quinta-feira, 15 de maio de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO: Quem Deus Usará?

Quem Deus Usará?

Introdução: Apocalipse 14:6-7 e Mat. 24:14

1. É fundamental que lembremos algumas coisas importantes para os adventistas do sétimo dia:
a) Somos uma igreja profética (ver Ap 12:17; 14:12).
b) Vivemos num tempo profético (ver Dn 8:14).
c) Somos portadores de uma mensagem profética a ser pregada em todo o mundo (ver Ap 14:6-12).

2. Nesse tempo profético, Deus tem chamado pessoas para que vivam e preguem essa mensagem. Mas a pergunta é: Que características devem ter aqueles que Deus usará para finalizar a Sua obra?

I. Pessoas Justificadas

1. A primeira característica é que as pessoas sejam justificadas (ler Rm 3:23,24).


2. O ato da justificação ocorre quando a pessoa aceita a Cristo como seu Salvador pessoal.
a) Ellen G. White afirma: “Quando o pecador penitente, contrito diante de Deus, discerne a expiação de Cristo em seu favor e aceita essa expiação como sua única esperança nesta vida e na vida futura, seus pecados são perdoados. Isso é justificação pela fé. [...] Perdão e justificação são uma só e a mesma coisa” (Fé e Obras, p. 103).

3. A aceitação da expiação de Cristo indica que a pessoa está consciente de sua pecaminosidade e disposta a arrepender-se de seus pecados.

4. O arrependimento e a necessidade do perdão são resultados da obra do Espírito Santo na vida da pessoa (ver Jo 16:8).

5. Foi para cumprir esse propósito que Cristo entregou Sua vida na cruz. Ele só espera que o pecador busque o perdão de Deus.

6. Recordando: a primeira característica das pessoas que Deus tem chamado para que preguem Sua mensagem a todo o mundo, neste tempo, é que sejam pessoas justificadas.

II. Pessoas consagradas

1. A segunda característica é que sejam pessoas consagradas (ler Êx 28:41; 1Pe 2:9).

2. A igreja de Deus é um reino de sacerdotes consagrados ao Senhor. Essa consagração é, na verdade, a santificação. É o constante crescimento na graça de Cristo, por meio da comunhão diária com Ele.

3. Esse crescimento na graça ocorre mediante a consagração pessoal. Tal consagração se manifesta em atitudes de perdão mútuo e de união em família e na igreja, para o cumprimento da missão.

4. Isso envolve o abandono de tudo aquilo que nos prende ao mundo, a fim de que haja constante comunhão com Cristo.

5. O propósito de Deus para Sua igreja é que seus membros sejam consagrados a Ele para o cumprimento da missão. Mas, para que isso aconteça, é necessário que cada cristão busque a Deus em primeiro lugar (ver Mt 6:33).

6. A decisão de consagrar-se totalmente ao Senhor deve ser fruto da obra do Espírito Santo em nossa vida.

7. Portanto, a segunda característica das pessoas que Deus tem chamado para pregar Sua mensagem a todo o mundo nesse tempo é que sejam pessoas consagradas.

III. Pessoas Cheias do Espírito Santo

1. A terceira característica é que sejam pessoas cheias do Espírito Santo (ler Joel 2:28, 29).

2. O derramamento do Espírito Santo é uma promessa para o povo de Deus no tempo do fim.

3. Na história do cristianismo, o Dia de Pentecostes foi o cumprimento da chuva temporã. Essa chuva costumava cair no outono, na Palestina, e preparava o solo para a semeadura.

a) Ellen G. White descreve o dia de Pentecostes: “O Espírito veio sobre os discípulos, que expectantes oravam, com uma plenitude que alcançou cada coração. O Ser infinito revelou-Se em poder a Sua igreja. Era como se por séculos esta influência estivesse sendo reprimida, e agora o Céu se regozijasse em poder derramar sobre a igreja as riquezas da graça do Espírito. E, sob a influência do Espírito, palavras de arrependimento e confissão misturavam-se com cânticos de louvor por pecados perdoados (Atos dos Apóstolos, p. 38).

4. A chuva serôdia ocorria na primavera e levava o grão ao amadurecimento e preparação para a colheita.

a) “A grande obra do evangelho não deverá encerrar-se com menor manifestação do poder de Deus do que a que assinalou o seu início. As profecias que se cumpriram no derramamento da chuva têmpora no início do evangelho, devem novamente cumprir-se na chuva serôdia, no final do mesmo. [...] “Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, se apressarão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes, em toda a extensão da Terra, será dada a advertência. Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes” (Ellen G. White, Eventos Finais, p. 203).

5. De fato, a promessa do retorno do Salvador se cumprirá. E para que ela se cumpra em sua vida, você precisa buscá-la com sinceridade e fé, consagrando-se ao Senhor e permitindo que o Espírito Santo dirija sua vida.

Conclusão

1. A história do cristianismo dá testemunho de que Deus tem chamado pessoas de todos os lugares da Terra para transmitir Sua mensagem a povos e nações. Essas pessoas possuem três características:
a) Em Cristo, elas foram justificadas.
b) A cada dia, elas desenvolvem profunda consagração.
c) Elas dão evidências do Espírito Santo em sua vida.

Pr. Leandro Henrique Oliveira - Revista do Ancião - Jul – Set/2012 - Este sermão é um oferecimento da Ação Solidária Adventista da União Central Brasileira.

Luís Carlos Fonseca





Sem comentários:

Enviar um comentário