terça-feira, 5 de julho de 2011

ESTUDO BÍBLICO COMPLEMENTAR Nº 2 – MARIA, A MÃE DE JESUS, INTERCEDE POR NÓS?


Quem foi Maria, a mãe de Jesus? Acredita-se que ela tenha nascido em Jerusalém a partir de 15 a.C. Para alguns estudiosos ela teria nascido em Nazaré, e ainda muito jovem foi escolhida por Deus para gerar em seu ventre o Nosso Senhor Jesus, o Salvador da humanidade. Os evangélicos ou protestantes não diminuem a obra  e o papel que Maria desempenhou. Ao contrário, a consideram como uma santa mulher e muito especial que foi chamada por Deus para uma missão também muito especial. O anjo disse à Maria. “...Bendita és tu entre as mulheres.” Lucas 1:28. Veja que Maria surgiu de entre as mulheres. Ela foi a mãe de Jesus/Deus somente enquanto Jesus esteve na terra. Em nenhum lugar na bíblia encontramos que Maria veio do céu e depois foi para o céu.
O problema todo criado em torno de Maria está com os Católicos Romanos que, sem nenhuma base bíblica, dizem que Maria está no céu, e que desempenha funções semelhantes ou até superiores a Jesus. Veja o que diz o Catecismo Romano em torno de Maria:  "Por isso, a bem-aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora, protetora, mediadora" (C.I.C. p. 274, # 969). Se você analisar a Bíblia, que é a nossa única regra de fé e salvação, de Gênesis até o  Apocalipse, não irá encontrar um único texto que autorize Maria e santos, criados pelos católicos, mediarem ou intercederem  pelos pecadores. Isto é criação humana.

Vimos no estudo Nº  15 desta série com o título“o que acontece com as pessoas depois da morte”, que os mortos estão na sepultura aguardando a ressurreição, e de forma inconsciente. Logo, nem Maria e nem os citados santos estão no céu. Com certeza, Maria estará entre aqueles que irão ressuscitar por ocasião da 2ª volta de Jesus, conforme I Tessal. 4:15.17 e I Corintios 15: 51-54. No céu eu desejo conversar muito com Maria.

1) De acordo com a igreja Católica Romana quando é que alguém pode interceder pelos pecadores?  


Logo após a beatificação. Beatificação vem do latim beatus, abençoado, pelo termo grego makarios) é o ato de atribuir o estatuto de Beato a alguém. No catolicismo, é o reconhecimento feito pela Igreja de que a pessoa a quem é atribuída se encontra no Paraíso, em estado de beatitude, e pode interceder por aqueles que lhe recorrem em oração. 

Canonização é um termo utilizado pela Igreja Católica e que diz respeito ao ato de atribuir o estatuto de Santo a alguém que já era Beato .
Veja alguns dos nomes que a igreja Católica atribui à Maria, que chamam de nossa senhora, em alguns lugares do mundo; isto pelo fato de, supostamente, ela ter aparecido às pessoas: Nossa senhora das Graças, de lá Salete, de Lurdes,  de Fátima, do Carmo, de Guadalupe, de Aparecida , de Caravaggio, de Aquita, em Herford, em Calanda, de Beauraing , de Kibeho, em Heede, de Banneux, do coromot , em Cua, em Siracusa, de Pontmain, em Pfaffen hafen, em tré Fontane e de todos os povos. E esta lista continua, com pelo menos mais 49 nomes de lugares em que Maria teria aparecido. Pode ter a certeza de que se alguém apareceu em nome de Maria, esse alguém não era ela, pois temos bem definido o estado inconsciente dos mortos, e não temos nenhum texto bíblico que menciona que Maria foi para o céu. Qualquer tentativa de enaltecer outras pessoas para desempenhar a função que é única de Jesus, não provém de Deus.

Nosso raciocínio deve ser norteado não pelo que os homens afirmam, declaram, proclamam ou decidem de acordo com as tradições humanas. Deus não se contradiz em Sua Palavra.  Em assuntos tão sérios, a Bíblia é a nossa bússola, nosso guia e nossa regra. "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra" II Timóteo 3.16-17.
2) A Bíblia declara que só Jesus é nosso  Mediador, Intercessor e Advogado junto ao Pai . Vamos à alguns textos:
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” I Timóteo 2:5
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” I João 2:1

“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6


3) Quem disse Ezequias pode perdoar os pecados?  
“Eis que foi para a minha paz que tive grande amargura, mas a ti agradou livrar a minha alma da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados.” Isaías 38:17


4) Quem hoje intercede por nós no santuário do céu?

“Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4:14-16


5) A quem devemos confessar os nossos pecados? Hoje temos o livre acesso ao trono da graça para confessarmos os nossos pecados sem a necessidade de intercessores humanos, pois Jesus é o nosso único Mediador, Advogado e Intercessor.

“E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.” Apoc. 1:5 e 6.

“ Se confessarmos os nossos pecados, Jesus é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I João 1:9.


6) O que deve fazer quem é sincero e tem o desejo de obedecer a Deus e à Sua Palavra? Deve romper de uma vez por todas com a tradição de homens e aceitar a Palavra de Deus para Jesus atuar na sua vida, e deve solicitar o batismo.

“Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.” Marcos 7: 7-9

“Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29.

Caso você ainda não seja batizado por imersão, solicite para um pastor da igreja Adventista do 7º Dia realizar o seu batismo. 
Que Deus abençoe você.

Luís Carlos Fonseca

4 comentários:

  1. é cada religião interpreta a bíblia da sua forma, algumas mal a interpretam e digo isso com segurança.
    Mas se ninguém vai ao céu ouqe vc me diz da seguinte citação em ?Lucas 23, 40-43:
    "Mas o outro (criminoso crucificado com Jesus) o repreendeu dizendo: ' Nem você teme a Deus, sofrendo a mesma condenação? Para nós é justo, porque estamos recendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal'. E acrescentou: 'Jesus, lembra-te de mim, quando vieres em teu Reino'. Lesus respondeu: 'Eu lhe garanto: HOJE MESMO VOCÊ ESTARÁ COMIGO NO PARAÍSO.'
    O Novo Testamento veio para nos atualizar sobre o Veho e Jesus é bem claro que nenhuma alma fica descansando apenas esperando, ninguém nunca conseguiu provar que Maria nunca apareceu, pelo contrário cada milagre que ela realizou está presente nas nossas vidas mesmo que as pessoas não percebam, e Jesuis em outro momento ofereceu seu discípulo amado no caso João para que Maria fosse cuidar dele, e porque dizemos discípulo amado? Simples, para que todos os que sao amados por Jesus fossem acolhidos por Maria...Mas que coisa né, tirei tudo isso da Biblia também, e afirmo com segurança, Jesus é o único caminho verdadeiro, mas Maria estará sempre conosco, no ajudando a seguir esse aminho, afinal ninguém conhece seu filho melhor que sua mãe. Que Deus proteja a você sempre.E que não tome isso como ofensa, apenas lhe mostro o meu ponto de vista depois da postagem que li.

    ResponderEliminar
  2. Oi Leidy. O próprio Jesus disse que não foi para o céu no dia da sua morte. Veja João 20:17. Até o século 17 a bíblia não era acentuada e nem separada por pontos e vírgulas, pois no original era escrito tudo emendado. O correto é ler este texto assim: "Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso." Que Deus te abençoe. Você não consegue me mostrar um verso sequer que Maria está no céu e intercede por pessoas.

    ResponderEliminar
  3. infelizmente a muito ensinamento errado , você vai pra igreja catolica não é pregado a palavra de DEUS , e sim algum texto biblico ao qual interessa aos padres , mas sim pregam muito a nossa senhora aparecida , minha amiga leidy , leia joão 8:32 , .....eu fui catolico e ninguém me obrigou a ser , sai de um mundo escuro ...a palavra da salvação , jesus cristo me resgatou ...quando comecei ler e entender a poderosa palavra do SENHOR ..a igreja catolica ja na entrada de dão um livro a onde o padre resumiu algumas coisas e pronto ,não se leva a biblia não tem esses costume ...ai você vê quem tem razão ...Jesus disse : eu irei mas deixarei um consolador o meu espirito que intercede por vós ,não ficaram orfãos ...ele não disse eu irei e vou pedir pra minha mãe ...muitos dizem que ela é rainha do céu ..como se DEUS é o rei e ele nunca se quer casou ou foi visto .....

    ResponderEliminar