terça-feira, 15 de junho de 2010

RESUMO DA LIÇÃO Nº 12 DA ESCOLA SABATINA - A NUTRIÇÃO NA BÍBLIA

RESUMO DA LIÇÃO Nº 12 DA ESCOLA SABATINA - A NUTRIÇÃO NA BÍBLIA

Somos aquilo que comemos e bebemos? É correcta a expressão: Cavamos nossa sepultura com nossos dentes? Qual é a melhor dieta? Se Moisés, Elias e o próprio Jesus, comeram carne, como estão no céu? E comer sangue, é pecado?

VERSO ÁUREO: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” I Cor 10:31


Alvos da Lição:

a) Lembrar que a alimentação correcta é um grande aliado para nossa saúde física, mental e espiritual
b) Procurar , na medida do possível, voltar à alimentação original dada por Deus.
c) Desenvolver o equilíbrio na questão alimentar. Nem sempre consegue-se o alimento mais natural. Quando se tem o original, deve ser usado em maior quantidade.
d) Ninguém pode servir de juíz para ninguém na questão dos alimentos. A alimentação não constitui num ponto de salvação.



DOMINGO: O REGIME ALIMENTAR ORIGINAL

Qual era a alimentação de Adão e Eva? O que eles comiam?

“Eis que vos tenho dado toda erva que dê semente...e toda árvore em que que dá fruto de árvore, ser-vos-ão para mantimentos.” Gén 1:29

O livro Temperança pág. 160, diz: "Nosso Criador nos forneceu nas verduras, nos cereais e nas frutas, todos os elementos de nutrição necessários à saúde e à resistência. As comidas de carne não faziam parte da alimentação de Adão e Eva antes da queda. Se as frutas, verduras e cereais não eram suficientes para satisfazer às necessidades do homem, então o Criador cometeu um erro ao provê-los para Adão. ..."

A investigação científica confirma que o regime alimentar vegetariano é mais saudável que a alimentação que leva alimentos cárneo. Várias pesquisas foram feitas com Adventistas e outros povos; e, existe melhor saúde e qualidade de vida entre as pessoas que adoptam um regime alimentar , no máximo, ovo-lacto-vegetariano. Vivem mais e melhor.

Geralmente os vegetarianos tem um menor índice de doenças do coração, diabetes, cancros, osteoporose. etc...


SEGUNDA-FEIRA: O REGIME ALIMENTAR APÓS O DILÚVIO

“Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento, tudo vos tenho dado como a erva verde. A carne porém, com sua vida, isto é com o seu sangue. Não comereis.” Gén 9:2 e 3

Hoje está cada vez mais difícil comer carnes. Existem as doenças nos animais, as hormonas etc..., mas para o povo de Deus existe o outro agravante. Deus liberou as carnes limpas, mas proibiu o sangue. Como são abatidos os animais? O sangue é de todo eliminado?

Após o dilúvio, havendo por um tempo pouca plantação, e talvez por outros motivos, como a impossibilidade de manter a proibição pela carne, Deus liberou que o homem comesse carne. Não qualquer carne, só as menos prejudiciais, as que Ele chamou de carnes limpas. De certa forma, Deus permitiu que o homem fizesse o que ele tanto queria fazer: comer carne. É incrível como o ser humano deseja carne, algo que se parece com ele mesmo, pois somos carne. É coisa do pecado, um devorar o outro. Vivemos bem perto da antropofagia!

Comer carne limpa é menos prejudicial, mas não é o ideal.

Assim como o sábado, a separação dos animais limpos e dos imundos, começou com Deus, e não com o povo Judeu.



TERÇA-FEIRA: A ALIMENTAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

Como explicar a seguinte declaração de Paulo?

“Porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com acções de graças, porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.” I Tim. 4:4 e 5
Em I Cor. Cap. 8 e 10 Paulo fala das carnes sacrificas aos ídolos.

Com relação aos alimentos, havia partidários na igreja que introduziram conceitos de completa abstinência ou até proibição de certos alimentos, por razões cerimoniais, ou também em certos dias religiosos.

Referindo-se a alimentos limpos e permitidos por Deus. O ídolo não é nada, não tem valor algum, senão o material de que ele é feito

Mas havia, entre os cristãos, conversos vindos da idolatria, e estes ainda achavam que aqueles ídolos eram de facto deuses, e assim sendo, entendiam que deviam ter cuidado em não envolver-se com eles, pois isso seria perigoso e estariam como nos velhos tempos, quando ainda eram idolatras, e acreditavam firmemente nos ídolos como sendo deuses, venerando aqueles deuses.

“De maneira que, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim que, não nos julguemos mais uns aos outros, antes, seja o vosso propósito, não por tropeço ou escândalo ao irmão.” Rom 14:12 e 13



QUARTA-FEIRA: UM REGIME ALIMENTAR EQUILIBRADO

O que significa ser equilibrado? Significa não comer nenhuma carne?

O que tanto se fala hoje, a partir do Espírito de Profecia, é da necessidade da reforma da saúde, que na realidade não é algo obrigatório, pois Deus deixa-nos livres em tudo. Porém, altamente desejável para que a mente seja limpa do embotamento provocado por esse alimento, a fim de podermos ter um mais íntimo relacionamento e comunhão com o Espírito Santo, e sermos menos sujeitos a falhas durante o Alto Clamor, Sacudidura e terrível prova que virá sobre o mundo. Essa é a questão vital, ir pelo caminho de menor risco.

“A fim de saber quais são os melhores alimentos, cumpre-nos estudar o plano original de Deus para o regime do homem... Cereais, frutas, nozes e verduras...” CBV. 295

A lição de hoje fala do equilíbrio. Devemos cuidar para não exagerarmos no açúcar. Devemos evitar os temperos estimulantes, os refrigerantes ,que na maioria são prejudiciais. Etc...

Os que são vegetarianos não devem fazer da sua opção uma prova da salvação, pois podem ser vegetarianos ,mas podem estar a jogar na lotaria ou não serem fieis nos dízimos e ofertas ou podem apreciar jogos de cartas ou podem mentir, pecados condenados por Deus; e irem para o inferno.

Os que não são vegetarianos também não podem dizer: Este é uma assunto que nunca vou mudar e melhorar. Todos devemos crescer em Jesus


QUINTA FEIRA: O REGIME ALIMENTAR NOS NOSSOS DIAS

Como está a alimentação entre o nosso povo? Com é aí em sua casa?

Carne em excesso, inclusive à noite? refrigerantes em excesso? Muito doce? Bebidas como pepsi-cola e coca-cola, chá preto, café? Lanches rápidos geralmente gordurosos ou salgados ou muitos doces? Refinados? Muito sal? Pouca alimentação natural sem processamento industrial; poucos alimentos crus; muitas misturas?

Portanto, para esses dias complicados, em que é forte o apelo para os exageros, nós, do povo de Deus, devemos ter zelo pelo equilíbrio no que é bom, e nem tocar o que faz mal, ou o que desconfiemos que possa fazer mal.

Repetindo, há tanta coisa que temos certeza ser bom, por que arriscar naquilo que não temos total certeza? Qual seria a razão de muitos de nós termos em tão pouca conta a vida eterna, para arriscá-la com alguma comida ou algum mundanismo? Isso é ser inteligente?

A nossa saúde é uma dádiva preciosa. Devemos cuidar especialmente com três itens importantes:

a) Alimentação saudável b) Repouso adequado c) Exercícios físicos regulares.

Um abraço. Que Deus abençoe sua vida e queridos.

Bom estudo

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário