segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

É Natal


Em João 3:16 encontramos este lindo texto: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu filho unigénito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça mas tenha a vida eterna.”

O que tem que ver João 3:16 com o Natal?

Natal, para a cultura dos nossos dias, é tempo de presentes, e não existe maior presente que o próprio Senhor Jesus Cristo.

A Causa do Presente

“Deus amou ao mundo de tal maneira”. Esta é a grande causa de tudo o que existe. O ser humano foi criado por amor.

Infelizmente o homem usou mal a liberdade conferida por Deus e arruinou sua própria existência.

Quando o homem caiu, Deus poderia simplesmente ter esquecido a raça humana, mas não o fez. Seu amor falou mais alto. “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigénito.”

Esse amor é indescritível. Existe um hino que diz que se pudéssemos usar todas as folhas do mundo como papel, e cada ser humano como escritor, e toda água do mar como tinta, não seriam suficientes para escrever acerca do amor de Deus.

Acho que quem ainda não é pai, não tem condições de compreender este amor. Tenho visto pais sacrificarem a vida pelos filhos, porque são a coisa mais valiosa para eles.

Mas o texto bíblico afirma que Deus é o pai por excelência. O exemplo e inspiração de todos os pais, entregou a vida do seu próprio filho por amor ao ser humano.

Talvez as coisas não andem bem e você sente como que Deus o abandonou. De repente este Natal está sendo pra você o mais triste de todos. Há uma ferida interior que o incomoda. Pois bem! Pare um pouco para meditar no amor de Deus. Ele não teria sacrificado a vida de Seu próprio filho, se você não valesse tanto.

Não permita que as adversidades deste mundo o impeçam de ver o quanto você é importante para Deus.

Nem Todos Querem o Presente

O Pai deu o Filho para que todo aquele que nEle crê, não se perca, mas tenha a vida eterna. Isso quer dizer: embora Cristo morreu na cruz por todos, nem todos aproveitarão o sacrifício de Cristo. É preciso crer.

Crer não é somente aceitar um corpo de doutrinas, também não significa simplesmente acreditar numa pessoa. O crer, ao qual Jesus se refere, é um crer que leva você a acção. Marcos 16:16 confirma ao dizer: “o que crer e for baptizado, este será salvo”.

Na cruz Jesus ofereceu-Se a Si mesmo como o maior presente do Pai para você. Mas este presente fica sem muito valor se você além de crer, não der o grande passo do baptismo. É você alguém que neste ano começou a estudar a Bíblia? A minha pergunta para você é: Está pronto para dar o maior passo de sua vida e descer às águas do baptismo?

O fim do ano está chegando. Por que adiar? Por que não ingressar no novo ano com uma nova experiência Por que não oferecer também a Deus, que o amou tanto, um presente de amor que é o seu próprio coração?

O Propósito Deste Amor

Voltemos ao texto de hoje: “para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Este é o grande propósito do amor de Deus: salvar.

Este deveria ser também o grande propósito da Sua igreja hoje. A igreja é uma espécie de hospital onde a doença terrível do pecado tem que ser curada. A igreja precisa viver direccionando todas as suas actividades para salvar.

A tendência muito humana é esquecer porque Jesus estabeleceu Sua igreja na terra e começar apenas a sobreviver, como se o nosso destino eterno estivesse neste mundo.

Quando a igreja se transforma numa espécie de clube religioso onde as pessoas se encontram uma ou duas vezes por semana para simplesmente cantar, orar e estudar a Bíblia, ela estará entrando na areia movediça do conformismo e da mediocridade.

Perca a igreja o seu principal propósito e terá perdido também a sua razão de existência. A pergunta então é: Quanto das actividades dessa igreja estão orientadas para cumprir a missão evangelizadora? Quanto tempo das comissões é dedicado para analisar e avaliar o programa de evangelismo da igreja?

O Propósito Deste Amor

Que tal abrirmos o coração a Jesus hoje? Que tal se dizermos ao Pai: “Senhor, nunca poderei entender porque me amaste ao ponto de entregar a vida de Teu Filho, mas Te agradeço por isso.”

Qual o maior presente que você poderia oferecer neste natal? Lembre-se, dar e receber presentes neste dia é assunto da cultura moderna, mas que tal aproveitar a oportunidade para oferecer algo a Deus? O que poderíamos dar-Lhe que O deixasse feliz? Ele mesmo responde: “Dá-Me filho Meu o teu coração.”

Este coração humano cheio de complexos, traumas e sentimentos egoístas! Quem poderia se interessar por um presente como este? Mas Jesus repete: “Dá-Me filho Meu o teu coração”, porque Ele sabe que se o nosso coração for dEle, também o corpo e a vida o serão.

Aí onde você está, abra seu coração a Jesus. Aí onde você se encontra, dê a Ele a oportunidade de fazer por você o que você não tem forças para fazer. Não saia daqui sem ter a certeza de que seu coração é de Jesus. Acredite nisto e parta para acção.

Você gostaria de oferecer a Jesus o seu presente de amor? Entregue sua vida à Jesus

Pr. Alejandro Bullón

Revista do Ancião - out-dez 2001

Feliz Natal!

Adaptado por Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário