VERSO ÁUREO: “E vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus, vós, e vossos filhos, e vossas filhas, e os vossos servos, e as vossas servas, e o levita que está dentro das vossas portas; pois convosco não tem parte nem herança.” Deut. 12:12
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Lembrar que o santuário não era apenas o centro da adoração mas também o centro do relacionamento e da comunicação com Deus. Sentir a disposição para analisar de forma sincera como cada adorador pode celebrar as bênçãos de Deus e desenvolver a verdadeira adoração.
Deus valoriza muito o relacionamento entre as pessoas, mas também gosta muito de Se relacionar com os Seus filhos. Deus sempre tomou iniciativas, em todas as épocas, para manter o contato com os Seus filhos. Desde quando conversava pessoalmente com Adão e Eva no Jardim do Eden, passando por conversas pessoais com outros personagens, como Abraão e Moisés. Ao instituir o sistema de sacrifícios já com os patriarcas, isso mostra o interesse de Deus em estar sempre em contato com o Seu povo. Quando o povo de Israel já tinha saído do Egito, Deus instituiu o tabernáculo que serviria de marco para a adoração que o povo prestava à Deus. Deus disse à Moisés: “ E, Me farão um santuário para que Eu possa habitar no meio deles.” Exodo 25:8. Após o povo já estar estabelecido na terra prometida, Deus providenciou a construção do templo. Depois surgiram as sinagogas e as igrejas na era cristã. E mesmo nas épocas de perseguição, Deus sempre providenciou maneiras para que os sinceros pudessem adorá-lO. É lindo lembrarmos que, no processo da adoração, é sempre Deus que toma a iniciativa convidando o pecador para à adoração.