segunda-feira, 28 de setembro de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (4º trimestre de 2015) ATOS SIMBÓLICOS

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (4º trimestre de 2015) ATOS SIMBÓLICOS

VERSO ÁUREO: “Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?” Romanos 9:21

INTRODUÇÃO (sábado 31 de outubro) – Deus resolveu revelar-Se através de alguns símbolos para a preservação do seu povo; os incrédulos não compreendiam, mas os crentes conheciam uma boa parte dos símbolos. Por exemplo; em profecias: Animal significa rei ou reino. Ver Daniel 7:17,23. Mulher significa igreja ou povo de Deus. Ver Efésios 5:22-32. Chifre significa poder ou reino. Ver Apocalipse 17:12. Águas significam povos e multidões. Ver Apocalipse 17:15. Ventos correspondem a guerras e destruição. Ver Jeremias 51:1-5. Estrelas correspondem a mensageiros e anjos. Ver Apocalipse 12:4. Anjos significam servos e mensageiros. Ver Apocalipse 1:20, 14:6-12. Sete candeeiros significam sete fases da igreja. Ver Apocalipse 1:12,13,20. Dragão corresponde ao diabo e Satanás. Ver Apocalipse 12:9. O Cordeiro é o Messias. Ver João 1:29. Cauda significa falsidade ou falso profeta. Isaías 9:15. Sol significa Deus. Ver Salmo 84:11. Lua significa promessa e palavra. Ver Salmo 89. Coroa significa vitória e recompensa. Ver I Pedro 5:4. Dia significa ano. Ver Números 14:34 e Ezequiel 4:7. Na Bíblia, o Espírito Santo recebe o símbolo de; Água, Vento, Fogo, Pomba, Azeite e Selo

O próprio Cristo falava por parábolas. Ele compreendia que a verdade não é uma doce música para todos os ouvidos. Havia aqueles que não tinham nenhum interesse ou estima pelas coisas profundas de Deus. Por que, então, Ele falava através de parábolas? Para aqueles que tinham uma verdadeira fome de Deus, a parábola era um veículo muito eficaz, mas para aqueles sem interesse, não tinha significado. Ver Mateus 13:10-17. As parábolas eram uma forma de ensino muito comum no Judaísmo. Antes de um determinado ponto no Seu ministério, Jesus tinha utilizado muitas analogias gráficas usando coisas comuns que seriam conhecidas por todos; sal, pão, ovelhas, etc. e seu significado era bastante claro no contexto de Seu ensino. Muitos dos símbolos do Velho Testamento tiveram o seu cumprimento com a chegada do Messias. Portanto, os Evangelhos são os maiores reveladores do simbolismo do V.T. E alguns dos simbolismos tiveram o seu cumprimento, agora no tempo do fim, com o conhecimento das profecias do Apocalipse.

O livro de Jeremias é rico em símbolos. Durante o estudo desta semana vamos ver alguns dos símbolos que Deus quis nos mostrar para o nosso desenvolvimento espiritual. Vamos dar uma vista de olhos sobre o barro e o vaso do oleiro, o pote quebrado e o cinto de linho, nas visões de Jeremias.

Veja este outro simbolismo: “Os anjos são representados como voando no meio do céu, proclamando ao mundo uma mensagem de advertência e tendo direta aplicação às pessoas que vivem nos últimos dias da história da terra. Ninguém ouve a voz destes anjos, pois eles são um símbolo para representar o povo de Deus que trabalha em harmonia com o universo celestial.  Life Sketches of Ellen G. White, 429. Ma 173.4. As mensagens dos três anjos devem ser combinadas, dando ao mundo sua tríplice luz. No Apocalipse, João declara: “Vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a Terra se iluminou com a sua glória.” Apocalipse 18:1. ... Isto representa a transmissão da última e tríplice mensagem de advertência ao mundo.” The S.D.A. Bible Commentary, vol 7, Pág. 985.

DOMINGO (1º de novembro) A VERDADE EM SÍMBOLOS – A lição de hoje traz dois exemplos que refletem a verdade em símbolos. Eis os textos: “E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” Gênesis 4:3-7

“Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.” Números 21:4-9.

Por que Deus não aceitou a oferta de Caim e aceitou a oferta de Abel? No texto diz que os dois ofertaram algo a Deus, mas Deus rejeitou a oferta de Caim. O Senhor olhou para o coração e a motivação de Abel, e depois observou que sua oferta era adequada. Da mesma maneira Deus não se agradou de Caim e de sua oferta. O coração e motivação de Caim não agradou a Deus. Caim levou uma oferta do fruto da terra, era algo que não lhe custou nada e Deus não havia solicitado frutos da terra e sim um animal para oferta de sacrifício. Abel, por sua vez, deu algo das primícias do seu rebanho e da gordura deste, conforme Deus havia ordenado. Abel ofereceu a Deus o melhor que tinha, enquanto Caim não se preocupou com o que ofereceu. Isso ocorreu por causa do que já existia dentro de seus corações. Caim tinha um coração ingrato e maligno. Abel tinha um coração de um verdadeiro adorador. Ademais, devemos oferecer à Deus aquilo que Ele pede e não aquilo que achamos que devemos oferecer. Aqui entra o aspecto da obediência contra a desobediência. 

Quanto a serpente de bronze no deserto, Deus não mandou adorar a serpente de bronze, ela era apenas um símbolo de que Cristo seria erguido na cruz do Calvário, e todos aqueles que olhassem e cressem no sacrifício de Cristo, que viria, seriam perdoados dos seus pecados, e isso o próprio Senhor Jesus deixou escrito em Sua Palavra. Era apenas um ato de fé. Foi assim que Deus pediu, e assim o povo obediente devia fazer. A figura da serpente nos leva ao jardim do Éden, ao pecado original. A serpente de bronze, traduzida às vezes como serpente ardente, precisou passar pelo fogo para ser moldada, e havia também a haste na qual a serpente foi levantada. Tudo isso apontava para Jesus na cruz. Apesar de ser sem pecado, Ele foi feito pecado por nós, suportou o fogo do juízo de Deus e foi levantado numa cruz. Os israelitas olhavam para a serpente de bronze levantada na haste e eram curados. Jesus crucificado é a cura para o pecado do homem. Você só encontrará perdão e paz olhando para o crucificado, crendo que Ele tomou o seu lugar, recebeu sobre o seu corpo os seus pecados e suportou todo o castigo de Deus que era devido a você. O bendito resultado daquela obra consumada na cruz é que você agora pode ser salvo; pode receber de graça uma vida inteiramente nova, vinda de Deus, e estar apto por Ele para viver eternamente com Ele.

Nicodemos, e todos nós, recebemos a interpretação do símbolo da serpente. Sem o Espírito Santo seria impossível compreendermos a Bíblia. Eis a chave do simbolismo: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado.” João 3:14.

SEGUNDA-FEIRA (2 de novembro) O BARRO DO OLEIROEis o texto principal para o estudo de hoje: “A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar, se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.” Jeremias 18:1-10.

Deus pediu para Jeremias visitar uma olaria e observar o trabalho de um oleiro. A visão do profeta, serviria de mensagem para toda nação de Judá: No simbolismo bíblico, Deus era o oleiro Celestial e o povo de Judá o barro. A roda do oleiro significa o tempo que corria. O que Deus falou para o povo no passado e o que nos fala através dessa metáfora? Quando o barro está em seu estado bruto não serve para a produção de alguma arte na roda de oleiro. Ele necessita passar por um processo para se tornar elástico afim de poder ser modelado. Colhe-se o barro, faz o peneiramento, mistura com água, deixa de molho por um tempo, para livrar das impurezas e é pisado até sair todas as bolhas de ar, que enfraquecem o vaso na hora de passar pelo forno. No forno, o barro se torna firme e resistente. 

Quando criados por Deus viemos do barro e ao barro tornaremos . Ver Gên. 2:7 e Ecl. 12:7. Vivemos, portanto, com o objetivo de sermos levados à casa do Oleiro. A olaria simboliza o Reino de Deus.
É curioso que algumas porções de barro tornam-se em “vasos de honra", ver II Tim 2:21, que servem para transportar as coisas preciosas de Deus. São pessoas transformadas que transportam tesouros celestiais aos corações humanos, ver II Cor. 4:7. Algumas porções tornam-se em vasos de desonra, ver Rom. 9:21, mas, ambas as porções de crentes passaram pelas mãos do  Oleiro Jesus, uns transportam bênçãos e outros estão a carregar coisas impuras, ilícitas, produtos de roubo, morte e destruição. São vasos de desonra.

O que aconteceu com o povo de Judá? Teve um triste destino! Deus disse: "Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se..." Jer. 19: 11. A quebra do vaso, pelas mãos de Jeremias, tinha o propósito de alertar as pessoas de seus graves pecados. Simbolizava julgamento. Israel e Judá transformaram-se em vaso de desonra e por fim foram destruídos.

Naturalmente o ser humano é pecador, cheio de impurezas é o barro no estado bruto, que quando permite Deus trabalhar o seu coração é transformado e purificado. Deus que é o nosso Oleiro, com destreza e paciência, molda-nos e transforma-nos em vasos de bênçãos. Veja este texto: "Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro para que a excelência do conhecimento seja de Deus e não de nós" II Cor 4:7. Que Deus maravilhosos! De seres humanos fracos tornamos em instrumentos de bênçãos nas mãos de Deus para o Seu serviço. Louvado seja o Oleiro!

Encontramos na Bíblia um lindo exemplo de uma mulher que foi restaurada. Trata-se da mulher adúltera. Enquanto as pessoas só queriam destruí-la, O Senhor Jesus a restaurou quando disse-lhe: “Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8:10 e 11. É bom lembrarmos que a restauração completa envolve não mais continuarmos na prática dos mesmos pecados. O crente restaurado já não mente, não cobiça, não é impuro, não critica, não julga, não é mexeriqueiro, etc...  Já vive em novidade de vida!

Você se considera um barro fácil de ser moldado por Jesus seguindo a palavra de Deus ou segue as tradições de homens e suas vontades pessoais?

TERÇA-FEIRA (3 de novembro) A DEGENERAÇÃO DE UMA NAÇÃOQuais eram os pecados de Judá? Este é o texto para hoje: “Porquanto me deixaram e alienaram este lugar, e nele queimaram incenso a outros deuses, que nunca conheceram, nem eles nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes. Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me veio ao pensamento.” Jeremias 19:4,5

O povo de Deus desceu muito baixo em sua religião! Em Jeremias 5:20-31 menciona os pecados do povo de Deus e o profeta Jeremias voltou a citar os pecados do povo de Deus em Judá para explicar por que o exílio aconteceria. A Bíblia registra outros piores pecados cometidos pelo povo de Deus, contra os quais os profetas Jeremias e Ezequiel proclamaram. Veja Jeremias 9:14; 17:19-27; 22:1-5 e Ezequiel 8:1-18 onde relatam atos de desonestidade, injustiças para com os pobres, assassinatos, transgressões do sábado, perseguições aos verdadeiros profetas de Deus e cultos praticados ao deus sol. A liderança concedia privilégios aos falsos profetas que prometiam prosperidade, sem condenar simultaneamente o pecado e a adoração a Baal. Pecados desse tipo eram comuns aos pagãos, mas não para o povo de Deus. Também os graves pecados cometidos por seus líderes, fizeram com que o povo de Judá se afastasse cada vez mais dos mandamentos do Senhor Jeová.

A lei de Deus ordenava a pena de morte para todo aquele que entregasse seu descendente ao deus Moloque. Ver Lev. 20:2-5. Vemos através dos relatos bíblicos que alguns israelitas apóstatas, tanto no reino de Judá como no reino das dez tribos, fizeram seus filhos passar pelo fogo. Ver II Reis 17:17, 18 e Ezeq. 23:4 e  36-39. Os cananeus e os israelitas apóstatas realmente sacrificavam seus filhos. Ver Deut 12:31; Sal 106:37, 38. O Rei Acaz, de Judá fez passar o seu filho no fogo. Ver II Crôn. 28:3. Manassés também cometeu o mesmo pecado. Todavia, em vista do ímpeto dado por estes dois reis ao sacrifício de crianças, esta prática parece ter ficado vincada entre os israelitas em geral. Ver II Reis 16:3; 21:6; Jer. 7:31; 19:4, 5; 32:35; Ez 20:26. Que horror! Como o povo de Deus pôde descer tão baixo?

O rei Josias profanou Tofete, principal centro da adoração de Moloque em Judá, para impedir que as pessoas fizessem seus filhos passar pelo fogo. Ver II Reis 23:10-13. Mas isso não erradicou esta prática para sempre. Ezequiel, que começou a servir como profeta dezesseis anos depois da morte de Josias, menciona a ocorrência dela nos seus dias. Ver Ezeq. 20:31.

A idolatria é um dos assuntos mais frequentes no trato de Deus com Israel. Embora a noção de idolatria esteja associada ao culto e a criação de imagens, a Bíblia descreve a idolatria como um problema do coração do homem. Porque “do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. “ Mateus 15:19. Ver também Gál. 5:20,21 e Apoc. 22:15. A questão é mais séria do que imaginamos. Os ídolos, mencionados nas Escrituras referem-se à abominação e ao desvio de Deus. Entretanto, esse desvio de Deus não está ligado somente à adoração visível diante de imagens de escultura, mas se aplica à adoração idólatra que ocorre dentro do coração humano. O humanismo colocou o homem como gerente de sua vida e a sua própria vontade como seu cliente preferencial. É a idolatria do “eu” que está no próprio coração. 

É a glória de Cristo que está em jogo quando Jesus está sutilmente fora do centro de nossas vidas.
A cobiça é maneira sutil de Satanás conduzir as pessoas à idolatria. Uma pessoa insatisfeita com aquilo que tem, sempre cobiça mais e não hesitará em obedecer aos princípios e vontade de ídolos para conseguirem aquilo que desejam. Por isso Jesus disse: “Não podeis servir a Deus e a Mamom”. Mat. 6:24, e Paulo advertiu: “Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios”. I Cor. 10:21.

"Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Colossenses 3.5,6.

Qual é a advertência de Deus para nós? Veja este texto: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.” Colossenses 3:5,6

Que tipo de ídolos você precisa abandonar? Desde que aceitou Jesus e foi batizado, você progrediu ou regrediu na sua vida espiritual?

QUARTA-FEIRA (4 de novembro) O POTE QUEBRADOEste é o texto principal para hoje: “Então quebrarás a botija à vista dos homens que forem contigo. E dir-lhes-ás: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá mais lugar para os enterrar.” Jeremias 19:10,11

Algumas vezes Deus precisa nos quebrar para abrir o nosso coração e descobrirmos quem realmente somos e deixar que Ele nos modele. Em Isaías 45:9 menciona que o vaso quebrado pelo profeta já não servia mais, tinha se transformado em caco, mas uma pessoa quebrada por Deus pode ser restaurada por Ele, e tornar-se uma bênção em suas mãos. Veja o texto: “Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: Não tens mãos?” Isaías 45:9. Em Jeremias 18:1- 6 menciona que o desejo de Deus é encontrar vidas que sejam barro, dispostas a serem moldadas em Suas mãos, evitando sofrimentos desnecessários.

À luz de Jeremias capítulos 18 e 19 aprendemos que o "vaso quebrado" está condenado e o "vaso novo" está moldado, aperfeiçoado e melhorado. A massa mole pode ser remodelada, mas, depois de endurecida no forno, tornando-se em vaso, quando quebrado, não serve para mais nada, exceto para ser jogado fora. Um vaso quebrado se transforma em cacos destinados ao lixo.

O pote que o profeta Jeremias quebraria representa o juízo definitivo do Senhor contra Judá e os moradores de Jerusalém. Deus mandou Jeremias comprar um pote de oleiro e levar consigo alguns dos anciãos do povo e dos anciãos dos sacerdotes. No vale do filho de Hinom, à entrada da Porta do Oleiro, o profeta apregoaria as palavras que o Senhor lhe dissesse. Jeremias não saberia fazer um vaso mas podia perfeitamente quebrar um. O oleiro, por sua vez, mesmo que pudesse, não quebrava um vaso pronto depois de saído do forno, apenas o refazia, com a massa ainda amolecida. A Bíblia de Estudo de Genebra sintetiza bem o pensamento de Jeremias: “Judá, endurecido pelo pecado, não mais pode ser remodelado, mas somente destruído”.

Portanto, com base em Jeremias 18 e 19, devemos pedir ao nosso Deus que nos remodele para a Sua honra, que nos transforme e nos aperfeiçoe mais e mais em santidade de vida. Não peçamos a Ele que nos quebre, porque seria a mesma coisa como pedir ao Senhor que nos destrua, ou seja, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se.

Quando somos verdadeiramente transformados e restaurados pelo Senhor, Ele tem o maior prazer em nos abençoar e nos usar em favor da pregação do evangelho. Veja estes maravilhosos textos: “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” II Cor. 4: 6 e 7.

“Em nossos dias Ele não instituiu qualquer plano para preservar a pureza de Seu povo. Como no passado, apela aos errantes que professam Seu nome para se arrependerem e se volverem de seus maus caminhos. Agora, como então, pela boca de Seus servos escolhidos Ele prediz os perigos diante deles. Soa a nota de advertência, e reprova o pecado tão fielmente como nos dias de Jeremias. Mas o Israel de nosso tempo tem as mesmas tentações de zombar da reprovação e odiar o conselho como fazia o antigo Israel. Frequentemente fazem ouvidos moucos às palavras que Deus tem dado aos Seus servos para benefício daqueles que professam a verdade. Conquanto o Senhor em misericórdia retenha por um tempo a retribuição de seus pecados, como nos dias de Jeremias, Ele não deterá para sempre a Sua mão, mas visitará a iniquidade com justo juízo.” Tetemunhos para Igreja, vol 4, 165

Você se considera um vaso inteiro ou partido pelos pecados nutridos em sua vida?

QUINTA-FEIRA (5 de novembro) O CINTO DE LINHO – A lição de hoje menciona o cinto de linho para representar a casa de Israel e Judá. Eis o texto: “Assim me disse o Senhor: Vai, e compra um cinto de linho e põe-no sobre os teus lombos, mas não o coloques na água. E comprei o cinto, conforme a palavra do Senhor, e o pus sobre os meus lombos. Então me veio a palavra do Senhor pela segunda vez, dizendo: Toma o cinto que compraste, e que trazes sobre os teus lombos, e levanta-te; vai ao Eufrates, e esconde-o ali na fenda de uma rocha. E fui, e escondi-o junto ao Eufrates, como o Senhor me havia ordenado. Sucedeu, ao final de muitos dias, que me disse o Senhor: Levanta-te, vai ao Eufrates, e toma dali o cinto que te ordenei que o escondesses ali. E fui ao Eufrates, e cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido; e eis que o cinto tinha apodrecido, e para nada prestava. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Assim diz o Senhor: Do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá, e a muita soberba de Jerusalém. Este povo maligno, que recusa ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração, e anda após deuses alheios, para servi-los, e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta. Porque, como o cinto está pegado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel, e toda a casa de Judá, diz o Senhor, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória; mas não deram ouvidos.” Jeremias 13:1-11

O cinto de linho sobre os lombos do profeta era sinal de comunhão com Deus, de revestimento espiritual e pureza. Esse ornamento fazia parte da roupa sacerdotal. Ver Êxodo 29:5. Judá, vestida com cinto de linho sobre os lombos, indicava uma nação de sacerdotes, de pessoas vivendo sob o concerto das promessas de Deus feitas aos patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó.

Por que Jeremias tinha que ir tão longe para esconder o cinto? De Anatote, que era a cidade de Jeremias, até rio Eufrates dava mais de 400 Kms de distância. Alguns estudiosos da Bíblia acreditam que Jeremias não foi ao Eufrates esconder o cinto, mas teve uma visão ou contou o ocorrido como parábola. Particularmente, eu creio que tudo aconteceu conforme está escrito: Jeremias colocou o cinto de linho branco sobre os lombos e viajou por muitos dias. O cinto sujou, empoeirou e foi depositado na fenda da rocha. E depois de muitos dias, Jeremias fez mais uma longa viagem, voltando à fenda da rocha para resgatar o cinto que estava apodrecido. Essa é uma parte emocionante da profecia, da simbologia do cinto.

A simbologia é exata; Judá caiu em pecados e apodreceu. Ver lição de ontem sobre o pote quebrado. Em Efésios 6:14 diz: “estai, pois, firmes, cingindo os vossos lombos, com a verdade e vestida a couraça de justiça”. Somente a fé e a entrega a Jesus poderá nos livrar da mornidão espiritual que governa o Cristianismo nos dias de hoje. Mas, não nos esqueçamos das promessas que estão reservadas aos que crêem e obedecem. Ainda que sejamos uma voz solitária, como foi a de Jeremias. Não nos esqueçamos que: “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos.” Salmo 145:18-20.

Esta profecia mostra que quando o povo do Senhor encontra-se cheio de orgulho e não busca o Senhor, fica estagnado e a tendência é; simplesmente apodrecer. Aqueles que não cumprem a sua missão como missionário de Cristo, estarão literalmente, como no texto, apodrecidos. Muitos estão na igreja apenas para receber e não estão dispostos a transmitir; é claro que não existem cargos ou ministérios para todos na igreja, mas todos nós somos missionários e estamos nesta obra para levar aos confins da terra a promessa de um novo céu e uma nova terra. Ficar sentado no banco, apenas recebendo e muito pouco doando, não vai levar nenhum cristão para o céu. A fé deve ser acompanhada de arrependimento, confissão e ação missionária.

O profeta Jeremias era diariamente fortalecido para resistir e não apodrecer com a nação. Veja este texto: “Mas o Senhor está comigo como um valente terrível, por isso tropeçarão os meus perseguidores, e não prevalecerão; ficarão mui confundidos; como não se houveram prudentemente, terão uma confusão perpétua que nunca se esquecerá.” “Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor, pois livrou a alma do necessitado da mão dos malfeitores.” Jeremias 20:11, 13.

Cuidado para não apodrecer: “Muitos professos cristãos se demoram demasiadamente na face escura da vida, quando poderiam regozijar-se na brilhante luz do Sol; aborrecem-se quando deveriam andar alegres; falam de provações, quando deveriam proferir louvores pelas ricas bênçãos que desfrutam. Olham às coisas desagradáveis, amontoam desapontamentos, detêm-se a olhar às aflições, e, como consequência disso, tornam-se mais descontentes e tristes, quando, se contassem as bênçãos, verificariam serem elas tão numerosas que esqueceriam de mencionar os aborrecimentos. Se cada dia tomassem nota dos favores que lhes são prodigalizados; se conservassem em mente a preciosa lembrança da bondade recebida, quanta ocasião não achariam de render graças e louvores ao Doador de todo o bem.” The Signs of the Times, 12 de Fevereiro de 1885. Minha Consagração Hoje

A sua fé está bem arejada com a palavra de Deus ou está ficando mofada e bolorenta?

SEXTA-FEIRA (6 de novembro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 6: ATOS SIMBÓLICOS - De todos os símbolos estudados nesta semana eu gosto mais a do vaso ou barro do oleiro. Um vaso quando é partido perde sua utilidade, beleza e valor. A não ser que ele seja restaurado, não terá mais serventia, Quantas vezes na vida, nós nos sentimos como um vaso partido. Perdemos nossa auto-estima, tornamo-nos incapazes de emitir com nossos lábios um som de louvor, somos dominados pela tristeza e, não raro, caímos em tristeza e alguns em depressão. As trincas da nossa alma podem vir de dentro de nós mesmos ou de fora. Para as fissuras interiores causadas pelos nossos pecados, podemos ser restaurados pelo perdão de Deus. Para os danos que nos vêm de fora, podemos ser consertados pelo perdão que, pela graça de Deus agindo em nós, podemos conceder a quem nos feriu. Em ambos os casos, podemos ter de volta a nossa auto-estima e alegria, o significado da nossa vida e nossa consciência de valor.

Isaías também profetizou que Jesus seria o divino restaurador de corações quebrantados. Veja o texto: “O Senhor me enviou para restaurar os quebrantados de coração” Isaías 60:1. Se sua vida está quebrada, entregue-a à Jesus, o divino Restaurador. Este tema é muito lindo e há um texto que ilustra o grande artesão que é Deus, restaurando a nossa alma. Está em Jeremias 18:1-6: "A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”

O barro não é objeto de disputas e não há cotações para o barro no mercado financeiro. Não há guerras entre as nações por causa do barro, e não há investimentos em barro; e, além do barro não ter valor nas bolsas de valor, ele é frágil. E Deus não tinha um material mais oportuno para criar o homem: do barro: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7 e Deus disse: “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Gênesis 3:19

Davi, no Salmo 31:12, disse: “Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.” Se nos sentimos como Davi, é hora de levantarmos e sacudirmos o pó e analisarmos quais os fatores que nos derrubaram e, com a graça de Jesus ficarmos em pé outra vez; pois a restauração da alma tem o seu início no momento que reconhecemos a nossa situação e vamos à Jesus em busca da restauração.

Alguém restaurado por Deus permite ser usado por Ele. Veja este texto: “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.” II Tim. 2:19-21.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário