sexta-feira, 15 de julho de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – ALEGRIA NA PRESENÇA DO SENHOR: O SANTUÁRIO E A ADORAÇÃO


VERSO ÁUREO:  “E vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus, vós, e vossos filhos, e vossas filhas, e os vossos servos, e as vossas servas, e o levita que está dentro das vossas portas; pois convosco não tem parte nem herança.” Deut. 12:12

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Lembrar que o santuário não era apenas o centro da adoração mas também o centro do relacionamento e da comunicação com Deus. Sentir a disposição para analisar de forma sincera como cada adorador pode celebrar as bênçãos de Deus e desenvolver a verdadeira adoração.

Deus valoriza muito o relacionamento entre as pessoas, mas também gosta muito de Se relacionar com os Seus filhos. Deus sempre tomou iniciativas, em todas as épocas, para manter o contato com os Seus filhos. Desde quando conversava pessoalmente com Adão e Eva no Jardim do Eden, passando por conversas pessoais com outros personagens, como Abraão e Moisés. Ao instituir o sistema de sacrifícios já com os patriarcas, isso mostra o interesse de Deus em estar sempre em contato com o Seu povo. Quando o povo de Israel já tinha saído do Egito, Deus instituiu o tabernáculo que serviria de marco para a adoração que o povo prestava à Deus. Deus disse à Moisés: “ E, Me farão um santuário para que Eu possa habitar no meio deles.” Exodo 25:8. Após o povo já estar estabelecido na terra prometida, Deus providenciou a construção do templo. Depois surgiram as sinagogas e as igrejas na era cristã. E mesmo nas épocas de perseguição, Deus sempre providenciou maneiras para que os sinceros pudessem adorá-lO. É lindo lembrarmos que, no processo da adoração, é sempre Deus que toma a iniciativa convidando o pecador para à adoração.


As pessoas tem se deparado com a realidade de ter que optar entre adorar Deus ou a outras divindades. A adoração do “eu”, que é a egolatria, por exemplo, tem tomado o lugar do Deus criador dos céus e da terra. Muitas pessoas tem adorado divindades em forma de pessoas e objetos, deixando de adorar o Deus Criador. Como vimos na lição anterior, tudo aquilo que se interpõe entre nós e Deus constitui-se em um deus que é adorado, por vezes de forma inconsciente.

DOMINGO: “E HABITAREI NO MEIO DELES” -  Mesmo antes do santuário ser estabelecido no deserto; por inspiração profética, os filhos de Israel já cantavam sobre o santuário. Deus é maravilhoso! Ele sempre prepara o seu povo sobre os grandes acontecimentos que ainda acontecerão na vida dos Seus filhos. Ele nunca deixa-nos abandonados. Ele sempre tem uma solução para todos os detalhes da nossa vida, não só no nível individual, como no coletivo. Veja o verso:  “Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó Senhor, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.” Êxodo 15:17.

Agora vamos ver a respeito do santuário: Que dois pontos principais aprendemos sobre o texto de Êxodo 25: 1-9? “Então falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre, e azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras, e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso, pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral. E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.”

Não é interessante percebermos que o Deus todo poderoso e libertador queria habitar entre o Seu povo? Deus, queria habitar, desejava viver em uma habitação construída por pessoas falhas. Que Deus maravilhoso! O Dr. Augusti Cury menciona em seu livro sobre a oração do “Pai Nosso” que Deus é um ser solitário, e por isso Ele procura o homem para uma comunicação mais chegada. Mas Deus é solitário, no meio de tantos anjos? Sim, pois os anjos não caíram em pecados e não necessitam de arrependimento. Já a raça humana, além de ter se rebelado contra Deus, ainda foge dEle, é por isso que Deus  sente-Se solitário.

SEGUNDA-FEIRA – CORAÇÕES PREDISPOSTOS - No que consiste a verdadeira adoração? Primeiramente, a verdadeira adoração exige de nós uma vida transformada. No cristianismo, Cristo é o centro da vida. Em segundo lugar, a verdadeira adoração exige de nós comunhão diária com Deus através da oração e leitura da Palavra conf. Salmo 1:1-2. Em terceiro lugar, a verdadeira adoração exige de nós um coração humilde. Os adoradores precisam render-se ao Senhor no altar da adoração.
É interessante notarmos na lição de hoje que Deus não se manifestou de forma sobrenatural para a construção do tabernáculo. O Espírito Santo tocou o coração das pessoas, e estas doaram de forma liberal e generosa os seus recursos, tempo e talentos. Não deveria ser assim conosco também? Tantas vezes somos convidados para participarmos nas atividades da igreja. Tantos apelos são feitos para campanhas missionárias e para a construção de igrejas! Que Deus nos conserve prontos para atendermos às necessidades da Sua obra. Vamos mencionar de forma resumida o bom espírito das pessoas no capítulo 35 de Êxodo onde refere-se ao apelo para a construção do tabernáculo:

Verso 5  “Tomai do que tendes, uma oferta para o Senhor; cada um, cujo coração é voluntariamente disposto, a trará por oferta alçada ao Senhor: ouro, prata e cobre”. Deus não faz nada forçado. O reino de Jesus consiste em liberdade de escolha. Deus não força a vontade das pessoas. Isso que é lindo na Palavra de Deus. Enquanto o diabo oferece vantagens para cativar a atenção das pessoas, e depois as prende, o nosso Deus é pela liberdade.

Verso 21. “E veio todo o homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o excitou, e trouxeram a oferta alçada ao Senhor para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas.”

Verso 26. “E todas as mulheres, cujo coração as moveu em habilidade fiavam os {pêlos}) das cabras.”

Êxodo 36:2 “Então Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo o homem sábio de coração, em cujo coração o Senhor tinha dado sabedoria; a todo aquele a quem o seu coração moveu a se chegar à obra para fazê-la.”

A adoração significa mais do que ir à igreja e cantar hinos, orar e ouvir a Palavra. Cada pensamento, palavras e atitudes de negação própria  fazem parte da verdadeira adoração. Acrescentemos a isso as ofertas e dízimos, uso dos talentos e do tempo que são necessários no ato da adoração.

Como era o tabernáculo? Era uma tenda. Era a melhor tenda que se podia edificar naquelas circunstâncias, mas mesmo assim era apenas uma tenda. Os materiais foram escolhidos sob critérios muito claros e específicos conforme a Palavra do Senhor. A diferença estava que era uma tenda dedicada para a adoração ao Senhor. A comparação que temos no Novo Testamento ao tabernáculo é o nosso corpo: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” I Cor. 6.19. Que responsabilidade temos com aquilo que ingerimos e o estilo de vida que levamos!

TERÇA-FEIRA – A OFERTA DO SACRIFÍCIO CONTÍNUO – A oferta do sacrifício contínuo vem especificada no seguinte texto:  “Isto, pois, é o que oferecereis sobre o altar: dois cordeiros de um ano, cada dia, continuamente. Um cordeiro oferecerás pela manhã, e o outro cordeiro oferecerás à tarde.” Êxodo 29: 38 e 39.

Que aplicação temos para nós hoje do sistema de sacrifícios do tabernáculo? Além da linda relação que encontramos em fazermos o nosso culto familiar de manhã e de tarde, menciono a aplicação abaixo para o nosso crescimento espiritual:

Espírito de profecia: “Toda manhã e tarde, um cordeiro de um ano era queimado sobre o altar, com sua apropriada oferta de manjares, simbolizando assim a consagração diária da nação a Jeová, e sua constante necessidade do sangue expiatório de Cristo. Deus ordenara expressamente que toda oferta apresentada para o ritual do santuário fosse "sem mácula". Êxo. 12:5. Os sacerdotes deviam examinar todos os animais levados para sacrifício, e rejeitar todo aquele em que se descobrisse algum defeito. Apenas uma oferta "sem mácula" poderia ser um símbolo da perfeita pureza dAquele que Se ofereceria como "um cordeiro imaculado e incontaminado". I Ped. 1:19. O apóstolo Paulo aponta para esses sacrifícios como uma ilustração do que os seguidores de Cristo devem tornar-se. Diz ele: "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." Rom. 12:1. Devemos entregar-nos ao serviço de Deus e procurar que a oferta se aproxime o máximo possível da perfeição. Deus não Se agradará de coisa alguma inferior ao melhor que podemos oferecer.” P.Prof Página 352 

No Velho Testamento, a adoração implicava sacrifício. E sacrifício dizia que alguém devia morrer. Todos tinham pecado, e o pecado era sinonimo de morte; se não do próprio indivíduo , então de um animal inocente. Havia uma dívida a ser paga e tinha de ser paga através de sangue. Após a morte de Jesus, e com o surgimento da religião cristã, os filhos de Deus passaram a ter uma compreensão mais clara da necessidade de Jesus ter morrido para salvar a humanidade. 

Vamos ler os textos a seguir: “Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado. Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados, porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.” Hebreus 10: 1-4

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” I Pedro 1:18 e 19

QUARTA-FEIRA – COMUNHÃO COM DEUS  Veja a linda comparação dos serviços do santuário com a nossa vida espiritual que envolve a comunhão:

No Pátio - Altar de sacrifícios: “Farás também o altar de madeira de acácia, de cinco côvados será o comprimento, de cinco côvados a largura, e de três côvados a altura. Farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas formarão uma só peça, e o cobrirás de bronze.” Ex 27:1-2. Simboliza a morte de Jesus

Pia: “E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar, e a porás entre a tenda da congregação e o altar, e deitarás água nela. E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés. Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao Senhor. Lavarão pois as suas mãos e os seus pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo a ele e à sua semente nas suas gerações.” Êxodo 30:17-21. Simboliza a purificação do crente, que é o sacerdote através do batismo. Ver Apoc 1:5 e 6
  
No Lugar Santo - A mesa com os pães - era colocada no lado direito da porta para entrada no Lugar Santo. Sabemos que quase todos os santuários antigos possuíam uma mesa para ofertas em seus utensílios. O santuário de Israel não seria exceção. A instrução para a confecção da Mesa está em êxodo 25:23, "Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, a sua largura de um côvado e a sua altura de um côvado e meio". Observe que a madeira seria a "acácia", a mesma madeira também usada para a construção das paredes do Tabernáculo.
Suas dimensões seriam: comprimento – dois côvados; largura – um côvado; altura – um côvado e meio. Para calcularmos o tamanho exato devemos tomar a medida da distância entre o cotovelo e a ponta dos dedos, ou seja cerca de 45 a 50 centímetros. Calculando em metros então teríamos: comprimento, um metro; largura, meio metro; altura, 75 centímetros. Jesus é o Pão da vida que significa o alimento que dEle fazemos através do estudo da Bíblia. 
O Candelabro – “Farás um candelabro de ouro puro, de ouro batido se fará o candelabro, o seu pedestal, a sua haste, os seus cálices, os seus botões e as suas flores formarão com ele uma só peça.”Ex 25:31 o material era de ouro puro batido. Jesus Cristo é a luz do mundo. Jo 8:12; 9:5.
O Altar de Incenso - É a terceira peça descrita pela Bíblia no Lugar Santo. Enquanto o candelabro estava no lado sul do tabernáculo e a Mesa de Pão da Propiciação estava no lado norte, o Altar de Incenso posicionou-se no centro dos dois e “diante do véu que está diante da arca do testemunho” (Ex 30.6). significa as nossa orações particulares e públicas.
No  lugar santíssimo  -  A Arca da Aliança, em Si, representa a presença de Deus entre os homens. Cristo “é imagem do Deus invisível” Cl 1.15. Deus (o ouro) se fez carne (a madeira de acácia) para habitar entre nós Ex 25.8. Os que estavam com Jesus no Seu ministério terrestre testemunharam dEle. Eles viram a Sua glória, “como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” Jo 1.14. Estes que viram Ele, e ouviram dEle, testificaram dEle para nós “para que também ‘tenhamos’ comunhão” com eles, pois, a comunhão deles era com o Pai, e com Seu Filho Jesus Cristo I Jo 1.3. Tudo isto nos ensina que somente há presença de Deus nas nossas vidas, comunhão verdadeira com Deus e com os cristãos se for por Aquele que é a imagem do Deus invisível, ou seja, por Jesus Cristo. Repito negativamente: não há salvação completa, vida espiritual, adoração agradável ou esperança futura senão somente e unicamente por Cristo. A Arca da Aliança representa a presença de Deus entre os homens, e Cristo é essa presença.
QUINTA FEIRA – REGOZIJO NA PRESENÇA DO SENHOR Como a festa ao Senhor do passado pode  ser comparada com o nosso culto atual?
“Porém aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do Senhor por sete dias; no primeiro dia haverá descanso, e no oitavo dia haverá descanso. E no primeiro dia tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas, e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias.” Lev. 23:39 e 40
No que consiste a verdadeira alegria no Senhor?
Muitos confundem barulho, com júbilo e alegria e não conseguem assimilar a idéia de que pode haver alegria intensa sem barulho. Comumente tenho visto e, principalmente, ouvido pessoas defenderem o barulho, pelo mesmo, ser um sinônimo de alegria. Frases como: “Esta reunião está morta, levanta o som!"
 
Regozijo vem da alegria que é um dos frutos do Espírito conforme Gál. 5:22. Portanto, é algo que nasce de dentro para fora, e não o contrário. Esta alegria do espírito deve ser a fonte de toda expressão interna e externa na vida da igreja no que diz respeito ao louvor, música e manifestação em amor entre os irmãos em qualquer intensidade, alegria esta que faz com que o povo de Deus, tenha identidade única neste mundo, que o difere da sociedade egoísta e triste, na qual vivemos. Ao declararmos que o Espírito Santo de Deus, habita em nós, estamos declarando, que devemos produzir o fruto da alegria. Alguém feliz:   
a) Produz certeza da salvação em Cristo Jesus.  Assim como a vitória é uma certeza da qual nos apropriamos em nossa vida cristã, a alegria. A razão porque os nossos irmãos cantavam, enquanto eram queimados com suas famílias nas fogueiras romanas dos primeiros tempos da igreja; era por causa da força desta alegria de ser salvo, redimido das trevas para a luz, pois Paulo mesmo diz: - "regozijai-vos sempre"- este sempre queria dizer, mesmo em meio as adversidades ou mesmo em meio ao sofrimento e morte, não percam a alegria da salvação. b) Vive alegre é vive em fé.  A alegria na qual vivemos é gerada e sustentada pela fé, "pois sei em quem tenho crido e sei que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nós" - disse Paulo, pois ele conhecia a Deus e este conhecimento de Deus lhe trazia e deve trazer a cada um de nós, esta alegria que é profunda e perene, e que é sustentada pela graça da qual recebemos a vida de Deus. A fé em Deus, gera em nós fidelidade e ao expressarmos nossa alegria, estamos sendo também fiéis ao Senhor e à Sua palavra.  c) Identifica os focos por onde o inimigo infiltra a tristeza. Algumas culturas são tristes e melancólicas e com elas devemos romper. O diabo tem em filmes, vídeos, música, leitura, noticiário, novelas, etc, e seus agentes para macularem e roubarem nossa alegria.  d) Toma uma posição de alegria no Senhor. Várias vezes em minha vida eu tive que tomar posição de louvor e adoração na presença de Deus mesmo contra a situação pela qual ou estava passando o que me fez crescer em Deus e fortaleceu sobremaneira, minha fé. Hoje eu vejo que Deus permitiu até aquelas situações para que a verdadeira alegria brotasse em meu coração e Ele pudesse assim controlar todas as coisas.  e) Compartilha a vida e o amor de Deus com outros. Quando aprendemos compartilhar o amor de Deus com os outros, isto nos dá uma tremenda alegria, pois estamos cumprindo um dos mais sublimes propósitos de Deus para nossa existência.
Que Deus continue a abençoar-nos
Luís Carlos Fonseca



Sem comentários:

Enviar um comentário