terça-feira, 18 de junho de 2019

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (3º trimestre de 2019) CRIADOS POR DEUS


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (3º trimestre de 2019) CRIADOS POR DEUS

Tema geral da lição do trimestre: “AO MAIS HUMILDE DESTES”…: SERVINDO OS NECESSITADOS

A lição deste trimestre foi escrita por Jonhathan Duffy, que é presidente da ADRA internacional desde 2012. O tema aborda a necessidade que temos; como indivíduos, famílias e igreja de estarmos envolvidos na pregação do evangelho através dos serviços comunitários e de misericórdia que venhamos realizar.
Quando cada crente estiver envolvido com a pregação do evangelho, desenvolvendo o método de Cristo, haverá o verdadeiro cumprimento da comissão evangélica: “Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: “Segue-Me”. João 21:19. A Ciência do Bom Viver, 143

Não basta sermos bons e praticarmos a justiça, conforme Miqueias: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” Miquéias 6:8. É necessário também estarmos envolvidos no atendimento às pessoas em suas necessidades.

O propósito original da igreja, dado por Deus, não se encontra em ativismo político, mas sim em proclamar o evangelho de Cristo, e começa pelas obras sociais, levando auxílio às pessoas que necessitam. A nossa missão não reside na mudança da nação através de uma reforma política, mas na mudança de coração através da Palavra de Deus. Somente quando os corações dos crentes em uma cultura são alterados por Cristo é que a cultura local começa a refletir essa mudança.

Ellen G. White menciona como Jesus fazia e como devemos nos relacionar com as pessoas. Veja estes textos: “Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: “Segue-Me.” A Ciência do Bom Viver, 143

“Vão a seus vizinhos e se aproximem deles, até que o coração deles seja aquecido por seu interesse e amor altruísta. Simpatizem com eles, orem por eles, fiquem atentos às oportunidades para lhes fazer o bem, sempre que seja possível, abram a Palavra de Deus a essas mentes escurecidas. Sejam vigilantes, como quem tem que prestar contas a Deus pelos seres humanos. Aproveitem ao máximo o privilégio que Deus lhes dá de trabalhar lado a lado com Ele em Sua vinha. Não deixem de falar a seus vizinhos e lhes mostrar toda bondade que esteja ao seu alcance, a fim de que por todos os meios possam salvar alguns.” Review and Herald, 13/03/1888.

Os estudos mostram que, aproximadamente 80% das pessoas que se unem à igreja, foram atraídas por meio de relacionamentos familiares ou com amigos. Na prática da evangelização necessitamos de duas coisas; doutrinas bíblicas e amizade. Jesus deu provas da eficácia da amizade em Seu ministério. Devemos fazer o mesmo. 

Por isso é necessário participarmos das campanhas da ADRA, distribuição de literaturas da igreja, clube de desbravadores, rastreios de saúde, feira de saúde e serviço voluntário onde auxiliamos pessoas e instituições com recursos, tempo e habilidades. Não devemos esquecer de participarmos de pequenos grupos de estudos da Bíblia, de classes batismais e de estudos bíblicos, pois estes métodos auxiliam na colheita de almas para o reino de Cristo.

VERSO ÁUREO: “O que oprime o pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado o honra.” Provérbios 14:31

INTRODUÇÃO (sábado 29 de junho) – Quando Deus criou o mundo tudo era perfeito. Mas, depois da entrada do pecado tudo ficou alterado, inclusive as relações humanas. Os mais fortes sempre dominaram os mais fracos e estes passaram a necessitar daqueles. Jesus desenvolveu métodos de atendimento aos necessitados que todos devemos seguir da melhor maneira. Nós precisamos seguir o exemplo de Cristo para o nosso conforto espiritual e missionário.

Jesus encontrava as pessoas onde elas estavam e ministrava às suas necessidades. Jesus empregava formas diferentes de abordagem, ao encontrar os diferentes indivíduos no lugar em que eles estavam, com suas diversas necessidades. Em várias ocasiões Jesus ofereceu alimento físico, Mat 14:15-20, cura divina, Mat 14:14, sociabilização, João 2:1-5, segurança emocional, João 4:4-12 e espiritualidade, João 3:1, 2.

Gosto do exemplo de Pedro, no que tange aos cuidados que devemos desenvolver com todas as pessoas: Pedro descreve a vontade de Deus quanto a maneira como um cristão deve relacionar-se com as pessoas em seus vários níveis. O apóstolo menciona Jesus e alguns personagens do Velho Testamento como padrões para os cristãos seguirem.

De que modo Pedro apresenta Cristo como nosso modelo nos relacionamentos sociais? “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” I Pedro 2:21-24

O nosso mundo continua a ser objeto do amor de Deus e, Ele comissionou a Sua igreja para auxiliar as pessoas em suas necessidades e cuidar dos animais e da terra. Cito o exemplo de Jesus que eram pessoas comuns a quem Deus usou de maneira extraordinária. Os Evangelhos registram as constantes falhas; dificuldades e dúvidas, principalmente dos doze apóstolos, mas após testemunharem da ressurreição e a ascensão de Jesus ao Céu, o Espírito Santo transformou estas pessoas em homens e mulheres poderosos que “viraram o mundo de cabeça para baixo”. Atos 17:6.

O que é necessário para ser um verdadeiro discípulo e líder espiritual de Jesus? Duas coisas:

A) Conhecer as Suas doutrinas. Os discípulos de Cristo aprenderam aos Seus pés qual era a vontade de Deus contida na Sua palavra. Assim como Jesus é puro, Ele pede pureza em seguirmos os Seus mandamentos. Veja estes textos: “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da imoralidade.” I Tessalonicenses 4:3.
“Se me amais, guardai os meus mandamentos.” João 14:15

B) Passar tempo com o Mestre. É-nos dito que Jesus passava momentos preciosos em comunhão com o Pai. Veja estes textos: “E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.” Marcos 1:35

“Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a Deus. Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos.” Lucas 6: 12-13

Podemos e devemos ser líderes espirituais no nosso lar, na igreja e na sociedade; mas precisamos, como os discípulos, obedecer as doutrinas como estão na bíblia e passar momentos em íntima comunhão com o Mestre Jesus. Só assim seremos mãos auxiliadoras de Cristo! Amém?

DOMINGO (30 de junho) UM VISLUMBRE DA CRIAÇÃO - Contemplamos a grandeza de Deus através da Sua maravilhosa criação. Paulo diz em Romanos 1:20 que “os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas”. Deus deixou suas “digitais” por todos os cantos do universo.

E o que o universo revela sobre a grandeza de Deus? Em Salmos 19.1, diz que “os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. É impossível contemplar o céu noturno estrelado sem glorificar o Seu nome. A grandeza de Deus é manifesta nos céus.

Assim é Deus: “Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará” Isaías 40:26

“Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes” Salmos 147:4. Aleluia! Deus organizou as estrelas com seus dedos. Que Deus grande!

Somos criaturas de Deus: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito.” Gênesis 1:26-31

O universo é imenso, mas Deus é maior ainda! Um dos atributos de Deus é a infinitude, ou seja, Deus é infinito tanto em relação ao tempo como em relação ao espaço. A infinitude de Deus em relação ao tempo é chamada de eternidade e em relação ao espaço é chamada de imensidade. Nenhuma parte do universo pode escapar da presença e influência de Deus, nem mesmo a galáxia mais longínqua.

Em uma outra ocasião Paulo disse: “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Colossenses 1:15-17

Jesus, que atuou como Criador, não questiona o relato dos primeiros capítulos de Gênesis sobre o dilúvio. Ele diz: “E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.” Lucas 17:26-27

SEGUNDA-FEIRA (1º de julho) UM MUNDO PERFEITO – “E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto”. Gên 1:31. Desde o início da criação, Deus teve um foco muito especial na família. Incrível como Ele fez questão de valorizar tanto esse relacionamento e o cuidado do planeta.

Há dois pontos de vista relacionados com a origem do universo: a) O modelo bíblico da criação e b) O modelo evolucionista ateu.

Em qual modelo é mais difícil de acreditar? Nos dois, pois ninguém esteve presente no momento em que o universo veio a existência, ou para chegar no patamar em que se encontra hoje. Para aceitar, tanto um como outro modelo, a pessoa tem que exercer muita fé. O evolucionista acredita que tudo veio do acaso. A partir de uma minúscula poeira cósmica que explodiu; é o tal Big Bang, o mundo começou a evoluir e chegou até hoje, mas ainda continuará a evoluir até o infinito no tempo. 

O modelo evolucionista atua com base na premissa de que não há nenhum objetivo final. Os evolucionistas aceitam que as mutações e a seleção natural operam cegamente em conjunto, mantendo aquilo que funciona, e eliminando aquilo que não serve. Já o modelo bíblico da criação ensina que o mundo veio a existência através do ato criador de Deus, e que o homem e a mulher “foram feitos à imagem do próprio Deus.” Hoje temos mais provas arqueológicas e científicas para acreditar na criação do que na evolução.

É interessante que a bíblia faz dois relatos da criação. O primeiro vai de Gênesis 1:1 até Gênesis 2:3. O segundo relato vai de Gênesis 2:4 até o final do capítulo. O casamento, ao lado do sábado, é a instituição mais antiga e sagrada que há. O sábado é mencionado apenas no primeiro momento da criação, enquanto que o casamento está relatado nos dois momentos. O ser humano foi criado para amar. Há um fio de dependência, responsabilidade e cuidado que liga toda a criação; a planta com animal, o animal com homem e homem com Deus. Fomos criados para a interação. Ninguém é uma ilha para viver sozinho. Deus criou-nos para amar, e mesmo depois da entrada do pecado o amor continuou existindo no coração humano. Moisés, em Gênesis dois dá ênfase ao casamento e à unidade do vínculo conjugal. No plano de Deus o relacionamento entre marido e mulher foi estabelecido para ser íntimo, confiante, aberto e totalmente honesto. Nunca deveriam viver com reservas um em relação ao outro.

Alguns estudiosos da bíblia consideram Gênesis um e dois contraditórios, ou descrevendo duas criações distintas. Em Gênesis dois, Moisés destaca alguns acontecimentos de forma diferente de Gênesis um, mas no fim, e ao cabo, vai dar ao mesmo. Dificilmente Moisés falaria uma coisa no primeiro capítulo e outra coisa diferente no segundo capítulo.

Embora o mundo tenha sido criado de forma perfeita, o pecado manchou esta obra maravilhosa. Como sabemos que no céu não haverá a possibilidade do pecado entrar novamente? Temos as promessas de Deus de que, depois dos milênios de pecados, todo o mal será erradicado, e diante do grande amor de Deus, demostrado na maneira como efetuará o juízo, nas suas várias fazes, os salvos serão eternamente atraídos pelo grande amor de Deus e não ousarão cometer pecados. Saberão que o pecado não compensa. A liberdade de escolha com que somos criados dará aos salvos a liberdade de permanecerem próximos de Deus, e sem cometer pecados.

Veja estes textos: “E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.” Apocalipse 22:3-5.

“Que pensais vós contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia.” Naum 1:9

TERÇA-FEIRA (2 de julho) MORDOMOS DA TERRAEstes são os textos principais para o estudo de hoje: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Gênesis 1:28

“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” Gênesis 2:15

Deus criou o mundo de forma perfeita e solicitou aos nossos primeiros pais que cuidassem do meio ambiente. A tarefa de cuidar ficou mais difícil depois da entrada do pecado, mas Deus deu condições para que Adão e Eva, e seus descendentes, tomassem conta da fauna e da flora, pois a terra precisava ser bem cuidada para que todos tivessem boas condições de vida.

Deus estabeleceu leis de ocupação e de uso do espaço. Ele mesmo deu o exemplo, plantando um jardim que se constituía o espaço que Adão e Eva deviam usar para o seu benefício. Com o crescimento da humanidade, cada família receberia o seu espaço, como domínio, para administrar e desfrutar. A propriedade do espaço sempre seria de Deus. Caso todos desenvolvessem os princípios de Mordomia Cristã como Deus ordena certamente viveríamos melhor aqui.

Hoje o aquecimento global é um dos principais problemas do planeta terra e está sendo causado pela destruição da camada de ozônio. E essa camada, por sua vez, foi destruída descontroladamente de diversas formas pelos seres humanos que deveriam ter pensado um pouco mais no futuro dos seus filhos e netos que estarão nascendo num momento crítico do planeta terra. Se essa camada de ozônio não for recuperada, o futuro pode ser horrível por causa dos raios solares que irão passar com mais facilidade atingindo os seres humanos diretamente, e esses raios solares que passam, pela enorme buraco da camada de ozônio, podem causar facilmente um câncer de pele nas pessoas que não cuidarem quando forem se expor-se ao sol.

O domínio que Deus deu aos nossos pais no Éden não foi total e sim parcial. O domínio esteve limitado pelo fruto proibido. Ao homem foi dada a tarefa para cuidar e proteger o meio ambiente e não para destruir. Mesmo sabendo que Jesus vai voltar em breve, devemos cuidar do ambiente para evitarmos problemas ecológicos ainda mais graves.

“Quando a Terra saiu das mãos de seu Criador, era extraordinariamente bela. Variada era a sua superfície, contendo montanhas, colinas e planícies, entrecortadas por majestosos rios e formosos lagos; as colinas e montanhas, entretanto, não eram abruptas e escabrosas, tendo em grande quantidade tremendos despenhadeiros e medonhos abismos como hoje elas são; as arestas agudas e ásperas do pétreo arcabouço da terra estavam sepultadas por sob o solo fértil, que por toda parte produzia um pujante crescimento de vegetação. Não havia asquerosos pântanos nem áridos desertos. Graciosos arbustos e delicadas flores saudavam a vista aonde quer que esta se volvesse. As elevações estavam coroadas de árvores mais majestosas do que qualquer que hoje exista. O ar, incontaminado por miasmas perniciosos, era puro e saudável. A paisagem toda sobrepujava em beleza os terrenos ornamentados do mais soberbo palácio. A hoste angélica olhava este cenário com deleite, e regozijava-se com as obras maravilhosas de Deus.” Patriarcas e Profetas.

QUARTA-FEIRA (3 de julho) UM MUNDO DESTROÇADOOs textos principais para o estudo de hoje são esses: “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Gênesis 3:1-5

“E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Gênesis 3:16-19

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus o nosso Senhor” Rom 6:23. 

A queda é o marco da origem do pecado no mundo e de todas as mazelas que existem nele. É o momento histórico que explica tanto a origem de todo o mal existente no mundo, como a concepção correta do pecado.

Na tentação do homem e da mulher percebemos o seguinte processo: Insinuação, que Deus era demasiado severo, duvida quanto ao perigo de comer o fruto, e finalmente, o tentador acusou Deus de ser egoísta. Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse a mulher: É assim que Deus disse: não comereis de toda árvore do jardim?"

Ao ceder à voz de Satanás, o homem escolhia agradar a si mesmo, desobedecendo deliberadamente a Deus. Esse primeiro pecado trouxe consequências terríveis das quais citamos: Adão e Eva conheceram pessoalmente o mal: “Seus olhos foram abertos” Gên 3:7, a comunhão e a amizade com Deus foram interrompidas e fugiram de sua presença, o que chamamos de morte espiritual.

O pecado trouxe consequências individual e coletiva que se estendeu até nós. As principais consequências do pecado original são a morte Rom 6:23 e o afastamento de Deus. Rom 3:23. É de fato que não pecamos contra o mandamento, mas pecamos contra uma pessoa.

O pecado não conseguiu retirar do homem a imagem de Deus, mas a deportou e o fez violentos, imorais e corruptos. O pecado faz com que o homem se desvie dos propósitos de Deus e perca a sua companhia, o que fez por Adão faz por todos nós. Ele ainda esta procurando os pecadores e dizendo “onde estas?”. Porque a Sua misericórdia e infinita e o seu amor incomparável. Amém?

QUINTA-FEIRA (4 de julho) A REDE FAMILIAR DA HUMANIDADE – A lição de hoje mostra que Deus criou todas as pessoas para se relacionarem bem uns com os outros: “O rico e o pobre se encontram; a todos o Senhor os fez.” Provérbios 22:2.

No Éden era tudo pura harmonia e amor. Não havia suspeitas entre o primeiro casal. Mas, entre Caim, o primeiro filho, e Abel já havia diferenças e desentendimentos. A família humana não é mais uma família, é um grupo enorme de pessoas que se dividem em nacionalidades.

Nós, seres humanos, somos sim, responsáveis uns pelos outros. Por exemplo, os filhos são responsáveis por seus pais idosos, mas quantos velhinhos estão em lares de idosos sem nunca receber alguma visita dos filhos?

Desde que Deus desejou criar o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança, Gên 1:26, Ele os desejou em família. Tal qual o próprio Deus, que é uma família em três Pessoas Divinas, assim também o homem, criado à imagem do seu Criador, deveria viver numa família, numa comunidade de amor, já que ‘Deus é amor’ I João 4:8 e o homem lhe é semelhante.

A família é o eixo da humanidade, a sua célula mater e a pedra angular. O futuro da sociedade e da igreja passam inexoravelmente por ela. É ali que os filhos e os pais devem ser felizes. Quem não experimentou o amor no seio do lar terá dificuldade para conhecê-lo fora dele.

A família é a comunidade na qual, desde a infância, os filhos podem assimilar os valores morais, em que pode começar a honrar a Deus e usar corretamente da liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade. A única e verdadeira família, segundo a vontade de Deus, é aquela fruto da união matrimonial de um homem com uma mulher. Não existe outro tipo de família no plano de Deus.

Esse é o desígnio de Deus para o homem e para a mulher, juntos, em família: crescer, multiplicar, encher a terra, submetê-la. E para isso Deus deu ao homem a inteligência para projetar e as mãos para construir o seu projeto. O Senhor vive no lar nascido de um matrimônio. Nessas palavras de Deus;“crescei e multiplicai-vos”  encerra-se todo o sentido da vida conjugal e familiar. Desta forma, Deus constituiu a família humana a partir do casal, para durar para sempre, por isso, a família é sagrada!

SEXTA-FEIRA (5 de julho) LEITURA ADICIONAL COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (3º trimestre de 2019) CRIADOS POR DEUS - A forma como compreendemos a história da criação é vitalmente importante, porque influencia o modo como compreendemos as citações dos profetas sobre a criação. A base de cada cristão deve ser o que a Palavra diz e não as especulações humanas ou científicas.
É na santidade de Deus que se revela o Seu poder de Criador único. Somente Ele cria a partir do nada, pelo poder único de Sua Palavra, “Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu.” Salmo 33:9.

É importante o cristão praticar a crença na criação. Como podemos fazer? A) Ensinando aos amigos estes conceitos maravilhosos através do ensino e do exemplo. B) Cuidando do meio ambiente para que o planeta subsista por mais tempo a ação perniciosa do homem em destruir.

“As trevas morais de um mundo arruinado apelam a homens e mulheres cristãos para que se entreguem a esforço individual, para que deem de seus meios e influências, a fim de que possam eles alcançar a imagem Daquele que, embora possuindo infinitas riquezas, Se fez pobre por nós. O Espírito de Deus não pode habitar com aqueles que, havendo-lhes Ele enviado a mensagem de Sua verdade, precisam ser constrangidos antes que possam ter qualquer senso de seu dever como coobreiros de Cristo. O apóstolo faz realçar o dever de dar com mais elevados motivos que a mera simpatia humana, pois os sentimentos são instáveis. Ele dá ênfase ao princípio de que devemos trabalhar singela e altruisticamente para glória de Deus” Conselhos Sobre a Escola Sabatina, 138.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário