sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O MINISTÉRIO DOS DIÁCONOS E DIACONISAS


O MINISTÉRIO DOS DIÁCONOS E DIACONISAS 

Se estudarmos profundamente o livro de Atos dos Apóstolos, constataremos que a diaconia não é outra coisa senão a prestação de um serviço incondicional e amoroso a Deus e à igreja de Cristo. O diácono e diaconisa que não vive para servir a igreja do Senhor, não serve para viver como ministro de Cristo. Sem o serviço prestado com alegria a diaconia é impossível, incompleta e carnal.

Definição de diáconos - A palavra diácono é originária do vocábulo Grego diákonos e significa, etimologicamente; ajudante ou servidor. Já que o diácono é um servidor, pode ele também ser visto como um ministro; pois a essência do ministério cristão é justamente o serviço.


A instituição do diaconato - O diaconato é o único ministério cristão que originou-se de um fato social: o socorro às viúvas helenistas. Ver At 6:1-7. Após a leitura percebemos que o crescimento da igreja, o descontentamento social, o comprometimento do ministério apostólico e a organização da igreja, foram algumas das razões que levaram os apóstolos a instituírem o diaconato.

Natureza do diaconato - O que é o diaconato? Um ofício ou um ministério? Tendo em vista a análise das leituras propostas, podemos observar que o diaconato é tanto um ofício quanto um ministério. Um ofício porque sua função é claramente limitada: suprir as necessidades dos santos; daí podemos afirmar que o ofício básico do diácono é a assistência da igreja na sua estrutura interna e na parte social. Um ministério pois é uma função eclesiástica exercida por aqueles biblicamente ordenados. “E os apresentaram perante os apóstolos e estes orando, lhes impuseram as mãos” Atos 6:6.

As qualificações do diácono - As qualificações da diaconia são os requisitos imprescindíveis que tornam o obreiro cristão apto a exercer esse ministério. Tais qualificações acham-se compreendidas em Atos 6:3 e na primeira epístola de Paulo a I Timóteo 3:8-13 e são: Boa reputação, plenitude do Espírito Santo, sabedoria espiritual, honestidade, não de língua dobre, abstinência às bebidas alcoólicas, incorrupção e integridade, pura consciência na observância do ministério da fé, fidelidade conjugal, educação e governo dos filhos, e, por fim, o governo eficiente de sua casa.

Os deveres eclesiásticos dos diáconos - O diácono é o auxiliar mais direto que dispõe o pastor e anciãos, ou, pelo menos, deveria sê-lo. Diante disso deve o diácono estar sempre atento as necessidades de seu pastor. Jamais se permitirá que este venha a negligenciar a parte espiritual a fim de envolver-se com o material, isto porque, o material cabe ao diácono e, pelo lado espiritual consumir-se-á o pastor. Um problema muito grave recorrente nas igrejas, vem sendo observado com relação aos deveres diaconais, alguns diáconos tão absorvidos em pregar, acham-se tão entretidos em disputar os primeiros lugares, que acabam por se esquecer de seu pastor. Isso não quer dizer que o diácono deva privar-se do púlpito, se houver oportunidade aproveite-a, porém jamais se esquecendo todas as suas responsabilidades primárias.
Cabe também ao diácono a perfeita identificação, a defesa dos pontos de vista, o conhecimento da história e cultura de sua igreja, o conhecimento da profissão de fé, bem como o conhecimento de sua doutrina.
Cabe também ao diácono, preparar e servir a santa ceia do Senhor, de acordo com os costumes praticados por sua igreja; praticar a filantropia: campanha de alimentos, agasalho, entre outras atividades correlatas; recolher as ofertas; trabalhar na porta da igreja; evangelizar e visitar famílias da igreja.

Ética diaconal - Além das qualificações que cada diácono deve observar em seu mister, todos precisam observar a ética diaconal. A ética diaconal é a norma de conduta que o diácono deve observar no desempenho de seu ministério. A ética diaconal procede principalmente da Bíblia e do Manual da igreja.
Para que o diácono e diaconisa exerçam seu ministério dentro da ética diaconal, estes deve observar os seguintes pontos:

a) O conhecimento pleno de seu ofício.

b) A lealdade para com seu pastor e ancião.

c) Extremo cuidado quanto as crítica. Nunca faça críticas e ao ouvir o desabafo das pessoas nunca conte para outros. Seja discreto, saiba controlar a língua, caso presencie casos extremamente graves procure seu pastor.

d) Seja prudente quanto a visita ao lar, principalmente a pessoas do sexo oposto, quando ambos estiverem desacompanhados. Fugir da aparência do mal.

e) Quanto ao dinheiro, se alguém lhe quiser entregar ofertas ou dízimos, peça gentilmente que o faça na salva ou na tesouraria da igreja.

f) Exerça o seu ministério no poder do Espírito Santo, você não precisa lembrar a ninguém que é diácono. Cuidado com as arbitrariedades e ameaças, as pessoas devem vê-lo como homem e mulher de Deus.

g) Seja pontual, chegue antes de o culto começar e não se apresse em sair, seu pastor e anciãos estarão sempre a necessitar de sua ajuda.

h) Seja obediente às ordens de Jesus. Não murmure nem resmungue, e lembre-se, atender é melhor do que sacrificar.

i) Nunca se esqueça de exercer seu ministério com amor, pois assim você estará cumprindo a Lei, os profetas e todo o Novo Testamento; e será, em todas as coisas, bíblica e eticamente correto. Portanto não se esqueça de estudar diariamente a palavra de Deus. Lembre-se que o trabalho é para Deus e não para os homens.

Conclusão
Você pode exercer um diaconato irrepreensível ao agir de acordo com a Palavra de Deus e observar as normas do manual da igreja e primar pela ética. Não deixe que nada macule o seu ministério, não basta ser eficiente, é preciso que façamos tudo de acordo com a Palavra de Deus.

Que Deus abençoe a si e ao seu lar.

Luís Carlos Fonseca.

28 comentários:

  1. VAMOS SABER MAIS UM POUCO SOBRE O DIACONATO PARA EXERCER

    ResponderEliminar
  2. Muito bom mesmo gostei eu precisava desa lição para mim qui DEUS abençooi grandemente.

    ResponderEliminar
  3. Muito obg,pelos esclarecimentos,que Deus continue te abençoando.

    ResponderEliminar
  4. Muito obg,pelos esclarecimentos,que Deus continue te abençoando.

    ResponderEliminar
  5. A paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês, quero agradecer este estudo lindo do diaconato, me edificou muito, que Deus continue a abençoar a todos os seus filhos amados a quem ele tem confiado suas obras!!! Graça e paz!!!

    ResponderEliminar
  6. Muito esclarecedor esse texto. Que Deus continue te abençoando grandemente.

    ResponderEliminar
  7. Muito esclarecedor esse texto. Que Deus continue te abençoando grandemente.

    ResponderEliminar
  8. Muito bom e de extrema importância para nossa edificação

    ResponderEliminar
  9. Muito boa a explicação, detalhado as informações e responsabilidade dada ao diácono.
    DEUS abençoe e que sempre tenhamos pessoas assim para nós manter informados, com as atividades do nosso ministério.

    ResponderEliminar
  10. Foi muito bom e muito esclarecedor para mim, me tirou dúvidas, que Deus lhe abençoe rica e poderosamente.

    ResponderEliminar
  11. A PAZ DO SENHOR Se Deus tocar no coração de um pastor pra levantar um obreiro (a)temos que passar 6 meses pra depois assumir o cargo tem alguma base biblia sobre isso desde ja agradeço. .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partir do momento que a pessoa já é apresentada ela vai passar exercer a função mas é bom que seja orientada treinada por alguém
      Principalmente se for um novato na fé para que não venha cair na tentação da soberba .
      Mas quando se é apresentado um obreiro (a)já pode iniciar o serviço dependendo da norma da igreja
      Pq tem igrejas que separam mas tbm dao treinamentos para a pessoa exercer o cargo de ajudante que é o obreiro .
      Mas se a pessoa já tem um tempo na igreja e estudada na palavra fica mais fácil dela exercer mais rápido.

      Eliminar
  12. Boa tarde,que Deus o abençoe pelo esclarecimento.

    ResponderEliminar
  13. Amei otima informação que Deus u a bençoe em nome de Jesus 🙏

    ResponderEliminar
  14. Muito bom a diaconiza pode ungir as pessoas

    ResponderEliminar
  15. Muito bom comentários. Hoje na maioria das vezes ..os candidatos ao diaconatos não tem uma instruções antes de seres eleitos.e acabam não sabendo exatamente qual o seu verdadeiro oficio na igreja

    ResponderEliminar
  16. Tirou minhas dúvidas. Que dDeu abençoe

    ResponderEliminar
  17. Muito bom.Me esclareceu muitas coisas.

    ResponderEliminar
  18. Amém, muito sábio esse estudo,on ontem fui consagrada a diaconisa da casa do Senhor, já fazia a obra com amor, mais agora é dobrada tenho que ter consciência que agora não mais so por amor, é responsabilidade , ser obreiro da casa do Senhor não eumé privilégio, e sim uma responsabilidade .

    ResponderEliminar
  19. Muito bom.
    É para ser lido a cada Ano.

    ResponderEliminar