sexta-feira, 20 de novembro de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (1º trimestre de 2016) CRISE NO CÉU

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (1º trimestre de 2016) CRISE NO CÉU

VERSO ÁUREO: “E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.” Apocalipse 7:10

INTRODUÇÃO (sábado 26 de dezembro) – As lições deste trimestre foram escritas pelo pastor e doutor em teologia David Tasker, ele é natural da Nova Zelândia e atualmente trabalha como secretário da Divisão Sul do Pacífico.

O tema desta semana é um pouco complicado de ser entendido pois, como aceitar que no céu, onde reina a paz, teve lugar a entrada do pecado acarretando uma crise mundial?

A Bíblia descreve o céu como um lugar real onde Deus e os Seus anjos vivem. A palavra céu é mencionada 276 vezes apenas no Novo Testamento. A Bíblia refere-se a três céus. Veja este texto: “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos, se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe, foi arrebatado ao terceiro céu.” II Coríntios 12:2. Mas, Paulo foi proibido de revelar o que lá presenciou. Ellen White também esteve no céu, em visão, e citou algumas coisas interessantes que lá presenciou. Veja nos primeiro capítulo do livro Primeiros Escritos. O primeiro céu é geralmente chamado no, Velho Testamento, de firmamento; o qual aparece como um arco que cobre toda a terra. Esse é o céu que contém nuvens, é a área onde os passarinhos e aviões voam. O segundo céu é o espaço sideral, onde estão as estrelas e objetos celestiais. Ver Gên. 1:14-18.

O terceiro céu, cuja localidade não é revelada, entendemos ser a residência do Deus Trino. O plano de Deus é de encher o céu com os seguidores de Jesus Cristo. Não é de estranhar que a palavra céu é usada com o mesmo sentido que vida eterna! Jesus prometeu preparar um lugar para os Seus filhos no céu. Ver João 14:2.

A visão mais clara que temos do céu é a que João nos revela. O Apóstolo João foi privilegiado por ver e relatar sobre o céu. Ver Apoc. 21:10-27. João viu que o céu possui a glória de Deus. Apoc. 21:11. Essa é a glória do Shekinah, que quer dizer; a presença de Deus. Porque o céu não tem noite e o Senhor é a luz, o sol e a lua não serão mais necessários. Ver Apocalipse 22:5. A cidade é cheia do brilho de pedras preciosas e jaspes claros como os cristais. O céu tem 12 portas e 12 fundamentos. Ver Apoc. 21:14.

O paraíso do Jardim do Éden foi levado ao céu antes do dilúvio. “O Jardim do Éden permaneceu na Terra por muito tempo depois que o homem fora expulso de seus agradáveis caminhos. Quando a onda de iniquidade se propagou pelo mundo, e a impiedade dos homens determinou a sua destruição por meio de um dilúvio de água, a mão que plantara o Éden o retirou da Terra. Mas, na restauração final de todas as coisas, quando houver ‘novo céu e nova Terra’, será restabelecido, mais gloriosamente adornado do que no princípio. “Então, [...] através de infindáveis séculos, os habitantes dos mundos que não pecaram contemplarão no jardim de delícias um modelo da obra perfeita da criação de Deus, sem qualquer sinal da maldição do pecado, modelo do que teria sido a Terra inteira se tão-somente houvesse o homem cumprido o plano glorioso do Criador.” Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, 32 e 62.

Temos a promessa de que o céu será um lugar de plena paz. O céu é um lugar de "não mais". No céu, não vai ter mais lágrimas, dores, sofrimentos, separação e morte. Ver Apoc. 21:4 e 6 . A melhor coisa sobre o céu é a presença do nosso Senhor e Salvador Jesus. Estaremos face a face com o Cordeiro de Deus, que tanto nos amou e Se sacrificou para que pudéssemos gozar de Sua presença por toda a eternidade.

Como sabemos que o céu é e será um lugar de perfeita paz, se foi no céu que todo o mal porque passamos, teve o seu início? Temos as promessas de Deus de que, depois dos milênios de pecados, todo o mal será erradicado e em vista do grande amor de Deus, demonstrado na maneira como efetuou o juízo nas suas várias fazes, e os salvos serão eternamente atraídos por seu grande amor e, por isso, não ousarão cometer pecador. Saberão que o pecado não compensa. A liberdade de escolha com que somos criados dará aos salvos a liberdade de permanecerem próximos de Deus, e sem cometer pecados.

Veja estes textos:

“E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.” Apocalipse 22:3-5.

“Que pensais vós contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia.” Naum 1:9

“E ao transcorrerem os anos da eternidade, trarão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens acerca de Deus, mais Lhe admiram o caráter. Ao revelar-lhes Jesus as riquezas da redenção e os estupendos feitos do grande conflito com Satanás, a alma dos resgatados fremirá com mais fervorosa devoção, e com mais arrebatadora alegria dedilharão as harpas de ouro; e milhares de milhares, e milhões de milhões de vozes se unem para avolumar o potente coro de louvor.” O Grande Conflito, 678.

“O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. Daquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor.” O Grande Conflito, 678

DOMINGO (27 de dezembro) A QUEDA NO CÉU – A Bíblia indica que Satanás foi criado por Deus como um anjo governante, chamado Lúcifer, com grandes poderes. Mas o orgulho e a inveja levaram Lúcifer a se rebelar contra Deus. Ver Isaías 14:12-14 e Ezequiel 28:12-15. Destruído pelo pecado, Lúcifer foi transformado em Satanás, que quer dizer, adversário. Depois de algumas oportunidades para arrepender-se, que Deus lhe concedeu, ele e seus anjos foram lançados na terra e hoje é um poderoso anjo caído, intensamente hostil a Deus que tenta o povo de Deus.

Em Lucas 10 menciona que Jesus tinha enviado setenta discípulos numa missão de pregação do evangelho. Realmente, era mais do que apenas uma missão de pregação, pois Jesus também os enviou para curar e expulsar demônios. Os setenta foram e fizeram o trabalho, e quando voltaram relataram as bênçãos a Jesus, dizendo: "... os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!" Lucas 10:17 . E Jesus disse: " Eu via a Satanás caindo do céu como um relâmpago” Luc. 10:18.

Por que Lúcifer caiu do Céu? Ele caiu por causa da liberdade de escolha com que foi criado e por causa do seu orgulho. Ele queria ser Deus e não Seu servo. Lúcifer era o anjo de classe mais alta do que todos os outros anjos, o mais bonito de todas as criaturas de Deus, mas não estava contente com sua posição. Ao contrário, ele desejava ser como Deus, para expulsar Deus de Seu trono e reinar no universo. Por querer ser Deus, ele insinuou que os homens também podem ser como Deus. Ver Gên, 3:1-5. Na verdade é correto dizer que Deus expulsou Satanás do Céu. Ver Isaías 14:15; Ezequiel 28:16-17 e Apoc. 12: 1-10.

Jesus tentou a reconciliação com Lúcifer e seus anjos. Veja estes textos: “Cristo Se ocupara nas cortes celestiais em convencer a Satanás de seu terrível erro, até que finalmente o maligno e seus simpatizantes se encontraram em rebelião aberta contra o próprio Deus.” Este Dia com Deus pág 254.
Ellen White esclarece que o tempo da graça para Satanás e seus anjos esgotou-se com a expulsão deles do céu. Ela declara que “Deus, em Sua grande misericórdia, suportou longamente a Satanás”, e que “reiteradas vezes lhe foi oferecido o perdão, sob a condição de que se arrependesse e submetesse”, mas ele jamais aceitou os apelos da misericórdia divina. Ver em O Grande Conflito, págs. 495 e 496.

Como os esforços de Jesus foram em vão, eles foram expulsos do céu: “Houve então batalha no Céu. O Filho de Deus, o Príncipe dos Céus, junto com Seus anjos leais, empenhou-se em conflito com o arqui-rebelde e os que a este se uniram. O Filho de Deus e os anjos sinceros e leais prevaleceram, ao passo que Satanás e seus simpatizantes foram expulsos do Céu. The Spirit of Prophecy 1:23. Anjos se empenharam em batalha; Satanás desejava derrotar o Filho de Deus e os que estavam submissos a Sua vontade. Mas os anjos bons e leais prevaleceram, e Satanás, com seus seguidores, foi expulso do Céu.” Primeiros Escritos pág 146.

“Lúcifer havia dirigido o coral celestial e sempre entoou a primeira nota, e então toda a multidão angélica se uniu a ele, fazendo com que gloriosos acordes musicais ressoassem pelos Céus em honra a Deus e Seu querido Filho. Depois da queda em lugar de doces acordes musicais, palavras de discórdia e ira caíam nos seus ouvidos. Aproximava-se a hora da adoração, quando resplendentes e santos anjos se ajoelhavam diante do Pai. Não mais se uniria ele ao cântico celestial. Nunca mais se ajoelharia em reverente e santo temor diante da presença do Deus eterno.” Primeiros Escritos pág 147

Como sabemos que no céu não haverá a possibilidade do pecado entrar outras vezes? Temos as promessas de Deus de que, depois dos milênios de pecados, todo o mal será erradicado e em vista do grande amor de Deus, demostrado na maneira como efetuou o juízo nas suas várias fazes, os salvos serão eternamente atraídos pelo grande amor de Deus e não ousarão cometer pecados. Saberão que o pecado não compensa. A liberdade de escolha com que somos criados dará aos salvos a liberdade de permanecerem próximos de Deus, e sem cometer pecados. Veja estes textos:

“E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.” Apocalipse 22:3-5.

“Que pensais vós contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia.” Naum 1:9

SEGUNDA-FEIRA (28 de dezembro) – O PRÍNCIPE DESTE MUNDOQuem é o príncipe deste mundo, Cristo ou Satanás? Por que? O próprio Jesus chamou Satanás de príncipe deste mundo. Veja estes textos: “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.” João 12:31

“Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim.” João 14:30

“E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” João 16:11.

Quando a Bíblia menciona que Satanás é o príncipe ou deus deste mundo, não está dizendo que ele tem autoridade máxima. Está transmitindo a ideia de que ele governa o mundo descrente de uma maneira específica, e com o limite que Deus lhe dá. O incrédulo segue as ordens de Satanás. Veja este texto: "O deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus" II Coríntios 4:4 . O esquema de Satanás inclui a promoção de falsas filosofias no mundo, filosofias e doutrinas de homens que cegam o incrédulo para as verdades do Evangelho. As filosofias de Satanás são as fortalezas nas quais as pessoas são presas, e elas devem ser libertas por Cristo.

Lucas 4:6 menciona que os reinos do mundo e a glória deles foram entregues ao diabo; portanto, ele os dá a quem quiser. Na verdade, antes da sua queda, Lúcifer havia sido designado por Deus como o príncipe do mundo. Ver Ezeq. 28:13-14. Por isso, ele é chamado de o príncipe deste mundo, como vimos, e retém nas mãos todos os reinos deste mundo e a glória deles. Buscando ser adorado, ele apresentou tudo isso para Jesus. Além disso, no Éden, Adão foi vendido ao pecado e deu à Satanás toda a autoridade que Deus lhe havia concedido.

O inimigo foi derrotado ao tentar Jesus. O diabo apresentou as três tentações, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e foi derrotado. Embora Satanás seja designado o príncipe deste mundo, não quer dizer que somos obrigados ceder às suas tentações. O diabo obteve êxito ao tentar Adão; mas Cristo foi vitorioso e você pode ser vitorioso também com os méritos de Cristo atuando em sua vida!

No contexto geral, a Bíblia menciona três tipos de dificuldades que acontecem na vida do crente: 1) Disciplina ou reprovação do Senhor. 2) Más escolhas. Neste ponto devemos entender que as más escolhas que fazemos acarretam provas difíceis de serem suportadas. 3) Tentações ou ataques de Satanás. Assim quando as dificuldades aparecem devemos saber distinguir a sua origem e questionar: Estará Deus agindo para me corrigir? Será esta uma perseguição necessário para o meu crescimento espiritual? Ou será que demos permissão de acesso para Satanás em nossas vidas? Que tipos de problemas podem ser evitados? Quais não podem?

Uma pessoa é tentada quando é atraída e enganada pelos seus próprios maus desejos. Quando resolvemos segurar as mãos de Deus pela fé, através de um relacionamento sério com Jesus, o inimigo não nos toca. Veja estes textos: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” I João 5:18

“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.” Tiago 1:13,14

Até quando Satanás teve oportunidade para se arrepender? Satanás foi derrotado na cruz. Quando Jesus morreu Satanás teve a sua sentença de morte decretada. Veja estes textos: “E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” Apocalipse 12:10-12.

Algumas pessoas crêem que o tempo da graça para Satanás só se esgotou na cruz. Ver João 19:30, pois ainda nos dias de Jó ele participou com “os filhos de Deus” de uma reunião “perante o Senhor.” Ver Jó 1:6-8. Mas a descrição desse episódio não sugere que a reunião haja ocorrido necessariamente nas cortes celestiais, e muito menos que Satanás, depois de expulso do céu. Ver Apoc. 12:7-9, ainda tivesse acesso à salvação. Depois que foi lançado do céu já deixou de ter oportunidade de se salvar.

Veja este texto: “Satanás estava disposto a ocupar o seu próprio lugar, ou qualquer posição que lhe fosse designada. Mas não; o Céu não devia ser posto em risco. Todo o Céu poderia vir a ser maculado se ele fosse recebido de volta.” Primeiros Escritos, 146.

TERÇA-FEIRA (29 de dezembro) GUERRA NO CÉUEste é o texto de hoje: “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar. E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.” Apocalipse 12:7-16.

O texto de hoje oferece uma dramática visão do grande conflito entre Cristo e Satanás que é mostrado em três cenas importantes, que não estão em ordem cronológica. O capítulo provê o fundo básico de um conflito que envolve você e eu, ninguém fica em posição neutra nesta guerra. Os versos 1-6 relatam o ataque de Satanás sobre a terra, primeiro contra o menino Jesus, e então contra a igreja de Cristo, que te qveue fugir para o deserto por "mil duzentos e sessenta dias.” Essa é a profecia que aconteceu desde 538 d.C até 1798 .d.C. Os versos 7-12 destacam a guerra original no céu, quando Satanás rebelou-se pela primeira vez, e, com seus anjos caídos, lutou contra Cristo, uma batalha que ele perdeu. Os versos 13-17 destacam novamente a terra, onde Satanás, expulso do céu, continua sua guerra contra Cristo, a quem foi incapaz de derrotar, atacando a igreja de Cristo, o melhor que poderia fazer, depois de atacar o próprio Cristo. Agora ele ataca as doutrinas puras do evangelho defendidas pela igreja de Cristo.

A Bíblia se limita em dizer que houve “guerra no céu”. Não sabemos em que nível aconteceu essa guerra, se foi no aspecto físico ou apenas no ideológico e espiritual. Temos esta declaração inspirada: “Eles se rebelaram contra a autoridade do Filho. Toda a hoste celestial foi convocada para comparecer perante o Pai a fim de que cada caso ficasse decidido. Aqui ficou decidido que Satanás seria expulso do Céu, com todos os anjos que a ele se haviam unido em rebelião. Houve então guerra no Céu. Anjos se empenharam em batalha; Satanás desejava conquistar o Filho de Deus e os que estavam submissos a Sua vontade. Mas os anjos bons e leais prevaleceram, e Satanás, com seus seguidores, foi expulso do Céu.” Primeiros Escritos, 145.

Que motivos provocou a guerra? O título aplicado a Lúcifer em Isaías 14:12 reflete a posição que ele tinha no Céu como líder dos anjos. Mas, sendo um ser criado, sua posição sempre seria inferior à de seu Criador; Cristo. Ver  João 1:1-3; Efésios 3:9 e  Heb. 1:2. Lúcifer não quis reconhecer esta realidade. Não importa quanto Deus tenha dado a Lúcifer, isso não foi suficiente, pois ele sempre desejava mais poder e autonomia. E era um ser que desde o começo foi criado perfeito!

Que advertência a queda de Lúcifer deve ter sobre nós sobre o orgulho, egoísmo e cobiça? Em Isa. 14:13 e 14 apresenta as verdadeiras intenções de Lúcifer. As suas reivindicações começaram no coração e na mente. Deus criou a mente como a sede de todas as emoções, decisões e ações. Uma mente cheia dos pensamentos de Deus e de Sua vontade servirá como proteção contra o pecado. Mas Lúcifer encheu a mente com pensamentos de orgulho e rebelião. A maior pretensão de Lúcifer foi a de que poderia apoderar-se da soberania que Cristo tinha sobre todos os outros tronos criados. Sua pretensão não era só falsa, mas era uma rebelião direta contra a lei básica da ordem criada por Deus: só o Criador pode ser soberano, e ponto final!

Lúcifer resolver se opor à lei de Deus estabelecida no céu, e é curioso que a obra de oposição à lei de Deus continua aqui na terra. Hoje são poucas pessoas que obedecem sincera e fielmente os mandamentos de Deus. Lúcifer começou sua obra de rebelião com os anjos sob o seu comando, procurando difundir entre eles o espírito de descontentamento e oposição declarada contra Deus. Ele atuou de modo tão enganoso que muitos dos anjos foram conquistados para seu lado, antes que seus propósitos fossem conhecidos plenamente. Ellen White menciona que:“mesmo os anjos leais não puderam discernir plenamente seu caráter, nem ver o rumo para o qual levava sua obra. Havendo Satanás tido êxito em ganhar muitos anjos para o seu lado, levou a Deus a sua causa, afirmando que era desejo dos anjos que ele ocupasse a posição mantida por Cristo.” Mensagem Escolhidas, vol 1, pág 222

Veja este outro texto: “O mal continuou a operar, até que o espírito de descontentamento maturou em ativa revolta. Então houve guerra no Céu, e Satanás, com todos os que com ele simpatizavam, foi expulso. Satanás guerreara pelo domínio do Céu, e perdera a batalha. Não poderia Deus por mais tempo confiar-lhe honra e supremacia, e estas, com a parte que ele ocupara no governo do Céu, foram-lhe tiradas.” Mensagem Escolhidas, vol 1, pág 222

QUARTA-FEIRA (30 de dezembro) SATANÁS EXPULSO – Depois que Satanás e os seus anjos foram expulsos do céu, e tendo ele compreendido que havia perdido para sempre toda a sua pureza e glória, ele arrependeu-se e desejou ser reintegrado no Céu. Ellen White menciona que ele “estava disposto a ocupar o seu próprio lugar, ou qualquer posição que lhe fosse designada. Mas não; o Céu não devia ser posto em risco. Todo o Céu poderia vir a ser maculado se ele fosse recebido de volta.” Primeiros Escritos, 146.

O pecado tinha tido a origem com ele, e dentro dele estavam as sementes da rebelião. Veja esta declaração inspirada: “Tanto ele como os seus seguidores choraram e imploraram para serem de novo recebidos no favor de Deus. Mas o pecado deles; o seu ódio, inveja e ciúmes tinha sido tão grande que Deus não podia apagá-lo. Tinha de permanecer, a fim de receber sua punição final.” Primeiros Escritos, 146

A lição de hoje aborda Jesus mencionado a queda de Satanás do céu. Em Lucas 10 menciona que Jesus tinha enviado setenta discípulos em uma missão de pregação. Realmente, era mais do que apenas uma missão, pois Jesus também os enviou para curar e expulsar demônios. Os setenta foram e fizeram o trabalho, e quando voltaram relataram as bênçãos à Jesus, dizendo "... os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!" Lucas 10:17 . E Jesus disse: " Eu via a Satanás caindo do céu como um relâmpago” Luc. 10:18.

Já estudamos que nenhum pecado pode ser tolerado na presença de Deus. Satanás foi expulso porque Deus não tolera o pecado em nenhuma das suas formas. Veja estes textos: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” Mateus 6:10

“Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal. Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.” Salmo 5:4,5

“Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” Habacuque 1:13.

A Bíblia diz em Isaías 59:2 “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.” Santidade é um dom da graça de Deus. A Bíblia diz em Êxodo 19:5-6: “Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.” Quanto mais lemos a Bíblia, fazemos orações, vamos à igreja cultuar Deus e falamos do Seu amor às pessoas, mais santidade adquirimos. A Bíblia diz em João 17:17: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.”

A verdade é que Deus é ciumento e não tolera a rebelião. Você sabe que Deus criou e sustenta o Universo, e se há algo que Deus não pode abrir mão é do governo sobre todas as coisas criadas, e nós somos Suas criaturas. Quando Ele criou o homem e o colocou no Jardim do Éden, com todo o respaldo para viver feliz e desfrutar da terra, Deus deixou bem claro que a única condição para que tudo permanecesse bem, era que Adão e seus descendentes, se sujeitassem a Ele. Como pecaram, também foram expulsos do jardim!

Cuidado! Quando você se rebela contra a autoridade de Deus, você assume uma postura semelhante a de Satanás, tornando-se parecido com ele. Satanás teve um triste fim e ainda está reservado o juízo final para ele e seus demônios quando serão destruídos para sempre, depois dos mil anos. Mas para você, Deus reservou um final feliz! Você acredita e aceita?

QUINTA-FEIRA (31 de dezembro) A BATALHA CONTINUA – Tão logo Satanás foi lançado para a terra, ele iniciou a sua tarefa de engano junto a Eva e Adão e os conduziu ao pecado. Nós também somos alvo dos ataques do inimigo. Jesus disse assim: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

O que a Bíblia menciona sobre essa batalha espiritual? Há dois erros básicos quando o assunto é a batalha espiritual: excesso e escassez de ênfase. Há aqueles que, para cada pecado, cada conflito e cada problema põem a culpa nos demônios que devem ser expulsos. Outros ignoram completamente a existência do diabo, e o fato de que a Bíblia nos instruí que nossa batalha é contra forças espirituais. O segredo do sucesso na batalha espiritual é encontrar o equilíbrio bíblico. Jesus, algumas vezes, expulsou demônios das pessoas, e algumas vezes, curou pessoas sem mencionar o demoníaco. O Apóstolo Paulo instrui os cristãos a começar a luta contra o pecado dentro de si mesmos, ver Romanos 6, e contra o diabo. Ver Efésios 6:10-18.

Em Efésios 6:10-12 encontramos: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Este texto nos ensina algumas verdades cruciais: 1) Podemos ser fortes apenas no poder do Senhor. 2) É a armadura de Deus que nos protege. 3) Nossa batalha é contra forças espirituais do mal presentes no mundo.

Em Efésios 6:13-18 nos dá uma descrição da armadura espiritual que Deus nos fornece: Devemos: a) Resistir firmes com o cinto da verdade, b) Com a couraça da justiça. c) Com o evangelho da paz. d) Com escudo da fé. e) Com o capacete da salvação. f) Com a espada do Espírito e, g) Com oração no Espírito. O que estas peças da armadura espiritual representam para nós em nossa batalha espiritual? Deus nos convida para não vacilar na nossa fé, não importa o quão fortemente sejamos atacados. Nossa arma de ataque deve ser a Palavra de Deus, não nossas próprias opiniões e sentimentos. Devemos seguir o exemplo de Jesus em reconhecer que algumas vitórias espirituais são possíveis somente através da oração.

Jesus é nosso principal exemplo para a batalha espiritual. Observe como Jesus lidou com os ataques diretos de Satanás: “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.” Mateus 4:1-11.

 A melhor maneira de combater Satanás é como Jesus nos mostrou, ou seja, citar as Escrituras, pois o diabo não tem poder contra a espada de Espírito, a Palavra do Deus Vivo.

Texto adicional: “Quando Satanás se tornou inteiramente cônscio de que não havia possibilidade de ser de novo acolhido no favor de Deus, sua malícia e ódio começaram a ser manifestos. Ele confabulou com os seus anjos, e foi estabelecido um plano para ainda operar contra o governo de Deus. Quando Adão e Eva foram postos no belo jardim, Satanás estava assentando planos para destruí-los. De nenhuma maneira poderia este feliz casal ser privado de sua felicidade se obedecessem a Deus. Satanás não poderia exercer o seu poder sobre eles, a não ser que eles primeiro desobedecessem a Deus e desmerecessem o Seu favor. Algum plano devia portanto ser delineado que os levasse à desobediência e os fizesse incorrer no desagrado de Deus.” Primeiros Escritos, 146.

SEXTA-FEIRA ( 1º de janeiro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO: CRISE NO CÉU – Feliz Ano Novo! A crise espiritual não teve lugar somente no céu, aconteceu com toda a humanidade, no decorrer dos séculos e milênios, mas Cristo ganhou a guerra com a Sua morte na Cruz: “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.” Apocalipse 5:9

Em Naum 1:9 encontramos: “..Não se levantará por duas vezes a angustia”. Aqui está uma profecia para Nínive: a profecia, em primeira instância, menciona a maldade e a arrogância que não se levantariam novamente. Os assírios seriam consumidos e virariam pó, para sempre. E a profecia foi cumprida no ano 612 a.C, quando uma força combinada de Medos e Babilônios atacou e capturou a cidade de Nínive; e assim desapareceu para sempre o cruel império assírio O local foi habitado depois disso, mas nunca mais adquiriu qualquer significação especial.” Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, vol. 4, 507.

Mas é importante lembrar também que esta profecia tem uma aplicação universal. Deus tem uma conta a acertar com o mundo inteiro. No final da história, após o milênio, mencionado em Apocalipse 20, quando Deus purificar com fogo este planeta e criar Novos céus e Nova Terra, nunca mais se levantará a angústia novamente. Por isso, a nossa esperança está no dia em que Jesus voltará para cumprir a promessa que fez, de nos levar para o Seu reino eterno. Estaremos preparados?

"A rebelião de Satanás deveria ser uma lição para o Universo, durante todas as eras vindouras; perpétuo testemunho da natureza do pecado e de seus terríveis resultados. A atuação do governo de Satanás, seus efeitos tanto sobre os homens como sobre os anjos, mostrariam qual seria o fruto de se pôr de parte a autoridade divina. Testificariam que, ligado à existência do governo de Deus, está o bem-estar de todas as criaturas que Ele fez. Assim, a história desta terrível experiência com a rebelião seria uma salvaguarda perpétua para todos os seres santos, para impedir que fossem enganados quanto à natureza da transgressão, para salvá-los de cometer pecado, e de sofrerem sua pena." Patriarcas e Profetas, 42 e 43.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário