quinta-feira, 15 de maio de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO: A Família de Deus

A Família de Deus

Introdução

1. Será que você consegue me dizer os nomes de seus avós? Consegue dizer onde eles nasceram e quando? E seus bisavós? E seus tetravôs?

2. Como a vida está se tornando muito fragmentada, as pessoas querem algo permanente, algo que lhes dê um senso de identidade; quem elas são! Procuram pelas raízes de suas famílias para encontrar refúgio e precisam pertencer a algo. Cada ser humano tem uma necessidade íntima de pertencer a uma família. Há algo dentro de nós que clama por pertinência. Os sociólogos nos dizem que há algumas necessidades que somente podem ser preenchidas no contexto das relações amorosas da família.

I. A Igreja é a Família de Deus – Efésios 2:19

1. O que você pensa quando ouve a palavra “família”?

2. Todos nós temos ligação com uma família humana de uma forma ou de outra. Alguns de nós nos conhecemos mais intimamente, tivemos famílias com pais amorosos que cuidaram de nós e nos nutriram com amor. Então quando ouvimos que pertencemos à família do Deus do Céu, naturalmente vemos a família de Deus naqueles termos amorosos e calorosos.

3. Para outros, porém, a ideia de “família” não traz calor, amor e segurança. Neste mundo turbulento, algumas relações familiares têm-se quebrado e arrasado. Alguns viveram em famílias cheias de problemas. Se esta foi a sua experiência, a ideia de “família” não é algo que desperta sentimentos agradáveis.

4. Mas não importa: Se sua experiência com a família terrena foi positiva ou negativa, ouça como João fala sobre pertencer à família de Deus. Ele exclama: 1º João 3:1-3. (Ler o texto).

II. A igreja é caracterizada pelo amor existente entre seus membros. João 13:34 e 35

1. Mais do que qualquer outra coisa, o amor é a característica definitiva daqueles que são membros da família de Deus. Jesus diz claramente: S. João 13:34 e35.

2. 1º João 5:1 e 2. – Você entendeu o que João está dizendo aqui? Se amamos a Deus, nosso Pai celestial, também amamos Seus filhos - nossos irmãos e irmãs. Você não pode amar a Deus sem amar Seus filhos.

3. Será que o amor é a força motivadora por detrás de tudo que fazemos - amor pela família de Deus? Amor uns pelos outros?

III. A igreja é caracterizada pela unidade entre seus membros. S. João 17:20, 21 e 23.

1. Outra característica da família de Deus é a unidade. Jesus orou ao Pai um pouco antes de Sua crucificação S. João 17:20, 21 e 23.

2 .Mas note que Jesus orou por unidade entre os membros de Sua igreja - não uniformidade. Sempre há lugar para ideias diferentes, culturas diferentes, maneiras diferentes de olhar as coisas na família de Deus. Assim como os membros das nossas famílias humanas aqui na terra possuem personalidades e maneiras diferentes de levar a vida, na família de Deus sempre haverá espaço para as diferenças.

• Unidade na mensagem que fomos comissionados a pregar para o mundo nestes últimos dias.
• Unidade na autoridade da Palavra de Deus.
• Unidade que nos capacita a movermos juntos no poder do Espírito Santo de Deus para terminar o trabalho que Ele nos deu para fazer.
• Unidade de propósitos como uma família.

Conclusão
No armário do escritório de minha casa tenho três gavetas cujas chaves perdi. Não joguei as gavetas fora porque acho que um dia acharei as chaves. Da mesma forma, tenho algumas chaves que não sei a que móveis pertencem. Infelizmente elas não se encaixam nas minhas gavetas! Tanto as gavetas como as chaves são inúteis se não funcionarem como uma unidade interligada para cumprir uma função para a qual foram criadas. A mesma coisa acontece com a Igreja de Deus. Deus está nos chamando para unidade de propósito, para cumprir nossa missão.

1. Como resultado das orações e fidelidade de nossos irmãos de todas as partes no mundo e de todas as épocas, a Igreja Adventista do Sétimo Dia está presente em mais de 209 países do mundo, dos 230 que existem.

2. Que privilégio é pertencer a esta linda família de mais de 17 milhões de pessoas que esperam o retorno de nosso maravilhoso Salvador nas nuvens do céus!

3.Que privilégio é continuar atraindo outras pessoas a Cristo e Sua Igreja para que também sejam levadas para o Céu conosco.
Mantenhamo-nos unidos e fiéis ao Senhor Jesus e ao Seu chamado sabendo que Sua Mão Está ao Leme de nossa Igreja e de nossa vida.
Este sermão é um oferecimento da Ação Solidária Adventista da União Central Brasileira

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário