quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Esboço de sermão - Vitoriosos pela Fé


Vitoriosos Pela Fé
Hebreus 11:33 e 34

Introdução
   1.    O capítulo 11 de Hebreus descreve a relação de homens e mulheres que, pela fé, alcançaram grandes vitórias em meio ao pecado.

   2.    A fé personalizada na vida desses he­róis é o tema desse capítulo.

   3.    A palavra fé ocorre cerca de 41 vezes em Hebreus e é empregada 23 vezes nesse capítulo.

I.       Fé o Segredo da Vitória
1.    Ler Hebreus 11:1 - Esse verso das Sa­gradas Escrituras traz uma clássica de­finição de fé.

2.    Nessa definição, são apresentadas duas esferas de ação:
a)    A esfera das coisas que se esperam. As coisas desejadas que se esperam, mas ainda não possuídas.

b)    A esfera das coisas que não se veem. Aquelas que estão além da esfera de uma possível demonstração para os sentidos.

3.    Assim como a visão física produz con­vicção e definição quanto às coisas visíveis, a fé habilita as pessoas a ver o mundo invisível (ver Hb 11:27).
a)    Homens e mulheres enxergaram bem além de seu tempo e circunstâncias em função de sua resoluta confiança em Deus e em Sua Palavra.

b)    Essa foi a experiência de Moisés quan­do, pela fé, abandonou as glórias do Egito (ver Hb 11:27).
1.    Ellen G. White escreveu: “Moisés fora instruído com relação à recompensa final a ser dada aos humildes e obe­dientes servos de Deus, e as vantagens mundanas tombaram na insignificân­cia que lhes é própria em comparação com aquela recompensa. Essa fé o levou a se desviar dos nobres da Ter­ra, e se unir à nação humilde, pobre e desprezada que preferira obedecer a Deus a servir ao pecado” (Patriarcas e Profetas, p. 246).

4.    Deus nos ama e sabe o que é melhor para nós. Sua providência abre o caminho para que, através da fé, nos apro­priemos das bênçãos do evangelho.

5.    A fé é a mão que se estende para re­ceber a oferta divina de graça e mise­ricórdia.

6.    A fé é um dom de Deus, mas a faculda­de de exercê-la é nossa.
a)    Em nossa jornada espiritual, a fé é o combustível que nos alimenta em direção ao alvo proposto (ver Fp 3:13,14; Hb 12:2,3).

7.    A fé é a vitória que vence o mundo e todos os inimigos de Deus. “O justo vi­verá pela sua fé” (He 2:4).

II.      A Galeria da Fé
1.    A fé tem seu aspecto histórico.

2.    O capítulo 11 de Hebreus é conhecido como a galeria dos heróis da fé.
a)    Nessa galeria, o autor de Hebreus men­ciona pelo nome 16 deles: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi e Samuel (Hb 11:4-32).

b)    Eles são descritos como vencedores nes­te mundo hostil. Foram mencionados nessa galeria de heróis da fé não porque fossem perfeitos, mas porque confia­ram em Deus e em Suas promessas.

c)    Eles olhavam para o futuro confiantes. Eram motivados pela convicção de que Deus cumpriria Sua Palavra.

d)    Vivenciaram por experiência própria as possibilidades da fé.

e)    Esses personagens notáveis viveram nos tempos do Antigo Testamento e não ti­veram o exemplo supremo de Cristo pa­ra imitar e reproduzir em sua vida.

f)     O modelo que tiveram estava na predi­ção, não no cumprimento.

3.    No fim do capítulo 11, o autor de He­breus leva seus leitores ao ponto mais alto ao apresentar o melhor de todos os modelos: Jesus Cristo.
a)    Somos convidados a olhar perseveran­temente para Ele (ler Hb 12:1,2).

III.    A Fé ao Nosso Alcance
1.    A leitura individual das Escrituras Sa­gradas, a pregação da Palavra, a ora­ção e a reflexão espiritual são alguns dos fatores que contribuem para o fortalecimento da fé.

2.    Quando olhamos para os heróis da fé, percebemos que eram homens e mu­lheres que buscavam constantemente a comunhão com Deus.
a)    A Bíblia menciona pessoas que man­tiveram íntima comunhão com Deus, mesmo no meio de uma geração cor­rompida (Gn 5:24; 6:9).

b)    Os personagens da Bíblia eram pessoas comuns que tinham problemas e dra­mas semelhantes aos nossos (Tg 5:17).

3.    A fé é âncora e fortaleza nos momen­tos difíceis da vida.

4.    A fé penetra na obscuridade e aceita as providências de Deus, ainda que produzam dor e sofrimentos.
a)    Milhares de cristãos já passaram pelas agruras da perseguição e venceram pela fé (Hb 11:33,34).

b)    Ilustração: Numa cela da cidade de Colónia, Alemanha, depois da Segun­da Guerra Mundial, alguém encontrou essas palavras escritas na parede:
“Acredito na existência do Sol, ainda que ele não brilhe; Acredito na existência do amor, ainda que não o sinta;
Acredito em Deus, ainda que Ele esteja em silêncio.”

5.    A fé em Deus, motivada por Sua Pala­vra produz boas obras (Tg 2:14-26).

6.    “Se Cristo estiver no coração, Ele apare­cerá no lar, na oficina, no mercado, na igreja. O poder da verdade será perce­bido por elevar e enobrecer a mente, por sensibilizar e subjugar o coração, pondo a pessoa toda em harmonia com Deus” (Ellen G. White, Fé e Obras, p. 116).

Conclusão
1.    A lista dos heróis da fé continua com você.

2.    Ela nos anima a continuar a jornada com coragem e determinação.


3.    Ela nos dá uma visão do que Deus fez por outros e pode fazer por nós.

4.    Que o pedido dos discípulos também seja o nosso: “Então disseram os após­tolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé”        (Lc 17:5).
 Revista do Ancião Abr - jun 2012 - Of por Depto de Comunicações da UCB

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário