terça-feira, 31 de maio de 2016

Como a Bíblia Sagrada Chegou Até Nós?

Como a Bíblia Sagrada Chegou Até Nós?

A Revelação de Deus - Deus disse que não faria nada sem antes revelar a Sua vontade aos profetas: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7. Ver também Hebreus 1:1. A Bíblia menciona também as maneiras que Deus resolveu revelar-Se aos Seus servos: “E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.” Números 12:6

Revelação - Revelação é o processo de comunicação entre Deus e o profeta. Envolve a ação divina que comunica o conhecimento da parte de Deus. Revelação é o ato divino pelo qual Deus resolve, Se desvendar e Se comunicar com o profeta, dando-lhe o conhecimento da Sua vontade através de sonhos ou visões.

Inspiração – Inspiração é o meio pelo qual Deus capacita o profeta a ser Seu porta-voz. O Espírito Santo capacita o profeta para lembrar as visões ou sonhos que recebeu na revelação, para depois escrever e ou pregar. O apóstolo Pedro escreveu: “Porque nunca, jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:21.

Iluminação – Iluminação é o poder do Espírito Santo que tem por objetivo auxiliar os seres humanos a compreender o conteúdo da revelação e inspiração divina. O mesmo Espírito Santo que fala por meio dos profetas também fala àqueles que ouvem e lêem a mensagem do profeta, e os capacita à obediência, conforme o seguinte texto: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

A Organização da Bíblia – A palavra Bíblia, no seu original, significa um conjunto de livros ou pequena biblioteca. A Bíblia é composta de 66 livros inspirados por Deus, estando 39 no Velho e 27 no Novo Testamentos. A Bíblia levou muito tempo para ser concluída. Foi necessário passar por um longo processo para ficar completa, sendo necessário; quase 1600 anos para ser escrita, através de aproximadamente 40 autores em lugares e épocas diferentes. Ela foi escrita nos seguintes idiomas; hebraico, aramaico e grego.

Os livros da Bíblia não estão dispostos aleatoriamente, mas foram bem organizados e podem ser percebidos em grupos de acordo com o assunto, seu objetivo e forma de transmitir a mensagem. O Pentateuco compõe os cinco livros da lei; escritos por Moisés, os históricos relatam histórias do povo de Deus ou da igreja, os poéticos são livros escritos em forma de poesia e os proféticos, que falam de profecias, foram escritos por profetas. Os profetas maiores são os que escreveram mais e profetizaram por mais tempo. E os menores foram aqueles que escreveram menos e profetizaram por menos tempo. Os Evangelhos descrevem as palavras e atos de Jesus, as Epístolas são cartas endereçadas às igrejas. O apóstolo Paulo escreveu para igrejas específicas, dando nome à cidade onde estava inserida e as cartas gerais foram escritas por outros apóstolos, que levam os seus nomes, endereçadas a todas as igrejas. E o Apocalipse descreve os sonhos e visões proféticas para o tempo do fim.

Antigo Testamento - Desde a criação até Moisés a Bíblia era transmitida oralmente. Cada chefe de família tinha a responsabilidade de ensinar aos seus filhos a Palavra de Deus como havia aprendido dos seus pais, através da tradição oral. Assim era o Shemá Israel: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” Deuteronômio 6: 6,7. Os ensinos transmitidos nas famílias começaram a ser escritos assim que surgiu a escrita. Foram escritos em vários objetos como; madeira, argila e principalmente em pedras. Veja Êxodo 34:1, 27,28 e 31:18 Moisés foi o primeiro profeta e escritor da Bíblia.

Em face das dificuldades de transportar os escritos em pedra, principalmente no deserto na época do êxodo, começaram a escrever em peles de animais e em papiro, que é casca fina de uma planta produzida no Egito. Esses escritos eram guardados em vasos de barro para durar bastante tempo. Mas com o passar dos anos, começaram a tratar a pele dos animais e costurá-la, enrolando com duas hastes de madeira para dar firmeza e assim mantinham um livro ou partes do livro, em um só pergaminho.

O Velho Testamento contém 39 livros, que inicia com o livro de Gênesis e vai até Malaquias. Os próprios apóstolos citaram a Bíblia do Velho Testamento diversas vezes, e já aceitavam a sua autoridade. No tempo de Jesus, os livros do A.T. já estavam definidos através do trabalho feito por Esdras e Neemias no 5º século a.C. Muitos estudiosos aceitam que todos os livros do Antigo Testamento já haviam sido colecionados e reconhecidos por Esdras, no quinto século a.C. Referências nos escritos de Flávio Josefo, 95 d.C. indica a extensão do cânon do Antigo Testamento com os 39 livros que hoje aceitamos.

A Septuaginta, que é a Bíblia traduzida do A.T. para o grego, teve seu início no 3º século a.C, comprovando que nenhuma adição foi feita ao A.T. naquele período. Quando Jesus mencionou: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5:39. “Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.” Lucas 24:44, Ele referia-Se especificamente ao V.T. pois o N.T ainda seria formado.

Novo Testamento - Essa é a segunda parte da Bíblia. Nela encontramos os Evangelhos, que contam a história da vida de Jesus, o livro de Atos, as cartas de Paulo para as primeiras comunidades cristãs, mais algumas cartas e o livro do Apocalipse. No tempo de Jesus Cristo, as pessoas viviam em uma cultura de tradição oral e tinham como base apenas os escritos do Velho Testamento, pois o Novo Testamento ainda estava em formação. O Dr. John D. Crossan, autor de Historical Jesus: The Life of a Mediterranean Jewish Peasant, menciona um estudo que foi feito no Mediterrâneo onde aponta para uma taxa de analfabetismo de cerca de 95-97% no tempo de Jesus. Os profetas, inspirados por Deus, e os líderes das igrejas perceberam a necessidade de escrever os ensinamentos e vida de Jesus; para que todos pudessem ter acesso, mesmo depois de Sua morte. Neste contexto, o Novo Testamento também foi escrito. 

A formação do Cânon Bíblico – A história de como o cânon das Escrituras Sagradas, lista de livros considerados autênticos e inspirados por Deus e que compõem a Bíblia, chegou a nós não é tão simples de ser apresentada e não vamos entrar em muitos detalhes, mas a informação básica é a seguinte: O Velho Testamento já estava definido como sagrado, conforme já foi analisado, mas em relação ao Novo Testamento, para que um livro pudesse ser incluído no cânon do N.T, ele precisava ser aceito pela grande maioria das comunidades cristãs da época. Os pais da igreja e os estudiosos precisavam encontrar um meio para definir quais livros eram canônicos e que mereciam a confiança da inspiração de Deus. Para tal, os pais da igreja desenvolveram alguns critérios para avaliar os diferentes documentos e livros que havia.

Critérios de Aceitação do Cânon: Para o livro ser inspirado por Deus tinha que ter vindo do próprio Deus. Para ser profético tinha que ter sido escrito por um profeta ou escritor autorizado por Deus, o que não foi difícil no caso dos escritores do N.T, pois eram recentes. Os escritores tinham que ser dignos de confiança, tinham que falar a verdade acerca de Deus; Os escritos deviam ser dinâmicos, isto é; as pessoas deviam sentir o poder transformador do evangelho em suas vidas e os autores e seus escritos deviam ser aceitos pelo povo de Deus para o qual foi originalmente escrito. 

Embora alguns livros do Novo Testamento já haviam sido reconhecidos como canônicos no II século d.C, a seleção dos 27 livros cânonicos foi um processo que continuou até que cada livro provasse o seu valor, passando pelos testes de canonicidade. O primeiro concílio eclesiástico a reconhecer todos os 27 livros do Novo Testamento foi o Concílio de Cartago, em 397 d.C. Mas, no Concílio de Nicéia, 325 d.C, os pais da igreja já tinham iniciado o processos de seleção.

A Arqueologia Prova a Inspiração Bíblica - Certo pastor de cabras, quando cuidava dos animais em Qumran, em Israel, jogando uma pedra dentro de uma caverna ouviu um som diferente daquilo que estava acostumado. Foram encontrados diversos vasos de barro, com pergaminhos em seu interior. Esta foi a maior descoberta arqueológica do século XX. Esses manuscritos eram cópias de partes do Antigo Testamento, juntamente com alguns documentos da comunidade de Qumran. Hoje estão em uma ala do Museu de Israel chamada Santuário do Livro na cidade de Jerusalém. Esses são conhecidos como os Manuscritos do Mar Morto, encontrados em 1947. Hoje há mais de 5.000 manuscritos do Novo Testamento, o que o torna a Bíblia sagrada o livro mais bem documentado.  

Os Benefícios da Bíblia em Minha Vida -  Deus tomou todo o cuidado para revelar-Se a nós através de Sua Palavra. A Bíblia Sagrada passou pelo teste do tempo, é o livro mais vendido e conhecido do mundo e está à nossa disposição. Quando lemos e estudamos a Bíblia com humildade e devoção somos transformados e passamos a viver na atmosfera do céu, mesmo ainda estando na terra: “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” II Pedro 1:4

A Bíblia nos consola e mantém a esperança em nossos corações: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” Romanos 15:4.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” II Timóteo 3.16

A Bíblia não é uma obra literária qualquer. Foi escrita por homens inspirados por Deus. Por isso ela é tão eficaz na vida das pessoas. O mesmo Espírito Santo que inspirou as pessoas para escrever, também nos inspira na leitura e estudo revelando o sentido das palavras. Podemos confiar que a Bíblia não é feita apenas de papel e tinta, Deus tomou a decisão de manifestar-Se a nós em linguagem humana para a nossa salvação.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário