segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O JUÍZO E SUAS TRÊS FASES


O JUÍZO E SUAS  TRÊS FASES

Quer queiramos ou não, haverá um dia em que todas as pessoas do mundo, independentemente da sua raça, cor, ou religião; serão julgadas. Pois todas as pessoas são criaturas, do Deus criador dos Céus e da terra.

O Juízo de Deus está intimamente relacionado com a 2º volta de Jesus. E quer as pessoas queiram, ou não; quer elas estejam preparadas, ou não, Jesus irá voltar para colocar fim a este mundo de pecados, e restaurar o planeta ao seu estado original, o de santidade.

 1) Jesus colocou o juízo, como estando no futuro: “Mas Eu vos digo que, de toda a palavra ociosa que os homens disserem, hão de dar contas no dia do juízo.” Mat. 12:36

2) Paulo procurou convencer Féliz acerca do Juízo, como estando no futuro. Ver Atos 24:25

3) Todos teremos que comparecer perante o tribunal de Deus. “Porque todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” II Cor. 5:10

4) Deus vê todas as coisas. “E não há criatura alguma encoberta diante Dele;  antes, todas as coisas estão nuas e patentes, aos olhos daquele com quem temos de tratar.” Heb. 4: 13

5) Deus trará a juízo todas as coisas encobertas. Eclesiastes 12:13 e 14

6) No juízo, Deus terá em consideração até o lugar onde nascemos. Ver Salmo 87:6

7) No juízo, Todos os pecados, não confessados,  estarão perante os pecadores. Ver Jeremias 2:22

8) Se abandonarmos os pecados pelo arrependimento, eles serão apagados dos registros de Deus: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério, pela presença do Senhor.” Atos 3:19. Ver também  I João 1:9 e Hebreus 8:12. Que Deus maravilhoso o nosso! Os salvos não terão que se deparar com os seus pecados, pois eles estarão confessados e, consequentemente perdoados. Caso contrário, eles não seriam levados por Jesus e Seus anjos, para o céu.

9) Deus terá registrado no livro memorial os nossos atos de bondade. Ver Malaquias 3:16

10) As pessoas que permanecerem no pecado, terão o nome riscado do livro da vida. Ver Apocalipse 3:5

11)A mensagem final de Deus para a humanidade reflete o juízo: “...Temei a Deus e dai-lhe glória por que vinda é a hora do Seu juízo.” Apoc. 14:7

1ª FASE DO JUÍZO – JUÍZO DE INVESTIGAÇÃO. Este juízo se dará antes da volta de Jesus, pois é mais do que justo, Deus já ter decidido, com antecedência, o destino daqueles que serão salvos, e aqueles que se perderão. A palavra menciona: “Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apoc. 22:12.


Para uma compreensão profética do juízo, exige uma análise global especialmente dos livros de Daniel, Hebreus e Apocalipse. Em Daniel 8:14 menciona: “E até 2300 tardes e manhãs, e o santuário será purificado.” Deve-se levar em conta o estudo do santuário terrestre, o que significava o dia da purificação(Yon Kipur) que era um dia de juízo,  e transportar para o santuário celestial, como descrito em Hebreus e Apocalipse. Ver Heb. 8:1 e 2 e Apoc. 11:19. Assim compreenderemos melhor o Juízo.

Em Daniel 9 e Esdras 7; comparados com a história, mostram a data do início dos tais 2300 anos. De 457 a.C  até 1844 d.C, completa o referido período. Eu acredito que em 1844, o nosso Senhor, que é o Sacerdote e Sumo-Sacerdote celestial, começou o juízo de investigação; a começar com os que já morreram, e depois, dentro do tempo de Deus; com os vivos. 

Quando Jesus retornar, tudo já estará  definido. Os bodes estarão do lado esquerdo e as ovelhas do lado direito.
Alguém pode dizer que Deus pode realizar o juízo num estalar de dedos, e não precisa de um julgamento de tantos anos, como sugerido,  desde 1844 em diante. É verdade, Deus pode;  mas, se temos as profecias bíblicas tão bem explicadas, para alguma coisa serve, que é para serem estudadas, compreendidas e obedecidas. Sem contar que Deus gosta de deixar tudo explicadinho para que ninguém tenha no que acusar Deus.

2ª FASE DO JUÍZO – JUÍZO DE CONFIRMAÇÃO. Nesta fase, serão julgados os perdidos que estarão mortos na terra desolada. Ver Jeremias 4: 23 a 27 e Jeremias 25:33. Os não salvos, não terão mais oportunidade de salvação.

Em Apocalipse 20:13 e I Corintios 6:3,  mostram as atividades dos salvos durante os mil anos: eles auxiliarão Deus no processo de julgamento  dos perdidos que estarão mortos e inconscientes.  Este será um juízo de confirmação apenas. Os perdidos não terão outra chance, pois a Palavra menciona que depois da morte, vem o juízo e  a condenação. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso o juízo.” Hebreus 9:27.

Em Apocalipse 20:5 menciona que os ímpios receberão a recompensa depois do período dos mil anos. Eles ressuscitarão, mas será por pouco tempo. Será para verem as oportunidades desperdiçadas e reconhecerem que Deus é justo. O juízo de confirmação vai durar mil anos literais, para que tudo seja feito com calma, e nenhum item escape aos olhos de Deus, e os perdidos possam reconhecer o Seu amor.

3º FASE DO JUÍZO – JUÍZO EXECUTIVO. Em Apocalipse 20:7 mostra que Satanás será solto da sua prisão para conduzir os ímpios ressuscitados; num ataque final contra Deus, os salvos e a cidade nova Jerusalém. A absolvição de Satanás só será possível, porque os ímpios terão ressuscitado.
  
Apocalipse 20:9 menciona que Satanás e suas hostes serão finalmente destruídos com o fogo do inferno. Este será o juizo final. Ver Apocalipse 20:7-15

É bom salientar que o inferno a arder eternamente, será eterno em seus efeitos e consequências. Compare as seguintes passagens: Judas verso 7 e II Pedro 2:6. Se fosse eterno, Sodoma e Gomorra, necessariamente, estariam a arder até hoje.  

A nova Jerusalém descerá para a terra, e será a capital do paraíso. Deus criará depois do milenio, novos céus e nova terra.  

Aqui será a sede do universo todo. Onde reinou o pecado será a sede da justiça e do amor.

A única maneira de evitarmos a condenação eterna é através de Jesus Cristo. Ver Romanos 8:1 e hebreus 7: 24 e 25.

Vivamos a vida com Jesus, nosso Senhor.

Luís Carlos Fonseca


5 comentários:

  1. Apocalipse citado no texto fala que não risca, contrario do que esta no texto...

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Olá Emilia!Seguem os pontos principais das nossas crenças. Que Deus te abençoe! https://www.adventistas.org/pt/institucional/crencas/

      Eliminar