domingo, 1 de novembro de 2015

ESBOÇO DE SERMÃO: Primavera de Esperança com Pais de Esperança

Primavera de Esperança
com Pais de Esperança

INTRODUÇÃO
Estamos vivendo num momento crucial da história da humanidade. Diante dos nossos olhos estão desmoronando um a um, os valores morais da nossa sociedade. A grande esperança está na família e o grande desafio nas mãos dos pais, que diante de um quadro como esse são convocados a serem PAIS DE ESPERANÇA.

I – O PRIVILÉGIO E A RESPONSABILIDADE DA PATERNIDADE
Sem sombra de dúvida, a paternidade é um grande privilégio. Deus ao instituir a família o fez com três elementos fundamentais: pai, mãe e filhos.
Todo casal sonha e planeja alcançar o plano ideal de Deus para a família que é ter filhos. Quando Deus criou Adão e Eva, deu a eles a capacidade e o privilégio da reprodução e lhes ordenou: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra” (Gên. 1:28)
Sendo este um plano de Deus, desfrutar deste presente se torna um grande privilégio.
Existem casais que por alguma dificuldade não podem ter filhos, e gastam muito dinheiro, procurando uma forma de viver esta experiência.
Olhar para um filho, em qualquer fase da sua vida e se ver reproduzido nele é um sentimento único.
Mas todos os privilégios que recebemos de Deus, vem com uma parcela de responsabilidade para desfrutá-lo. Com relação à paternidade isto é notório, temos a responsabilidade da educação e a formação do caráter dos filhos que Deus nos dá.

Estratégia Didática
- Embora queiramos que sejam, os filhos não são nossos, são “herança do Senhor” (Sal. 127:3).
- Deus escolheu esse projeto, para que pudéssemos compreender de maneira mais plena: O amor, a paciência, a alegria, a proteção e muitas outras coisas que só podemos compreender exercendo a paternidade.

Mas somos atingidos de maneira profunda quando estamos cumprindo a ordem divina: de (Prov. 22:6) “Ensine a criança no caminho em que deve andar...”

Existem dois aspectos práticos que nos atingem:
1. “Ensinar no Caminho” – não é a mesma coisa que ensinar o caminho. Quem ensina no caminho está junto, ensinando por palavras e pelo exemplo.
2. Para ensinarmos, precisamos saber. Ou ao ensinarmos nós somos beneficiados com o aprendizado também.

O Que Devemos Ensinar?
1. Ensinar o conhecimento de Deus. O.C. p.494
2. Ensinar o arrependimento diário e o perdão. O.C. 494
3. Ensinar a Sã Doutrina. O.C. 495
4. Ensinar de maneira rápida e com frequência. O.C. 495
5. Ensinar lições espirituais das tarefas caseiras. O.C. 497

Ensinar, esse talvez seja o maior desafio da paternidade. O inimigo sabendo disso colocará todo e qualquer tipo de empecilho, para que isso não aconteça, para que ele alcance o seu objetivo de destruir a família e como consequência a igreja e a sociedade.

II – ENSINE A CRIANÇA (Prov. 22:6)
Qual é a idade mais importante na educação dos nossos filhos?
Ilustração: Naquela madrugada de terça feira, um violento terremoto abalou a Turquia. Pouco mais de um mês depois, outro terremoto se abateu sobre Taiwan. Fato curioso foi que a intensidade do tremor na Turquia, naquela ocasião, chegou a 7,4 pontos na escala Richter. E em Tiwan, 7,6 pontos.
Apesar da intensidade do tremor haver sido um pouco mais forte em Taiwan, os mortos na Turquia foram mais que 15.000 enquanto em Taiwan cerca de 2.000. A razão apresentada pela reportagem para tão grande diferença em perdas humanas foi o fato de que, em Taiwan, sempre houve uma preocupação em cumprir as “normas de construção que diminuem o risco de desabamentos causados por tremores de terra”.
Ao contrário disso na Turquia as regras de segurança para a construção de imóveis não são seguidas. O Hurriyet, jornal local, no dia seguinte ao terremoto trouxe como manchete o título: “assassinos”, manifestando a raiva em relação às construtoras que “...erigiram prédios quebradiços, com vigas de aço demais.
A base de um edifício é fator determinante para a segurança do restante da construção. Da mesma forma, os primeiros anos de vida de uma criança é fator determinante para a formação do seu caráter.

Ilustração: Conta-se a história de um pai que, ao seu filho completar três anos, resolveu leva-lo para ser educado por um sábio que morava naquela cidade. Estava feliz por haver tido essa brilhante idéia tão cedo na vida de sua criança. E lá se foram eles. Chegando à casa do sábio e após os cumprimentos, o pai foi logo dizendo:
- Sábio, eu trouxe meu filho para você educar.
Mas o sábio continuou na posição reflexiva em que se encontrava. Então, sem ao menos levantar os olhos do chão, perguntou:
- Quantos anos tem a criança?
- Três – respondeu o pai cheio de si, orgulhoso por estar trazendo seu menino ainda tão pequenino para iniciar sua educação.
E o sábio, ainda sem levantar os olhos, respondeu:
- Volte, já passou o tempo para educar a criança.
O ensino de tudo aquilo que já mencionamos anteriormente, devem ser concentrados no alicerce, na base, nos primeiros anos de vida, para que o restante da construção possa ser feito com segurança. O.C. 490

III – A MELHOR IDADE PARA SE TORMAR DECISÃO POR CRISTO
O desejo do coração de um pai cristão e ver o seu filho no caminho do Senhor em todas as fases da sua vida.
Mas muitos pensam que esse assunto é algo para o futuro, onde eles por si próprios poderão se decidir por Cristo.

Veja o que nos diz a inspiração:
Pais, deveis começar a disciplinar o espírito de vossos filhos enquanto bem tenros, visando que venham a ser cristãos...acautelai-vos, não os embaleis para adormecerem à beira do abismo da destruição, com a errônea idéia de que não tem idade suficiente para serem responsáveis, para se arrependerem de seus pecados e professarem a Cristo.
As crianças de oito, dez ou doze anos, já tem idade suficiente para serem dirigidas ao tema da religião individual. Não ensineis vossos filhos com referência a um tempo futuro em que eles terão idade bastante para se arrependerem e crerem na verdade. (O.C. 490, 491).
Os pais que estão “Ensinando as crianças no caminho do Senhor”, devem deixá-las tomar a sua decisão pelo batismo, entre 8 e 12 anos, conforme acabamos de ver no Espírito de Profecia. Esta é uma idade áurea para decisões sinceras e profundas.

CONCLUSÃO
No inicio das nossas considerações esboçamos uma frase: “A grande esperança está na família e o grande desafio nas mãos dos pais, que diante de um quadro como esse são classificados como PAIS DE ESPERANÇA.”

Este é o projeto, onde os pais estarão preparando o seu filho para o Batismo da Primavera em 2012, ministrando uma série de estudos bíblicos próprios para a idade que culminará no mês de setembro onde o pai viverá uma grande experiência, que é a de entrar no tanque batismal e fazer uma oração de entrega a Deus do seu próprio filho.

Será uma experiência emocionante para cada pai que participar deste projeto.

APELO
Quantos pais querem ser usados por Deus para serem a esperança para a salvação do seu filho? 
Autor: Pr. Delmar Fonseca

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário