quarta-feira, 30 de março de 2011

DIA DA MENTIRA OU DA VERDADE?



Conta-se que certo pregador anunciou na hora do culto:
- No próximo culto o assunto vai ser sobre o nono mandamento: "Não dirás falso testemunho". A mentira é um problema muito sério e muito atual. E continuou:
-É bom ir meditando e recordando o nono mandamento da lei de Deus. Leiam também o capítulo 17 do evangelho de São Marcos a fim de se prepararem para o próximo culto.
Todos concordaram e na semana seguinte ele perguntou quem tinha lido o capítulo 17 de Marcos.Todos levantaram a mão, afirmativamente,e sorrindo maliciosamente, disse o pregador:
-Eu tinha razão ao dizer que a mentira é um problema atual.
E acrescentou marcando as palavras:
-O capítulo 17 não existe no Evangelho de São Marcos.

COMO SURGIU O DIA DA MENTIRA?

Há muitas explicações para o 1º de Abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1º de abril. 

Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa, o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos de Abril"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".

Em Portugal, o dia 1 de Abril é conhecido como o Dia das Mentiras, no qual os amigos pregam partidas uns aos outros e até a comunicação social entra na brincadeira.

No Brasil, o primeiro de Abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efémera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro I, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

POR QUE AS PESSOAS MENTEM?


A mentira pode surgir por várias razões: receio das consequências; quando tememos que a verdade traga consequências negativas; insegurança ou baixa auto-estima, quando pretendemos fazer passar uma imagem de nós próprios melhor do que a que verdadeiramente acreditamos ter; por razões externas, quando o exterior nos pressiona ou por motivos de autoridade superior ou por co-acção; por ganhos e regalias, se mentir trás ganhos e vale a pena mentir já que ficamos em vantagem em relação aos que dizem a verdade; ou por razões patológicas. Na infância mentimos para nos isentarmos das culpas. Muitas vezes os adolescentes descobrem que a mentira pode ser aceita em certas ocasiões e até ilibá-los de responsabilidade e ajudar a sua aceitação pelos colegas.

O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE A MENTIRA?

"Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” Provérbios 18:24

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8.32

O amor não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade” I Cor. 13: 6
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Êxodo 20:16

O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.” Salmos 101:7

Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.” Provérbios 12:22

Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.“ Efésios 4:25

Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” Colossenses 3:9-10

Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.” Tiago 3:14

Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idolatras, e todo o que ama e pratica a mentira.” Apocalipse 22:15

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8:44

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6.

Falar a verdade sempre trouxe os melhores resultados. Porque não introduzirmos o dia da verdade? Aliás, todos os dias são da verdade!

Que Deus nos abençoe!

Luís Carlos Fonseca



1 comentário:

  1. Se a nossa vida for repleta de risos, Deus diz: EU SOU! Se as lágrimas insistirem em molhar o nosso rosto, Deua afirma: EU SOU! Se a nossa caminhada for coroada de conquistas e vitórias, Ele proclama: EU SOU! Se formos surpreendidos popr fracassos e derrotas, Ele reafirma: EU SOU! Em toda e qualquer circunstãncia, ELE É, pois nada e ninguém afeta a sua essência!

    ResponderEliminar