segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Seis Qualidades de uma Família Feliz

Introdução

1.      O que torna uma família feliz? Como ter uma família sólida e estável?

a)    Essas são perguntas que sociólogos, conselheiros matrimoniais e milhares de casais fazem há décadas.

b)    Três mil famílias foram analisadas por vários pesquisadores, e seis qualidades mostraram-se comuns a todas elas. De modo que, mesmo tendo problemas, elas permaneciam unidas. Vamos analisar essas qualidades e tirar lições para nós.

I.       Compromisso (I Tim. 5:8)
1.    Os membros de uma família feliz têm um sentido de compromisso entre si. Valorizam sua família, como unidade, acima de suas necessidades individuais. (Prov. 31:10).

2.    Isto não é fácil. Estas famílias não estão protegidas contra problemas e afrontas. A diferença vital é que os problemas, por mais difíceis que se apresentem, não destroem o sentido de compromisso familiar.


II.      Apreço
1.   Os membros de uma família sólida se apreciam mutuamente. Vivem dando e recebendo expressões de apreço. Abraços e palavras carinhosas são comuns entre eles. Evitam levantar a voz, agredir ou ofender e, quando assim agem, são capazes ou humildes o suficiente para pedir perdão e perdoar.

2.   É um quadro bastante diferente do que vivem aquelas famílias em que o esposo, a esposa e os filhos quando se cruzam aproveitam para criticar, menosprezar e discutir por mesquinharias.

3.   Numa verdadeira família, cada um se refere ao outro sempre em termos positivos. (Prov. 16:24; 31:28 e 29).

III.    Comunicação
1.    Alguém calculou que os casais têm em média 17 minutos de conversa por semana entre eles. Outra pessoa observou que a semana tem 10.080 minutos. Quão curta é esta comunicação, não é mesmo?

2.    As famílias sólidas não só se comunicam com frequência e sem receio, como também escutam com interesse quando algum membro da família está se comunicando. Quando há um problema tentam resolver de forma harmônica e em conjunto.

3.    Procuram ouvir primeiro, antes de se posicionar no lado oposto, ou muito menos acusar ou ironizar. É preciso ouvir, para saber qual é a dificuldade que o outro membro da família está enfrentando naquele momento. Todos tratam de se entender e buscar uma saída positiva. Seus membros não pretendem tirar vantagem dos que se encontram em situação desprivilegiada, nem atemorizar, dominar, culpar, controlar ou ganhar os outros para seu lado. (Isa. 50:4 p.p.).

IV.    Passar Tempo Juntos
1.    Uma pergunta dirigida a 1.500 crianças em idade escolar foi: “O que você acha que torna uma família feliz?” A resposta mais frequente entre elas foi: “fazer coisas juntos.” Isso nem sempre implica em passar o dia inteiro um ao lado do outro, mas em cultivar e valorizar o tempo na companhia dos demais. Andar juntos, contando casos, recordando o passado, planejando para o futuro.

2.    As crianças pequenas apreciam muito a companhia dos pais, contando-lhes histórias antes de dormir ou as ajudando a realizar as tarefas de casa.
a)    Esta é mais uma característica das famílias felizes. Buscam tempo para ficar um ao lado do outro, e isso significa tempo em qualidade e quantidade suficientes. (Ecl. 3:1).

V.     Capacidade Para Enfrentar Problemas
1.    Quando há consistência, solidez, os problemas unem a família, e a união faz a força.

2.    Quando não há solidez entre eles, os problemas dividem a família. Esta é a diferença crítica entre uma família sólida e outra frágil.

3.    Quando há interesse pelo bem-estar dos outros, todos em casa contribuem voluntariamente para ajudar a família a superar a crise. Dado o sentido de compromisso e sua capacidade de manter abertos os canais de comunicação, as famílias sólidas sabem resolver os problemas conjuntamente. (Ecl. 4:9 e 10).

VI.    Bem-estar Espiritual
1.    Esta qualidade rara é comum nas famílias estáveis e felizes.
Poderíamos definir bem-estar espiritual como integridade, honradez, lealdade, responsabilidade, moral, virtude, princípios, utilidade e auto-estima.

2.    A unidade de tantas definições parece difícil. Mas através de Paulo, podemos compreender este significado singular e a realidade de sua expressão. Veja Efés. 5:25-31.

3.    Se na mente do marido e mulher existem e funcionam princípios corretos, ambos chegam a formar uma nova entidade: a família, com solidez.

4.    Do bem-estar espiritual depende o direcionamento religioso da família. Quando todos praticam a mesma religião e devotam tempo a Deus, cultivando momentos para prestar seu culto a Deus, em conjunto; e freqüentando a igreja com regularidade, estreitam o relacionamento entre si, e aumentam a disposição para perdoar e aceitar as fraquezas dos outros.

Conclusão    
1.    Mat. 19:6: “de modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”

2.    Assim como se efetua uma união profunda e ampla entre os dois seres, que antes eram separados, pela graça de Cristo quem se empenhar em imitar este conceito de unidade, tal qual a Bíblia ensina, será verdadeiramente realizado e terá uma família estável e feliz.

 Pr. Érico Tadeu Xavier
 Revista do Ancião, jul–set, 2002

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário