quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Água da Vida - Resumo da lição 4 da Esc. Sabatina

Resumo da Lição 4 da Escola Sabatina

A Água da Vida

VERSO ÁUREO “Mas qualquer que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:14

Como surgiu o povo Samaritano? Qual a origem dos Samaritanos?
Após a morte de salomão em 930 A.C; as 12 tribos de Israel se dividiu, ficando as 10 tribos do norte com sede em Samaria, e as 2 tribos do sul; Judá e Benjamim, com sede em Jerusalém.

Em 722 a.C, Salmanasar, rei da Assíria, invadiu o reino do norte e levou cativos os príncipes, artesãos e pessoas cultas do reino; e deixou os doentes, cegos, aleijados, surdos e pesssoas de menos valia; e enviou pagãos da Assíria para governar e povoar a terra saqueada.

Em 605, 596 e 586 a.C, Nabucodonosor invadiu Jerusalém e fez o mesmo com as tribos de Judá e Benjamim.
Dessa mistura de gente surgiu o povo Samaritano. Um povo desprezado e inferior.
Jesus amou esse povo e deixou a lição para fazermos o mesmo com aquelas pessoas menos favorecidas espiritualmente. Devemos levar a água que sacia a sede espiritual.


DOMINGO: A Água da Vida

A mulher samaritana buscava a água natural para mitigar a sede física; mas Jesus mostrou a água que mata a sede da alma.
Comparando, o mundo oferece muitas soluções, mas vendo bem, são todas temporárias. Os governos estão o tempo todo planeando, e esses planos, quando dão certo, tem efeito temporário. As igrejas de Babilônia oferecem seus encantos, mas, é temporário, não dão a vida eterna. Porém com JESUS é diferente. “Aquele que busca matar a sede nas fontes deste mundo, beberá apenas para tornar a ter sede. Por toda parte estão os homens descontentes. Anseiam qualquer coisa que lhes supra a necessidade da alma. Unicamente Um lhes pode satisfazer essa necessidade. O que o mundo necessita é "o Desejado de todas as nações", é Cristo. A divina graça que só Ele pode comunicar é uma água viva, purificadora, refrigerante e revigoradora da alma” (O Desejado de Todas as Nações, 187).

SEGUNDA-FEIRA – As Àguas do Baptismo.

O Baptismo é uma condição para ser a pessoa ser salva “Quem crer e for baptizado será salvo, mas quem não crer será condenado” Marcos 16.16
O Baptismo capacita o filho de Deus: “E disse Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado, em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espirito Santo”
A Cerimóna do Lava-pés é a oportunidade dos filhos de Deus se lavarem periodicamente. Ver João 13

Quem se baptiza nas águas recebe o baptismo do Espírito Santo.
“O baptismo do Espírito Santo dissipará as imaginações humanas, derrubará as barreiras criadas pelo próprio eu, e fará cessar os sentimentos de "eu sou mais santo do que você". Haverá um espírito humilde em todos, mais fé e amor; não será exaltado o próprio eu. ... O espírito de Cristo, Seu exemplo serão manifestados em Seu povo. Seguiremos mais estritamente os caminhos e obras de Jesus. ... O amor de Jesus nos permeará o coração” (Para conhecê-Lo, MM 1965, 114, grifos acrescentados).


TERÇA- FEIRA - Os Usos da Água
O ritual do santuário utilizava água. Os sacerdotes lavavam as mãos, muitas vezes lavavam também os pés, e às vezes tomavam banho. Nos rituais de purificação usavam água. Por que DEUS determinou o uso da água nesses rituais? Havia pelo menos dois motivos. Um deles era ligado ao simbolismo da purificação, já que a água é óptima para limpar. Tratava-se da purificação espiritual e física. O outro era didático, pois deveria ensinar aos filhos de Israel que cuidassem de sua saúde usando a água para limpeza. Veja bem o seguinte: se para entrar no santuário de DEUS o sacerdote deveria se purificar, e o fazia com água, era evidente que essa purificação deveria fazer parte da vida diária dos israelitas. Mesmo assim, somente milênios mais tarde os seres humanos descobriram o poder da higiene da água nos hospitais. Fez grande diferença quando os médicos e enfermeiras passaram a lavar as mãos antes dos procedimentos em pacientes. E quando a humanidade passou a usar mais água na higiene, aumentou a expectativa de vida, e muitas pessoas deixaram de morrer por infecções.
O uso da água, interna e externamente é fundamental para mantermos uma boa saúde.

QUARTA-FEIRA: O Poder da Água
Consumir corretamente água é muito importante para o funcionamento de nosso organismo. Estudo feito na Inglaterra mostrou que a hidratação correcta do paciente internado diminui em cerca de 20% o tempo de hospitalização. Reduz também em 97% os episódios de desidratação e em 100% as infecções que ocorrem dentro do ambiente hospitalar. Segundo este estudo, se os pacientes forem orientados a beber água regularmente, o governo inglês pode economizar cerca de 5 bilhões de liras (em torno de 14 bilhões de reais) em despesas com saúde. O estudo mostrou também que, mesmo que os pacientes hospitalizados tenham que viver algum desconforto para ingerir água (dor ao inclinar o tórax para beber a água, ou precisar urinar mais vezes), os benefícios para sua saúde são imensos.7
Nossos rins são uma maravilha da engenharia divina. Cada dia, os dois rins filtram perfeitamente cerca de 190 litros de água, que retorna purificada ao organismo. Sem esse eficaz processo de filtragem e reciclagem sistêmico, teríamos que beber 40 mil copos de água a cada dia e praticamente teríamos que viver no banheiro. Devemos beber água de maneira que consigamos urinar 4 ou 5 vezes ao dia uma urina clara.
“Os cientistas confirmam muitos dos conhecidos benefícios da água - fortalecimento da pele, unhas e cabelos porque hidrata e permite a eliminação de toxinas. Mas certos mitos como o emagrecimento acabaram rechaçados.
“O estudo também alerta para o perigo dessa crença. Destaca o aumento dos casos de anorexia porque muitas pessoas estão ingerindo mais água em substituição a outros alimentos.
“Essa moda está se transformando em um problema grave. Nosso corpo tem 70% do peso em água. Para uma pessoa normal beber água constantemente não tem muita transcendência, mas para certos casos pode ser um risco mortal. Para quem tem pouco peso, há uma tendência à intoxicação por água. A redução de sódio abaixo do limite provoca tremores, confusão, perda de memória e pode haver colapso e morte”, explicou o cardiologista Juan José Rufilanchas, chefe de cirurgia da Clínica Ruber, de Madrid.

QUINTA-FEIRA – A Água como Remédio

Jesus usou a água como método de cura.
Tratamentos com hidroterapia simples caseira:
Se os seus pés ou as suas pernas estiverem inchados, coloque-os em uma bacia ou balde com água em temperatura ambiente e acrescente cubos de gelo aos poucos. À medida que a temperatura da água for caindo, movimente os pés e as pernas devagar, como se estivesse brincando com a água. Quando sentir mais conforto, retire as pernas da água e massageie tanto as pernas como os pés com um creme nutritivo ou tonificante.
Se você estiver precisando relaxar as tensões das mãos ou dos pés, coloque-os em uma infusão morna de cascas de laranja ou limão, até a água ficar na temperatura ambiente.
Tome um banho quase frio, seque os pés e as mãos suavemente e tonifique a pele com uma loção neutra.
Tome um banho que começará morno e deverá ir ficando frio aos poucos, enquanto massageia o corpo todo com uma bucha ou luva vegetal.

Tenha um bom sábado

Pr. Luís Carlos Fonseca
21/04/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário