segunda-feira, 14 de março de 2011

Reforma ou Traição?


«Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.» Mat. 24:10.

«Ao aproximar-se a tempestade, uma classe numerosa que tem professado fé na mensagem do terceiro anjo, mas que não tem sido santificada pela obediência à verdade, abandona a sua posição, passando para as fileiras do adversário. Unindo-se ao mundo, e participando do seu espírito, chegaram a ver as coisas quase sob a mesma luz; e, em vindo a prova, estão prontos a escolher o lado fácil, popular. Homens de talento e maneiras agradáveis, que se haviam já regozijado na verdade, empregam a sua capacidade em enganar e transviar as almas. Tornam-se os piores inimigos dos seus antigos irmãos. Quando os observadores do Sábado forem levados perante os tribunais para responder pela sua fé, estes apóstatas serão os mais activos agentes de Satanás para representá-los falsamente e os acusar e, por meio de falsos boatos e insinuações, instigar os governantes contra eles.» O Grande Conflito, p. 488-489; citado em Meditações matinais de 1977, p. 194.

AS PALAVRAS DE ACUSAÇÃO NÃO VÊM DE DEUS

«Deus tem um povo em que todo o Céu se acha interessado, e eles são o único objecto na Terra, precioso ao coração de Deus. Que todos os que lerem estas palavras lhe dêem toda a consideração; pois em nome de Jesus desejo com elas impressionar cada alma. Quando se levanta alguém, do nosso meio ou fora de nós, tendo a preocupação de proclamar uma mensagem que declare que o povo de Deus pertence ao número dos de Babilónia, e que pretenda que o alto clamor é um chamado pata sair dela, podereis saber que esse tal não é portador da mensagem de verdade. Não o recebais, não lhe desejeis bom êxito; pois Deus não falou por ele, nem lhe confiou uma mensagem, mas ele correu antes de ser enviado. Surgirão mensagens de acusação contra o povo de Deus, imitando a obra feita por Satanás em acusar o povo de Deus, e estas mensagens serão proclamadas na mesma ocasião em que Deus diz ao Seu povo: ‘Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vem nascendo sobre ti. Porque eis que as trevas cobriram a Terra e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo e a Sua glória se verá sobre ti.’» Testemunhos para Ministros, pp. 41, 42.

A IGREJA NÃO É BABILÓNIA


«Desde anos tenho apresentado o meu testemunho dizendo que em surgindo quaisquer pessoas pretendendo possuir grande luz e não obstante advogando a demolição daquilo que o Senhor, pelos Seus agentes humanos, tem estado a edificar, acham-se eles muito enganados, e não trabalham em cooperação com Cristo. Aqueles que afirmam que as Igrejas Adventistas do Sétimo Dia constituem Babilónia, ou qualquer parte de Babilónia, deveriam antes ficar em casa. Que eles se detenham e considerem qual é a mensagem que deve ser pregada presentemente. Em vez de trabalhar com meios divinos para preparar um povo que subsista no dia de Deus, eles puseram-se ao lado daquele que é o acusador dos irmãos, que os acusa de dia e de noite perante Deus. Agentes satânicos têm vindo das profundezas, inspirando os homens a unir-se numa confederação do mal, para perturbarem e vexarem o povo de Deus, causando-lhe grande aflição.» Testemunhos para Ministros, pp. 36, 37.

«Meu irmão, soube que estais assumindo a posição de que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é Babilónia e que todos os que se quiserem salvar deverão sair dela. Não sois o único homem a quem o diabo tem enganado nessa questão. Durante os últimos quarenta anos, um homem após outro tem-se levantado, alegando que o Senhor o enviou com a mesma mensagem; mas permiti-me dizer-vos, como a eles tenho dito, que essa mensagem que proclamais é um dos enganos satânicos destinados a criar confusão entre as igrejas.»

«Meu irmão, se estais ensinado que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é Babilónia, estais errado. Deus não vos deu nenhuma mensagem assim para proclamar. Satanás usará toda a pessoa a que possa ter acesso, inspirando homens a criar falsas teorias, ou a desviar-se por qualquer tangente errada, para dar origem a um falso excitamente, e assim desviar as almas do verdadeiro assunto para este tempo.» Testemunhos para Ministros, pp. 58, 59.

A IGREJA NÃO DEVE SER ESFACELADA

«É verdade que há joio no meio do trigo, mas Cristo disse que enviaria os Seus anjos para juntar primeiro o joio e atá-lo em molhos para ser queimado, mas recolher o trigo no celeiro. Sei que o Senhor ama a Sua igreja. Ela não deve ser desorganizada ou esfacelada em átomos independentes. Não há nisto a mínima coerência; não existe a mínima evidência de que tal coisa venha a dar-se. Aqueles que derem ouvidos a essa falsa mensagem e procurarem fermentar outros, serão enganados, e virão a nada. Há em alguns dos membros da Igreja orgulho, presunção, obstinada incredulidade, e recusa a ceder das suas ideias, embora se amontoe prova sobre prova, que faz aplicável a mensagem à Igreja de Laodiceia. Mas isto não extinguirá a Igreja.

«Advirto a Igreja Adventista do Sétimo Dia a ser cuidadosa quanto à maneira por que recebeis toda a ideia nova e aqueles que pretendem ter grande iluminação. O carácter da sua obra parece ser o de acusar e despedaçar.» Review and Herald, 19-9-1893; ou A Igreja Remanescente, p. 60.

AS RAMIFICAÇÕES NÃO SÃO DE DEUS

«Deus tem na Terra uma Igreja que é o Seu povo escolhido, que guarda os Seus mandamentos. Ele está a guiar, não ramificações transviadas, não um aqui e outro ali, mas um povo. A verdade é um poder santificador; mas a Igreja militante não é a Igreja triunfante. Há joio entre o trigo.

«Não devemos buscar nenhuma mensagem estranha, nova.» Testemunhos para Ministros, p. 61.

NENHUMA NOVA ORGANIZAÇÃO

«O Senhor declarou que a história se repetirá, ao começarmos a obra finalizadora. Cada verdade dada por Ele para estes últimos dias deve ser proclamada ao mundo. Cada coluna, que Ele ergueu, deve ser fortalecida.  Não podemos agora descer dos fundamentos que Deus estabeleceu. Não podemos agora entrar para qualquer organização nova; pois isto significaria apostatar da verdade.» 1905, Notebook Leaflet, The Church nº 1; Mensagens Escolhidas, livro 2, p. 390.

«Depois da passagem do tempo, Deus confiou aos Seus fiéis seguidores os princípios preciosos da verdade presente. Esses princípios não foram dados aos que não tiveram parte na proclamação da primeira e da segunda mensagens angélicas. Eles foram dados aos obreiros que haviam tomado parte na obra desde o começo.» Mensagens Escolhidas, livro 2, p. 389.

«Não há necessidade de duvidar, de temer que a obra não terá êxito. Deus está á frente da obra, e ele porá tudo em ordem. Se, na direcção da obra, houver coisas que careçam de ajustamentos, Deus disso cuidará, e operará para corrigir todo o erro. Tenhamos fé em que Deus há de pilotar seguramente para o porto a nobre nau que transporta o povo de Deus.» Review and Herald, 20-9-1892; Mensagens Escolhidas, livro 2, p. 390.

MESTRES QUE DEVEM SER EVITADOS

«Quando homens se levantam, pretendendo ter uma mensagem de Deus, mas, em vez de combaterem contra os principados e potestades, e os príncipes das trevas deste mundo, eles formam um quadrado, virando as armas de guerra contra a Igreja militante, tende medo deles. Não possuem as credenciais divinas. Deus não lhes deu tal responsabilidade no trabalho. Eles desejam derrubar aquilo que Deus deseja restaurar pela mensagem de Laodiceia. Ele só fere para poder curar e não para fazer perecer. O Senhor não confere a nenhum homem uma mensagem que desanime e desacoroçoe a Igreja.» Testemunhos para Ministros, pp. 22, 23.

«Deus não é autor de confusão, mas de paz. Mas Satanás é inimigo vigilante, que não dorme, está sempre a trabalhar sobre mentes humanas, procurando solo para semear o seu joio. Se encontra alguém a quem posssa empurrar para o seu serviço, sugerindo-lhe ideias e teorias falsas, torna-o zeloso em advogar o erro. A verdade não só converte, como também opera a purificação de quem a recebe. Jesus advertiu-nos contra os falsos mestres. Desde o princípio da nossa obra, têm, de quando em quando, surgido homens a advogarem teorias novas e sensacionais. Mas se os que alegam crer na verdade se dirigissem aos que têm experiência e se aproximassem da Palavra de Deus, num espírito dócil e humilde, examinando as suas teorias à luz da verdade e, com o auxílio dos irmãos que têm sido estudantes diligentes das Escrituras, e ao mesmo tempo suplicassem a Deus, perguntando: É este o caminho do Senhor, ou é uma vereda falsa, para a qual Satanás me quer levar? Então receberiam luz e escapariam do laço do passarinheiro.» Testemunhos para Ministros, p. 54.

UMA FALSA MENSAGEM

«Desde anos tenho apresentado o meu testemunho dizendo que, em surgindo quaisquer pessoas pretendendo possuir grande luz e não obstante advogando a demolição daquilo que o Senhor, pelos Seus agentes humanos, tem estado a edificar, acham-se eles muito enganados, e não trabalham em cooperação com Cristo.» Testemunhos para Ministros, p. 36.


UMA OBRA DE ENGANO

«Mas vemos que, em meio ao trabalho que deve ser feito, há os que, professando crer na verdade presente, não sabem como gastar os meios que lhes são confiados, e, devido à falta de um coração manso e humilde, não vêem quão grande é a obra a fazer. Todos os que aprendem de Jesus serão cooperadores de Deus, mas os que saem a proclamar erros, despendendo tempo e dinheiro num trabalho vão, colocam sobre os verdadeiros obreiros, que estão em campos novos, crescente responsabilidade, pois em vez de dedicarem  o seu tempo a advogar a verdade, são obrigados a anular a obra daqueles que estão proclamando falsidades e pretendendo ter a mensagem do Céu.

«Se os que têm feito esta espécie de trabalho tivessem  sentido a necessidade de atender à oração que Cristo fez ao Seu Pai, precisamente antes da Sua crucifixão, que os discípulos de Cristo fossem um como Ele e o Pai são um, não estariam a desperdiçar os meios que lhes foram confiados e que são tão necessários ao avanço da verdade. Não estariam gastando precioso tempo e habilidade na disseminação do erro, necessitando assim que o tempo do obreiro seja dedicado à anulação e extinção da sua influência. Trabalho dessa espécie não tem a inspiração de cima, mas de baixo. Testemunhos para Ministros, p. 44.

FALSAS REFORMAS

«Eu vi que os misteriosos sinais e maravilhas, e as falsas reformas, aumentariam e se espalhariam. As reformas que me foram mostradas não eram reformas do erro para a verdade.» Primeiros Escritos, p. 45.

«Alguns Satanás engana com o espiritismo. Apresenta-se como um anjo de luz e espalha a sua infuência sobre a Terra por meio de falsas reformas. As Igrejas ficam alvoroçadas e consideram que Deus está a trabalhar maravilhosamente por meio delas, quando isso é obra de outro espírito. O excitamento morrerá e deixará o mundo a a igreja em pior condição do que antes.» Primeiros Escritos, p. 261.

CRÍTICAS AOS DEFEITOS DOS OUTROS

«Há entre nós um mal que precisa de ser corrigido. Irmãos sentem-se livres em olhar para os supostos defeitos dos outros e falar deles, quando esta mesma liberdade revela o decidido defeito neles mesmos. Tornam manifesto que são sábios no seu próprio conceito e Deus não lhes pode dar a Sua bênção especial.

«Se abrigardes o orgulho, o amor próprio, o desejo de supremacia, vanglória, ambição egoísta, murmuração, amargura, maledicênciua, mentira, engano e calúnia, não tendes Cristo no vosso coração.» Testemunhos para Ministros, p. 441.

A IGREJA NÃO É PERFEITA

«A Igreja de Cristo na Terra será imperfeita, mas Deus não destroi a Sua Igreja por causa da sua imperfeição. Tem havido e haverá os que se acham possuídos de zelo, mas não com entendimento, os quais desejam purificar a Igreja e desarraigar o joio do meio do trigo.

«Mas não precisamos de ficar assim desapontados, pois o Senhor não nos autorizou a chegar à conclusão de que a Igreja é perfeita; e todo o nosso zelo não terá êxito em tornar a Igreja militante tão pura como a Igreja triunfante.» Testemunhos para Ministros, pp. 46, 47.

A IGREJA É A LUZ DO MUNDO

«Embora existam males na Igreja, e tenham de existir até ao fim do mundo, a Igreja destes últimos dias há de ser a luz do mundo poluído e desmoralizado pelo pecado. A Igreja, débil e defeituosa, precisando de ser repreendida, advertida e aconselhada, é o único objecto na Terra ao qual Cristo confere a Sua suprema consideração.

«A Igreja é depositária das abundantes riquezas da graça de Cristo, e pela Igreja será finalmente exibida a última e plena manifestação do amor de Deus ao mundo, que deve ser iluminado com a Sua glória.

«No mundo só existe uma Igreja que presentemente se acha na brecha, tapando o muro e restaurando os lugares assolados; e todo o homem que chamar a atenção do mundo e de outras igrejas para esta Igreja, denunciando-a como Babilónia, está a trabalhar de acordo com aquele que é o acusador dos irmãos. Será possível que dentre nós se levantem homens, que falem coisas perversas, propagando os mesmos sentimentos que Satanás deseja ver disseminados pelo mundo, com referência aos que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus? Porventura não há trabalho bastante para satisfazer o vosso zelo na apresentação da verdade aos que se acham nas trevas do erro? Como os que foram constituídos de haveres e aptidões, tendes empregado mal os bens do vosso Senhor, disseminando o erro.

«Os que se põem a proclamar uma mensagem, sob a sua responsabilidade pessoal, e que, ao mesmo tempo, declaram ser ensinados e guiados por Deus, constituem a sua obra especial em derribar aquilo que Deus durante anos tem estado a erguer, não estão cumprindo a vontade de Deus. Saiba-se que esses homens se encontram do lado do grande enganador. Não os creais. Estão-se aliando com os inimigos de Deus e da verdade. Porão a ridículo a ordem estabelecida no ministério, considerando-a um sitema eclesiástico imperialista. Afastai-vos desses; não tenhais comunhão com a sua mensagem por muito que eles citem os Testemunhos e atrás deles busquem entrincheirar-se. Não os recebais; pois Deus não os incumbiu dessa obra.» Testemunhos para Ministros, pp. 49-51.

«Deus tem uma igreja, e ela tem um ministério designado por Ele.» Testemunhos para Ministros, p. 52.



ANDAI EM UNIÃO

«Insto com os que professam crer na verdade, que andem em união com os irmãos. Não procureis dar ao mundo ocasião de dizer que somos extremistas, que somos desunidos, que um ensina uma coisa e outro outra. Evitai a dissensão. Esteja cada qual em guarda, e seja cuidadoso a fim de ser encontrado na brecha, para restaurar a rotura, em vez de se colocar junto ao muro a procurar fazer uma brecha. Sejam todos cuidadosos para não clamarem contra o único povo que está cumprindo a descrição dada do povo remanescente, que guarda os mandamentos de Deus e tem a fé de Jesus, e que exalta a norma de justiça nestes últimos  dias.

«Deus tem um povo distinto, uma Igreja na Terra, inferior a nenhuma outra, mas a todas superior nas suas facilidades em ensinar a verdade e vindicar a lei de Deus.» Testemunhos para Ministros, pp. 57, 58.

CONSELHOS FINAIS

«Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, … Heb. 13:9.

«Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.» Heb. 10:25.

«Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.» Salmos 133:1.

(Coligido por Manuel Nobre Cordeiro, em 9-3-2011). Pastor da União Portuguesa dos Adventistas do 7º Dia.

Luís Carlos Fonseca





Sem comentários:

Enviar um comentário