sábado, 12 de junho de 2010

Reflexões sobre o Sofrimento - Cinco Perspectivas do Sofrimento

Reflexões sobre o Sofrimento - Cinco Perspectivas do Sofrimento

Caso você pudesse fazer uma pergunta directa a Deus, qual seria?

Certo jornal fez um inquérito de opinião, e a pergunta foi esta: Se pudesse fazer uma pergunta a Deus qual seria? Esta pergunta foi feita à 1894 pessoas, e as respostas foram todas publicadas. As perguntas foram as mais variadas: Por que é que não nasci rico? Como é que posso ganhar o prémio da lotaria? Por que o ser humano criado tão inteligente, é tão estúpido?

A pergunta devia incluir dois elementos: a) Preocupação com os problemas da vida. b) Por que Deus não resolvia todos os problemas.

A pergunta ganhadora foi: por que o sofrimento?

O livro mais antigo da bíblia trata do sofrimento de Job. Job ficou perturbado com o silêncio de Deus, quando estava a sofrer. Ele não conseguia conciliar o Deus a quem adorava, com os sofrimentos.

No livro de Job, no texto 10:1-8 encontramos o conflito de Job. Ele não sabia porque sofria tanto.

A única maneira de evitar a dor, é morrer ainda criança ou jovem.

Há perguntas que nos serão respondidas somente no paraíso. E no sofrimento, precisamos confiar . Ver Job 4: 1 e 2. Em Job 13:15 encontramos. “Ainda que Ele me mate, nele confiarei...”

Job saiu da sua escuridão quando aprendeu a confiar em Deus.


1ª Perspectiva do Sofrimento. “Se acreditamos que Deus é amor, temos um problema: o do sofrimento. Se não acreditamos que Deus é amor, temos um milhão de problemas.”

Geralmente a vida é boa. As pessoas nascem, crescem, estudam, casam-se, trabalham e vivem relativamente bem até a média de vida de 70 a 80 anos, conforme Salmo 90:10

As doenças e os sofrimentos são a excessão e não a regra. As notícias se encarregam de mostrar o lado ruim, como: actos errados, calamidades, pestes e atrocidades. Há mais pessoas saudáveis e famílias felizes do que pessoas em sofrimento. Há mais pessoas com um tecto e protegidas do frio e da fome do que pessoas que morrem por estas mazelas.

Caso as pessoas perguntassem: por que existe o bem? Então encontrariam Deus.


2ª Perspectiva do Sofrimento. “O universo baseia-se em leis. O universo e a ordem dependem das leis estabelecidas por Deus.”

Aquele que desobedece a lei da gravidade, por exemplo, e, se atira de um prédio alto, fatalmente irá morrer.

A destruição do planeta pela acção do homem; como o desmatamento e queimadas, emissão de dióxido de carbono pelos automóveis e gases pelas indústrias e fábricas, rompem a camada de ozónio, e causa desastres naturais; como: furacões, tempestades, enchentes etc... Em Isaías cap. 24 fala desta destruição.


3ª Perspectiva do Sofrimento. “A liberdade de escolha é o 1º princípio do governo de Deus.”

Deus nos fez livres e não autómatos. O homem usa a sabedoria e a inteligência, ou para o bem, ou para o mal.

Deus não inventou o arco e a flecha, nem o revólver, nem as armas de guerra, nem os carros, nem os aviões e nem as motas; mas estes instrumentos tem matado muita gente e causado muito sofrimento.

Muitos tem se matado precocemente com o estilo de vida que levam, desde sua péssima alimentação, até noites mal dormidas.

O homem no decorrer dos milénios tem feito péssimas escolhas, mas no calvário, Deus devolveu ao homem a capacidade de fazer boas escolhas. Todo aquele que busca a Jesus, sabe fazer boas escolhas.


4ª Perspectiva do Sofrimento. “O sofrimento e a dor podem servir de bênçãos”

C.S. Lewis chama o sofrimento de: “o megafone de Deus”

E.White chama as dores de: “as obreiras de Deus”

Apoc. 3.18 menciona “Aconselho-te que de mim compres ouro, provado no fogo, para que te enriqueças...”

Devemos encarar as provações como sendo um auxílio espiritual para não perdermos a salvação. Para alguns , se a vida fosse sempre boa, não sentiria a necessidade de Deus.


5ª Perspectiva do Sofrimento. “Quando sofremos, Deus sofre connosco e isso é maravilhoso.”

“Nosso Pai celestial sofre juntamente com Seus filhos. Deus sente simpatia com o mundo de miséria.” Educação, 263

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu filho unigénito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Certo pai perguntou indignado para um pastor. “Onde estava Deus quando meu filhinho morreu afogado?”

O pastor respondeu. “Estava no mesmo lugar quando Jesus morreu para salvar a humanidade”

Que Deus abençoe você e queridos; para sentir o amor de Deus, mesmo em face de algum sofrimento.


Um abraço,


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário