terça-feira, 8 de janeiro de 2019

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (1º trimestre de 2019) O POVO DE DEUS SELADO


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (1º trimestre de 2019) O POVO DE DEUS SELADO


VERSO ÁUREO: “E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” Apocalipse 7:14

INTRODUÇÃO (sábado 2 de fevereiro) Durante esta semana vamos estudar o capítulo 7 de Apocalipse que é um intervalo entre o sexto e o sétimo selos. Com a abertura dos 7 selos vemos o povo de Deus identificado contra aqueles que não assumem compromissos espirituais com Deus. A bíblia mostra que o povo de Deus nem sempre tem vida fácil. Muitos são os problemas que circundam a vida do crente. O sexto selo leva-nos até a segunda volta de Cristo e aponta os perdidos, tendo que enfrentar o juízo de punição.


O capítulo 7 responde quem vai estar em pé quando Jesus voltar. Serão os selados. Um selo é definido como anel de selar, marca, sinal ou estampa. Selar é colocar em alguém uma marca indicando que é genuína ou aprovada; podendo indicar também algo distinto, atestado, confirmado ou estabelecido. Os que amam a Deus e obedecem os Seus mandamentos são selados e fazem as obras do Senhor. Para ser selado é preciso colocar o amor a Deus em primeiro lugar e aceitar qual é a vontade de Deus para a nossa vida. O estudo desta semana vai identificar o selo de Deus e vai mostrar como é importante obedecer e seguir a vontade Divina.

Deus oferece-nos a salvação, mas nem todos seremos salvos. Ele concedeu-nos o livre-arbítrio, e respeita tal dádiva. Então, se não usarmos a nossa liberdade de escolha em conformidade com a salvação, não seremos salvos. Ele não vai salvar quem não quer ser salvo! No momento em que a pessoa aceita Jesus e é batizada é selada por Deus. Recebe o selo de Deus. Deus valida a sua salvação. Aceita os méritos de Jesus em seu favor. E enquanto segue a vida consagrada ao Senhor, mantém o selo sobre si. E, caso venha a falecer, estará selada para a manhã da ressurreição.

Mas há um selamento especial reservado para um futuro próximo. O selamento final. E sobre este selamento definitivo, está escrito: “Quando se encerrar a mensagem do terceiro anjo, a misericórdia não mais pleiteará em favor dos culpados habitantes da Terra. O povo de Deus terá cumprido a sua obra. Recebeu a ‘chuva serôdia’, o ‘refrigério pela presença do Senhor’, e acha-se preparado para a hora probante que diante dele está. No Céu, anjos apressam-se de um lado para o outro. Um anjo que volta da Terra anuncia que a sua obra está feita; o mundo foi submetido à prova final, e todos os que se mostraram fiéis aos preceitos divinos receberam ‘o selo do Deus vivo’. Cessa então Jesus de interceder no Santuário Celestial. Levanta as mãos e com grande voz diz: ‘Está feito’; e toda a hoste angélica depõe suas coroas, ao fazer Ele o solene aviso. ‘Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda’. Todos os casos foram decididos para vida ou para morte” O Grande Conflito, pág. 613

Todos terão a oportunidade de conhecer Deus e decidir-se por Ele: “Mas ninguém deverá sofrer a ira de Deus antes que a verdade se lhe tenha apresentado ao espírito e consciência, e haja sido rejeitada. Há muitos que nunca tiveram oportunidade de ouvir as verdades especiais para este tempo. A obrigatoriedade do quarto mandamento nunca lhes foi apresentada em sua verdadeira luz. Aquele que lê todos os corações e prova todos os intuitos, não deixará que pessoa alguma que deseje o conhecimento da verdade seja enganada quanto ao desfecho da controvérsia. O decreto não será imposto ao povo cegamente. Cada qual receberá esclarecimento bastante para fazer inteligentemente a sua decisão” (O Grande Conflito, pág. 605.

DOMINGO (3 de fevereiro) RETENDO OS VENTOSEstes são os textos para o estudo de hoje: “E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos selado nas suas testas os servos do nosso Deus.” Apocalipse 7:1-3

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.” II Pedro 3:9-14

Estudiosos da bíblia têm sugerido que Apocalipse 7 é uma resposta a pergunta do fim do capítulo 6. Os anjos seguram os quatro ventos como uma detenção temporária dos terrores descritos no capítulo 6, até que aqueles que deverão permanecer firmes durante a tempestade sejam selados. Essas forças destruidoras, vistas à luz do grande conflito entre Cristo e Satanás, representam os esforços de Satanás para estender a ruína e a destruição por todas as partes, antes de Cristo voltar e também no contexto da Sua volta.

Quatro poderosos anjos ainda estão segurando os quatro ventos da terra. Jesus só voltará quando todas as coisas, pertinentes ao fim, tiverem acontecido. Antes do selamento continuaremos vendo os acidentes por terra, no mar e no ar; haverá  perda de vidas, e constantemente aumentando; por furacão, tempestade, desastres através dos vários meios de transportes e guerras; as inundações, os terremotos, e os ventos são o despertar das nações para uma luta mortal, “mas os anjos ainda seguram os quatro ventos, proibindo que o terrível poder de Satanás seja exercido em sua fúria, até que os servos de Deus sejam selados em suas testas.” Review and Herald, 7 de junho de 1887.

“Uma terrível guerra está diante de nós. Aproximamo-nos da batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso. O que tem sido mantido sob controle será solto. O anjo da misericórdia está fechando suas asas, preparando-se para sair de seu trono e deixar o mundo sob o domínio de Satanás. Os principados e potestades da Terra estão amargamente revoltados contra o Deus do Céu. Estão cheios de ódio contra os que O servem, e logo, muito breve, será travada a última grande batalha entre o bem e o mal. A Terra será o campo de luta, o cenário do conflito final e da última vitória”. Review and Herald, 13 de maio de 1902.

“Os olhos misericordiosos de Jesus contemplaram os remanescentes que não estavam selados e, erguendo as mãos ao Pai, alegou que havia derramado Seu sangue por eles. Então outro anjo recebeu ordem para voar velozmente aos outros quatro e mandar-lhes reter os ventos até que os servos de Deus fossem selados na fronte com o selo do Deus vivo.” Primeiros Escritos, pág. 38.

“Os anjos protegem o mundo e estão conservando os exércitos de Satanás em aperto até que o selamento do povo de Deus esteja completo… Foi-lhes dado a tarefa de afastar o violento poder daquele que tem descido como um leão que ruge, procurando a quem possa tragar. Quando essa obra do selamento estiver completa, então Deus, com certeza, dirá aos anjos,: ’Não combatais mais a Satanás nos seus esforços de destruição. Deixem-no operar a sua  iniquidade já esta cheia”. Review and Herald, 17 de setembro de 1901; referencia em Testemuhos para Igreja vol 6, pág 408

SEGUNDA-FEIRA (4 de fevereiro) O POVO DE DEUS SELADO – Este é o principal texto para o estudo de hoje: “E ouvi o número dos selados, e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel. Da tribo de Judá, havia doze mil selados; da tribo de Rúbem, doze mil selados; da tribo de Gade, doze mil selados; da tribo de Aser, doze mil selados; da tribo de Naftali, doze mil selados; da tribo de Manassés, doze mil selados; da tribo de Simeão, doze mil selados; da tribo de Levi, doze mil selados; da tribo de Issacar, doze mil selados; da tribo de Zebulom, doze mil selados; da tribo de José, doze mil selados; da tribo de Benjamim, doze mil selados.” Apocalipse 7:4-8

No Antigo Testamento havia dois sinais que identificavam o povo de Deus; o sábado e a circuncisão. O sábado foi estabelecido na criação, e seu objetivo é que as criaturas sempre lembrem que foram originadas em Deus pelo Seu poder criador. O sábado continua em vigor. A circuncisão já deixou de ter o valor, pois terminou com a morte de Cristo, fazia parte da lei cerimonial. A circuncisão era um sinal muito dolorido, praticado em bebês ao oitavo dia de vida, ou em adultos que eram circuncidados quando aceitavam o Deus de Israel. O significado da circuncisão era uma ligação com Deus, ou seja, a rejeição de toda prostituição, seja na carne, seja em crenças falsas. A circuncisão foi substituída pelo batismo. Jesus foi batizado e também circuncidado, mas após a Sua morte, apenas se recomendava o batismo. A circuncisão, se fosse praticada, não serviria mais como sinal de ligação com Deus, e sim, o batismo.

Quando a Bíblia fala de sinal, ou de marca, não se refere a documentos, e sim, a pessoas. O selo é um sinal de fidelidade a Deus; já a marca, um sinal de submissão a Satanás e Babilônia. Há dois momentos de selamento: Um ocorre quando nos convertemos. Na conversão recebemos o selo de Deus, isso porque nesse momento houve, por parte da pessoa, um propósito de fidelidade ao seu Criador.

O outro selamento ocorrerá pouco antes das 7 pragas caírem, e vem para fortalecer a igreja para a última advertência ao mundo. Ocorre junto com a sacudidura e trata-se da chuva serôdia, o grande derramamento do Espírito Santo sobre os filhos de Deus para terem poder a fim de concluírem a pregação do evangelho ao mundo todo. Com esse poder os filhos de Deus serão capacitados para enfrentar toda forte oposição da mentira, e alertar todas as pessoas que hoje existem quanto à segunda vinda de Cristo e quanto à verdadeira adoração.

O texto de hoje fala que os selados serão os 144 mil. Nós Adventistas do 7º Dia acreditamos que esse número seja simbólico e não literal. Aceutamos também que os 144 mil serão as pessoas que estarão seladas e vivas aquando da volta de Cristo. Aceitar a literalidade do número 144 mil implicaria em alguns pontos discordantes da própria bíblia, como por exemplo; deveríamos admitir que os filhos de Jacó estariam vivos ainda e que a nação de Israel ainda representa o povo de Deus, o que não são verdades. Deveríamos também incluir Dã e Efraim, que não são mencionadas em Apocalipse, por sua infidelidade.

Em Apocalipse 14 encontramos uma estrutura profética em que primeiro é descrito o grupo dos 144 mil, ver versos 1-5, para então serem mencionadas as três mensagens angélicas responsáveis pela origem desse grupo, ver versos 6-12. Tanto a proclamação das mensagens quanto a formação do grupo são descritas como ocorrendo no período final da história humana, que antecede a segunda vinda de Cristo e o juízo final. Ver Apoc 14: 14-20.

Nesse contexto, os 144 mil aparecem como a última geração dos verdadeiros adoradores de Deus, verso 7, que “guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus”. Apoc 14:12. Isso em contraste com aqueles que adoram “a besta e a sua imagem” e recebem “a sua marca na fronte ou sobre a mão”. Apoc 14:9-11.

Em Apocalipse 7:1-8 menciona o mesmo grupo, dos 144 mil, como sendo formado “de todas as tribos dos filhos de Israel”. Isso tem levado alguns comentaristas a sugerir que esse grupo será formado por judeus literais, mas seria mesmo muito difícil reunir ainda hoje “doze mil pessoas de cada tribo de Israel, uma vez que tais distinções tribais desapareceram quase que em sua totalidade, devido à deportação compulsória e miscigenação das tribos do norte. Ver II Reis 17; e Gál 3:26-29. Diante disso, somos levados à conclusão de que os 144 mil serão formados pela última geração do povo selado de Deus, também chamado de Israel espiritual. Ver Rom 9:6-8 e I Ped 2:9 e 10.

TERÇA-FEIRA (5 de fevereiro) A GRANDE MULTIDÃOEste é o texto principal para hoje: “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.” Apocalipse 7:9,10

A Igreja Adventista do 7º Dia aceita que os 144 mil será a última geração salva viva após o fechamento da porta da graça, e os que morreram na mensagem do terceiro anjo desde 1844 até o fechamento da porta da graça vão ressuscitar para se unirem aos 144 mil que não passarão pela morte. E.G.W fala sobre uma ressurreição especial que vai ocorrer antes do aparecimento de Cristo no período das 7 pragas caindo sobre os ímpios. Na ressurreição especial, ver Daniel 12:2, EGW e todos os que morreram crendo na verdade do sábado, vão ressuscitar para se unirem aos que já estarão vivos e selados com o selo de Deus, os 144 mil.

Todos os filhos de Deus, transformados pela graça de Cristo e que também são guardadores do sábado, desde 1844 até o fechamento da porta da graça, ressicitarão para se unir aos 144 mil selados, ou última geração que vai ver Cristo voltar depois das 7 pragas caindo sobre os ímpios. Ver Apocalipse 16. Deus vai proferir 7 vozes, e na 3° voz ocorre a ressurreição especial filhos fiéis de Deus desde 1844. Ver Daniel 12:2. Na 7° voz, ocorre a ressurreição geral de todos os salvos com a aparição de Cristo. Ver I Tess. 4:16.

A grande multidão vista por João é o  Israel espiritual. Portanto, acreditamos que, tanto os 144 mil como a grande multidão são o mesmo grupo de salvos e selados. A multidão cujo número não foi revelado; portanto, só Deus conhece o número de pessoas que compõem literalmente esse número que são apresentados. Não estamos falando dos salvos desde Adão que vão ressuscitar somente na ressurreição geral relatada em  I Tessalonicenses 4:16 que ocorre quando Cristo voltar. A grande multidão do verso 9 e 14 de Apocalipse 7, é sobre a última geração que passará pela grande tribulação.

Porque ambos os grupos são um só? Em primeiro lugar João ouve, Apocalipse 7:4, o número dos selados, 144 mil, mas, na sequência, contempla uma grande multidão, Apocalipse 7:9, assim como em Apocalipse 5:5, 6 ele tinha ouvido sobre um Leão, mas viu um Cordeiro, no capítulo 7, os 144 mil são os justos do tempo do fim descritos ainda na terra; a grande multidão pode ser um retrato desse povo já no céu. Os 144 mil são a descrição do povo de Deus no tempo do fim, que vai passar pela grande tribulação, representada pela liberação dos ventos, a grande multidão são os que já passaram pela tribulação. Ver Apocalipse 7:3, 14. Vemos aqui proximidade do Cordeiro. Enquanto os 144 mil “seguem o Cordeiro para onde quer que vá”, a grande multidão serve de “dia e de noite” diante do trono e do Cordeiro. Ver Apocalipse 14:4; 7:15, 17.

Não podemos esquecer sobre a igreja invisível de Deus que deixará a Babilônia espiritual para unir-se ao povo do advento na defesa da verdade do 4º mandamento, do sábado. O Livro O Grande Conflito refere-se aos 144 mil, citando versículos referentes diretamente à grande multidão, ver Apocalipse 7:14-16. Ellen White nunca reconheceu a literalidade do número. Damos graças a Deus sobre a grande multidão de selados com a verdade das doutrinas puras da Biblia, incluindo a verdade do sábado, antes da vinda de Cristo.

“Esforcemo-nos, com todo o poder que Deus nos deu, para estarmos entre os 144 mil.” Ellen White em Review and Herald, 9 de março de 1905.

QUARTA-FEIRA (6 de fevereiro) OS QUE SEGUEM O CORDEIRO – Na lição de ontem estudamos que os 144 mil é um número simbólico, de pessoas salvas e seladas para a volta de Cristo. A lição de hoje mostra as três características principais dos 144 mil.

Veja o texto para hoje: “E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai. E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas. E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.” Apocalipse 14:1-5

1) Apocalipse 14: 4 diz: “São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos”. Naturalmente, você está lembrado de que no Apocalipse, mulheres são símbolos de igrejas. Em Apocalipse 12 vemos uma virgem pura que representa a igreja verdadeira; e no capítulo 17, uma meretriz que representa a igreja apostatada, mãe de todas as igrejas falsas. E aqui em Apoc. 14:4 nós temos "as mulheres" representando todas as igrejas apostatadas. Os 144.000 tem fidelidade à verdade: eles não se macularam com as doutrinas falsas das igrejas que seguem a apostasia da Babilónia.

2) "São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá.” Apoc. 14:4. O que é que significa ser seguidor do Cordeiro? Seguidores de Cristo são cristãos. Os 144.000 aprenderam a seguir a Jesus Cristo aqui na terra, eles O amavam tanto que estavam dispostos a seguir aonde Ele fosse no caminho da Verdade. E os 144.000 no Céu, a grande multidão, também são seguidores do Cordeiro por onde quer que Ele vá. Muitos se dizem cristãos, mas não seguem o Cordeiro por onde quer que Ele vai no caminho da verdade e da justiça e do amor. Ser cristão significa muito mais do que vir à igreja, muito mais do que estudar a Bíblia. Significa seguir o Cordeiro na sua vida particular dando sempre um bom testemunho.

3) Eles são "primícias para Deus e para o Cordeiro" Apoc. 14:4. Primícias significam os "primeiros frutos". Os 144.000 são o símbolo dos primeiros frutos da Salvação dedicados a Deus como eram as primeiras colheitas do povo de Israel. Ver Números 14:4.

Os 144 mil alcançarão a perfeição Apoc. 14:5: "E não se achou mentira na sua boca; não têm mácula." Como podemos ser perfeitos num mundo cheio de corrupção?

Os 144.000 estão se preparando e se santificando para serem perfeitos. Estamos nos preparando para sermos perfeitos? Tornamos perfeitos imediatamente após o arrependimento, confissão e o perdão, pois quando Deus perdoa, Ele esquece e ficamos como se nunca tivéssemos cometido pecados. Ver Heb 8:12.

Os 144 mil são vitoriosos. Esta é uma característica muito especial. Podemos encontrar em Apoc. 15:2: "Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome, que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus". João está falando dos 144.000. Eles são vencedores.

Que preparo estamos fazendo para pertencermos ao grupo dos 144 mil?

QUINTA-FEIRA (7 de fevereiro) SALVAÇÃO AO NOSSO DEUS E AO CORDEIRO – A lição de hoje mostra a necessidade do povo de Deus encontrar-se irrepreensível no tempo do fim. Como isso é possível? Veja os textos para o estudo de hoje: “E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.” Apocalipse 14:5

“Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.” II Pedro 3:14

“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” Judas 1:24,25

Vemos que a última característica dos 144 mil é que eles são irrepreensíveis e que “na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.” Apocalipse 14:5. O conceito de perfeição na bíblia envolve o crente levar uma vida de santidade. Mas, é bom lembrarmos que “Santificação não é obra de um momento, uma hora, ou um dia. É um contínuo crescimento na graça.” Conselho para a Igreja, 50.

Deus nos ensina que a vida cristã deve ser plena de vitória em Cristo, envolvendo um constante afastamento do pecado e uma contínua aproximação de Jesus. Cada dia aparecem situações inusitadas que podem tramar a vida do crente, e devemos estar vigilantes para não sermos presas fáceis do inimigo. O apóstolo Paulo menciona que o processo de santificação vai durar até a volta de Cristo: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Filipenses 1:6

Jesus definiu perfeição bíblica como o ato de estar ligado a Ele através da comunhão. Ele disse: “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:4,5. Através deste princípio concluímos que o crente, que vive em plena comunhão com Cristo, é perfeito e quando deixa a comunhão torna-se imperfeito. O crente cortado da Videira comete pecados e depois necessita de arrepender-se e confessar novamente para tornar-se perfeito outra vez.

A comunhão diária e constante com Cristo é imprescindível, na vida do crente, para que ele obtenha a vitória sobre os pecados conhecidos. O crente convertido deve lançar mãos dos recursos do céu, não só confessando os pecados passados mas também, não mais retornar à sua prática. E, assim recebemos a justiça comunicada de Cristo, que habilita-nos a vencer as tentações, bem como a obedecer os reclamos divinos.

A perfeição bíblica exige do crente que ele despoje das coisas do passado: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria…despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” Colossenses 3:5, 8-10.

O crente perfeito reveste-se dos atributos celestiais: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” Colossenses 3:12-14

Temos que cuidar para não distorcemos as escrituras. Enquanto estivermos nesta terra manteremos nossa natureza pecaminosa, mas isso não quer dizer que devemos viver na prática de pecados. Um dos relatos mais claros da diferença entre a perfeição bíblica e do perfeccionismo doentio é a parábola do fariseu e do publicano relatada em Lucas 18:9-14. Enquanto o fariseu seguia orgulhosamente pelo caminho do perfeccionismo, o publicano avançava na vereda da perfeição em Cristo, considerando-se pecador e indigno. A semelhança do fariseu, o crente perfeccionista patológico gaba-se de suas conquistas como algo que vem de si e não de Deus, enquanto que o crente, comparado ao publicano, atribui à Deus as suas conquistas e salvação.

Na verdade aqueles que estão no caminho da perfeição em Cristo, mesmo ainda não sendo perfeitos, já são considerados perfeitos em Cristo, que é perfeito, conforme Filipenses 2:12-15; mas, jamais se considerarão como tal, conforme I Timóteo 1:15. Além disso, enquanto os perfeccionistas são mais críticos dos outros do que de si mesmos, os que estão sendo santificados são mais rigorosos consigo mesmos. "E o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo, e o todo o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo" I Tes. 5:23. Amém?

“Por que tantos se dizem santos e sem pecado? É porque estão muito longe de Cristo. Eu nunca ousei afirmar semelhante coisa. Desde o tempo em que tinha 14 anos de idade, se eu sabia qual era a vontade de Deus, estava disposta a fazê-la. Nunca me ouvistes dizer que sou sem pecado. Os que têm um vislumbre da beleza e do elevado caráter de Jesus Cristo, o qual é santo e sublime, e cujo séquito enche o templo, jamais dirão isso. Contudo, encontrar-nos-emos com aqueles que dirão tais coisas cada vez mais.” Manuscrito 5, 1885. Mens. Esc. Vol 3, 354

“Cristo venceu as tentações de Satanás como homem. Toda pessoa pode vencer como Cristo venceu.... Jesus, o Filho de Deus, humilhou-Se por causa de nós, suportou a tentação por nós, venceu em nosso favor para mostrar-nos como podemos ser vitoriosos. Ele ligou assim os Seus interesses com a humanidade pelos laços mais íntimos e deu a positiva certeza de que não seremos tentados além das nossas forças, pois juntamente com a tentação proverá livramento…. O Espírito Santo foi prometido para estar com os que lutassem pela vitória, em demonstração de todo o poder, dotando o instrumento humano de forças sobrenaturais e instruindo os ignorantes nos mistérios do reino de Deus.” Mensagens Escolhidas vol 3, 136, 137.

SEXTA-FEIRA (8 de fevereiro) LEITURA ADICIONAL E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (1º trimestre de 2019) O POVO DE DEUS SELADOQual é a condição estabelecida por Deus para que possamos receber o selo de Deus e a chuva serôdia? Vemos de forma muito clara que é necessário um caráter sem nenhuma mácula, uma purificação completa de toda contaminação tanto para receber a chuva Serôdia como para receber o selo de Deus. Portanto, podemos afirmar que os selados estarão refletindo perfeitamente o caráter de Jesus, estarão completamente livres da escravidão e prática dos pecados, embora a semente do pecado ainda estará na pessoa, no entanto; sem poder germinar por causa da presença constante do Espírito Santo na vida do crente.  

Leia estes textos inspirados:

“O selo de Deus jamais será colocado à testa de um homem ou mulher impuros. Jamais será colocado à testa de um homem ou mulher cobiçosos ou amantes do mundo. Jamais será colocado à testa de homens ou mulheres de língua falsa ou coração enganoso. Todos os que recebem o selo devem ser imaculados diante de Deus – candidatos para o Céu.” Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 71.
“O selo do Deus vivo só será colocado nos que se assemelham a Cristo no caráter.” SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 970.

“Os que hão de receber o selo do Deus vivo, e ser protegidos, no tempo de angústia, devem refletir completamente a imagem de Jesus.” Primeiros Escritos, pág. 71.

“O amor exprime-se na obediência, e o amor perfeito lança fora o temor. Os que amam a Deus têm o Seu selo na testa, e praticam as obras de Deus.” Filhos e Filhas de Deus  - Meditações Matinais, 1956, pág. 51.” Eventos Finais, pág. 221

Condição para receber a chuva Serôdia“Vi que ninguém poderia participar do “refrigério” a menos que obtivesse a vitória sobre toda tentação, orgulho, egoísmo, amor ao mundo, e sobre toda má palavra e ação. Deveríamos, portanto, estar-nos aproximando mais e mais do Senhor, e achar-nos fervorosamente à procura daquela preparação necessária para nos habilitar a estar em pé na batalha do dia do Senhor.”  Primeiros Escritos, pág. 71.

“Cumpre-nos remediar os defeitos de caráter, purificar de toda a contaminação o templo da alma. Então a chuva serôdia cairá sobre nós, como caiu a temporã sobre os discípulos no dia de Pentecoste.”   Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 69.

“Precisamos ser refinados, purificados de toda mundanidade, até que reflitamos a imagem de nosso Salvador e nos tornemos participantes da natureza divina, livrando-nos da corrupção das paixões que há no mundo. Então nos deleitaremos em fazer a vontade de Deus, e Cristo nos reconhecerá diante do Pai e diante dos santos anjos como os que pertencem a Ele, e não Se envergonhará de nos chamar irmãos. Mas não iremos gabar-nos de nossa santidade. Quando tivermos visões mais claras do imaculado caráter e da infinita pureza de Cristo, sentir-nos-emos como Daniel se sentiu quando contemplou a glória do Senhor e disse: "O meu rosto mudou de cor e se desfigurou." Não podemos dizer: "Sou sem pecado", até que seja transformado este corpo abatido, para ser igual ao corpo da Sua glória. Se, porém, procuramos constantemente seguir a Jesus, pertence-nos a bendita esperança de ficar em pé diante do trono de Deus, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante; completos em Cristo, envoltos em Sua justiça e perfeição. Signs of the Times, 23 de março de 1888. M.E, vol 3, 355

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário