quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

“O que é isso que tens na mão?”


“O que é isso que tens na mão?”

I - Introdução - Em muitos momentos olhamos para nós mesmos e achamos que não somos capazes de fazer nada de bom e produtivo. Olhamos para nós mesmos, como se olhássemos de cima para baixo; com menosprezo, achando que não temos nada a oferecer, que somos incapazes, que não iremos vencer, que não conseguimos realizar nada de proveitoso ou, em alguns casos, que somos um fracasso. Refiro-me em todos os aspectos; intelectual, emocional e profissional, mas especialmente nos aspectos espiritual e missionário!

O chamado que Deus fez à Moisés foi marcante. Aparentemente, esquecido no deserto, por muitos anos, Deus apareceu-lhe em uma sarça ardente. Tiveram uma conversa séria, e Deus o desafiou com a pergunta: “Que é isso que tens na mão?”

A leitura de Êxodo 4:1-4 revela que este episódio aconteceu depois de Deus haver chamado Moisés para libertar o povo de Israel do Egito, no contexto da sarça ardente relatado no capítulo 3. Deus encorajou Moisés e ele acabou por aceitar o desafio, mas, antes ele tentou fugir do chamado conforme o relato de Êxodo 4: 10

No contexto do início da Igreja Adventista, antes de Deus chamar Ellen White para o ministério profético, Ele chamou dois jovens os quais rejeitaram. Trata-se de William Ellis Foy, e Hazen Foss.

I - Veja algumas desculpas de personagens bíblicos:

A desculpa de Jeremias: “Eu não sei falar, não passo de uma criança”. Jeremias 1: 6.
A desculpa de Moisés: “Quem sou eu para falar com Faraó?” - Êxodo 3: 11.
A outra desculpa de Moisés. “Envia outro, menos eu” - Êxodo 4: 13.
A desculpa de Gideão foi a alegação de inferioridade - Juízes 6: 15.
A desculpa de Jonas, depois do chamado de Deus, foi fugir para Társis - Jonas 1:1-3.

Veja as desculpas dos crentes que não tem interesse no Reino de Deus relatadas em Lucas 14: 15-20.

A desculpa de muitos hoje são: O trabalho, a falta de tempo, a família, os negócios, os divertimentos.
Através das mãos de Moisés, Deus usou apenas uma vara para alcançar resultados extraordinários. 

Mas qual era o currículo de Moisés?

Qual era a Filiação de Moisés? Órfão. Conviveu poucos anos com os pais biológicos. Foi criado por uma família rica. Acabou abandonando, de forma abrupta a casa dos pais adotivos quando matou um egípcio e teve que fugir para o deserto de Midiã, onde pastoreou cabras e ovelhas, por 40 anos.

Que mestrado tinha Moisés? Nenhum

Qual era a experiência profissional do profeta? Nenhuma, a não ser pastor de ovelhas!

Quais eram os equipamentos de Moisés? Não usava computador, não tinha emails e não utilizava redes sociais.

Qual era a sua aparência física? Pouco asseada, não usava desodorizante, usava barba longa e descuidada!

Com esse currículo, Moisés não encontraria mais do que um emprego simples e de baixo salário. No entanto, nas mãos de Deus, ele fez muito mais: negociou com Faraó a libertação de incontáveis escravos israelitas; conduziu e orientou essas pessoas no deserto por cerca de 40 anos; deu treinamento para vencer batalhas; delegou autoridade e poder aos chefes das tribos; organizou todo o sistema de leis do povo e preparou seu sucessor, Josué; para concluir o estabelecimento de Israel em Canaã.

II - Deus não precisa do nosso extraordinário, Ele é o Extraordinário. Deus transforma o ordinário no extraordinário. Amém? O ordinário é o que temos na mão e o que somos!

Como já enfatizamos, a vara simbolizava a operação de Deus, o Seu poder e a Sua mão e o braço estendido era o meio pelo qual as maravilhas de Deus eram realizadas no Egito e no deserto. Portanto; as maravilhas realizadas no Egito, sempre estão relacionadas com a vara de Moisés. A maneira como a vara seria usada dependia da ordem de Deus.

Deus usava a vara de Moisés para operar os milagres. “ferindo as águas” Ex 7:20, primeira praga “ferindo o pó” Ex 8:16, “ferindo a rocha” Ex 17:6. As vezes a ordem de Deus era apenas para direcionar a vara sobre o alvo “as águas” Ex 8:15, “ao céu” Ex 9:22,23, “a terra do Egito” Ex 10:3, “o mar” Ex 14:21,26,27.

O que é que você tem nas mãos? Uma senhora no rio grande do Sul, na região Sul do Brasil, não sabia ler, mas era muito missionária. Ela recebeu um curso bíblico e uma bíblia do departamento de evangelismo e saiu a pregar. Ela dizia às pessoas: “Eu não sei ler e queria que você lesse para mim o que esta escrito aqui.” As pessoas liam as perguntas, no guia de estudos da bíblia, e as respostas, na bíblia. Assim ela evangelizava, mesmo sem saber ler.

Moisés olhou para si mesmo quando teve um encontro com Deus, e o Senhor o designou para ser o libertador do povo de Israel, que vivia na escravidão, no Egito. Moisés olhou para si mesmo com menosprezo e respondeu a Deus: “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” Êxodo 3.11. Deus argumentou, mas Moisés pareceu irredutível ao rejeitar a missão de Deus com base nos defeitos e na falta de credibilidade que via em si mesmo. Sua “moral” estava baixa: “Mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz, pois dirão: O SENHOR não te apareceu.” Êxodo 3.11.

1) Quando fiz o Seminário de Teologia em São Paulo, logo no primeiro ano, o coordenador de estágios pediu aos alunos para descobrirem pessoas interessadas em estudar a bíblia. Entre as pessoas, encontrei uma senhora com 4 filhos que desejavam ouvir sobre Deus e Sua palavra. Percebi que na humilde casa, não havia móveis a não ser colchões para dormirem, e faltava principalmente os alimentos para comerem. Resolvi ajudar aquela família, mas olhei para a minha carteira e eu tinha apenas algumas moedas. O que fiz? Fiz uma coleta no dormitório masculino e arrecadei uma boa quantia em dinheiro e levei àquela família duas grandes caixas com alimentos. O que eu tinha nas mãos? Tinha poucas moedas, mas graças a Deus procurei fazer a diferença para aquelas pobres pessoas. Aquilo me fez tão bem!

Achei muito interessante o trabalho que alguns membros das igrejas de Leiria fizeram em apoiar os peregrinos que foram à Fátima. Foi montada uma tenda, em um lugar estratégico, e alguns profissionais de saúde e voluntários só tinham nas mãos um medidor de tensão arterial, uma lanceta para coletar sangue, creme para massagens, maçãs, garrafas com água, livros e folhetos. Muitas pessoas foram atendidas e receberam o carinho de membros da igreja Adventista!

1. Deus não pede que você lhe ofereça o que está na mão de outra pessoa, apenas o que está na sua mão.

2. Deus não pede que você ofereça o que ainda não tem na sua mão.

3. Deus não precisa de força, Ele só precisa do que está na sua mão.

4. Deus não precisa de beleza, Ele só precisa do que está na sua mão.

5. Deus não precisa de inteligência, ele só precisa do que está em sua mão.

III - O que é isso na tua mão, rapaz?  “são cinco pães e dois peixes”. Está relatado em João 6

1. Não há muito que dizer, mas, oferecido a Deus foi usado para alimentar 5000 homens.  

2. E, se o rapaz tivesse retido para seu almoço? Não teríamos o relato deste lindo milagre realizado por nosso Senhor.

O que é isso na tua mão, Maria de Betânia?  “Um vaso com unguento”. Mateus 26 :7-13

1. Alguns queixaram-se do desperdício do unguento. Não deixe os outros desanimá-lo de dar ao Senhor o que está em sua mão

2. E se a mulher tivesse mantido o vaso de unguento na mão e utilizado para si mesma? Teríamos aprendido de seu sacrifício?

3. Jesus elogiou o que ela tinha feito e disse que seu ato seria imortalizado onde quer que o evangelho fosse pregado por todo o mundo.

4. Mas se ela tivesse mantido em sua própria mão, nunca teríamos conhecido seu ato, e o vaso de unguento teria sido como qualquer outro recipiente.

O que é isso na tua mão, Dorcas?  Uma agulha e linha Atos 9:36-39

1. Quantas costureiras você conhece na Bíblia?

2. Conhecemos apenas Dorcas, porque ela ofereceu ao Senhor aquilo que estava em sua mão.

O que é isso na tua mão, Davi? Uma funda, cinco pedras e uma harpa. I Samuel 17: 40

1. Davi não era grande por causa de quem ele era, a grandeza de Davi é notada no fato de que ele pegou o que tinha e ofereceu a Deus. Com a funda Davi matou o gigante Golias e venceu a guerra do Senhor, e com a harpa expulsou o espírito mal que estava em Saul.

O que é isso na tua mão, Sansão? uma mandíbula de jumento. Juízes 15:15. Com isso matou 1000 pessoas e venceu a guerra do Senhor Deus.

O segredo de Sansão era sua força física. Sua força vinha do Espírito do Senhor, assim como a nossa força também vem de Deus.

Deus tem prazer em usar coisas insignificantes

O que é isso na tua mão, Gideão? Lâmpadas, jarros e trombetas. Juízes 7. Ninguém, em seu são juízo iria para a batalha como Gideão foi. Graças a Deus ele estava disposto a pegar o que estava na sua mão e utilizar da maneira que Deus disse para usá-lo. Venceu os Midianitas

Deus pode fazer maravilhas quando lhe oferecemos o que está na nossa mão!

O que é isso que tem na sua mão viúva?  duas moedinhas. Marcos 12 :42-44

que a viúva ofertou não era muito. Você não tem que ter muito para oferecer. Deus é grande e maravilhoso e pode tomar o nosso pequeno e transformar em algo grandioso!  

IV Conclusão: Relaxe e deixe Deus fazer do Seu jeito maravilhoso. Entregue e deixe que Deus guie o seu caminho. Seus fardos vão desaparecer e a sua noite vai transformar-se em um dia.

O que é isso na tua mão? Uma vassoura? Martelo? Escova? Caneta? Instrumento musical? Música? Dinheiro? Um folheto? Um livro missionário, um guia de estudos bíblicos e de pequenos grupos? Entregue a Deus! E verá Ele fazer maravilhas com ele!

Muitos que têm as mãos cheias agora, um dia vão estar diante de Deus com as mãos vazias. Hoje é o momento de ajudarmos as pessoas com os instrumentos que temos nas mãos.

O que você tem nas mãos e o que está fazendo com isso? Se você se sente pequeno e inútil, não fique desesperado, vá a Deus em arrependimento e diga: “Deus; eu quero usar aquilo que tenho em minhas mãos para o teu serviço”.

Não importa quantos e quais sejam os seus recursos ou habilidades. Nas mãos de Deus, eles se multiplicarão. Apenas faça como o missionário David Livingstone fez, quando orou: “Deus, envia-me para qualquer lugar, desde que vás comigo. Coloca qualquer carga sobre mim, desde que me carregues, e desata todos os laços de meu coração, menos o laço que prende o meu coração ao Teu.”
Quando andamos de acordo com a vontade do Senhor, Ele é poderoso para fazer milagres usando apenas uma vara ou aquilo que tivermos na nossa mão. Amém!

Luís Carlos Fonseca.

7 comentários: