quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Casamento e Família; Invenção de Deus

Família, uma invenção de Deus

Dentre os vários atributos naturais e morais de Deus, está a perfeição. Ele é perfeito em todos os Seus propósitos e realizações. Ele é o Criador e o idealizador do casamento e da família. Isto já é suficiente para garantir que o casamento, no Senhor e entre um homem e uma mulher que vivem em obediência à Ele, sempre redunda em bênçãos.

O livro de Gênesis nos ajuda a entender alguns dos princípios estabelecidos por Deus para que o homem e a mulher se complementem e vivam as bênçãos da vida conjugal e familiar.

Deus criou o homem e mulher para se completarem entre si e serem parceiros.  Adão recebeu Eva e disse: “Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.” Gênesis 2:23. Este texto das Escrituras mostra bem que o casamento é uma parceria e uma aliança, onde o homem e a mulher se auxiliam e se completam. Ninguém deve se casar para competir com o outro ou para mostrar ressentimentos. Auxiliar e corresponder são os verbos do verso 20, onde diz que a mulher deve ser uma “ajudadora idônea.

Tudo o que o Senhor faz é perfeito. Veja este texto: “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. Gênesis 2:21-22. Deus criou Adão e Eva e depois os uniu. Para as outras coisas criadas Deus disse que "era bom", mas para a criação do homem e da mulher, Deus disse: "e eis que era muito bom" Gênesis 1: 31

A aliança matrimonial precisa ser entendida e mantida. O casamento é para a vida toda. Veja o texto: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2:24. Neste texto temos a seriedade da aliança conjugal. Não estou me referindo ao anel de ouro, comumente chamado de “aliança”.  Na verdade o anel simboliza a aliança, que é um pacto, um tratado testemunhado por Deus. Deus é fiel e pede fidelidade dos cônjuges. Deus quer que Seus filhos entendam o casamento como uma união neste nível. O casamento não pode ser um relacionamento leviano, fútil, capaz de ser quebrado por qualquer incompatibilidade. A parceria conjugal, abençoada por Deus, é para ser algo tão tremendo, que só a morte pode separar.

O matrimônio envolve deixar pai e mãe. Os jovens quando se casam devem ser independentes dos pais em três dimensões: a) Geográfico. Quando possível, o novo casal deve morar longe do pai e mãe. b) Financeiro. Nada de estar dependendo da casa paterna para se manter financeiramente. c) Emocional. Depois de casados as atenções emocionais devem ser convergidas primeiramente para o cônjuge. Depois de casados, a união emocional deve estar voltada para a mulher e marido, depois para os filhos; e, só depois para as outras pessoas. Os filhos casados não podem abandonar os pais, mas devem manter a distância suficiente para que eles não atrapalhem o novo lar.

O casamento é comparado ao início de uma viagem que começa com dois e pode terminar com muitos. Veja este texto: “A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.” Salmo 128:3. O casamento é também uma escola, onde todos aprendem aos pés de Jesus. A família é um dom precioso porque faz parte do plano de Deus, para que todas as pessoas possam nascer e desenvolver-se em uma comunidade de amor, sendo bons filhos de Deus neste mundo e participar na vida futura do reino dos céus: Deus quis que os homens, formando a família, colaborem com Ele nesta tarefa. Quando as famílias se formam, segundo a vontade de Deus; são fortes, saudáveis e felizes, assim possibilitam a promoção humana e espiritual dos seus membros contribuindo para a renovação da igreja e sociedade.

Quando a infidelidade, o egoísmo e irresponsabilidade dos pais com respeito aos filhos são as normas de conduta; toda a sociedade se vê afetada pela corrupção, desonestidade de costumes e violência. Somente com a ajuda da graça de Deus, e vivendo o evangelho verdadeiramente, é possível realizar plenamente o projeto de Deus sobre o matrimônio e a família.

Jesus Cristo nasceu em uma família especial; Seus pais foram José e Maria. Ele os obedeceu em tudo. Veja este texto: “E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” Lucas 2:51-52. O próprio Jesus enalteceu a família quando disse: "Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” Marcos 10:7-9.

Você é responsável pela maneira como vive. Os casados devem responder pela família que formaram, para que seja segundo o desígnio de Deus. Os que permanecem solteiros, devem cuidar dos pais e os jovens e adolescentes, que pensam em se casar, têm uma particular responsabilidade de prepararem-se para construir, com as orientações e bênçãos de Deus, a sua futura família.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário