quinta-feira, 29 de abril de 2010

Resumo nº 5 da Esc. Sabatina - O AMBIENTE

RESUMO DA LIÇÃO DA ESC. SABATINA Nº 5 – O AMBIENTE



Verso Áureo. “ Do Senhor á a terra e a Sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmo 24:1


Todos nós gostamos de viver em um bom ambiente. Gostamos de lugares sem barulho, sem stress e limpo. Sentimos bem ao proporcionar para nossos queridos, um bom ambiente.


Deus ,quando criou o mundo, proporcionou aos nossos primeiro pais um ambiente 5 estrelas. A criação foi perfeita.


Podemos dividir a criação em 3 partes: a) Do primeiro ao quinto dia. b) O sexto dia. c) E o sétimo dia.
Nos primeiros cinco dias, Deus criou todo o ambiente para o ser humano e animais. No sexto dia, Deus criou os animais e o ser humano. No sábado, Deus criou as horas deste dia e as santificou. O ambiente era perfeito. Reinava a Paz. O Éden era o verdadeiro paraíso.


O Ambiente era perfeito, por isso Deus Se manifestava pessoalmente à Adão e Eva.


Depois da entrada do pecado, Deus escondia Seu rosto, porque o pecado separou o homem de Deus



DOMINGO: A CRIAÇÃO DO AMBIENTE


Criação ou Evolução?


Precisamos ter mais fé para acreditar na evolução do que na criação.


Cada dia em que Deus criava algo, no final dizia: “Está bom”. Era o que Ele queria, que ficasse bom para esses dois seres, e seus futuros descendentes. Não temos capacidade de imaginar, em nossos dias, como era lindo aquele ambiente onde Adão e Eva acordaram, e deveriam viver. Enfim, tudo deveria contribuir para que fossem felizes eternamente.
Em contrapartida, alguns seres humanos, impulsionados por interesses contrários aos de DEUS, inventaram a teoria da evolução. Ela é tão absurda que chega a supor que tudo o que existe no Universo surgiu sem propósito, por acaso, por meio de uma enorme explosão. Então gradualmente as coisas teriam surgido e se organizado por acaso, por combinações acidentais e extremamente coincidentes. Incrivelmente as coincidências sem propósito foram tais que, sem a inteligência existir, combinações muito complexas levaram ao surgimento casual da vida. Um minúsculo ser unicelular surgiu sem que fosse projectado, e pasmem, vivo. É de se coçar a cabeça: esse ser permaneceu vivo. Ele teria lutado pela vida e se reproduziu sem que tivesse programado para se reproduzir, multiplicando-se. Isso é absolutamente incrível, mas vem dos cientistas.


Onde está o Jardim do Éden hoje? No céu. Foi levado antes do mundo ser destruído pelo dilúvio. Ver no Livro Patriarcas e Profetas



SEGUNDA-FEIRA - O AMBIENTE DO SÁBADO


O sábado é uma espécie de inauguração da criação. Primeiro se constrói para depois inaugurar. O sábado é o dia de festa, é o dia de comemorações pela criação.


O domingo não serve para memorial da criação, pois, na semana da criação, nesse dia, antes dele, nada se havia criado. Ele também não serve como memorial da redenção, pois JESUS nesse dia não descansou. Foi mais um dia comum, como os outros, nada de diferente. Aliás, JESUS jamais se referiu a essa mudança, do sábado para o domingo, após Sua ressurreição.


O sábado foi feito por causa do homem, querendo dizer, por causa da humanidade. Isso significa, para que a humanidade esteja ligada a DEUS, pois a função do sábado é fazer essa ligação. É para esse fim que nele não se faz outra coisa senão a santificação, ou seja, separar para DEUS.


Qual deve ser o ambiente do sábado?


O que se deve fazer no sábado? Ir á igreja. Lucas 4:16 e fazer o bem. Mat. 12.12


Trabalhar, ir à escola, fazer tarefas escolares, ver televisão, viajar, etc... não santifica este dia



TERÇA-FEIRA - ALTERAÇÕES DO AMBIENTE DEPOIS DO PECADO

Quais foram as mudanças após o pecado?

Houve mudanças em todas as coisas. A alteração mais significativa foi a morte. Tudo aqui se tornou mortal, desde o casal, até os animais e os vegetais. Só essa conseqüência do pecado, em si, foi uma tragédia, algo inimaginável em termos de reação, por parte de Adão e Eva, por parte dos outros seres inteligentes espalhados pelo Universo, e por parte do Criador. Esses primeiros momentos foram dramáticos.
Certamente o segundo momento mais dramático de toda a história do Universo foi o que ocorreu do Getsêmani até a cruz.
Certamente os momentos mais emocionantes ocorrerão com o resgate dos santos, na segunda vinda de CRISTO. A história do pecado é recheada de dramas, de tristezas e de esperanças.
Outra mudança terrível foi o desaparecimento da glória que envolvia o casal como uma roupa. Eles perderam essa glória porque se desligaram daquEle que a possui, e se ligaram a quem não possui nenhuma glória, satanás.
Então eles precisaram trabalhar, não para conhecer melhor o que DEUS criou, mas para ter seu sustento. Nos anos que seguiram à saída do Jardim do Éden, na verdade a vida não era tão trabalhosa como hoje. Nesses tempos finais, como diz a Bíblia, o trabalho seria bem mais intenso.
A terra passou a produzir plantas estranhas, que não foram criadas. Foram plantas novas ou que se transformaram. Muitas delas apresentaram espinhos, outras produziram até veneno, outras se tornaram carnívoras, ou produziram frutos perigosos para a vida.

Os animais, em especial os chamados selváticos, tornaram-se ariscos, selvagens, e passaram a lutar pela vida, como o homem.
Enquanto o ser humano devia obter seu pão com o suor do rosto, trabalhando a terra, esses animais deveriam obter seu sustento, caçando outros animais, ou seja, matando.


QUARTA-FEIRA – A NOSSA RESPONSABILIDADE PARA COM O AMBIENTE

“Ao Senhor pertence a Terra e tudo o que nela contém, o mundo e os que nela habitam” (Salmo 24:1).

DEUS é o dono de tudo aqui, tanto dos recursos naturais, como dos animais, e até mesmo de nós. Aliás, DEUS é dono até de satanás. Como se pode saber que Ele é o dono? Isso é bem simples: foi Ele que fez tudo isso aqui. Obviamente, portanto, deve ser o dono!


Somos apenas mordomos


Quais os resultados da mal administração do planeta pelo homem?


Os recursos naturais tornaram-se limitados.

O ser humano tornou-se egoísta e ganancioso. Passou a explorar esses recursos de modo não racional. Hoje estamos sofrendo as conseqüências. Temos aqui a desertificação, o empobrecimento do solo, as enormes escavações, as alterações da topografia, o desmatamento sem medida, a caça e a pesca em todos os lugares, a exploração e até a devastação do solo, do interior da terra, das águas, dos rios e lagos, dos mares, e de todos os lugares, inclusive o espaço exterior, e muitas outras loucuras.
Enfim, tudo por um elevadíssimo padrão egoísta de vida que não é compatível com a quantidade de recursos existentes no planeta nem com a quantidade de seres humanos que aqui vivem: Quase 7 biliões


QUINTA-FEIRA – ADORADORES DO SOL

Os babilónios antigos é que desenvolveram a adoração aos astros, em especial, ao sol. Isso se espalhou pelo planeta, e hoje, grande parte dos cristãos adora o sol, e nem percebe. A santificação do domingo não é outra coisa senão reverência ao sol, pois é o dia do sol. Na Igreja Católica, a hóstia é a imagem do disco solar. E há outros símbolos sempre indicando a adoração ao sol. As pessoas que seguem os horóscopos, adoram os astros. Aqueles que se dizem ateus, mas que no domingo seguem o que a tradição orienta, na verdade, sem que saibam, adoram o sol. São menos espertos que imaginam.

E por que os antigos adoravam o sol? Pensavam ser ele o doador da vida. Os evolucionistas não escapam de um tipo de adoração do sol, pois, pelo calor que produz em nosso planeta, dizem eles, formaram-se as condições para o surgimento da vida. É outra forma curiosa de veneração do sol, embora não admitam. Os antigos criam que do sol vinha a vida, e por isso o adoravam, e adoravam também outros astros, além de uma quantidade bem grande de outros deuses.
Facto é que o sol é importante para a nossa vida, mas ele foi criado por DEUS, não é criador de nada.

“Os médicos aconselham muitas vezes os inválidos a viajar para o estrangeiro, a ir a alguma fonte de água mineral, ou a atravessar o oceano a fim de readquirir a saúde; quando, em nove casos de dez, se essas pessoas comessem com temperança e se empenhassem em exercício saudável com espírito animoso, restaurar-se-iam e economizariam tempo e dinheiro. Exercício, e farto, abundante uso do ar livre e da luz solar - bênçãos por Deus a todos outorgadas - dariam em muitos casos vida e vigor aos esqueléticos inválidos” Conselhos sobre o Regime Alimentar, 302
Tenha um bom sábado.

28/04/2010

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário