segunda-feira, 28 de abril de 2014

Tempo de Qualidade com os Filhos e Pais Idosos.

Tempo de Qualidade com os Filhos e Pais Idosos.

Por vezes o nosso tempo fica preenchido com as atividades do trabalho, atividades pessoais e  rotinas diárias, e acabamos por passar muito pouco tempo com os nossos filhos e com os nossos pais. Embora este assunto possa parecer sem muita importância, a verdade é que o nosso tempo, com eles, é tão limitado e passa tão depressa que, se não prestarmos atenção, podemos perder grande parte da infância dos filhos e desprezar os pais já idosos. Por isso, é necessário desenvolvermos algumas atividades com eles. Pois; que tesouro é mais importante do que a família?

Seguem algumas dicas: Marque um encontro semanal com cada filho e desenvolva algumas atividades com eles. Mas, é necessário passar pelo menos 30 minutos diários com cada um. Uma atividade muito importante, para além de conversar e brincar, é ter alguns minutos de leitura sobre qualquer tema relevante e contar-lhes uma história bíblica antes de dormir. Fale com eles depois do trabalho. Quando chegar em casa, em vez de se sentar no sofá a ver televisão ou ir logo para o computador, faça algum esforço e sente-se com os pequenos e conversem sobre o vosso dia. Se tiver bom tempo, porque não fazerem uma pequena caminhada antes do jantar? Durante a hora do jantar, cada pessoa pode falar do ponto alto e do ponto baixo do seu respectivo dia. É uma excelente maneira de envolver toda a família na conversa e de saber o que se passa na vida de cada um. Para isso a família toda deve estar reunida. Trabalhem num projeto comum. Em conjunto com o seu filho escolham um projeto no qual vão participar os dois: pode ser montar um avião modelo, ensiná-lo a jogar basquetebol, ou montar um puzzle. Fale com as crianças no carro. Quando o tempo é pouco, aproveite as viagens que faz com os filhos para a escola ou para as aulas de música, para colocarem a conversa em dia. Outro momento pode ser a reunião de família. Esta pode ser semanal ou quinzenal e, embora não seja exclusivamente passada com as crianças, pode ser muito útil para falarem de determinados assuntos em família. Os adolescentes devem ser tratados de maneira muito atenciosa. Outra dica que deixo é a de fazerem um pequeno culto em família no final do dia, e de realizarem o culto do pôr-do-sol na sexta-feira para receberem o sábado. Que os pais não se esqueçam de colocar os filhos mais novos no colo de dar-lhes beijinhos e abraços. Os jovens também gostam de receber abraços e necessitam deles. Quando os pais fazem isso, eles sentem-se amados e aceitos, amam o vínculo familiar e desejarão sempre voltar para casa.

Quanto aos pais idosos, eles também necessitam de muita atenção de nossa parte. É muito triste ver nossos pais, que antes eram fortes e independentes, não poderem mais cuidar de si mesmos. Imagine que você recebeu a notícia de que sua mãe ou seu pai caiu e quebrou uma perna. Ou que um deles está agora confuso e não consegue mais sair sozinho. Ou o médico lhe diz que seu pai ou sua mãe tem uma doença grave. Em muitos casos, os filhos concordam quando os pais preferem continuar com sua independência enquanto for possível. Se os pais ainda conseguem cozinhar, limpar a casa, tomar seus remédios e se comunicar bem, os filhos não precisam controlar cada detalhe da vida deles. Mas, com o passar do tempo, talvez os pais comecem a ter dificuldade para andar, para fazer compras ou para se lembrar das coisas. Se isso acontecer, os filhos, com certeza, terão de fazer algo a respeito desses problemas. O meu conselho é manter o seu pai e mãe consigo em casa o máximo de tempo que puder. Caso resolverem coloca-los em um  Lar de Terceira Idade, você deve visitar tantas vezes quantas lhe for possível. Se morar na mesma cidade deve visitar todos os dias e reforçar por palavras, abraços e beijos que os ama.

Luís Carlos Fonseca.


Sem comentários:

Enviar um comentário