segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (4º trimestre de 2018) A RESTAURAÇÃO FINAL DA UNIDADE


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (4º trimestre de 2018) A RESTAURAÇÃO FINAL DA UNIDADE

VERSO ÁUREO: “Mas nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e Nova Terra, nos quais habita a justiça” II Ped 3:13.

INTRODUÇÃO (sábado 22 de dezembro) – A Bíblia fala com confiança do tempo em que a Terra será recriada e as ruínas do pecado serão eliminadas. Finalmente, a humanidade será restaurada ao seu propósito original, e todos viverão em harmonia. Nossa atual unidade espiritual em Cristo, embora ainda não plenamente percebida, será então uma realidade viva e eterna. Amém?

A 2ª volta de Jesus é uma doutrina que traz confiança na Bíblia e comunica-nos a esperança de vivermos em perfeita paz no reino de Deus. Milhões de pessoas recitam a oração do “Pai Nosso” e recitam: “Venha o Teu Reino”. E quando repetem a oração do credo, declaram: “Há de vir para julgar os vivos e os mortos”. Esta doutrina encontra-se em toda a Bíblia; tanto no Velho como no Novo Testamentos. Todas as religiões cristãs aceitam esta doutrina, embora algumas a interpretam de formas diferentes do que Bíblia ensina. A Bíblia termina desta forma: “Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” Apoc. 22:20.

Que maravilhosa promessa fez Jesus sobre Sua volta? “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14-1-3.

A segunda volta de Jesus será tão certa como foi a Sua primeira vinda. Os profetas anunciaram o local exato do nascimento de Jesus, que nasceria de uma virgem, e como Jesus deveria chamar, e assim aconteceu. Veja os textos: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miquéias 5:2.

“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” Isaías 7:14.

A segunda vinda de Cristo é o assunto mais enfatizado em toda a Bíblia. Há cerca de 300 referências sobre a primeira vinda de Cristo no Velho Testamento e 8 vezes mais sobre a segunda vinda, ou seja, há mais de 2.000 referências sobre a segunda vinda em toda a Bíblia. As profecias bíblicas mostram que estamos muito próximos da volta de Jesus. Basta olharmos para as profecias de Jesus para constatarmos essa realidade. Leia Mateus capítulo 24.

Quando Jesus voltar os homens vão estar desatentos como a geração pré-diluviana. Vão estar entregues aos seus próprios interesses sem se aperceberem da urgência da hora. Comer, beber, casar e dar-se em casamento não são coisas más, fazem parte da rotina da vida. Mas, viver a vida sem se aperceber que Jesus está prestes a voltar é viver como a geração antes do dilúvio. 
Quando o dilúvio chegou apanhou quase todos de surpresa. Muitos hoje estão comprando, vendendo, casando, viajando, descansando, jogando, brincando, pecando; esses vão continuar vivendo despercebidamente até o dia que Jesus virá. Então, será tarde demais.

Não há nada de mal em realizar as coisas boas da vida. Mas quando os homens estiverem tão envolvidos em coisas boas em si, ao ponto de esquecerem de Deus, estarão então maduros para o juízo. A história e a arqueologia provam a primeira vinda de Cristo. Assim também devemos acreditar nas promessas da Sua segunda volta. Quer estejamos preparados, ou não; quer queiramos, ou não; e quer aceitemos, ou não, Jesus vai voltar e levar consigo os Seus filhos para morar com Ele. Como adventistas do sétimo dia, também almejamos Seu retorno. De fato, o nosso nome proclama essa esperança.

Como a volta de Cristo iminente nos convida à mantermos a nossa unidade como crentes? Aqui nossa unidade em Cristo é muitas vezes ameaçada pelas nossas limitações e fraquezas humanas. No segundo advento de Cristo, seremos um com o Senhor, finalmente reunidos, formando uma família restaurada. Amém?

DOMINGO (23 de dezembro) A CERTEZA DA VOLTA DE CRISTO – Este é o texto principal para o estudo de hoje e constitui na promessa mais conhecida da segunda vinda de Jesus: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14-1-3.

Na língua grega, a promessa “virei outra vez” encontra-se no tempo presente, enfatizando a certeza. O Velho Testamento traz muitas promessas da primeira vinda de Cristo e Ele veio mesmo. Veja estes textos: “Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.” Salmos 40:7.

O texto de Atos 1:9-11 mostra a promessa da volta do Senhor e a certeza que temos, declarada pelos anjos, quando afirmam para os seus discípulos: “… Esse Jesus que dentre vós foi recebido em cima no céu, há-de vir assim como para o céu o vistes ir”.

Estamos vivendo os momentos finais da igreja sobre a terra e o Senhor nos quer atentos, vigilantes, para este grande momento; a volta do Senhor Jesus. Devemos amar a Sua vinda, esperando com fé e mantendo-nos vigilantes, pois o dia e a hora não se sabe, nem os anjos, e nem o próprio Senhor Jesus, mas somente o Pai. Ver Mateus 24:36. No texto para hoje, o próprio Senhor Jesus fala que Ele mesmo iria nos preparar moradas celestiais, desejando a nossa presença do Seu lado. Em João 17:24 Jesus mostra o quanto nos ama e pede ao Pai que onde Ele estiver, nós estejamos com Ele para que vejamos a Sua Glória. Em Hebreus 13:14 diz que neste mundo não temos cidade permanente, mas buscamos a futura que Jesus foi preparar, a Nova Jerusalém. Ver também Filip. 3:20.

Assim como Jesus sempre cumpre as Suas promessas, Ele também cumpre as promessas de que cuida de nós no dia-a-dia. Basta entregarmos as nossas preocupações à Jesus que Ele cuida de nós. Veja estes textos: “E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.” Lucas 12:7

Os primeiros cristãos consideravam a volta de Cristo a “bendita esperança” Tito 2:13. Muito antes de Cristo chegar, os patriarcas e profetas já anunciavam e aguardavam a promessa da segunda vinda de Cristo: Mil anos antes de Jesus vir a esta Terra, o rei Davi também profetizou que a vinda do Messias reuniria o povo de Deus. “Vem o nosso Deus e não guarda silêncio; perante Ele arde um fogo devorador, ao Seu redor esbraveja grande tormenta. Intima os céus lá em cima e a Terra, para julgar o Seu povo. Congregai os Meus santos, os que comigo fizeram aliança por meio de sacrifícios.” Sal 50:3-5.

Como podemos obter esperança e conforto da promessa da segunda vinda de Cristo, mesmo Cristo aparentemente demorando para voltar?

SEGUNDA-FEIRA (24 de dezembro) A PROMESSA DA RESTAURAÇÃO - Por que Jesus irá voltar? Jesus voltará para restaurar o estado original das coisas. Certo pai entrou no quarto, onde seu filho estava brincando, e assentou-se na cama e em silêncio ficou olhando o filho brincar. Depois de alguns momentos o menino olhou para o pai e disse: - o que você quer papai? - Nada filho, respondeu o pai, eu só estava precisando ficar perto de você.  Pessoas que se amam não conseguem viver longe, separadas, distantes, por muito mais tempo. O amor cria a necessidade de ficar junto com a pessoa amada.

Quando Adão morreu, depois dos seus 930 anos, Jesus também sentiu saudades de ouvir a voz, ver os movimentos, sentir o cheiro de seu primeiro filho terrestre. Ele tinha tanto desejo de estar com o homem que levou Enoque, o sétimo depois de Adão para ficar junto com Ele. De vez enquando, Jesus levava um de Seus filhos fiéis para o céu, para matar a saudade. 

Moisés, Elias e os que ressuscitaram juntos com Jesus, foram para a casa do Pai e também representam o que Jesus vai fazer com você e comigo na Sua segunda vinda: levar-nos para estarmos para sempre com Ele.

Qual será a recompensa? “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.” Mateus 16:27

"Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve." Mal.3:18

Isaías profetizou que Jesus seria o divino restaurador de corações quebrantados: “O Senhor me enviou para restaurar os quebrantados de coração” Is 60:1. Se sua vida está quebrada, entregue-a a Jesus, o divino restaurador.

Ao ser partido, um vaso perde sua utilidade, sua beleza e valor. A não ser que ele seja restaurado, não terá mais serventia, Quantas vezes na vida, nós nos sentimos como um vaso trincado. Perdemos nossa auto-estima, tornamo-nos incapazes de emitir com nossos lábios um som de louvor, somos dominados pela tristeza e, não raro, caímos em depressão. As trincas da nossa alma podem vir de dentro de nós mesmos ou de fora. Para as fissuras interiores, causadas pelos nossos pecados, podemos ser restaurados pelo perdão de Deus. Para os danos que nos vêm de fora, podemos ser consertados pelo perdão que, pela graça de Deus agindo em nós, podemos conceder a quem nos feriu. Em ambos os casos, podemos ter de volta a nossa auto-estima e alegria, o significado da nossa vida, nossa consciência de valor.

Alguém restaurado por Deus deixa ser usado por Ele. Veja este texto: “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.” II Tim. 2:19-21

Quando somos verdadeiramente transformados e restaurados pelo Senhor, Ele tem o maior prazer em nos abençoar e nos usar em favor da pregação do evangelho: “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” II Cor. 4: 6 e 7.

Uma vez restaurados, por Deus, seremos instrumentos nas mãos de Deus para restauramos outras pessoas, e muitas passagens bíblicas declaram que o eterno lar dos remidos será um lugar real, não uma fantasia da imaginação nem um sonho. Os remidos poderão ver, ouvir, cheirar, tocar e ter uma nova experiência, uma nova vida.

De acordo com Isaías 11:1-10, que promessa é dada a Israel? O que ela revela sobre a morada eterna dos remidos? A profecia de Isaías 11 anuncia de maneira bela a vinda do Messias, que inaugurará uma nova era. Ele acabará com toda a violência e introduzirá a paz eterna. O reino de Deus nessa nova Terra estabelecerá a harmonia universal.

Veja este texto: “E, ao transcorrerem os anos da eternidade, haverá mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais as pessoas aprenderem a respeito de Deus, mais admirarão Seu caráter. Ao revelar-lhes Jesus as riquezas da redenção e os surpreendentes feitos do grande conflito com Satanás, o coração dos resgatados baterá com mais forte devoção, e com mais arrebatadora alegria dedilharão as harpas de ouro; e milhares de milhares, e milhões de milhões de vozes se unirão para ampliar o potente coro de louvor.” História da Redenção, 432, 433.

Como podemos entender o caráter de Deus hoje? De que maneira a vida em harmonia e unidade com os outros revela um pouco do caráter e da natureza de Deus?

TERÇA-FEIRA (25 de dezembro) RESSURREIÇÃO E RELACIONAMENTOS RESTAURADOS – A volta de Jesus vai trazer alívio para os sofredores, vai proporcionar paz real e a harmonia em todo o universo. Os filhos de Deus podem estar sobrecarregados por causa de vários problemas:

1) Problemas Familiares. A rotina de uma casa em conflito é um dos motivos que mais tem sobrecarregado as pessoas. Relacionamento conjugal incompatível, pais e filhos, genros, noras, sogros e sogras, em muitos casos existe separações e divórcios. Alguns dos que lêem estas palavras podem estar experimentando esta triste experiencial

2) Problemas Financeiros. A preocupação proveniente de uma crise financeira é simplesmente assoladora, principalmente quando não há recursos para se efetuar os pagamentos básicos. Daí surgem as pressões, perde-se o sono e a sobrecarga se multiplica.

3) Problemas de doenças. Tantas são as moléstias que assolam o mundo, e o filho de Deus não está imune a estas coisas e nem livre de morrer.

4) Problemas Espirituais. São pessoas que não sabem a origem de tantos problemas e sensações estranhas. Aparentemente não tem motivos, mas na verdade existe uma ação maligna que tira o vigor, desestimula e enfraquece a alma. Temos que estar seguros nas promessas de Deus: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:4.

Veja esta bela descrição da volta de Cristo: “Surge logo no Oriente uma pequena nuvem negra, aproximadamente da metade do tamanho da mão de um homem. É a nuvem que rodeia o Salvador, e que, a distância, parece estar envolta em trevas. O povo de Deus sabe ser esse o sinal do Filho do homem. Em solene silêncio fitam-na enquanto se aproxima da Terra, mais e mais brilhante e gloriosa, até se tornar grande nuvem branca, mostrando na base uma glória semelhante ao fogo consumidor e encimada pelo arco-íris do concerto. Jesus, na nuvem, avança como poderoso vencedor. Agora, não como “Homem de dores”, para sorver o amargo cálice da ignomínia e miséria, vem Ele vitorioso no Céu e na Terra para julgar os vivos e os mortos. “Fiel e verdadeiro”, Ele “julga e peleja em justiça.” E “seguiram-nO os exércitos no Céu”. Apocalipse 19:11, 14. Com antífonas de melodia celestial, os santos anjos, em vasta e inumerável multidão, acompanham-nO em Seu avanço. O firmamento parece repleto de formas radiantes — milhares de milhares, milhões de milhões. Nenhuma pena humana pode descrever esta cena, mente alguma mortal é apta para conceber seu esplendor. “A Sua glória cobriu os céus” e a Terra encheu-se do Seu louvor. E o Seu resplendor era como a luz.” Habacuque 3:3, 4. Aproximando-se ainda mais a nuvem viva, todos os olhos contemplam o Príncipe da vida. Nenhuma coroa de espinhos agora desfigura a sagrada cabeça, mas um diadema de glória repousa sobre a santa fronte. O semblante divino irradia o fulgor deslumbrante do Sol meridiano. “E no vestido e na Sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.” Apocalipse 19:16. — O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, 640, 641.

"De cabeça levantada, brilhando sobre eles os resplandecentes raios do Sol da Justiça, regozijando-se porque se aproxima sua redenção, [os santos vivos] saem ao encontro do Esposo, dizendo: “Eis que Este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará.” Isaías 25:9.” The Review and Herald, 13 de novembro de 1913. O Grande Conflito, 641

A ressurreição dos santos será maravilhosa! De acordo com I Tessalonicenses 4:13-18, quais promessas estão incluídas nessa passagem? O que isso revela sobre a esperança da restauração dos relacionamentos?

A segunda vinda de Cristo impactará a humanidade de maneira profunda. Um aspecto importante do estabelecimento do reino de Deus é a reunião dos eleitos. “Ele enviará Seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os Seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” Mat 24:31. No momento dessa reunião, os justos mortos ressuscitarão e receberão a imortalidade. Ver I Cor 15:52, 53. Esse é o momento que todos aguardamos.

O corpo enfermo, envelhecido e desfigurado que desceu ao túmulo não se levantará na ressurreição, mas sim o corpo novo, imortal e perfeito, não mais marcado pelo pecado que causou sua deterioração. Os santos ressuscitados experimentarão a conclusão da divina obra de restauração, refletindo a perfeita imagem de Deus planejada na criação. No momento do segundo advento de Jesus, quando os mortos redimidos ressuscitarem, os justos vivos na Terra serão transformados e também receberão um corpo novo e perfeito.

“Quando Cristo vier, nosso corpo indigno será transformado, e se tornará semelhante ao Seu glorioso corpo; mas o caráter indigno não será então santificado. A transformação do caráter precisa ocorrer antes de Sua vinda. Nossa natureza precisa ser pura e santa; precisamos ter a mente de Cristo, para que Ele possa contemplar com prazer a Sua imagem refletida em nossa vida.” Signs of The Times, 11 de Novembro de 1886. Refletindo a Cristo, 299

QUARTA-FEIRA (26 de dezembro) UMA NOVA TERRA PARA OS REDIMIDOS – Deus promete a vida eterna par os salvos. Logo após a volta de Cristo os salvos serão levados à Nova Jerusalém e “viverão e reinarão com Cristo por mil anos”, só depois que descerão e viverão para sempre nesta terra renovada e transformada.  “Eis que Eu crio novos céus e nova Terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” Isa 65:17. 

Isaías e João,ver Apoc 21:1, tiveram uma visão da Nova Terra prometida aos salvos.
Em Apocalipse 21: 1 a 3 mostra que Deus criará um novo mundo. O mesmo fogo que destruirá os demónios e os ímpios, purificará a terra. O inferno vai durar enquanto tiver combustível para ser queimado. Não haverá um fogo a arder eternamente, como é falsamente ensinado por religiões, cristãs e algumas não cristãs.

“O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. Daquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até o maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza gozo, declaram que Deus é amor.” O Grande Conflito. Último paragrafo
Em Apocalipse 21:2, 9-27 mostra a unidade e harmonia que existirão ali no lar dos salvos. Em Apocalipse 22:1-5 faz menção do rio da água da vida que flui do trono de Deus e a árvore da vida que se estende sobre ele que são duas outras características importantes da nova cidade.

A árvore da vida, à qual Adão perdeu o acesso mediante sua transgressão, ver Gên 3:22-24, será restaurada por Cristo na Nova Jerusalém. O acesso a essa árvore é uma das promessas aos vencedores. Ver Apoc. 2:7. O fato de que ela produz doze espécies de frutos, uma nova espécie a cada mês, sugere uma razão para a profecia de Isaías sobre a nova Terra: “De uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor.” Is 66:23. A referência à “cura das nações” também ressalta a intenção de Deus de remover todas as barreiras entre os povos e de restaurar a humanidade ao seu propósito original: restaurar todos povos, tribos e nações em uma família indivisível, vivendo em harmonia e paz, unida para glorificar a Deus.

“Ali, quando for removido o véu que obscurece a nossa visão, e nossos olhos contemplarem aquele mundo de beleza de que ora apanhamos lampejos pelo microscópio; quando olharmos às glórias dos céus hoje esquadrinhadas de longe pelo telescópio; quando, removida a mácula do pecado, a Terra toda aparecer “na beleza do Senhor nosso Deus” — que campo se abrirá ao nosso estudo! Ali o estudante da ciência poderá ler os relatórios da criação, sem divisar coisa alguma que recorde a lei do mal. Poderá escutar a melodia das vozes da natureza, e não perceberá nenhuma nota de lamento ou tristezas. Poderá enxergar em todas as coisas criadas uma escrita; contemplará no vasto Universo, escrito em grandes letras, o nome de Deus; e nem na Terra, nem no mar ou no céu permanecerá um indício que seja do mal.” Visões do Céu, 146

“Não haverá coisas que “farão mal nem dano algum em todo o Meu santo monte, diz o Senhor”. Isaías 65:25. Ali o homem será restaurado à sua perdida realeza, e a ordem inferior de seres de novo reconhecerá o seu domínio; os animais ferozes tornar-se-ão mansos e os ariscos, confiantes. Ali se revelará ao estudante uma história de infinita amplitude e riqueza inexprimível. Tomando por base a Palavra de Deus, o estudante obterá uma visão do vasto campo da História, e poderá alcançar algum conhecimento dos princípios que influem na marcha dos acontecimentos humanos. Mas a sua visão ainda estará nublada, e incompletos os seus conhecimentos. Não verá todas as coisas de uma maneira clara antes que chegue à luz da eternidade.” Visões do Céu, 149

QUINTA-FEIRA (27 de dezembro) A VIDA NA NOVA TERRA - Quais serão as atividades dos salvos durante o Milênio? A vida dos salvos será de agradáveis atividades. Além de louvarem a Deus e desenvolverem as atividades de santos que serão, participarão no julgamento dos perdidos, de Satanás e seus demônios.

“Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?” I Cor. 6:2 e 3

“E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.” Apoc. 20: 3 e 4

Os textos acima mostram as atividades dos salvos durante os mil anos: eles julgarão os perdidos que estarão mortos e os anjos maus que estarão abandonados.  Este será um juízo de confirmação apenas. Os perdidos não terão outra chance, pois a Palavra menciona que depois da morte, vem o juízo e  a condenação. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso o juízo.” Hebreus 9:27.

Na Nova Terra se viverá a vida edénica; entre o jardim e o campo: “Edificarão casas e as habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do Meu povo serão como os dias da árvore, e os Meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.” Isaías 65:21, 22.

Não haverá coisas que “farão mal nem dano algum em todo o Meu santo monte, diz o Senhor”. Isaías 65:25. Ali o homem será restaurado à sua perdida realeza, e a ordem inferior de seres de novo reconhecerá o seu domínio; os animais ferozes tornar-se-ão mansos e os ariscos, confiantes.

“Ali se revelará ao estudante uma história de infinita amplitude e riqueza inexprimível. Tomando por base a Palavra de Deus, o estudante obterá uma visão do vasto campo da História, e poderá alcançar algum conhecimento dos princípios que influem na marcha dos acontecimentos humanos. Mas a sua visão ainda estará nublada, e incompletos os seus conhecimentos. Não verá todas as coisas de uma maneira clara antes que chegue à luz da eternidade. Então se revelará diante dele o decurso do grande conflito que teve sua origem antes que começasse o tempo e terminará apenas quando este cessar. A história do início do pecado; da fatal falsidade em sua ação sinuosa; da verdade que, não se desviando das suas próprias linhas retas, se defrontou com o erro e o venceu; sim, tudo isso será manifesto. O véu que se interpõe entre o mundo visível e o invisível será removido e reveladas coisas maravilhosas.” Visão do Céu, 149

No livro de Isaías, lemos diversas vezes sobre algo novo: novas coisas, ver Isaías 42:9; 48:6, cântico novo, Isaías 42:10, coisa nova, Isaías 43:19, um nome novo, Isaías 62:2. O capítulo 65 traz uma nova ordem de coisas. Haverá paz e harmonia entre todas as criaturas de Deus. As maldições da aliança na Terra por causa da desobediência e rebelião serão canceladas para sempre, pois não haverá mais pecado. Em vez disso, haverá abundância de bênçãos, casas para morar e comida para apreciar. Ver também Isaías 35:4-10; 65:21-25

Como será a vida em um lugar tão lindo? Algumas pessoas se perguntam se poderemos reconhecer nossos amigos e familiares, depois que nosso corpo receber a imortalidade e for totalmente restaurado à imagem de Deus.

“Ali os remidos conhecerão como são conhecidos. O amor e simpatias que o próprio Deus plantou no coração encontrarão ali o mais verdadeiro e suave exercício. A comunhão pura com os seres santos, a vida social harmoniosa com os bem-aventurados anjos e com os fiéis de todos os tempos, que lavaram suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro, os sagrados laços que reúnem ‘toda a família nos Céus e na Terra, Ef 3:15,  tudo isso concorre para constituir a felicidade dos remidos.”  O Grande Conflito, 677.

Qual deve ser a nossa reação diante dos problemas desta vida antes de Cristo voltar? “Por isso, não desanimamos […]. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” II Co 4:16-18.

SEXTA-FEIRA (28 de dezembro) LEITURA ADICIONAL E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (4º trimestre de 2018) A RESTAURAÇÃO FINAL DA UNIDADE - A Bíblia fala do tempo em que a Terra será recriada e as ruínas do pecado serão eliminadas. Finalmente, a humanidade será restaurada ao seu propósito original, e todos viverão em harmonia. Nossa atual unidade espiritual em Cristo, embora ainda não plenamente percebida, será então uma realidade viva e eterna. Amém? 

Há três livros sob o poder de Deus: O livro da vida que contém os nomes de todos os que já entraram para o serviço de Deus. Jesus ordenou a Seus discípulos: “Alegrai- vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos Céus.” Luc. 10:20. O outro livro é o do memorial. “Há um memorial escrito diante” de Deus, no qual estão registradas as boas ações dos “que temem ao Senhor, e para os que se lembram do Seu nome.” Mal. 3:16. Suas palavras de fé, seus atos de amor, acham-se registrados no Céu. Há também o livro dos pecados dos homens. “Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom quer seja mau.” “De toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.” Disse o Salvador: “Por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.” Ecl. 12:14; Mat. 12:36 e 37.

Cada pessoa terá que dar contas a Deus no dia do juízo. E para estarmos entre os salvos devemos estar do lado certo. A obra de cada homem passa em revista perante Deus, e é registrada pela sua fidelidade ou infidelidade. Ao lado de cada nome, nos livros do céu, estão escritos, com terrível exatidão, toda má palavra, todo ato egoísta, todo dever não cumprido, e todo pecado secreto, juntamente com toda artificiosa hipocrisia. Advertências ou admoestações enviadas pelo Céu, e que foram negligenciadas, momentos desperdiçados, oportunidades não aproveitadas, influência exercida para o bem ou para o mal, juntamente com seus resultados de vasto alcance, tudo é historiado pelo anjo relator. Necessitamos organizar a nossa vida para estarmos entre os salvos na Nova Terra e Novos Céus.

“A ressurreição e ascensão de nosso Senhor é uma prova segura do triunfo final dos santos de Deus sobre a morte e a sepultura, e um penhor de que o Céu está aberto para os que lavaram as vestes do caráter e as branquearam no sangue do Cordeiro. … Deus levará os que refletem Sua imagem a contemplar Sua glória e dela participar.

“Há ali casas para os peregrinos da Terra. Há vestes para os justos, com coroas de glória e palmas de vitória. Tudo quanto nos tem confundido acerca das providências de Deus será esclarecido no mundo vindouro. As coisas difíceis de serem compreendidas terão então explicação. Os mistérios da graça nos serão desvendados. Naquilo em que nossa mente finita só via confusão e promessas desfeitas, veremos a mais perfeita e bela harmonia...” Conselhos Para a Igreja, 358.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário