quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (1º trimestre de 2017) O ESPÍRITO SANTO E A IGREJA

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (1º trimestre de 2017) O ESPÍRITO SANTO E A IGREJA

VERSO ÁUREO: “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo.” Efésios 4:3-5

INTRODUÇÃO (sábado 25 de fevereiro) – A lição de hoje vai mostrar que o Espírito Santo trabalha, além do nível individual e familiar, na vida da igreja, como um todo, para a edificação do corpo de Cristo. Cada crente, guiado pelo Espírito Santo, se torna em um instrumento de bênçãos na unidade cristã e na pregação do evangelho. O crente que rejeita a direção do Espírito promove confusão e desunião na igreja.


Existem crentes que acham que o uso dos seus talentos na igreja, como cantar, pregar e auxiliar nos vários departamentos é a razão do sucesso da igreja. Não há dúvidas que Deus chama-nos para o trabalho missionário, dentro e fora da igreja, mas quem impulsiona e abençoa o nosso trabalho é o Espírito Santo. A presença do Espírito dentro de nós nos capacita a entender e interpretar a Sua Palavra. Jesus disse aos discípulos: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade.” João 16:13.

O Espírito Santo revela às nossas mentes o conselho completo de Deus em relação ao louvor, doutrina, vida cristã e pregação do evangelho. O Espírito é o verdadeiro guia, indo na nossa frente, mostrando o caminho, removendo os obstáculos, abrindo as portas para o entendimento e realizando a obra através dos braços, pernas e boca de crentes consagrados e possuídos pelo Espírito de Deus.

Na época do Pentecostes, quando Jesus fez a promessa do derramamento do Espírito, a igreja não duvidou, não colocou em segundo plano e não deixou para depois. Os 120 discípulos dedicaram-se à oração por 10 dias e tinham uma só alma e um só propósito; buscar o Espírito Santo onde “todos, perseveravam, unânimes em oração”. E eles foram revestidos do Espírito Santo e o resultado foi maravilhoso: Ver Atos 2:1-4.

Veja este texto: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:42-47.

Veja, a igreja de Cristo, que estava em formação, recebia os crentes que eram batizados. Não existe religião cristã sem igreja, assim não existem crentes que dizem ter o Espírito Santo e se isolam do corpo de Cristo. Veja como os seguintes textos mostram a necessidade de estarmos unidos na doutrina e no propósito da unidade do Espírito Santo: “Assim também nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e cada membro está ligado a todos os outros.” Rom. 12:5

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.” I Coríntios 12:27

Dentro deste ponto de vista bíblico, como igreja, todos devemos viver em unidade do Espírito Santo, concordando na doutrina, para cumprirmos o propósito e a missão da igreja que é usar os nossos dons espirituais para o cumprimento da missão, para a qual fomos chamados. Uma igreja cheia do Espírito Santo ora com fervor e constância. É impossível ser uma pessoa cheia do Espírito e não ter uma vida de oração e não pertencer a igreja de Cristo.

Charlles. H. Spurgeon ao pregar sobre Atos 1:14; “Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.” Atos 1:14, disse: “Como esperar o Pentecostes se nem ainda fomos despertados para orar? Primeiro, vem a igreja toda, unânime, perseverando em oração, só depois vem o Pentecostes”.

“Deus deseja refrigerar Seu povo mediante o dom do Espírito Santo, batizando-os novamente em Seu amor. Não é necessário que haja na igreja falta de Espírito Santo. Depois da ascensão de Cristo, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos expectantes, crentes e entregues à oração, numa plenitude e poder que tocou todo coração. Futuramente a Terra há de ser iluminada pela glória de Deus. Daqueles que se acham santificados pela verdade resultará para o mundo uma influência divina. A Terra será circundada por uma atmosfera de graça. O Espírito Santo tem de operar no coração humano, tomando as coisas de Deus e revelando-as aos homens.” Serviço Cristão, 191.

DOMINGO (26 de fevereiro) O ESPÍRITO SANTO UNE-NOS A CRISTO – Na verdade, a igreja cristã primitiva não seria formada, e não existiríamos hoje como igreja, se não fosse a atuação do Espírito Santo para promover a unidade entre os crentes. Jesus é a cabeça da igreja e nós somos o corpo de Cristo. Ver Efésios 1:22, 23 e 5:23. “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.” Efésios 2:20-22

É o Espírito Santo que une a cabeça ao corpo. E o Seu trabalho é maravilhoso, pois Ele tem a tarefa de unir Deus, que é santo, ao homem que é pecador. Como Deus não baixa a Sua norma de santidade ao padrão humano, somos nós que devemos nos elevar ao Seu padrão de santidade. Veja estes textos: “Como Deus é puro em Sua esfera, assim o homem deve ser na sua. E será puro, se Cristo, a esperança da glória, habitar no interior; pois ele imitará a vida de Cristo e refletirá Seu caráter.” Obreiros Evangélicos, 366

“A santidade de coração e pureza de vida, eis os grandes objetivos dos ensinos de Cristo. Em Seu sermão do monte, depois de especificar o que precisa ser feito a fim de ser bem-aventurado, e o que é preciso não fazer, diz: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus.” Mateus 5:48. A perfeição, a santidade; nada menos que isso lhes daria êxito no sustentar os princípios que lhes dera. Sem essa santidade, o coração humano é egoísta, pecaminoso e depravado. A santidade levará seu possuidor a dar frutos, e ser rico em toda boa obra. Ele nunca se cansará de fazer o bem; tão pouco terá em vista a promoção neste mundo; visará a ser promovido pela Majestade do Céu quando Ele exaltar a Seu trono Seus santificados e santos. ... A santidade de coração produzirá retas ações.” The Review and Herald, 7 de Setembro de 1866. O Cuidado de Deus, 3.

O Espírito Santo nos convence do pecado e nos impulsiona a mantermos comunhão com Cristo. E quando mantemos uma comunhão efetiva com Deus somos transformados e vivemos na unidade da Espírito na igreja. Veja como o seguinte texto mostra os atributos do Espírito que promovem a unidade da igreja: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” Colossenses 3:12-14.

O Espírito Santo une-nos a Cristo de tal maneira que a prova de que o Espírito Santo está sobre alguém manifesta-se quando o poder do Espírito leva essa pessoa a reconhecer que é um pecador e a buscar, arrependida, a salvação que Cristo oferece.  O próprio Jesus mostrou à Nicodemos que a ação do Espírito Santo é conduzir e unir o pecador a Jesus. Mostrou também que durante o seu ministério o Espírito Santo atuou na vida de Cristo para a salvação da humanidade. Eis os textos: “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” João 3:5.

“Ao descrever Sua missão na Terra, Jesus disse: “O Espírito do Senhor está sobre Mim, pelo que Me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-Me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”. Lucas 4:18. Essa foi Sua obra. Ele saía fazendo o bem e curando todos os que estavam oprimidos por Satanás. Havia vilas inteiras onde não se ouvia sequer uma queixa de doença, pois Ele ali passara e curara todos os enfermos. Sua obra era evidência da unção divina. Amor, misericórdia e compaixão estavam presentes em cada ato de Sua vida. Seu coração se comovia em meiga simpatia para com as pessoas. Ele assumiu a natureza humana para que pudesse ir ao encontro de cada necessidade do ser humano. Os mais pobres e humildes não temiam aproximar-se dEle. Até as criancinhas eram atraídas para Ele. Elas gostavam muito de sentar-se no Seu colo e olhar para aquele rosto sereno, bondoso, cheio de amor.” Caminho a Cristo, 10

SEGUNDA-FEIRA (27 de fevereiro) O ESPÍRITO SANTO UNE-NOS ATRAVÉS DO BATISMO – Veja como o texto principal para hoje mostra a relação entre o batismo bíblico e a atuação do Espírito Santo na vida do crente: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” I Coríntios 12:13.
Este verso está se referindo ao batismo nas águas, e mostra que a maneira de pertencermos a igreja de Cristo é através do Batismo, assim o batismo nas águas está revestido de uma grande importância para o cristão, pois o crente batizado mostra publicamente que está em condições de viver em comunhão com outros crentes de várias raças e etnias.

O batismo nas águas sempre foi um tema importante na igreja de Cristo e muitos textos mostram que o batismo está intimamente relacionado com outras doutrinas fundamentais do evangelho. Jesus disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos as dias até à consumação do século.” Mateus 28:18-20

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16.

 É necessário que creiamos e sejamos batizados. Alguns crentes acreditam que o batismo não é essencial porque na segunda parte do versículo Jesus não disse que aquele que não crê e não é batizado, será condenado. A questão do verso é, obviamente, se queremos ser salvos ou condenados. Para sermos salvos duas coisas são necessárias: a crença e o batismo. Para sermos condenados basta uma: a descrença! Uma pessoa que não é batizada ainda não está unida no Espírito Santo e nem no corpo de Cristo que é a igreja.

O batismo é o requisito que vem no final de uma vida transformada por Jesus, mas que tem a ação do Espírito Santo na vida do convertido unindo-o ao batismo. Veja como este texto mostra a ação do Espírito conduzindo o crente até o batismo: “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.” João 3:5-8

As Escrituras ensinam que há vários requisitos para a salvação; a graça de Deus, o sangue de Cristo, o ouvir a Palavra, o arrependimento, a confissão, a fé e a obediência. Nenhum dos elementos acima salva sozinho; todos são necessários em seu conjunto. Em meio a tudo isso o homem necessita ser batizado para ser salvo.

A pessoa transformada e batizada, assume responsabilidades perante a igreja que é o corpo de Cristo. Uma das responsabilidades é abandonar a velha vida de pecados, outra é manter a unidade da igreja, mesmo no meio da diversidade cultural, outra é trabalhar para Cristo.

Veja a relação que o apóstolo Paulo faz entre a morte de Cristo e a vida do crente convertido e batizado: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado.” Romanos 6:3-7.

“Simboliza o batismo soleníssima renúncia ao mundo. Os que ao iniciar a carreira cristã são batizados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, declaram publicamente que renunciaram ao serviço de Satanás, e se tornaram membros da família real, filhos do celestial Rei. Obedeceram ao preceito que diz: “Saí do meio deles, e apartai-vos [...] e não toqueis nada imundo.” Cumpriu-se em relação a eles a promessa divina: “E Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso”. II Coríntios 6:17, 18. [...]. Os compromissos que assumimos no ato do batismo são tremendamente amplos. Em nome do Pai. do Filho e do Espírito Santo fomos sepultados com Cristo na semelhança de Sua morte e com Ele ressuscitamos na de Sua ressurreição, a fim de andarmos em novidade de vida. Nossa vida está vinculada à de Cristo, e o crente deve lembrar-se de que daí por diante está consagrado a Deus, a Cristo e ao Espírito Santo.” Conselho para Igreja, 302

TERÇA-FEIRA (28 de fevereiro) O ESPÍRITO SANTO UNE A IGREJA ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS – A lição de hoje mostra que a verdadeira marca do discípulo de Cristo é se ele estuda a Bíblia diariamente para se alimentar dela e possa receber o Espírito Santo na vida, conforme os seguintes textos: “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17:11.

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5:39.

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:31,32.

O cristianismo atual está em défice de vitamina “B”; Bíblia. Você percebeu que é muito fácil sair de casa sem estudar a Bíblia, e quando retornamos, já cansados, não a lemos? Se este é o seu caso, tome muito cuidado porque a sua vida espiritual está em risco! A vida de um crente sem a companhia diária da Bíblia é uma vida que tem deficiência da vitamina “E”; Espírito Santo. O principal meio mediante o qual o Espírito Santo nos une a Cristo e à Sua igreja é através da Bíblia, pois a Palavra de Deus foi inspirada pelo Espírito Santo e estão em plena harmonia.

A oração particular, familiar e congregacional, pedindo o Espírito Santo também, é muito importante na vida do crente. Mas, a pessoa; interessada no evangelho que só ora e não estuda a Bíblia, não se une no corpo de Cristo que é a igreja. O crente, já batizado, que também é deficiente no Estudo da Palavra não vive em plena união.

Veja como este texto esclarece este ponto: Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão-de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” João 17:17-21.

Sem a atuação e graça do Espírito Santo, através do estudo da Palavra de Deus, a nossa vida cristã torna-se árida, nossa família não é abençoada, nossos relacionamentos ficam prejudicados e a igreja seria apenas uma organização humana, como um clube, e de nada valeria para nós tudo quanto Jesus fez em nosso favor! Sem o Espírito, vã seria a nossa esperança, pois o que nasce da carne é carne, e nossa alma jamais alcançaria Deus, que é Espírito! Mas no Espírito, tudo faz sentido, tudo se enche de profunda significação. Com o Espírito, também através da Bíblia, a igreja é o corpo vivo de Cristo, no qual os membros recebem a vida que vem da Cabeça, a seiva que vem do Tronco, que é Jesus. Com o Espírito Santo, Jesus está vivo também em nós! Amém?

“Não basta estudar a Bíblia como se estudam outros livros. A fim de que ela seja entendida de modo a salvar-nos, o Espírito Santo tem de tocar o coração do indagador. O mesmo Espírito que inspirou a Palavra deve inspirar o leitor da Palavra. Então se ouvirá a voz do Céu. “Tua palavra, ó Deus, é a verdade”, será a linguagem do coração.” Meditação; Nos Lugares Celestiais, 139

“Deus deseja refrigerar Seu povo mediante o dom do Espírito Santo, batizando-os novamente em Seu amor. Não é necessário que haja na igreja falta de Espírito Santo. Depois da ascensão de Cristo, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos expectantes, crentes e entregues à oração, numa plenitude e poder que tocou todo coração.” Serviço Cristão, 191.

“Nunca se deve estudar a Bíblia sem oração. Somente o Espírito Santo nos pode fazer compreender a importância das coisas fáceis de se perceberem, ou impedir-nos de torcer verdades difíceis de serem entendidas. É o mister dos anjos celestiais preparar o coração para de tal maneira compreender a Palavra de Deus que fiquemos encantados com sua beleza, admoestados por suas advertências, ou animados e fortalecidos por suas promessas. Façamos nossa a petição do salmista: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua lei.” Salmos 119:18. O Grande Conflito, 598.

QUARTA-FEIRA (1º de março) O ESPÍRITO SANTO UNE A IGREJA EM FÉ E EM DOUTRINA - Como o texto de hoje mostra que a igreja de Cristo deve estar unida em uma só fé e doutrina? Eis o texto: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” Efésios 4:5,6.

Somos convidados a seguir a lógica simples das coisas que é seguir a fé e doutrinas originais de Cristo, dos apóstolos e da igreja cristã primitiva. A unidade na fé e doutrina só se realiza na obediência fiel as doutrinas de Jesus. Concorda? Em uma casa, empresa, escola, clube, etc… se alguém está em desacordo, cria confusão e não unidade. Agora surge uma pergunta: Se existe só uma doutrina Cristã, por que existem tantas religiões no cristianismo? De acordo com declarações enfáticas do Pr. Luís Gonçalves, evangelista da Divisão Sul Americana da IASD, existem mais de 34 mil religiões cristãs!

Uma coisa é certa; mesmo todas essas igrejas, que há no mundo, cada qual se esforçam para criar; implantar e desenvolver as suas doutrinas em suas comunidades religiosas, caso contrário se esfacelariam. Hoje existe uma “união”, não produzida pelo Espírito Santo, mas sim por espíritos que vem de baixo. Essa chamada unidade segue sobre dois trilhos: por um lado, é a globalização política mundial e, por outro, a união religiosa, conhecida há muitos anos como movimento ecumênico. Deus quer nos unir em torno de Suas doutrinas e não através de  conceitos e filosofias humanas. Cuidado!

Nós, Adventistas do Sétimo Dia, procuramos seguir a fé e doutrinas originais dos apóstolos, seguindo os princípios estabelecidos na Igreja Cristã Primitiva. O Espírito Santo foi quem atuou na formação das doutrinas cristãs. E temos alguns textos que mostram essa evidência: “E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós.” Atos 15:8

“Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias.” Atos 15:28.

Vemos nestes textos o Espírito Santo orientando a igreja e aos apóstolos que não deviam impedir os judeus mais conservadores, conversos ao Cristianismo, de serem circuncidados, pois o batismo passou a ser o rito de admissão ao reino de Deus. Deus sabia que logo o Cristianismo adotaria apenas o batismo bíblico como admissão à religião cristã. Tanto é que hoje você não vê as religiões cristãs praticando a circuncisão.

Mas o Espírito Santo foi enfático em dizer o que os crentes não deviam e o que deviam praticar em todos os tempos: “Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.” Atos 15:29. Em outra ocasião o Espírito Santo foi enfático em reprovar o egoísmo e avareza. Ver o exemplo de Hananias e Safira em Atos 5:1-5.

A unidade da igreja Cristã e, no caso a igreja Adventista, só se torna possível pela atuação do Espírito Santo. Devemos lembrar que a ênfase dada ao Espírito Santo, sem o apoio doutrinário da Bíblia, leva-nos a desenvolvermos práticas suspeitas. A Bíblia e o Espírito Santo são parceiros em todos os detalhes. Eles andam de mãos dadas, pois foi o Espírito Santo que inspirou os profetas a escreverem cada palavra. Sendo assim, todos os cristãos deveriam voltar à origem do Cristianismo primitivo crendo e vivendo as doutrinas como Jesus nos ensinou.

O mandamento do sábado deveria ser obedecido por todos os cristãos. A crença da inconsciência na morte deveria ser vivido e ensinado por todos. A volta de Cristo, de forma literal e a ressurreição dos salvos, aquando da sua vinda, deveriam ser pregadas da mesma forma como são ensinadas na Bíblia, assim como todo o conjunto de doutrinas bíblicas. Quando Jesus orou pela unidade, Ele o fez para que todos vivessem a fé e doutrinas do verdadeiro Cristianismo. 

O que você pode fazer para promover a unidade na sua família,  igreja e em outros níveis de relacionamentos como entre colegas de trabalho e em redes sociais? “O mundo está a olhar com satisfação para a desunião entre os cristãos. Os infiéis com isso se alegram. Deus requer uma mudança entre o Seu povo. A união com Cristo e dos crentes entre si é nossa única segurança nestes últimos dias. Não tornemos possível que Satanás aponte para os nossos membros da igreja, dizendo: “Eis como este povo, que se põe sob o estandarte de Cristo, se odeia entre si! Nada temos que temer deles, enquanto gastam mais esforço combatendo-se mutuamente, do que na luta contra as minhas forças. Depois de receberem o Espírito Santo, os discípulos saíram a proclamar um Salvador ressurgido, sendo seu desejo único a salvação das pessoas. Regozijavam-se na doce comunhão com os santos. Eram ternos, corteses, abnegados, dispostos a fazer qualquer sacrifício pela causa da verdade. Em sua diária associação mútua, revelavam o amor que Cristo lhes ordenara revelar. Por palavras e atos abnegados, procuravam acender esse amor noutros corações.” Conselhos para a Igreja, 42.

QUINTA-FEIRA (2 de março) O ESPÍRITO SANTO UNE A IGREJA NA MISSÃO E NO SERVIÇOQual foi o resultado da atuação do Espírito Santo na vida dos crentes na igreja cristã primitiva?  Veja alguns textos: “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2: 4. Ver 5-11.

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:42-47.

É importante comparar a manifestação do Espírito Santo no Pentecostes com línguas de fogo, pois a Bíblia declara que a única forma visível que Deus já Se manifestou foi em forma de fogo. Ao povo de Israel numa coluna de fogo, ver Êxodo 13.21,22, e a Moisés como uma chama de fogo na sarça ardente, ver Êxodo 3:2 e no monte Sinai. Quando sentimos a presença do Senhor é como se um fogo forte e brilhante estivesse diante de nós. Quando permitimos ser usados pelo Espírito Santo Ele nos impulsiona para a missão de evangelizar.

Em Lucas 24:32 encontramos a declaração de dois discípulos após a ressurreição de Cristo: “ E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?"  Dois discípulos no caminho de Emaús se encontraram com Jesus e mesmo antes de saber quem era Ele, sentiram seu coração arder pela presença do Espírito Santo enquanto a Palavra falava.  Em Jeremias 23:29 diz assim: “não é a minha palavra fogo, diz o Senhor..?”. Quando lemos a Bíblia, ouvimos pregações ou conversamos sobre as Escrituras; a Palavra de Deus, devemos sentir queimar nosso coração! Todos nós precisamos sentir este calor!

O Espírito Santo atuou na vida dos apóstolos e atua na nossa vida também hoje para pregarmos o evangelho. Veja outros textos que nos ajudam a compreendermos a necessidade de estarmos envolvidos na missão e de pregarmos o evangelho de Cristo: “E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta….E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.” Atos 8: 26 e 29.

“E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.” Atos 16:6.

Qual é a sua motivação para fazer o trabalho de Deus? A vida santificada por Deus deve ser o alvo de cada um de nós, e a santidade é consequência da graça de Deus agindo no nosso interior. É obra do Espírito Santo agir em nós e promover a nossa santificação, mas necessitamos abrir o coração para Deus agir em nós, e a nossa vontade é a porta através da qual o Espírito age para nos santificar:  Efésios 4:30 diz: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” E no capítulo seguinte, o apóstolo recomenda: “enchei-vos do Espírito” Efésios 5:18.

Quando falta a santidade em nós todo esforço se torna vão!  Em Isaías 1:11 lemos assim: “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.” Isaías 1:11.

Deus deseja uma vida de amor ao próximo, para além da adoração ao Seu nome, e o Espírito Santo nos une na pregação do evangelho e cada membro deve utilizar os dons espirituais recebidos para a edificação do corpo de Cristo que é a igreja. Veja alguns textos: “Aquele que achou conforto na Palavra de Deus deve compartilhar esse conforto a outros. Somente assim Ele poderá continuar a receber conforto.” Manuscrito 147, 1903. Meditação Olhando para o Alto, 424

“Muitos há que necessitam do serviço de amoráveis corações cristãos. Têm-se imergido na ruína muitos que poderiam ter sido salvos, houvessem seus vizinhos, homens e mulheres comuns, se esforçado em benefício deles. Muitos há à espera de que alguém se lhes dirija pessoalmente. Na própria família, na vizinhança, na cidade em que residimos, há trabalho para fazermos como missionários de Cristo. Se somos cristãos, essa obra será nosso deleite. Mal está uma pessoa convertida, nasce dentro dela o desejo de tornar conhecido a outros que precioso amigo encontrou em Jesus. A salvadora e santificadora verdade não lhe pode ficar fechada no coração. Todos quantos se consagram a Deus, podem ser portadores de luz. Deus os torna instrumentos Seus para comunicar a outros as riquezas de Sua graça. Sua promessa é: “E a elas, e aos lugares ao redor do Meu outeiro, Eu porei por bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênçãos serão”. Ezequiel 34:26. O Desejado de Todas as Nações, 90.

SEXTA-FEIRA (3 de março) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 9 (1º trimestre de 2017) O ESPÍRITO SANTO E A IGREJA – O Espírito Santo age em nós promovendo a nossa salvação e unidade presente e futura, e quando respondemos a essa salvação, permitimos que Jesus seja o nosso Senhor, obedecemos a Palavra de Deus, sentimos o desejo de pregar o evangelho e nos unimos com a igreja de Cristo nesta missão.

O livro de Atos é um dos livros mais emocionantes da Bíblia porque mostra os atos do Espírito Santo movendo os apóstolos e crentes primitivos na proclamação do evangelho. De um pequeno grupo de crentes tímidos, relatado no capítulo 1, estes homens e mulheres crentes, movidos pelo Espírito Santo, tornaram-se em uma grande força ao ponto de abanar as estruturas do império romano. No entanto, num período relativamente curto de tempo, de pouco mais de 30 anos, os primeiros 120 discípulos de Cristo e seus convertidos mudaram o mundo.

Em torno de 200 anos depois do nascimento da igreja cristã primitiva, Tertuliano, um dos pais da igreja primitiva, escreveu esta declaração sobre o impacto do evangelho no mundo de então: “ocupamos todos os lugares que pertencem a vocês; vilas, ilhas, fortalezas, cidades, comércios, os próprios acampamentos militares, tribos, conselhos municipais, o palácio, o senado, o mercado local; nós não deixamos nada, a não ser os vossos templos.” Os primeiros crentes invadiram a cultura romana, e, embora o Império Romano dominou o mundo, o evangelho prevaleceu! Amém?

Como os crentes daquele tempo conseguiram essa façanha? Eles entenderam um segredo simples: cada homem e cada mulher era parte da equipe e uniram-se em amor. O Ministério não era somente para um seleto grupo chamado;  "apóstolos". O Ministério era para todos os que ingressavam na igreja. Cada membro da igreja era um missionário e hoje temos a mesma tarefa diante de nós!

O Espirito Santo promove a unidade entre os crentes. Jesus disse: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão-de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.” João 16:13-14. Esse texto  nos ensina muitas coisas, mas acima de tudo fala da unidade espiritual. A habitação do Espírito Santo em nós possibilita a unidade da Igreja de Jesus.

O que acontece quando Jesus habita em você através do Espírito Santo? “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14:17.

“A harmonia e a união que existem entre homens de disposições várias constituem o mais forte testemunho que se possa dar de que Deus enviou Seu Filho ao mundo para salvar os pecadores. É nosso privilégio dar este testemunho. Mas para isso fazer, precisamos colocar-nos sob a ordem de Cristo. Nosso caráter tem que ser moldado de conformidade com o caráter dEle, nossa vontade tem que ser rendida à Sua. Então trabalharemos juntos sem um pensamento de colisão….Quando o povo de Deus crer plenamente na oração de Cristo, quando praticar na vida diária as instruções nela contidas, a unidade de ação será um fato em nossas fileiras. Irmão estará ligado a irmão, pelos laços áureos do amor de Cristo. O Espírito de Deus, unicamente, é que pode efetuar essa unidade. Aquele que santificou a Si mesmo, pode santificar também a Seus discípulos. Unidos a Ele, estaremos também unidos entre nós, na mais santa fé. Quando buscarmos essa unidade com o empenho que Deus deseja, iremos alcançá-la. Não é o grande número de instituições, grandes edifícios, e a aparência externa, que Deus requer, mas a ação harmoniosa de um povo peculiar, um povo escolhido por Deus e precioso, unido um ao outro, tendo a vida escondida com Cristo em Deus. Cada homem deve estar em seu lugar, desempenhando a sua tarefa, exercendo influência correta em pensamento, palavras e ações. Quando todos os obreiros assim procederem, e não antes, Sua obra será um todo completo e simétrico.” Testimonies for the Church vol 8, 243. Conselhos para a Igreja, 44.

Luís Carlos Fonseca

1 comentário:

  1. Bom dia.
    Pastor luis fonseca,que trabalho missionario maravilhoso.
    Que Deus o abençoe a vc. e a toda sua familia imensamente.
    Sou batizado na iasd a um ano e meio.
    Se o sr. tiver algum livro velhinho ou algo que venha nos acrescentar na nossa caminhada crista.
    Eu estou com o desejo de fazer uma biblioteca crista.
    Preciso de materiais do nosso meio.mas tambem preciso de aprender com o seu conhecimento.
    Quero saber se o sr. tem outras paginas na internet.
    Meu nome e andre luciano da silveira.
    Resido em :estrada geral .bairrocangueri de fora imarui sc
    Cep: 88770000
    Meu whatsap : 48 98118716
    Desde ja obrigado por se colocar como extrumento nas maos de Deus.

    ResponderEliminar