RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – CRISTO E A LEI NO SERMÃO
DA MONTANHA
VERSO ÁUREO: “Não penseis que vim revogar a lei ou os
profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo:
até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até
que tudo se cumpra.” Mat 5:17 e 18.
SÁBADO (19 de abril) INTRODUÇÃO – Veja este importante texto: “A lei de Deus é tão sagrada como Ele
próprio. É uma revelação de Sua vontade, uma transcrição de Seu caráter,
expressão do amor e sabedoria divinos. A harmonia da criação depende da
perfeita conformidade de todos os seres, de todas as coisas, animadas e inanimadas,
com a lei do Criador.” Patriarcas e Profetas, 52.
O verso áureo desta semana deve ser entendido levando em conta as
leis que apontavam para Jesus e a Lei moral que é dos 10 Mandamentos. Jesus estava
dizendo que não veio para acabar com a lei de Moisés e com os ensinos dos
profetas, que apontavam para Ele; mas que também obedecia estas leis. Jesus foi
obediente as leis civis, religiosas e cerimoniais que apontavam para Ele.
Jesus foi o cumprimento das leis cerimoniais e religiosas que O indicavam. Na
última parte do texto Jesus disse que a Lei dos 10 Mandamentos sempre estaria
em vigor. Ele cumpriu as emissões proféticas da lei sobre Si mesmo conforme
Lucas: “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco:
Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de
Moisés, e nos profetas e nos Salmos.” Lucas 24:44.
Durante esta semana vamos estudar parte do Sermão da Montanha; e o tema será aquilo que os teólogos chamam de “antíteses”. São casos que são
apresentados contrastes nítidos a respeito da Lei de Deus. Vamos estudar alguns
textos em Mateus 5:17-48. Veja alguns
exemplos:
1. Quanto aos mandamentos: é suficiente não matar? Ou até a
própria ira é mortífera? Ver Mat. 5:21-26
2. Quanto à pureza de coração: é suficiente não cometer
adultério? Ou a própria desordem do desejo já contém em gérmen o vírus do
pecado? Ver Mat.5:27-32
3. É suficiente não mentir? Ou a meia-verdade também é
mentira? Ver Mat.5:33-37
4. Quanto ao perdão? Basta ignorar a ofensa? Ou é preciso conceder perdão e perdoar? Ver Mat.5:38-42; Lc.6:27-30)
5. Quanto ao amor? Ver as suas exigências em Mat. 5: 43-48 e
Lc.6,31-36
6. Basta não fazer aos outros o mal que não queremos para
nós, ou é preciso também desejar e praticar o bem que cada um quer para si?
Veja a regra de ouro de Deus em Mat.7:12 e
Lc.6: 31
7) Quanto ao oferecer? Basta dar? Ou é preciso também silenciar? Ver Mat. 6: 1-4)
8.Quanto à oração: basta dizer palavras ou é também preciso
ter um coração de filho? Ver Mt.6,9-15; Lc.11,2-4
9) Quanto ao jejum? Basta não comer ou é preciso também
partilhar? Ver Mat. 6:16-18
10) Quanto ao julgar? Qual a medida a empregar? Ver Mat. 7: 1-5
DOMINGO (20 de abril) UM JOTA OU UM TIL – Este é o texto
principal para hoje: “Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra
passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra”. Mat.
5:18.
A palavra cumprir “plero” tem a conotação de encher até a
boca ou completar. Aqui mostra que Jesus cumpriu e foi obediente à todas as
leis. Alguns dizem que este texto não pode se referir aos 10
Mandamentos da lei de
Deus porque dá ênfase às leis do Antigo Testamento. O contexto imediato mostra
que Jesus veio para cumprir toda a Escritura, na sua essência interior,
inclusive Ele obedeceu aos 10 Mandamentos. “Examinais as Escrituras, porque vós
cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5:39.
Assim com Deus é
eterno a Sua Lei também é eterna. A lei de Deus permanece inalterável como o
trono de Deus, e a salvação de cada pessoa é determinada pela obediência ou
desobediência. Jesus advertiu seus seguidores contra o perigo de menosprezar a
obediência aos Seus mandamentos. Disse Ele: "Nem todo o que me diz Senhor,
Senhor, entrará no Reino do Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está
nos céus". São Mateus 7:21. Não basta, para entrar no Reino do Céu, a
confissão verbal. É necessário que se cumpra, que se faça a vontade de Deus
revelada. E Jesus deixou isso bem claro. A verdadeira obediência é fruto do
amor. Paulo escrevendo aos Romanos 13:10, assim afirmou: "de sorte que o
cumprimento da lei é o amor". Jesus relacionou de forma muito clara a
ligação do amor e da obediência. Em suas orientações finais aos discípulos,
pouco antes de Sua morte, Ele disse: "Se me amais guardareis os meus mandamentos".
São João 14:15 "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu
amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor
permaneço". São João 15:10. Com estas colocações, Jesus não deixa dúvida
alguma com respeito a esse assunto. A obediência genuína, tem como fonte
geradora o amor . O amor verdadeiro se manifesta através de atos de amor,
através da obediência. João, o apóstolo do amor, em I João 5:2 e 3
escreveu: "Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a
Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus, que
guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são pesados".
O povo de Israel perdeu completamente a percepção da
natureza espiritual da lei. Sua obediência não passava de uma mera observância
de formas e cerimônias em vez de ser uma entrega do coração à soberania do
amor. As palavras de Cristo proferidas no sermão da Montanha, conquanto fossem
serenas, eram ditas com sinceridade e poder tais que moviam o coração do povo.
De pronto se admiravam e percebiam que "ensinava como tendo
autoridade".
SEGUNDA-FEIRA (21 de
abril) ASSASSÍNIO OU HOMICÍDIO (MATEUS 5:21-26) – Este é o texto para hoje: “Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não
matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que
qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e
qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe
disser: Louco, será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua oferta
ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa
ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão
e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário,
enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te
entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em
verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o
último ceitil.” Mateus 5:21-26
Quando vemos manchetes de assassinatos chocantes,
questionamos: quem são essas pessoas? O que leva essas pessoas a cometerem
crimes tão hediondos? Mas para Jesus aquele que, simplesmente, fala mal dos
outros é considerado um assassino. "Não matarás!" Este mandamento parece ser
escrito para criminosos, e não para membros da igreja, mas Jesus falou que
qualquer que guarda ódio no coração é um assassino. Aqui Jesus, como o doador da
Lei, e também o intérprete da Lei, diz sobre a justiça divina na qual não
escapará nenhum ser humano. Jesus aqui estabelece um padrão ainda mais elevado
do que os escribas e fariseus, Ele não somente diz sobre a consumação do crime
mas fala que a intenção, gerada no coração pelo ódio e amargura, por si só são
suficientes para a condenação de tal pessoa ao fogo do juízo final. O ódio não
é a mensagem do evangelho e sim do mundo, e a mensagem de Deus é que amemos uns aos
outros. Você pode não matar alguém fisicamente mas se o seu coração estiver
cheio de ódio, então você tem todas as armas de um assassino. Em I João 3:15
encontramos: “ Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis
que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.”
Veja estes textos: “O meu mandamento é este: que vos ameis
uns aos outros, assim como eu vos amei.” João 15:12
“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa
ira. Não deis lugar ao diabo.” Efésios 4:26-27
TERÇA-FEIRA (22 de
abril) ADULTÉRIO (MATEUS 5:27-32) – Este
é o texto para hoje: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás
adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a
cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho
direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor
que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no
inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe
de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o
teu corpo lançado no inferno. Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher,
dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua
mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e
qualquer que casar com a repudiada comete adultério.” Mateus 5:27-32
O que é adultério?
É a prática de infidelidade conjugal entre pessoas casadas. É relação sexual
entre duas pessoas casadas ou apenas uma sendo casada.
O que é fornicação?
É também ato sexual ilícito, fora dos laços matrimoniais. Constitui no
relacionamento sexual entre duas pessoas não casadas. Tanto adultério como
fornicação constituem graves pecados diante de Deus.
No Antigo Testamento o adultério podia ser punido até com a
morte por apedrejamento; mas, Jesus deixou claro que apenas pensamentos
lascivos já constitui em adultério. Mas o texto para hoje vai mais além, e
regulamenta o tema divórcio e novo casamento. O ensinamento de Jesus a respeito
do casamento, divórcio e novo casamento é muito sério e deve obedecer alguns
princípios:
1) O casamento de ser permanente. Veja estes textos:
"Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele
vive" Romanos 7:2. "A mulher está ligada enquanto vive o marido"
I Coríntios 7:39. A intenção de Deus é que um esposo e uma esposa permaneçam
casados até que a morte os separe.
2) O divórcio é pecaminoso. Há razões básicas porque o
divórcio é pecaminoso. Primeiro, Deus disse: “Portanto, o que Deus ajuntou, não
o separe o homem.” Marcos 10:9. Segundo, é pecaminoso por causa do que o homem
faz à sua companheira, quando ele se divorcia dela. Jesus disse que ele a expõe
a cometer adultério. Ver Mateus 5:32. Fazer com que outro tropece e se perca é
um pecado tremendamente horrível. Mateus 18:6. Terceiro, o divórcio é
pecaminoso, porque o cônjuge prometeu ficar com o outro até que a morte os separe. Deus detesta a mentira e a quebra da promessa. Ver Apocalipse 21:8 e
Romanos 1:31.
3) Casamento de divorciado é adultério: A pessoa divorciada
não tem a opção de se casar novamente. Em I Coríntios 7:10-11, Paulo deu duas
escolhas àqueles que haviam se divorciado: permanecer descasado ou então se
reconciliar com o seu par. Novo casamento de divorciados é adultério. É
adultério para aquele que se divorcia de seu par. Ver Marcos 10:11-12, para
aquele que está divorciado. Ver Mateus 5:32 e para aqueles que se casam com
pessoas divorciadas. Ver Lucas 16:18. De acordo com Romanos 7:2-3 o adultério
continua enquanto se está casado com um segundo par e o primeiro ainda vive. Deus só autoriza o divórcio por causa do adultério.
QUARTA-FEIRA (23 de abril) PROMESSAS, PROMESSAS (MATEUS 5:
33-37) – Este é o texto para hoje:
“Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os
teus juramentos ao Senhor. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis;
nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de
seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; nem jurarás pela
tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o
vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência
maligna.” Mateus 5:33-37
Tiago também falou
sobre o mesmo tema: “Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu,
nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra
seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.” Tiago 5:12.
Sabem por que esse ensinamento de Jesus e de Tiago? Porque
era costume dos judeus jurarem por tudo, por Deus, pelos céus, pelo trono, pelo
altar, por Jerusalém, por membros do seu corpo, enfim por tudo, e, obviamente,
o objeto pelo qual se jura, ainda que seja Deus, não validará o nosso juramento
se nós não estivermos dispostos a cumpri-lo. O juramento falso era costume dos
judeus e Jesus sabia disso. Por isso Ele ensinou que a palavra do crente seja
sim, sim; não, não, e que passar disso vem do maligno, e vem mesmo. Tudo que
nós acrescentarmos, ou tentarmos acrescentar à nossa falta de caráter vem do
maligno, ainda que usemos o nome de Deus. Tiago também sabia desse mau costume
dos judeus, e por isso ele ensina aos irmãos da dispersão que não usassem desse
artifício para enganar os outros. Se uma pessoa é honesta, principalmente um
crente, não será necessário acrescentar nada à sua palavra que deve ser regida
pela palavra de Deus.
E a respeito do voto?
O voto é da mesma natureza do juramento. É uma promessa, esse mesmo tipo de
promessa que os católicos fazem para os santos. Só que, assim como o juramento,
o voto deve ser feito exclusivamente à Deus, e por isso mesmo, deve ser
cumprido com toda fidelidade. Veja Deut. 23:21,23; Ecles. 5:4-6 e Sal. 66:13-14.O
voto feito exclusivamente à Deus, para que seja aceitável, deve ser feito
voluntariamente, com fé e consciência de dever, em reconhecimento e gratidão
pelas misericórdias recebidas, ou, pela fé de que ainda receberemos. Pelo voto
nós nos obrigamos diante de Deus a cumprir, ainda de forma mais cuidadosa, os
nossos deveres. Ver Gên. 28:20-22 e Sl
76:11; 50:14.
QUINTA-FEIRA (24 de abril) LEX TALIONIS (MATEUS 5:38-48) O
que significa Lex Talionis? Era a antiga lei de Talião, um rei que viveu um pouco antes de Moisés. No que consistia essa lei? A expressão “olho por olho, dente por dente”
não é exclusivo das páginas da
Bíblia. Encontra-se nos códigos legislativos dos povos do Médio Oriente Antigo,
muito antes da entrada de Israel no cenário da história. A título de exemplo,
citamos o famoso código de Hammurabi, datado em cerca de 1700 a.C., mas
podíamos igualmente mencionar os códigos legislativos egípcio e hitita. Lê-se,
no parágrafo 196 do código de Hammurabi: “Se alguém furou o olho de um homem ,
ser-lhe-á furado o seu olho”. E no parágrafo 197, se lê: “Se alguém quebrou o
osso de um homem, ser-lhe-á quebrado um osso”. No parágrafo 200 encontramos.
“Se alguém parte os dentes de um outro, de igual condição, deverá ter partidos
os seus dentes.” Pela leitura destes
parágrafos, somos levados a compreender que não se trata tanto de uma lei
bárbara, que revela uma mentalidade bárbara primitiva, mas se trata de um freio à vingança desenfreada do mais forte,
como se ouve, por exemplo, nas palavras de Lameque, significativamente conhecidas
por “Cântico da espada”.
Veja o texto Bíblico: “E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a
minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu
matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar. Porque sete vezes Caim
será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.” Gênesis 4:23-24
Jesus apenas traduziu a Lei do Talião de outro modo. É o
modo celeste de se fazer justiça. Não era para pagar na mesma moeda, mas de modo
oposto. Veja as palavras de Cristo: “Ouvistes que foi
dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais
ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
e, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a
capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a
quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes
que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos
digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que
vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais
filhos do vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:38-44
Que lei é mais fácil
ser seguida; a de Jesus ou a de Talião?
SEXTA-FEIRA (25 de abril) LEITURA COMPLEMENTAR DA LIÇÃO – A respeito
das antíteses estudas nesta semana, acho que a mais difícil de ser seguida é a
que está relacionada com o homicídio, onde diz: “Ouvistes o que foi dito aos
antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos
digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de
juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e
qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.”
A reconciliação deve preceder a adoração a Deus. Não adianta termos
os momentos de devoção e adoração a Deus em casa e na igreja se estamos
brigados com alguém. Veja este texto:
“Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar
que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na
frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e
ofereça a sua oferta a Deus.” Mateus 5: 23-24.
Antes de se ofertar a Deus, é necessário reconciliar-se com
o irmão. Devemos ter temor de guardar mágoa, de dar lugar à ira, de insultar
nosso irmão e de proferir palavras tolas que chegarão aos ouvidos de Deus. Antes
de olharmos para um lado e para o outro, para ver se alguém está vendo o que
estamos fazendo, devemos olhar para cima, pois Deus está olhando. Para
oferecermos culto e adoração à Deus, primeiramente, temos que alinhar nosso
coração e a nossa vida com o coração de Deus. Não podemos estar bem com Deus
enquanto estivermos cometendo injustiça e maldade contra nosso semelhante. Nos
versos 25 e 26 Jesus realça a urgência deste assunto. Ódio e ressentimentos são
tão danosos no nosso relacionamento com Deus, que Jesus pede urgência máxima: "vá logo fazer as
pazes com o seu irmão". Ele diz-nos ainda: “Procure a pessoa logo, não deixe para
depois.” A ira, a raiva, as fofocas e as agressões verbais não são aceitas por Deus. Jesus as considera muito sérias. Portanto, não deixe a ira dominar seu
coração. Trate dos sentimentos de ira, ódio e vontade de matar com muita
seriedade, pois eles podem tornar uma pessoa num homicida. Corra e faça as
pazes com seu irmão agora mesmo e fique livre para adorar a Deus!!!
Veja este texto: “Se
fordes impulsionados pelo amor para com Deus, tendo como fundamento a Sua lei, fareis
obra perdurável. Ao passo que o feno, a madeira e a palha serão consumidos,
vossa obra resistirá à prova. Os jovens postos sob o vosso cuidado, tereis de
encontrar outra vez em torno do grande trono branco. Se permitirdes que vossas
maneiras incultas ou o descontrolado temperamento dominem a situação, deixando
assim de influenciar esses jovens para seu eterno bem, devereis naquele dia
enfrentar as consequências de vossa obra. Pelo conhecimento da lei divina e a
obediência aos Seus preceitos, podem os homens tornar-se filhos de Deus. Pela
violação dessa lei, fazem-se servos de Satanás. Por um lado, podem eles
erguer-se a qualquer altitude a excelência moral; podem, por outro lado, descer
a qualquer profundidade no perverso e degradante”. Conselhos Sobre Educação, 70.
Luís Carlos Fonseca
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