras de Satanás. Isso não quer dizer que não sejamos nunca afetados, mas quando isso ocorrer, principalmente a fé, deve ser a nossa mais poderosa arma para a vitória. Ver Hebreus 11: 1-6

TERÇA-FEIRA – ALÍVIO DA DEPRESSÃO. Em Salmo 39: 2-9 relata uma etapa da vida de Davi, onde ele reclama das angústias que passou devido as suas perseguições e pecados.  A segunda parte do texto mostra o alívio que ele encontrou em saber que Deus o perdoava.

A pessoa deprimida necessita de falar dos seus problemas para receber o alívio. Deus nos criou com a capacidade de comunicação, e dá-nos a sabedoria para aproveitarmos as oportunidades de interação com as pessoas. Uma estratégia básica para enfrentar a depressão e encontrar alívio, é, conversar com as pessoas.

Uma vida de oração pode curar a depressão? Falar com Senhor Deus em oração fervorosa e sincera é uma maneira segura de aliviar a tensão e o sofrimento psicológico. A comunidade da igreja pode formar um excelente contexto para ajudar os desanimados. Mas nem sempre isto é suficiente. Há casos, em que os filhos de Deus precisam se submetar aos cuidados profissionais. A oração não é a solução para todos os problemas de depressão

Hoje, até os psicólogos seculares estão a recomendar aos pacientes que creêm na oração que oremm, pois isso irá ajudar no alívio das tensões. Todas as pessoas podem encontrar, no relacionamento com Deus, uma resposta positiva para se libertar das mazelas do desânimo e encontrar esperança. Quando o caso se torna mais grave, então deve buscar o auxílio dos profissionais.

O depressivo, mais que qualquer outra pessoa, necessita de apoio e afeto. Ele, mais que ninguém, necessita de amizade, que pessoas conversem com ele, e ele mesmo precisa se abrir com amigos sinceros. Precisa de conselhos, pois só os medicamentos não são suficientes. Com certeza, foi pela falta deste tipo de apoio que tal pessoa veio a se tornar depressiva. Muitas vezes a pessoa tem traumas de infância, ou desenvolveu pensamentos negativos, e precisa superar isto, e não consegue sem a ajuda de outra pessoa capacitada para ajudar.

Uma outra maneira de ajudar as pessoas a viverem livres do desânimo, é elas criarem e conviverem com animais de estimação.

QUARTA-FEIRA – A NECESSIDADE DE PERDÃO. O perdão é um bálsamo incomparável! Não existe chaga de pecado, por mais purulenta e aviltante, por mais torturante em seu peso de culpa, que resista ao poder purificador e curador do perdão. Por meio do profeta Isaias declara o Senhor: “Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã ”. Is 1:18

“Esse sentimento de culpa tem de ser deposto aos pés da cruz do Calvário. O senso de pecaminosidade envenenou as fontes da vida e da felicidade. Agora Jesus diz: ‘Depõe tudo sobre Mim. Eu levarei teu pecado. Dar-te-ei paz. Não destruas por mais tempo teu respeito próprio, pois Eu te comprei com o preço do Meu próprio sangue. Tu és Meu, tua vontade enfraquecida Eu fortalecerei; teu remorso pelo pecado Eu removereI ”.  Mente, Caráter e Personalidade, pág. 451

Davi menciona o que acontece com o pecador perdoado, reconciliado, curado, livre de culpa e justificado: "Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia". Sl 32:2 – NVI

Em nossos relacionamentos de uns para com os outros, com frequência criamos situações de conflitos e ofensas. O sentimento de culpa instala-se em nossa mente, e passa a castigar todo o nosso organismo. Quanto mais tempo demoramos para desfazer o conflito e as ofensas, mais sofrimento a culpa causa. Paulo recomenda: “Quando estiverem irados, não pequem alimentando seu próprio rancor. Não deixem que o sol se ponha com vocês ainda irados resolvam isso logo; porque quando vocês estão irados oferecem um fortíssimo ponto de apoio ao diabo”. Ef 4:26 – Bíblia Viva.

Para com Deus devemos fazer o mesmo também. Devemos confessar como é proposto através da lição de hoje. Ver I João 1:9. O sentimento de culpa gerado por pecados não confessados pode tornar-se extremamente penoso. O salmo 32 e outras passagens mostram a gravidade da angústia emocional que passou Davi.

Uma pessoa é depressiva porque vive em pecado? A resposta é não. Há pessoas que conseguem viver uma vida de pecados, e não cair em depressão; assim, como pode alguém levar uma vida justa, e viver deprimida. A depressão é resultado mais biológica do que espiritual. É claro que uma pessoa que vive com Deus, e tem os seus pecados perdoados, e acredita no pleno perdão de Deus, e não se condena mais; tem mais chances de viver em paz consigo, com as pessoas e com Deus, e consequentemente tem mais chances de viver livre do desânimo e da consequente depressão.

QUINTA-FEIRA – ESPERANÇA VERSUS ANGÚSTIA. No dia 07 de outubro de 2008, os boletins noticiosos relataram um medonho assassínio num condomínio fechado de bom nível, em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos. Diante de uma profunda crise financeira, que se aproximava, Karthik Rajaram, de 45 anos de idade, matou a tiro seis membros da família, enquanto estes dormiam, e, depois, voltou a arma contra si mesmo, suicidando-se. Rajam escreveu uma nota antes de morrerem dizendo que tinha apenas duas opções: Matar a si próprio, mas a familia continuaria a passar por necessidades, sem a sua ajuda, ou matar a todos, e assim aliviar o sofrimento de todos. Ele Escolheu a segunda opção.

No ano 31 d.C;  Jesus, nosso Senhor esteve no jardim do Calvário, e podia morrer para nos salvar; ou viver, e todos nós estaríamos perdidos. Ele escolheu  a primeira opção.

Antes de morrer, Jesus esteve no jardim do Getsemani e sofreu para nos salvar. “Ao aproximar-se do Getsemani, ficou estranhamente silencioso. Viera muitas vezes neste local para meditar e orar; mas nunca com o coração tão cheio de tristeza como neste noite da Sua agonia...sobre Aquele que não cometeu pecado nenhum, deia ser colocada a aniquidade de todos nós...Sentindo quão terrível é a ira de Deus contra a transgressão, exclama. A minha alma está profundamente triste até a morte.” O D.T.N 585

A esperança é fundamental para se viver a vida com uma dose razoável de saúde mental. Mesmo o descrente tem que viver com esperança, senão a vida não tem sentido. Há pessoas que vivem da esperança de um futuro melhor, e ninguém tem o direito de tirar esta esperança das pessoas. Os cristãos tem a esperança de um mundo melhor, da eternidade: “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Salvador Jesus Cristo.” Filip. 3:20. Ver também Isais 65:7, II Pedro 3:13, Apoc. 21: 2-4. 

Uma visão da nova criação, fruto da fé, com certeza trará forças e alívio para vivermos neste mundo de alguma tristeza e sofrimentos, enquanto aguardamos a vida futura.

Bom estudo

Luís Carlos Fonseca

2 comentários:

  1. Prezado amigo Luís Carlos, que às bênçãos de Deus, sejam abundantes em todos os momentos de sua vida. Muito obrigado por este belo trabalho. Será bem vindo todos os comentários. Estou sendo beneficiado pela leitura. Sucessos em todos os seus empreendimentos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Pr. Messias. Grato pelas palavras. Que Deus continue a abençoar o seu ministério.

    ResponderEliminar