sábado, 6 de agosto de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (3º trimestre 2016) JESUS GANHAVA A CONFIANÇA DAS PESSOAS

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (3º trimestre 2016) JESUS GANHAVA A CONFIANÇA DAS PESSOAS

VERSO ÁUREO: “A sua fama, porém, se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades.” Lucas 5:15-15

INTRODUÇÃO (sábado 27 de agosto)Como podemos ganhar a confiança das pessoas para pregar-lhes o evengelho? Fazendo o bem às pessoas, sem esperar receber algo em troca. Ajudando as pessoas em suas necessidades, perdoando mesmo sabendo que a pessoa está errada, mostrando o sorriso sincero, acima de qualquer dificuldade, mostrando que o seu amor não espera retorno. Assim as pessoas vão confiar em nós.

A confiança é importante em todos os níveis. Por exemplo: a melhor maneira de conquistar a confiança do cliente, dos fornecedores, do amigo, do namorado, etc é ser uma pessoa confiável. Uma empresa só existe para servir às necessidades dos outros. A igreja existe para anunciar o evangelho, e ter a confiança das pessoas é fundamental para falar de Cristo e pregar as Suas doutrinas.

Um ponto importante, na conquista da confiança, é ouvir com atenção e interesse. Converse com o amigo, parente ou vizinho com frequência, identificando o seu carinho e atenção. Mostrar-se interessado, e ajudar nas suas necessidades fortalecem as relações. No meu prédio procuramos estar disponíveis para ajudar os vizinhos naquilo que necessitam. Um deles sempre nos pede para recebermos as suas correspondências entregues por empresas especializadas, pois saem muito cedo e chegam muito tarde. Com isso temos oportunidades de falar-lhes da nossa fé.

Confiança é a base de todo relacionamento saudável e é a confiança que torna possível uma amizade saudável. Mas, a confiança pode ser muito forte ou muito frágil. É preciso muito esforço e tempo para construí-la, mas ela pode ser quebrada rapidamente. Quase todos os relacionamentos que passam por dificuldades, estão com a confiança quebrada, geralmente por causa de alguém que abusou da confiança do outro. Os relacionamentos fortes, principalmente os casamentos, precisam ter uma confiança muito grande.

Na igreja temos muitas pessoas casadas com incrédulos e para o crente santificar o descrente é necessário confiança, portanto, você e seu cônjuge precisam conversar sobre todos os assuntos e deixar que cada um saiba da vida do outro. Não converse com alguém que você não gostaria que o outro soubesse, não veja sites que você não gostaria que o outro visse e não frequente lugares que você não gostaria que o outro soubesse. A transparência no relacionamento é vital para construir a confiança.

Em todos os relacionamentos devemos amar uns aos outros, pois "o amor cobre uma multidão de pecados" I Pedro 4:8. Eu gosto muito desta questão do amor ser forte o bastante para cobrir nossas imperfeições e preencher as feridas que ficaram no coração. Tolerar, ser humilde, perdoar e esquecer é necessário para merecer a confiança das pessoas.

O que a temos feito como indivíduos, famílias e igreja para ajudar as pessoas e merecer a sua confiança?

É importantíssimo seguirmos os métodos de Cristo, pois vimos que os métodos de Cristo produzem verdadeiro sucesso no evangelismo, e: “é unicamente os métodos de Cristo que trarão verdadeiro êxito ao aproximar-nos do povo: Jesus misturava-Se com as pessoas, fazia-lhes o bem, manifestava simpatia por elas, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: “Segue-Me.” A Ciência do Bom Viver, 143.

DOMINGO (28 de agosto) GANHANDO A CONFIANÇA – A palavra confiança, derivada do latim significa ter fé. As pessoas gostam de saber que confiamos nelas. Vamos ver nos textos para hoje a palavra “fé” ou “crença” para descobrirmos como podemos transmitir confiança nas pessoas e ter confiança em Deus e em Suas promessas. Eis os textos: “E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.” Gênesis 15:6

“E disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo? E até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?” Números 14:11

“Entretanto a cabeça de Efraim será Samaria, e a cabeça de Samaria o filho de Remalias; se não o crerdes, certamente não haveis de permanecer.” Isaías 7:9

“Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.” Habacuque 2:4
Para eu confiar nos outros e em Deus eu devo ter confiança própria também. Essa confiança própria não é orgulho, mas sim o amor e respeito que devemos ter por nós antes de ajudar as pessoas. 

“Devemos amar o próximo como a nós mesmos”. Conta-se que o sargento Tubby, durante a Primeira Guerra Mundial e um grupo de homens tomaram posse de uma casa de campo destruída na zona do conflito na França, dela se servindo como igreja em que se reuniam para buscar força espiritual em meio dos tormentosos dias de guerra. Certo dia o sargento Tubby foi solicitado a pregar um sermão. 

Ele leu a história da tempestade no mar de Galiléia, e depois falou sobre "os outros barquinhos". Disse que eles partilharam da tempestade quando o barco dos discípulos estava combatendo, e partilharam da calma quando Jesus proferiu as palavras: "Cala-te, aquieta-te." Agora acontece justamente a mesma coisa na grande tempestade da guerra que ruge ao nosso redor, disse o sargento. 

"Há grandes navios nela, mas há outros barquinhos também;  a Dinamarca, a Holanda, a Suécia, a Noruega, a Suíça e a Suécia. Estes estão sendo jogados de um lado para outro, sofrendo um tempo de ansiedade. E então, quando a paz vier afinal, aqueles outros "barquinhos" também receberão o beneficio dela. Tubby disse no final da sua mensagem: "E não se dá o mesmo com vocês e comigo? Se vocês se põem a andar como loucos, bebendo e cometendo outros pecados, não serão os únicos a sentir a tempestade. Haverá outros barquinhos com vocês: as esposas e os filhos, as noivas. Também elas partilharão da tormenta. Mas quando um homem abre o coração a Jesus e Ele aí entra, levando grande calma, aqueles outros barquinhos fruirão alegria e paz também." Neste epsódio o Sargento Tubby não só teve confiança em Deus e em si, mas também a transmitiu aos seus soldados.

Para ganharmos a confiança das pessoas necessitamos ter confiança em Deus e nas pessoas, mas o caminho mais curto é realizarmos algo em favor das pessoas. Ontem mencionei que no prédio onde vivemos procuramos estar disponíveis para ajudar os vizinhos naquilo que necessitam. Um deles sempre nos pede para recebermos as suas correspondências entregues por empresas especializadas, pois saem muito cedo e chegam muito tarde. Com isso temos oportunidades de falar-lhes da nossa fé.

Deus coloca o sentimento de compaixão no coração dos Seus filhos. No exemplo da parábola do bom samaritano, Lucas 10, encontramos o samaritano sentindo grande compaixão pelo homem ferido. Eis o texto: “Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; e, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; e, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.” Lucas 10:33-35.

O diálogo de Jesus com a mulher samaritana gerou um clima de confiança e aceitação. Ela encontrava dificuldades para confiar em alguém, uma vez que era rejeitada por sua comunidade. As avenidas da alma daquela mulher foram abertas para que o evangelho fizesse diferença em sua vida. Ver João 4:1-30.

Nicodemos é outro personagem do qual Jesus conquistou a confiança. Ele disse: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes, se Deus não estiver com ele”. João 3:2. A igreja precisa ser comunitária tendo projetos especiais, deve ser amistosa na sociedade em que está inserida. E deve servir ao seguir o exemplo de Cristo. Veja Marcos 10:45 e  Atos 10:38.

“A igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir, e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princínpio tem sido plano de Deus que, através de Sua igreja, seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. Aos membros da igreja, a quem Ele chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz, compete manifestar Sua glória. A igreja é a depositária das riquezas da graça de Cristo; e pela igreja será, a seu tempo manifesta, Sua glória, mesmo aos 'principados e potestades nos Céus' (Ef 3:10), a final e ampla demonstração do amor de Deus.” Atos dos Apóstolos, 9.

SEGUNDA-FEIRA (29 de agosto) UM EQUILÍBRIO DELICADO – Como filhos de Deus, tanto no nível individual como igreja, precisamos encontrar o ponto de equilíbrio entre realizar atos de bondade e obras sociais com a pregação das verdades do Evangelho. O certo é que só vamos conseguir introduzir as doutrinas bíblicas à uma pessoa quando ela confiar em nós.

Alguns correm o risco de dar ênfase exagerada às obras sociais como; rastreios de saúde, atendimento às famílias carenciadas com alimentos e roupas, etc, e outros caem no erro de assim que conhece uma pessoa já oferecer-lhe um estudo bíblico ou convidá-lá pra ir à igreja. Para tudo tem o seu tempo. Após granjearmos a confiança das pessoas, com certeza, elas estarão disponíveis para ouvir sobre Deus. Por isso, a liderança da igreja deve saber aproveitar os vários dons espirituais disponíveis na igreja.

Como descobrir as habilidades, talentos e dons espirituais que Deus me deu? Em primeiro lugar devo colocar em meu coração o desejo de usá-los, independente de saber ou não usar, devo ter coragem e dedicar tempo para Deus e as pessoas. Devo prometer ao Senhor que vou usá-los da melhor maneira possível. Nos momentos de medo, incertezas e dúvidas devo orar, orar e orar! Somente o Senhor é que nos capacita e acalma o nosso coração para O servirmos.

Depois devo fazer uma lista de todas as minhas habilidades: Sei e gosto de cozinhar? Gosto de receber visitas? Gosto de ajudar o necessitado? Aconselho os que estão aflitos? Gosto de cantar? Gosto de ensinar? Gosto de testemunhar? Gosto de atender os idosos? Gosto de crianças? Gosto de ensinar a bíblia? 

Na verdade, posso e devo usar os meus dons espirituais para conduzir as pessoas à Cristo. Deus conhece o nosso coração e sabe quando estamos usando os nossos dons para a Sua glória. Não creio que algumas habilidades são mais importantes do que outras, pois Deus olha para o coração e aceita a maneira humilde e dedicada que O servimos.  

Para que a maior parte dos dons espirituais da igreja sejam utilizados, devemos aproveitar o máximo das oportunidades para trabalharmos com as pessoas da comunidade e igreja. Quem sabe e gosta de medir a pressão arterial, os valores do colesterol e glicêmia, quem gosta de trabalhar com os desbravadores, com a ADRA,  deve fazer da melhor maneira, pois sempre há outros que gostam de organizar classes bíblicas, dar estudos bíblicos e organizar pequenos grupos de oração e evangelismo que ajudarão na colheita de pessoas para o batismo.

Devemos sempre lembrar de duas coisas; as pessoas devem ser cativadas para Cristo através dos vários métodos mencionados e os interessados em conhecer sobre a Bíblia devem ser encaminhados para a igreja.

Veja como os seguintes textos mostram o equilíbrio que devemos ter nos assuntos espirituais e nos sugerem que devemos viver de acordo com a Palavra de Deus para que quando levamos uma visita à igreja ou quando alguém é batizado, devem saber que cada crente necessita fazer a sua parte no processo da santificação. Embora somos humanos e falhos, devemos confessar e abandonar pecados conhecidos e continuar no crescimento cristão.

“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” I Coríntios 3:1-9.

“Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai.” I Coríntios 5:1.

“A fim de receber os benefícios da graça de Deus precisamos fazer a nossa parte; precisamos labutar fielmente e produzir frutos dignos do arrependimento. Somos cooperadores de Deus. Não devemos sentar indolentemente, aguardando uma grande ocasião para realizar importante obra para o Mestre. Não devemos negligenciar o dever que se acha diretamente em nosso caminho, mas aproveitar as pequenas oportunidades que surgem ao nosso redor. Temos que realizar o máximo com as menores oportunidades da vida, utilizando fielmente as habilidades que nos foram confiadas para realizar a obra de Deus. Mesmo tendo pouco, deveríamos agir com sabedoria para conseguir muito. Nossa fidelidade ficará registrada no Céu. Não temos que esperar até que o caminho seja amaciado, mas empenhar-nos na obra para aumentar os talentos que nos foram confiados. Também não devemos ficar preocupados com o que o mundo irá pensar a nosso respeito. Que nossas palavras, espírito e ações, sejam um testemunho vivo a respeito de Jesus, e o Senhor irá fazer com que esse testemunho seja para a Sua glória, através de um vida bem ordenada e santa conversação.” Ellen White, Reavivamento Verdadeiro, 34.

TERÇA-FEIRA (30 de agosto) O CAPITAL SOCIALO que é Capital Social? O capital social de uma empresa está relacionado com aos montantes de entrada, fornecidos pelos sócios ou acionistas, para o início da atividade da sociedade, pois na fase inicial a empresa ainda não dispõe de receitas suficientes para se sustentar. O capital social é um indicador importante porque condiciona o direito aos lucros e o direito de voto de cada um dos sócios. Está relacionado também com os lucros de uma empresa ou banco.

Qual é o capital social do crente? São os bons relacionamentos que fazemos com as pessoas da sociedade. Veja os versos sugeridos para o estudo de hoje: “Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.” Provérbios 22:1.

“E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele. E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa.” Atos 7:9,10

“E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu. Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito. E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço. E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito. E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito. E Faraó chamou a José de Zafenate-Panéia, e deu-lhe por mulher a Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e saiu José por toda a terra do Egito.” Gênesis 41:38-45.

“Então o rei Nabucodonosor caiu sobre a sua face, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblação e perfumes suaves. Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério. Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de Babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de Babilônia. E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei.” Daniel 2:46-49.

“E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino; e sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino.” Daniel 6:1-3

Daniel e José revelaram uma força de carácter muito grande e impressionaram as pessoas ao seu redor. Eles se colocaram nas mãos de Deus e receberam dos céus as graças necessárias para cativar pessoas para o Deus de Israel. Assim também nós, quando deixamos Deus dirigir a nossa vida, atraímos pessoas para o reino dos céus. Veja este texto inspirado:

“Pela sua sabedoria e justiça, pela pureza e benevolência de sua vida diária, pela sua dedicação aos interesses do povo, e este era idólatra, José e Daniel mostraram-se fiéis aos princípios de sua primeira educação, fiéis para com Aquele de quem eram os representantes. A tais homens, tanto no Egito como em Babilônia, a nação toda honrou; e neles, um povo pagão, assim como todas as nações com que entretiveram relações, contemplaram uma ilustração da bondade e beneficência de Deus, uma imagem do amor de Cristo. Que considerável obra foi a que executaram estes nobres hebreus durante sua vida! Quão pouco sonhariam eles com seu alto destino, ao se despedirem do lar de sua meninice! Fiéis e firmes, entregaram-se à direção divina, de maneira que por intermédio deles Deus pôde cumprir o Seu propósito. As mesmas grandiosas verdades que foram reveladas por estes homens, Deus deseja revelar por meio dos jovens e crianças de hoje. A história de José e Daniel é uma ilustração daquilo que Ele fará pelos que se entregam a Ele, e que de todo o coração procuram cumprir o Seu propósito.” Educação, 57

O seu capital social está alto ou baixo?

QUARTA-FEIRA (31 de agosto) O VALOR DO CAPITAL SOCIALEste é o texto para o estudo de hoje: “Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele. E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira. E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo? E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus, e disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo. Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá. Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim. Então fui aos governadores dalém do rio, e dei-lhes as cartas do rei; e o rei tinha enviado comigo capitães do exército e cavaleiros.” Neemias 2:1-9.

Quando necessitamos de recursos materiais, onde vamos procurar? O bom senso diz que devemos solicitar às pessoas que podem ajudar. No texto de hoje foi o que o Copeiro Neemias fez junto ao Rei Artaxerxes. E é curioso como Deus influenciou o coração de pessoas pagãs à ajudarem na Sua causa. Geralmente os governantes, empresas privadas ou indivíduos, impressionados pelo trabalho da igreja junto a comunidade, darão apoio aos nossos projetos.

No vigésimo ano do rei Artaxerxes, Neemias, enquanto estava no castelo de Susã, recebeu visitantes, seu irmão Hanani e outros homens de Judá. Ao lhes perguntar, falaram-lhe sobre os grandes apuros dos judeus, e que a muralha e os portões de Jerusalém ainda estavam em ruínas. Neemias sentiu-se induzido a chorar. Por dias seguidos ele chorou bastante, jejuou,  orou e confessou o pecado de Israel e tinha em vista solicitar ajuda ao rei.  Alguns meses depois as orações de Neemias foram respondidas. O rei notou a face sombria de Neemias e perguntou o por que daquilo. Neemias informou-o sobre o estado lastimável dos assuntos em Jerusalém. 

Depois de estar em Jerusalém por três dias, Neemias fez uma inspeção noturna da cidade. Ao passo que os demais caminhavam, Neemias andava montado num cavalo e quando as ruínas encontradas eram tão extensas a ponto de bloquear a passagem, Neemias descia do cavalo e seguiu a pé. Ver  Nee 2:11-16. Quando terminou a inspeção, Neemias revelou seu plano aos judeus, chamando à atenção deles à mão de Jeová no assunto. Incentivados assim, eles responderam: “Levantemo-nos, e temos de construir.” Apesar das palavras depreciativas de Sambalá, o horonita, de Tobias, o amonita, e de Gesém, o árabe, as reformas começaram imediatamente. Ver Nee 2:17-20 e  Nee 6:15.

A despeito da oposição do inimigos, Sambalá e Tobias, que por quatro vezes tentaram atrapalhar a reconstrução de Neemias do seu projeto, mas Neemias os informou que não podia tirar tempo da grande obra que estava fazendo, e a reconstrução dos muros de Jerusalém foram concluídas, pois Neemias fez disso assunto de oração, “e o povo continuou a ter coração para trabalhar”.

Naquela ocasião também foi restaurada a observância da lei de Deus e foi provavelmente sob a orientação de Neemias que se realizou uma assembléia na praça pública perto do Portão das Águas. Embora o sacerdote Esdras tomasse a dianteira em dar instruções na Lei, Neemias também participou nisso, ver Ne 8:1-12 e logo  a seguir, realizou-se a festividade dos tabernáculos, de oito dias de duração. Dois dias mais tarde, os israelitas se reuniram novamente. Durante esta reunião, fez-se uma confissão geral do pecado de Israel.

Essa história mostra ser possível realizar grandes coisas para Deus, levando uma vida justa diante de Deus, e aproveitando os recursos financeiros das pessoas que estão dispostas a nos ajudar. Veja este texto: “A Providência, embora invisível, está sempre em ação nos negócios humanos. A mão de Deus pode fazer prosperar ou reter, e Ele frequentemente retém de um, enquanto parece fazer outro prosperar. Tudo isso é para testar e provar o homem a fim de revelar o coração. Ele permite que sobrevenham reveses sobre um irmão enquanto faz prosperar a outro, a fim de ver se aqueles a quem Ele favorece têm o Seu temor diante de seus olhos, e se cumprirão o dever que lhes foi designado em Sua Palavra, qual seja o de amarem ao seu próximo como a si mesmos e ajudarem seu irmão mais pobre, motivados pelo amor à prática do bem. Atos de generosidade e bondade foram designados por Deus para manter brandos e compassivos os corações dos filhos dos homens, e incentivá-los a demonstrar interesse e afeto uns pelos outros, a exemplo do Mestre, que por nossa causa Se fez pobre, para que através de Sua pobreza pudéssemos nos tornar ricos.” Ellen White, Refletindo a Cristo, 262.

Como podemos criar capital social na nossa igreja de modo a distribuirmos os recursos para os necessitados na nossa comunidade?

QUINTA-FEIRA (1º de setembro) APRECIADO JUNTO DE TODOSEste é o texto para o estudo de hoje: “Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes; para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR Deus de vossos pais vos dá. Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando. Os vossos olhos têm visto o que o Senhor fez por causa de Baal-Peor; pois a todo o homem que seguiu a Baal-Peor o Senhor teu Deus consumiu do meio de ti. Porém vós, que vos achegastes ao Senhor vosso Deus, hoje todos estais vivos. Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida. Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o Senhor nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós? Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos.” Deuteronômio 4:1-9

No passado, e em todas as épocas, Deus desejou que Seu povo fizesse a diferença entre os outros povos e religiões estrangeiras. O conselho à Israel para ouvir os estatutos do Senhor incluía em primeiro lugar a obediência. Ver Det. 5:1; 6:3,4; 9:1;20 e 27:9. Depois nada devia ser acrescentado ou diminuído à palavra que Deus tinha mandado. Os israelitas deveriam aprender a viver por meio da palavra de Deus, sem tentar corrompe-la ou justificar sua desobediência deturpando ensinamentos divinos. Ver Ap 22:18,19. Em seguida, ao viver em obediência a Deus, Israel se tornaria uma influência positiva por causa de seu estilo de vida, de seu governo e da organização do povo. Ver Rom 12:2. As bênçãos de Deus sobre Israel fariam com que todas as nações buscassem o conhecimento do Deus de Israel que norteava o seu viver.

A igreja Cristã é um importante exemplo daquilo que deve acontecer conosco hoje. Em Atos 2, vemos que Pedro tinha sido transformado, de orgulhoso à um humilde servo, cheio do Espírito Santo. Uma multidão de pessoas ficou admirada ao ver os discípulos falando línguas que o povo entendia. Atos 2:14-15. O poder que transformou Pedro e os outros discípulos está ao seu alcance hoje. Cristo prometeu o Espírito Santo à cada um, e você também pode tê-lo em sua vida! O resultado da vinda do Espírito Santo ao homem seria vidas transformadas daqueles que iriam ouvir e responder. Homens e mulheres de todas as épocas iriam ter a oportunidade de conhecer, invocar e obedecer a Deus.

Veja como a igreja agia: “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, e perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:41-47.

O autor da lição menciona que uma igreja adventista em certa localidade lançou a seguinte pergunta: Será que a comunidade iria sentir a nossa falta, caso desaparecêssemos deste local? Naquele caso a comunidade não confiava naquela igreja. A igreja de Cristo é chamada para construir pontes e não muros. Como igreja somos chamados a construir pontes e não muros. Somos os facilitadores e não os dificultadores. Prestamos um serviço aceitável a Deus e à comunidade.

Como cristãos, precisamos fazer a diferença, testemunhando de Cristo para as pessoas que nos rodeiam. Cristo nos chamou para atuarmos em nossa comunidade como o sal da terra. Nossa vida precisa servir de ponte para boas amizades na vizinhança, na universidade, na empresa e em todos os lugares. As redes sociais encurtam distâncias, proporcionam cenário adequado na comunicação, porém, o testemunho personalizado é algo insubstituível. E devemos tomar cuidado para não servirmos de tropeço nas redes sociais. Alguns tentam pregar, mas mais atrapalham do que ajudam. Esta é a obra! Por meio da amizade, apresentar Cristo às pessoas em nosso cotidiano. Como fazer essa obra? Como desenvolver amizades que podem transformar vidas?

Como igreja, somos chamados por Cristo para fazer a obra que Ele realizou no mundo. Veja este texto: “A igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir, e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princípio tem sido plano de Deus que através de Sua igreja seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. Aos membros da igreja, a quem Ele chamou das trevas para Sua maravilhosa luz, compete manifestar Sua glória.” Atos dos Apóstolos, 9.

A igreja desempenha papel fundamental na sociedade em que está inserida. E a obra missionária da igreja encontra seu modelo na pessoa de Cristo, que foi o Missionário por excelência. Veja este outro texto: “Cristo atraiu a Si o coração de Seus ouvintes pela manifestação de Seu amor e então, pouco a pouco, à medida que iam podendo suportar, Ele lhes desdobrava as grandes verdades do reino. Nós também devemos aprender a adaptar nossas atividades às condições do povo para encontrar os homens onde eles se acham." Evangelismo, 57.

SEXTA-FEIRA (2 de setembro) COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (3º trimestre 2016) JESUS GANHAVA A CONFIANÇA DAS PESSOAS - A obra de Jesus precisa ser refletida na vida da igreja, e o cumprimento dessa obra implica na aproximação das pessoas. Nos dias de hoje, a sociedade está dividida em classes e como igreja, devemos ter a consciência de que Cristo rompeu as barreiras sociais de Seu tempo a prestou auxílio às pessoas. Ver Efésios 2:13-17 e  Gál. 2:26-28. Precisamos estar organizados para servir. Nesse contexto, é necessário que consideremos as necessidades reais de nossa comunidade.

Mateus 25:31-40 é um bom exemplo de como podemos ajudar as pessoas e ao  seguir o método evangelístico de Cristo estaremos nos aproximando das pessoas, demonstrando nosso interesse pelo seu bem-estar físico e espiritual e procurando suprir as suas necessidades. Façamos de Cristo nosso exemplo. Quem está ao nosso lado? Quem compõe nossa rede de relacionamentos?

A lição desta semana falou sobre ganharmos a confiança das pessoas para depois pregar-lhes o evangelho. Embora nunca vamos ganhar a confiança com os nossos esforços, pois dependemos da graça de Jesus atuando em nós, devemos fazer a nossa parte misturando.nos com as pessoas e ajudando-as no que necessitam.

Que características positivas devemos mostrar no local de trabalho, na vizinhança ou na escola, para ganharmos a confiança das pessoas?

Confiança é a base de todo relacionamento saudável e a confiança que torna possível uma amizade saudável. Mas, a confiança pode ser muito forte ou pode ser muito frágil. É preciso muito esforço e tempo para construí-la, mas ela pode ser quebrada rapidamente. Quase todos os relacionamentos que passam por dificuldades, estão com a confiança quebrada, geralmente por causa de alguém que abusou da confiança do outro. Os relacionamentos fortes, principalmente os casamentos, precisam ter uma confiança muito grande.

Como Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdnego em Babilônia, e José no Egito, sendo jovens, ganharam a confiança das pessoas e governantes?  

“Na corte de Babilônia estavam reunidos representantes de todos os países, homens dos melhores talentos, dos mais abundantemente favorecidos com dons naturais, e possuidores da mais alta cultura que o mundo poderia conferir; no entanto, entre todos eles os cativos hebreus não tinham igual. Na força física e na beleza, no vigor mental e preparo literário, não tinham rival. “E em toda a matéria de sabedoria, e de inteligência, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos ou astrólogos que havia em todo o reino.” Daniel 1:20. Inabalável em sua aliança para com Deus, intransigente no domínio de si próprio, a nobre dignidade e delicada. Apegando-se Daniel a Deus com inabalável confiança, o espírito de poder profético veio sobre ele. Sendo honrado pelos homens com as responsabilidades da corte e os segredos do reino, honrado foi por Deus como Seu embaixador, bem como instruído a ler os mistérios dos séculos vindouros. Monarcas pagãos, mediante a associação com o representante do Céu, foram constrangidos a reconhecer o Deus de Daniel. “Certamente”, declarou Nabucodonosor, “o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador dos segredos.” E Dario em sua proclamação “a todos os povos, nações e gente de diferentes línguas, que moram em toda a Terra”, exaltou o “Deus de Daniel” como “o Deus vivo e para sempre permanente, e o Seu reino não se pode destruir”; que “livra e salva, e opera sinais e maravilhas no céu e na Terra”. Daniel 2:47; 6:25-27. Educação, 55 e 56.


Luís Carlos Fonseca

4 comentários:

  1. EU GOSTO MUITO DESTES COMENTÁRIOS DO PASTOR LUÍS CARLOS FONSECA. DEUS LHE ABENÇOE E LHE DEIA MAIS SABEDORIA, IGUAL AQUELE QUE DEUS DEU AO REI SALOMÃO

    ResponderEliminar
  2. Acompanho a lição por aqui. É muito bom.
    Obrigada pastor.

    ResponderEliminar