segunda-feira, 28 de julho de 2014

Ser Verdadeiro ou Ser Hipócrita?

Ser verdadeiro ou Ser Hipócrita?

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não as possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis; ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento, no sentido artístico. Essa palavra passou mais tarde a designar moralmente pessoas que representam e fingem comportamentos. Um exemplo clássico de um ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.

Hipócrita, no meio religioso, é alguém que finge e exibe uma religião, sem servir a Deus de verdade. Em Mateus capítulo 23 fala do povo que limpava o exterior da taça mas deixava o interior sujo. Eles eram como sepulcros caiados, que pareciam belos e adornados, mas por dentro estavam cheios de ossos de mortos e imundície. Veja este texto: "Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e iniquidade.” Mateus 23:28. Há muitos religiosos hipócritas, homens que tentam impressionar os outros com uma fina camada externa de santidade, mas se o interior for visto, ali há pensamentos e motivos impróprios. A religião hipócrita não alcança favor diante de Deus. Por outro lado, alguns crêem que evitar a hipocrisia justifica o pecado. Eles serão abertamente irreligiosos e pecaminosos, dizendo que não são hipócritas quanto a isso, e que não vão afirmar ser o que não são. De algum modo enganam a si mesmos ao pensarem que há algum mérito especial no pecado aberto. Certamente, não se deve louvar alguém quando não se tem desejo de agradar a Deus. É errado ser pecador por dentro enquanto se reveste de uma aparência externa de retidão. Mas também não é nada melhor ter um exterior pecaminoso. O homem tem que limpar o interior e o exterior, tanto um como outro. Com a graça de Cristo, é claro!

Existe a necessidade de distinguir tudo o que é verdadeiro daquilo que é falso. Quando os Coríntios pediram ao apóstolo Paulo uma prova de que Cristo falava através dele, a prova que ele lhes forneceu era a mesma prova que eles tinham que estavam na fé. Ver II Cor 13:3-6. Ele os instruiu: "examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos." Se eles pudessem distinguir, nas suas próprias vidas, as marcas de um cristão, eles poderiam reconhecer as marcas de que Cristo falava através dele. Paulo está nos ensinando que, se podemos ter a certeza de que vivemos em Cristo, da mesma maneira, podemos saber se os outros são verdadeiro sou falsos. A nossa fé precisa estar firmada em Deus. O Apóstolo Pedro menciona aos que alcançaram a fé, a necessidade de firmar a nossa vocação e eleição aos que estão ao nosso redor, tanto crentes como incrédulos. Ver II Pedro 1:10. Firmar a nossa fé aos outros faz com que alcancemos a confiança em Cristo ao ponto de sermos confortados e fortalecidos a fim de não sermos hipócritas. É certo que nem todo aquele que diz "Senhor Senhor! entrará no reino dos céus.” Mat. 7:21 e que nem todos os que são cristãos têm entendimento e são verdadeiros. Ver Rom 10:1-3. Por isso, existe a necessidade de determinar a diferença se sou hipócrita ou verdadeiro filho de Deus.

Deus espera de você:: "Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida." I Timóteo 1:5 

Luís Carlos Fonseca

  

Sem comentários:

Enviar um comentário