segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 (1º trimestre 2019) AS MENSAGENS DE JESUS AS SETE IGREJAS


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 (1º trimestre 2019) AS MENSAGENS DE JESUS ÀS SETE IGREJAS

VERSO ÁUREO: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 3:22

INTRODUÇÃO (sábado 12 de janeiro) - As sete igrejas descritas no Apocalipse eram sete igrejas importantes da igreja primitiva: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. 

Essas igrejas ficavam na província da Ásia Menor, no Império Romano, e são um exemplo para todas as igrejas cristãs em todos os tempos.

A linguagem e a referência às igrejas no início e no fim do livro, indicam fortemente que o conjunto das sete igrejas vai além daquelas congregações da Ásia Menor, ainda mais, considerando-se o número sete, que simboliza plenitude, perfeição e universalidade. Assim: se o Apocalipse trata da história cristã, iniciada com Jesus e que será encerrada por Ele, e se os sete Espíritos representam a ação universal do Espírito Santo, ver Apocalipse 1:4; 3:1; 4:5; 5:6, então as sete igrejas representam a universalidade da igreja.

As sete igrejas encontram-se numa sequência geográfica, definida pela estrada romana que as ligava. Existe uma ordem e sequência lógica seguida pelo profeta João. Embora a referência ao transcurso da história não seja tão explícita, ela é notada claramente nas entrelinhas. As palavras foram colocadas de tal maneira que faziam sentido para os cristãos daquela época, assim como fizeram nas eras subsequentes, até os nossos dias.

Deus enviou uma mensagem à estas igrejas em Apocalipse para encorajar e corrigir Seus filhos naquela época e durante os séculos até a segunda volta de Cristo. Veja uma resenha das datas das sete igrejas:

1- ÉFESO: Igreja Apostólica - 30 a 100 d.C.
2- ESMIRNA: Igreja perseguida -100 a 313 d.C.
3- PÉRGAMO: Igreja Imperial - 313 a 538 d.C.
4- TIATIRA: Igreja papal, idade Média - 538 a 1517 d.C.
5- SARDES: Igreja da Reforma e renascença - 1517 a 1833 d.C.
6- FILADELFIA: Igreja missionária, evangelística - 1833 a 1844 d.C. ou, segundo alguns autores, de 1798 até 1844
7- LAODICÉIA: Igreja morna, apóstata, 1844 d.C. até a Segunda volta de Cristo.

“Os nomes das sete igrejas são símbolos da igreja em diferentes períodos da era cristã. O número sete indica plenitude e simboliza o fato de que as mensagens se estendem até o fim do tempo, enquanto os símbolos usados revelam o estado da igreja nos diversos períodos da história do mundo.” Atos dos Apóstolos, 585.

As cartas às sete igrejas são compostas por seis partes: Destinatário: a) “Ao anjo da igreja em… escreve”; b) “Estas coisas diz…”; c) palavras de elogio à igreja..; d) conselho..; e) chamado a ouvir “o que o Espírito diz às igrejas”…; e f) promessa ao vencedor. Em cada mensagem às igrejas, Jesus faz promessas ao vencedor. Vencer é um tema importante no Apocalipse. Veja os textos: Apoc 2:7, 11, 17, 26; 3:5, 12, 21; 5:5; 12:11, 15:2; 17:14; 21:7. Isso revela a guerra espiritual em torno da vida cristã!

As mensagens às sete igrejas revelam uma forte ligação entre Cristo e Seu povo ao longo da história. Embora a seção das sete igrejas esteja no capítulo 2, a visão inicia em Apoc 1:9, com a visão do Cristo glorificado. Antes do Apocalipse dar uma visão da igreja, ele proporciona uma visão de Cristo, porém junto à igreja. Antes de olhar para as imperfeições da igreja, precisamos olhar para a perfeição de Jesus. E, quando tivermos que tratar das nossas imperfeições e da dos outros devemos olhar sob o prisma do amor de Deus por nós. Amém?

Durante esta semana vamos analisar seis igrejas, pois na semana passada já estudamos sobre Éfeso. Éfeso era a capital da região, que recebeu Paulo, Timóteo, João e outros cristãos influentes. A igreja de Éfeso rejeitava falsas doutrinas e não desanimava com as perseguições. Mas, seu amor estava esfriando. A igreja precisava voltar às suas raízes e focar mais no amor conforme Apocalipse 2:3-5.
Na época dos apóstolos, durante o primeiro século, que compreendia a igreja de Éfeso, o evangelho cresceu muito. O historiador Gibbons diz que os cristãos chegaram a ser nessa época uns 6 milhões. 

Os apóstolos deixaram bem claro, na Bíblia Sagrada, a doutrina pura de Cristo, estamos seguindo?

DOMINGO (13 de janeiro) AS MENSAGENS DE CRISTO À ESMIRNA E PÉRGAMO

ESMIRNA - Esmirna representa a igreja desde o ano 100 até 313. Foi o período de horrendas perseguições do Império Romano contra os cristãos quando muitos foram queimados vivos, decapitados, entregues às feras no circo romano, etc. Para esses fiéis mártires o Senhor não tem reprovação. O período termina com o edito de tolerância de Milão, assinado por Constantino no ano 313. 

Veja as características mais notáveis da época da igreja simbolizada por Esmirna: “E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu: Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” Apocalipse 2:8-11

Até perto do fim do período de Éfeso, eram os judeus que perseguiam os cristãos. Mas agora, diante do progresso do evangelho, as perseguições romanas suplantaram as judaicas. A autoridade imperial mandou crucificar, queimar vivos e lançar cristãos às feras dos anfiteatros. O período de Esmirna é o período do martírio. Justino Mártir, com seis outros cristãos, foram açoitados e decapitados no ano 165. As catacumbas, sob as colinas, fora da cidade de Roma, serviram de refúgio aos inúmeros cristãos. Estamos disponíveis para sofremos perseguições em favor do evangelho de Cristo?

PÉRGAMO - Pérgamo vai de 323 a 538.  O Senhor reprovou esta igreja por sustentar a doutrina de Balaão. Balaão sabia que Israel era o povo de Deus e este conhecimento o fez responsável. De acordo com o costume das nações pagãs, ele foi chamado para amaldiçoar Israel. Assim também, e para atrair os pagãos, os chefes da igreja romana adaptaram várias cerimonias e crenças pagãs ao cristianismo.

A palavra de Deus foi desobedecida e substituída, de forma aberta, por práticas e superstições pagãs. Eis algumas doutrinas falsas introduzidas neste período: No ano 252 surgiu o batismo infantil, em 300 as imagens e ídolos foram introduzidas nas igrejas apenas como adorno. Em 787 o II Concílio de Nicéia deu-lhe a sanção e no ano 400 introduziu-se as orações pelos mortos. Em 7 de Março de 321 houve o primeiro decreto dominical promulgado pelo Imperador Constantino.

Como Satanás não conseguiu destruir a igreja com as perseguições, ele tratou de corrompê-la e colocá-la em compromisso com o Estado, introduzindo na igreja pagãos não-convertidos e que conservaram parte de suas ideias. Esse paganismo, introduzido na igreja, foi tirando a força espiritual da igreja.

Quais são os principais traços do cristianismo durante a época representada por Pérgamo de acordo com Apocalipse 2:12-17. Mesmo em meio a apostasia de muitos, havia crentes disponíveis em obedecer Jesus: “Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.” Apocalipse 2:13

SEGUNDA-FEIRA (14 de janeiro) A MENSAGEM DE CRISTO À TIATIRA - Tiatira compreende o período de 538-1517. Ver Apoc 2:18-28. Este é o período da temida Idade Média, e se estendeu até o início da Reforma. Em 538 o Imperador Justiniano reconheceu oficialmente o bispo de Roma como o cabeça das igrejas cristãs. Os cristãos fiéis enfrentaram um dilema: manter à sua fé pura, baseada na palavra de Deus e ser perseguido pela Igreja ou aceitar as inovações heréticas da igreja Católica Romana.

A cidade de Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos, veja Atos 16:14, além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc. Havia em Tiatira grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes às associações profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã.

Tiatira é comparada com Jezabel por introduzir mais doutrinas falsas dentro do Cristianismo. Jezabel, filha de um rei sidônio, adoradora de Baal, a qual introduziu a idolatria e corrupção religiosa em Israel, é aqui o símbolo da apostasia e corrupção religiosa aberta. A igreja cristã se paganizou nesta época.

Em 1125 a igreja Católica Romana introduziu a doutrina da Imaculada Conceição, essa doutrina nega o princípio bíblico de que todos, exceto Cristo, pecaram. Em 1854 o papa Pio IX oficializou a doutrina de que Maria nunca pecou. Em 1208-1214 introduziu-se o Rosário por São Domingos. Em 1233 oficializou-se a "santa" inquisição que ficou em vigor até o século 18, causando horrores principalmente no Peru, Espanha e França. Em 1870 criou-se a infalibilidade papal, onde afirma que os papas jamais erraram.

Quais são os pontos principais da mensagem de Cristo à época representada por Tiatira? Leia Apocalipse 2:18-29. Veja o elogio e a reprovação: “Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.” Apocalipse 2:19,20

Que palavras indicam que ainda ficava um pequeno remanescente em Tiatira? “Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.” Apocalipse 2:24

Jesus oferece encorajamento aos cristãos em Tiatira. Veja Apoc 2:24. Jesus tinha falado sobre os filhos de Jezabel, agora ele encoraja os outros, os discípulos fiéis que não aceitam a doutrina dela e não participam do conhecimento das “coisas profundas de Satanás”. Algumas pessoas não buscavam as “profundezas de Deus”. Ver I Coríntios 2:10, pois preferiam conhecer as profundezas do diabo. Temos seguido a Palavra de Deus ou as tradições dos nossos pais? 

TERÇA-FEIRA (15 de janeiro) A MENSAGEM DE CRISTO À SARDES: A cidade antiga de Sardes, hoje apenas ruínas perto da atual vila de Sarte na Turquia, considerava-se impenetrável. Foi situada numa rota comercial importante no vale do Hermo, com a parte superior da cidade, a acrópole, quase 500 metros acima da planície, nos rochedos íngremes do vale. Era uma cidade próspera, em parte devido ao ouro encontrado no Pactolos, um ribeiro que passava pela cidade. A cidade antiga fazia parte do reino lídio. Pela produção de ouro, prata, pedras preciosas, lã, tecido, etc., se tornou próspera.

Sardes corresponde à igreja no século 16 e primeira parte do século 18, quando a verdade bíblica começou a abrir caminho por meio da pregação dos reformadores. Apocalipse 3:2 profetiza a tragédia vivida pelas igrejas que, após a morte de seus fundadores, deixaram morrer parte das verdades descobertas e pregadas pelos reformadores. Sardes vai de 1517 até 1833. Ver Apoc 3:1-6. Durante este período foram mortos os últimos mártires: “Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer”. O iluminismo trouxe a democracia em várias regiões do mundo e o fim da inquisição romana. Este foi o cumprimento da profecia dos 1260 anos.

Quais são as características mais destacadas da igreja durante o período representado por Sardes? Apocalipse 3:1-6. 

“Conheço as tuas obras” v 1. Como nas outras cartas, Aquele que estava no meio dos candeeiros conhecia perfeitamente as obras e os corações das igrejas. “Tens nome de que vives, e estás morto” v.1. Esta frase ilustra perfeitamente a diferença importante entre reputação e caráter. A reputação é a fama da pessoa, o que os outros acham que ela é. O caráter é a essência real da pessoa, o que realmente ela  é. As outras pessoas podem ver somente por fora, mas Jesus vê o homem interior e sonda os corações.

A igreja de Sardes teve a reputação de ser ativa e viva, mas Jesus sabia que estava quase morta. Ele não fala de perseguição romana, nem de conflitos com falsos judeus. Não cita nenhum caso de falsos mestres seduzindo o povo ao pecado. Ele fala de uma igreja aparentemente em paz e tomada por indiferença e apatia. A boa fama não ocultou a verdadeira natureza desta congregação dos olhos do Senhor.

“Sê vigilante” v.2: Por falta de cuidado, Sardes caiu com os seus inimigos em guerra. Espiritualmente, discípulos e igrejas caem por falta de vigilância. Muitas passagens no Novo Testamento dão ênfase à importância da vigilância, pois o pecado nos ameaça. Ver Mateus 26:41 e I Pedro 5:8. Falsos mestres procuram devorar os fiéis. Ver Atos 20:29-31. O bom soldado de Cristo toma a armadura de Deus e vigia constantemente com perseverança e oração. Ver Efésios 6:18 e Colossenses 4:2.

Consolida o resto que estava para morrer”. v. 2. A última tentativa foi pedido por Jesus. A igreja em Sardes estava quase morta, mas ainda houve uma esperança de salvar alguns, ou talvez até de reavivar a congregação.

“Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti, v 3: A figura de um ladrão encontrando pessoas despreocupadas é comum nas Escrituras. Jesus empregou esta ideia várias vezes no seu trabalho entre os judeus, e os apóstolos imitaram este exemplo nas suas cartas. Ver I Tessalonicenses 5:2-4 e II Pedro 3:10. No Apocalipse, Jesus prometeu vir como ladrão, encontrando despreparadas as pessoas que não vigiavam. 

Poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras”. No meio de uma igreja quase morta, Jesus encontrou algumas pessoas fiéis! Este fato nos lembra de que o julgamento final será individual.

QUARTA-FEIRA (16 de janeiro) A MENSAGEM DE CRISTO À FILADÉLFIA - Filadélfia vai de 1833-1844. - Filadélfia significa amor fraterno ou o retorno ao primeiro amor. Era esta a condição dos que receberam a mensagem milerita de que a segunda vinda estava próxima. Quase um milhão de pessoas nos EUA creram na mensagem de que Jesus voltaria em 1844 e viveram o verdadeiro arrependimento.

Filadélfia, representa a última parte do século XVIII e a primeira do século XIX, com o nascimento da expansão missionária e a organização das Sociedades Bíblicas. Começa a estudar-se Daniel e Apocalipse e surgem os maiores reavivamentos da História. Entre as sete cartas às igrejas no Apocalipse, encontramos duas que não contêm nenhuma crítica das igrejas: A carta à igreja em Esmirna, uma congregação pobre que enfrentava perseguição, e a carta à igreja em Filadélfia, uma congregação fraca e limitada, mas que dependia de Deus.

Quais são os traços preeminentes do período da igreja profetizado por Filadélfia? Apocalipse 3:7-13.

“Conheço as tuas obras” v. 8. Como afirmam todas as cartas, Jesus conhece de primeira mão as obras dos cristãos em Filadélfia.

“Tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar” v.8  Antes de falar sobre as obras dos crentes, Jesus já oferece encorajamento a esses discípulos. Mesmo sendo servos fiéis, eles sentiram fracos e, talvez, incapazes de cumprir bem seus deveres ao Senhor. Jesus queria assegurá-los de Sua fidelidade para com os seus servos. Portas abertas representam acesso e oportunidades. Deus abre a porta da fé quando oferece o evangelho aos homens, assim lhes dando acesso à comunhão com Ele. Abre portas de trabalho para seus servos divulgarem a Palavra. Ver  Coríntios 16:9; II Coríntios 2:12 e Colossenses 4:3.

“Que tens pouca força” v.8. Fraqueza nem sempre sugere pecado. Jesus não condena esta igreja por nenhum erro, mas diz que ela tinha pouca força. Pode ser que fossem poucos em número, ou de outra maneira limitados em capacidade para reintroduzir as verdades do evangelho, depois de séculos com a escuridão do pecado. Quando reconhecemos as nossas próprias limitações e fraquezas, devemos confiar mais em Deus e depender de Sua força.

“Entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome” v.8  Apesar de suas limitações, a igreja em Filadélfia se mantinha fiel. Guardava a palavra de Jesus. Ele veio ao mundo e revelou a Sua palavra, que nos julgará no último dia. Nós também devemos obedecer a perfeita lei da liberdade que Jesus nos deu. Ver Tiago 1:25. Eles defendiam o nome de Jesus e não O negaram.

“A sinagoga de Satanás” v. 9. Havia uma sinagoga de Satanás, uma congregação de falsos judeus, também em Esmirna. Apoc 2:9. Sabemos do livro de Atos que as primeiras perseguições da igreja, tanto em Jerusalém como na Ásia, foram feitas por judeus. A igreja em Filadélfia sofreu por causa desses falsos judeus.

“Eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei”. V 9: Apesar de serem fracos, os discípulos em Filadélfia ficariam do lado do vencedor. Seriam exaltados acima dos seus inimigos. Os servos fiéis e vitoriosos podem reinar com Cristo sobre as nações, mas a glória e a adoração ainda pertencem totalmente ao Senhor. Esta honra serviria de prova do amor de Jesus para com os seus seguidores. Os falsos judeus os odiavam, mas o Senhor e Cristo os amava!

“Porque guardaste a palavra da minha perseverança” v.10. Apesar de serem fracos e pouco diante de tantos desafios, não desistiram! Como tem sido consigo? 

QUINTA-FEIRA (17 de janeiro) OS CRISTÃOS EM LAODICEIA - Chegamos à última e a mais triste das cartas, porque foi escrita à uma igreja, da qual Cristo não tem elogios. No entanto, é nesta carta que encontramos o apelo mais comovente de Cristo e as palavras mais doces e meigas do Senhor Jesus, tão cheias de amor e carinho. O período dessa igreja vai desde 1844 até a volta de Cristo.

A cidade de Laodicéia era uma das mais ricas do mundo de então. Tinha um centro bancário independente do império Romano, mas a igreja era pobre e necessitava de ouro. v. 17. Quando foi arrasada em 61 d.C. por um terremoto, ela recusou o auxílio do governo romano, tão rica e independente se sentia... “não preciso de cousa alguma” Apoc. 3.17. Mas na verdade, era pobre. V.17.

Laodiceia era um grande centro comercial, especialmente famosa pelas suas túnicas chamadas trimita, feitas da lã preta das ovelhas da região. Orgulhando-se das túnicas que exportavam, os laodicenses não desconfiavam que estavam nus v.17. A cidade de Laodiceia era um grande centro médico, famoso especialmente por um unguento para os olhos feito de pofrígio misturado com óleo. Exportando o colírio para o mundo, o povo de Laodiceia não desconfiava que era cego v.17.

Apesar da triste condição de auto-suficiéncia e miséria espiritual de Laodicéia, Deus continua a amá-la; não tolera seus erros, mas lhe dirige os conselhos mais comovedores e inclusive faz o mais terno oferecimento: entrar em comunhão íntima, se Lhe abrirmos o coração. Apocalipse 3:20.

Quais são as características profetizadas para nosso tempo, representado por Laodicéia? “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.” Apocalipse 3:15-

Qual foi a solução apresentada por Cristo para a igreja de Laodiceia? “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” Apocalipse 3:18

Qual é a necessidade da igreja de Laodiceia?  “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. “ Apocalipse 3:19

Qual é o apelo de Cristo? “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:20

Qual é a promessa de Cristo? “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Apocalipse 3:21. A igreja em Laodiceia reflete o estado espiritual deficitário de tantas igrejas da nossa época, igrejas com Cristo do lado de fora. Cristo está batendo à porta. Ele está pedindo entrada, e é o crente que pode atender ao Seu apelo, é a ele que Cristo faz a Sua mais gloriosa promessa. Amém?

“A mensagem à igreja de Laodicéia é uma impressionante acusação, e é aplicável ao povo de Deus no tempo presente… Não basta meramente professar a verdade. Todos os soldados da cruz de Cristo obrigam-se virtualmente a entrar na cruzada contra o adversário das almas, para condenar o erro e sustentar a justiça. A mensagem da Testemunha Verdadeira, porém, revela que terrível engano pesa sobre nosso povo, o que torna necessário dirigir-lhe advertências, para pôr fim à indiferença espiritual e despertá-lo para uma ação decidida.” Testemunhos Seletos, vol 1, 329 e 329

Por que ser “morno” é mais perigoso do que ser completamente “frio”? O que eu sou?

SEXTA-FEIRA (18 de janeiro) LEITURA ADICIONAL E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 (1º trimestre 2019) AS MENSAGENS DE JESUS AS SETE IGREJAS - As 7 igrejas do Apocalipse se encontram nos capítulos 2 e 3 do livro do Apocalipse. São uma profecia que demonstram as qualidades e defeitos de 7 eras pelos quais passaria a igreja cristã, começando na era apostólica e culminando com a segunda vinda de Cristo.

O objetivo principal de Jesus, ao escrever as cartas para as Sete igrejas, era entregar um relatório para as igrejas da época. Um segundo propósito dos escritos inspirados de João era descrever sete tipos de crentes que surgiriam ao longo da história. As breves cartas às igrejas do Apocalipse, estão como lembrança para os seguidores de Cristo.

Sobre a igreja de Éfeso, que permaneceu fiel as doutrinas de Cristo, é dito que, rodeado pelo paganismo e falsos mestres, a igreja de Éfeso defendeu o que aprendeu e teve uma ampla oportunidade para corrigir falsas doutrinas e confrontar os mestres heréticos. Enfrentamos os mesmos desafios no século 21. Há poucas igrejas que não estão sujeitas, e em perigo de falsos mestres com falsos ensinamentos. Mas Jesus nos chama para falar a verdade em amor. Ver Efésios 4:15.

Tanto Esmirna como Filadélfia estão cercadas por aqueles que afirmam ser cristãos, mas não são. Estas igrejas são representadas por aqueles que perseguem a igreja e levam uma vida longe dos princípios de Deus.  Jesus diz que aqueles que são dele vão sofrer perseguição, mas não devemos temer, pois Ele venceu o mundo . Ele vai nos fortalecer quando mais precisarmos. Amém?

Laodiceia é representada pela igreja que é morna. A condição espiritual morna é uma abominação para um Deus santo. Como podemos ser tão apáticos quando Cristo fez grandes coisas por nós? Como escaparemos nós, se "negligênciarmos tão grande salvação" que Jesus nos proporcionou?

“Que maior engano pode sobrevir à mente humana do que a confiança de estar correto, quando se está totalmente errado! A mensagem da Testemunha Verdadeira encontra o povo de Deus em triste engano, todavia sincero nesse engano. Eles não sabem que sua condição é deplorável à vista de Deus. Enquanto aqueles que são abordados se lisonjeiam de achar-se em exaltada condição espiritual, a mensagem da Testemunha Verdadeira destrói sua segurança com a surpreendente denúncia de seu verdadeiro estado espiritual de cegueira, pobreza e miséria. Esse testemunho tão incisivo e severo não pode ser um engano, pois é a Testemunha Verdadeira quem fala, e Seu testemunho tem de ser correto.” Testemunho para a Igreja vol 3, 252

Luís Fonseca



5 comentários:

  1. pastor, geralemte os seus comentários são baseados em alguns livros por ventura? e como arrumas o tempo para prepar
    ar lições inclusive até que estão por vir! responde-me todas essas questões por favor. Nelson Joveth Ngonga, Angola iasd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comento tendo em conta o pensamento da teologia bíblica, pesquiso em livros gerais. O tempo é a gente que faz. Quando se quer, se consegue conjugar o trabalho normal com a escrita. Gosto de preparar as lições por antecipação, assim tu podes te preparar melhor. Que Deus te abençoe

      Eliminar
    2. Nossa esses comentários da liçao estão me ajudando muito não tenho nem espaço na minha liçao para colocar tudo q estou aprendendo aqui. Deus abençoe vc Pr.

      Eliminar
    3. Nossa esses comentários da liçao estão me ajudando muito não tenho nem espaço na minha liçao para colocar tudo q estou aprendendo aqui. Deus abençoe vc Pr.

      Eliminar
    4. Nossa esses comentários da liçao estão me ajudando muito não tenho nem espaço na minha liçao para colocar tudo q estou aprendendo aqui. Deus abençoe vc Pr.

      Eliminar