sábado, 25 de junho de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 (3º trimestre de 2016) JUSTIÇA E MISERICÓRDIA NO VELHO TESTAMENTO - PARTE II

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 (3º trimestre de 2016) JUSTIÇA E MISERICÓRDIA NO VELHO TESTAMENTO - PARTE II

VERSO ÁUREO: “E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.” Ezequiel 47:9

INTRODUÇÃO (16 de julho) – A lição desta semana vai continuar a tratar sobre o papel da igreja na sociedade e toma como exemplo o povo de Israel no Velho Testamento.

Eu estive no Mar Morto e nadei em suas águas. O Mar Morto também é chamado de Mar de Arabá, visto que se encontra na depressão de Arabá onde o rio Jordão e o Mar Morto se encontram. Suas águas têm um alto índice de salinidade, chegando a quase 40%. Ali não há peixes e nem vegetação. 

Em Ezequiel 47 o profeta Ezequiel narra sua visão, e conta que viu um rio que nasceu no altar do Senhor, dentro do templo. Quando lemos Ezequiel 47 percebemos que esse rio corria até o Mar Morto. E o outro milagre desse rio é que suas águas transformaram totalmente o Mar Morto, criando vida naquele ambiente.

O povo de Israel estava morto em seus pecados e Deus queria ressuscitar sua vida espiritual e esperanças. E Deus, através dos profetas fez-lhe muitos convites ao arrependimento. Ezequiel ministrou à geração de sua época, uma geração extremamente pecaminosa e completamente sem esperança. Por meio de seu ministério profético, o profeta tentou levá-los ao arrependimento imediato e à confiança no futuro distante. Ele ensinou que Deus trabalha através de mensageiros humanos e mesmo com a derrota e desespero, o povo de Deus precisa afirmar a soberania de Deus e confiança em Sua palavra. Veja estes textos para o arrependimento: "Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?" Ezequiel 33:11.

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.” Ezequiel 36:26-28

“Ah! Todos que tendes sede, vinde às águas cristalinas. E vós, os que não tendes dinheiro nem recursos, vinde agora, comprai e comei! Vinde, adquire vinho e leite sem pagamento e sem custo!” Isaías 55:1

Quando estamos no mundo estamos como o Mar Morto, vivendo em nossos pecados e mortos para Deus. Mas quando aceitamos Jesus, o fluir do Espírito Santo em nossas vidas nos transforma, santificando-nos. À medida que buscarmos o Senhor somos purificados de toda injustiça e pecados. Aqui percebemos que Deus atua de duas maneiras. Deus elimina o pecado e  nos santifica. Amém? Jesus nos exorta a sermos santos:¨Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.¨ Mateus 5:48

Viver no Espírito Santo é viver em obediência a Palavra de Deus, viver para agradar a Deus e não a homens, renunciar as nossas vidas e desejos, renunciar as obras do diabo. Viver no Espírito é também orar, jejuar, ler a Bíblia, interceder, servir ao Senhor com alegria e auxiliar o próximo.

Na época de Israel a injustiça social estava espalhada por toda a terra. Os ricos ficavam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Havia o desprezo pelos pobres, órfãos, viúvas e estrangeiros. Eis um texto: “E um mercador; tem nas mãos uma balança enganosa; ama a opressão. E diz Efraim: Contudo me tenho enriquecido, e tenho adquirido para mim grandes bens; em todo o meu trabalho não acharão em mim iniquidade alguma que seja pecado.” Oséias 12:7-8.

Hoje a igreja foi estabelecida com a função de salvar. Em termos gerais pode-se dizer que a missão de Jesus resume-se em três pontos: ensinar, pregar e curar. Veja este texto: “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” Mateus 4:23.

Seguindo o exemplo de Cristo, relatado em Mateus 4:23, a Sua igreja procura desenvolver os três aspectos essenciais da missão de salvar através dos seguintes métodos: 

a) Pregação: Aceitando a comissão de Cristo evidenciada em Mateus 28:18-20, procuramos proclamar a todo o mundo a mensagem do amor de Deus, revelado no ministério da reconciliação de Jesus. Cada crente, pela fé, arrependimento e por sua vida transformada pelo Espírito Santo, pode gozar dos benefícios da morte de Cristo e da Sua vida justa. Cada crente é convidado a levar uma vida vitoriosa em Cristo

b) Ensino: Reconhecendo que o desenvolvimento da mente e do carácter é essencial ao plano redentor de Deus, consideramos a educação como prioritária. Reconhecendo a Bíblia como revelação infalível da vontade de Deus, apresentamos a sua mensagem completa através do ensino bíblico e das milhares de Escolas Adventistas, incluindo os temas; a segunda vinda de Cristo, a permanente autoridade da lei dos dez mandamentos, o sábado do sétimo dia como memorial da criação, o valor constante dos dons espirituais, o atual ministério de Cristo no santuário celestial, a realização do julgamento antes do regresso de Jesus, a morte como um sono inconsciente até à ressurreição e o fogo do inferno a arder apenas até terminar de queimar para purificar a terra a fim de ser habitada pelos salvos.

c) Cura: Reiterando a ênfase dada pela Bíblia ao bem-estar total do ser humano, fazemos da preservação da saúde e cura da doença uma prioridade, e através do nosso ministério em favor dos pobres e oprimidos, cooperamos com o Criador no Seu compassivo trabalho de restauração física através das palestras sobre saúde, das várias clínicas e hospitais ao redor do mundo e através das orações em favor dos doentes para serem curados por Deus.

DOMINGO (17 de julho) VIVOS EM CRISTO – Leia o texto principal para hoje e veja o que Deus pretendia fazer em favor do Seu povo. Ezequiel 37:1-14  O profeta Ezequiel foi levado para o cativeiro por volta do ano 597 a.C. Em meio ao caos do exílio, ele transmitiu mensagens de fé e esperança ao povo de Deus. A visão do vale de ossos secos retrata a condição do povo de Israel no exílio Babilônico. Ver Ezeq. 37:11. Sua restauração nacional estava ligada à restauração espiritual.

No caso da visão, foi mostrado à nação que o Espírito de Deus tinha o poder de transformar o que parecia ser uma hoste de esqueletos num exército eficaz de homens, um quadro de Israel restaurado de novo à vida e cheio do Espírito. A despeito dessa condição, Deus prometeu que o povo seria restaurado mediante uma ressurreição da “sepultura” do exílio. Ver Ezeq. 37:12-14

Ellen White diz assim: “Por intermédio de Jeremias em Jerusalém, de Daniel na corte de Babilônia, de Ezequiel junto às barrancas do Quebar, o Senhor em misericórdia tornou claro Seu eterno propósito, e deu certeza de Sua disposição de cumprir para com Seu povo escolhido as promessas registradas nos escritos de Moisés.” Profetas e Reis,  464.

A ilustração do reavivamento se concretizou quando o profeta Ezequiel falou e o Espírito de Deus atuou sobre aquele vale de ossos secos. Ver Ezeq 37:7-10. O povo de Israel retornou do exílio mediante a libertação efetuada pelo rei Ciro, conforme a predição divina pelo profeta Isaías. Ver Isaías 45:13. Ciro foi um símbolo de Cristo que nos liberta da escravidão do pecado.

O pecado torna nossa vida um vale de ossos secos. O amor e a graça de Deus são as colunas centrais do reavivamento que leva o homem a uma mudança em sua condição pecaminosa, ou seja, ele passa da morte para a vida. Em Efésios 2:1-10 mostra a necessidade que temos de passar por um reavivamento espiritual. Veja estes textos: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10

“Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo deve ser nossa primeira ocupação.” Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 121.

Em Efésios Paulo apresenta uma descrição da condição humana sem a presença de Deus. Ver Efésios 2:1-3. A condição pecaminosa do homem é a falta de vida e ausência de movimento com respeito a qualquer atividade dirigida a Deus. Paulo enfatiza as inclinações da natureza humana para a prática do mal. Em Efésios 3:5, Paulo fala da mudança espiritual: “E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo.”

Na afirmação acima está implícita a ideia de reavivamento espiritual. Esse reavivamento espiritual ocorre no homem em função da intervenção de Deus mediante Sua graça e misericórdia, pois devido ao pecado, o ser humano ficou destituído da glória de Deus. Ver Rom 3:23

Em Colossenses 3:5-10 salienta o fato de que o reavivamento e reforma precisam ser efetuados em vários aspectos de nossa vida. Em nossos dias, essa reforma espiritual se faz necessária: Em nosso comportamento social. Em nossa família devem ser desenvolvidos hábitos devocionais e melhor relacionamento. No trabalho devemos dar testemunho positivo da fé entre os colegas. Na igreja devemos buscar a unidade entre os irmãos, em nossa vida pessoal necessitamos ter metas espirituais como estudo da Bíblia, momentos de oração pessoal e precisamos desenvolver a filosofia de vida cristã com princípios de saúde, vestuário adequado e linguagem condizente de crentes, etc. Precisamos também influenciar a comunidade positivamente.

Uma igreja viva participa em ações de amor em favor do semelhante. A igreja deve estar inserida na sociedade para ajudar. A igreja faz parte da sociedade, queira ou não queira; ela está inserida na sociedade e deve se comportar como agente transformador dessa sociedade para que ela mesma não se torne parte isolada desta sociedade. A igreja faz atos de justiça. O texto de Apocalipse afirma que a vestimenta da noiva de Cristo, no dia das bodas do Cordeiro, será um linho finíssimo, que são os atos de justiça dos santos.

A igreja precisa denunciar o pecado, a injustiça social, a corrupção instalada em alguns organismos, tendo sempre em vista aliviar o sofrimento humano. A igreja necessita organizar ministérios que levam justiça à nossa sociedade. A Bíblia nos ensina que não somos salvos por obras, mas isto não quer dizer que a igreja não precisa praticar obras. Outras religiões e movimentos têm organizado diversos trabalhos de ajuda social, e a igreja, que é quem deveria fazer isso, muitas vezes fica fora desses trabalhos. Vamos estar envolvidos em obras de caridade! A igreja é o sal da terra e a luz do mundo! A igreja é você!

SEGUNDA-FEIRA (18 de julho) UM RIO QUE FLUI – Leia Ezequiel 47:1-8 e verá que, na visão de Ezequiel, a cada 500 metros aproximadamente, 1000 côvados, as águas se tornavam mais fundas. Os primeiros 500 metros as águas batiam em seu tornozelo, depois em seu joelho, depois em sua cintura e, por fim, o cobriam de tal maneira que somente poderia atravessar nadando. O rio traria vida para todos os lugares por onde passasse e transformaria Israel em verdadeiro jardim verdejante. Ele também entraria no mar morto, dando vida por onde passasse.

As águas eram tantas que o anjo perguntou ao Ezequiel, retoricamente, se ele tinha visto isso e ele o levou de volta à margem do rio onde Ezequiel notou muitas árvores em cada lado do rio. Árvores frutíferas de toda espécie cresceriam em ambas as margens do rio. Suas folhas não murchariam e os seus frutos não cairiam. Todo mês também produziria, porque a água vinda do santuário mantinha a vida. Essa visão de Ezequiel reporta-nos para a visão que João teve do céu. Eis o texto: “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.” Apocalipse 22:1-3

O Mar Morto também é chamado de Mar de Arabá, visto que se encontra na depressão de Arabá onde o rio Jordão e o Mar Morto se encontram. Suas águas têm um alto índice de salinidade, chegando a quase 40%. Ali não há peixes e nem vegetação. Em Ezequiel 47 o profeta Ezequiel narra sua visão, e conta que viu um rio que nasceu no altar do Senhor, dentro do templo. Quando lemos Ezequiel 47 percebemos que esse rio corria até o Mar Morto. E o outro milagre desse rio é que suas águas transformaram totalmente o Mar Morto, criando vida nesse ambiente.

O povo de Israel estava morto em seus pecados e Deus queria ressuscitar sua vida espiritual e esperanças. Assim também Deus quer que Sua igreja seja como um rio que flui e produz abundância de vida por onde passa. Na presença do Senhor Deus existe vida. O texto de hoje nos ensina muitas coisas que podem servir de orientação para as nossas vidas. O profeta Ezequiel foi um grande homem na presença do Senhor, mesmo vivendo numa época muito difícil onde foi levado cativo para uma terra estranha, ele permaneceu firme e com sua sua fé inabalável.

Jesus disse: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” João 7:38. Hoje quando mantemos uma comunhão individual com Jesus e quando vamos à casa do Senhor estas águas fluem da mesma maneira, espiritualmente falando, assim que entramos na presença de Deus e na porta da igreja, estas águas começam a fluir, quando olhamos para o altar do senhor e ouvimos atentamente a pregação as águas continuam fluindo, e em todas as direções que olhamos vemos Deus trabalhando em nossa vida, da nossa família e das pessoas ao nosso redor. Os verdadeiros milagres vão acontecendo e vidas vão sendo transformadas como resultado da nossa vida abençoada com as águas de Deus.

Deus disse: “Ah! Todos que tendes sede, vinde às águas cristalinas. E vós, os que não tendes dinheiro nem recursos, vinde agora, comprai e comei! Vinde, adquire vinho e leite sem pagamento e sem custo!” Isaías 55:1. Quando há um encontro real com o Senhor Jesus, mesmo quando vamos para os nossos lares, estas águas purificadoras nos acompanham e vai curando, transformando tudo ao nosso redor, por isso temos que nos alegrar como diz o Salmista: Alegrei-me quando me disseram: Vamos a Casa do Senhor.” Salmo 122:1.

“Aquele que busca matar a sede nas fontes deste mundo, beberá apenas para tornar a ter sede. Por toda parte estão os homens descontentes. Anseiam qualquer coisa que lhes supra a necessidade espiritual. Unicamente Um lhes pode satisfazer essa necessidade. O que o mundo necessita é Cristo,  O Desejado de Todas as Nações.  A divina graça que só Ele pode comunicar, é uma água viva, purificadora, refrigerante e revigoradora. Jesus não queria dar a idéia de que um único gole da água da vida bastasse ao que a recebe. O que experimenta o amor de Cristo, anelará continuamente mais; mas não busca nenhuma outra coisa. As riquezas, honras e prazeres do mundo, não o atraem. O contínuo grito de sua alma, é: “Mais de Ti”. E Aquele que revela à alma suas necessidades, está à espera, para lhe saciar a fome e a sede. Falharão todo recurso e dependência humanos. As cisternas esvaziar-se-ão, os poços se hão de secar; nosso Redentor, porém, é uma fonte inesgotável. Podemos beber, e beber mais, e sempre encontraremos novo abastecimento. Aquele em quem Cristo habita, tem em si mesmo a fonte da bênção — “uma fonte de água que salte para a vida eterna”. João 4:14. Dessa fonte poderá tirar forças e graça suficientes para todas as suas necessidades.” Desejado Todas Nações, 121

TERÇA-FEIRA (19 de julho) A IGREJA: UMA FONTE DE VIDAEste é o verso para hoje: “E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.” Ezequiel 47:9

A igreja é um lugar especial onde o amor de Deus é demonstrado entre os irmãos e amigos que a frequentam. Deus valorizou a frequência aos cultos quando disse: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25 A igreja é uma fonte geradora das bênçãos de Deus. Por exemplo, quando uma pessoa ou família disfuncional assiste aos cultos e reuniões, recebe a restauração social e espiritual.

Qual é a missão e mensagem da igreja? Acreditamos que a Igreja, o corpo de Cristo, é um organismo espiritual composto de todos os crentes como relatado em I Coríntios 12:12-14. Acreditamos na ordenança do batismo do crente por imersão em água como um testemunho de Cristo e da sua identificação com Ele e na ordenança da ceia do Senhor como uma lembrança da morte de Cristo e do Seu sangue derramado. Ver Mateus 28:19-20. Através da igreja, os crentes devem ser ensinados a obedecer ao Senhor, a testemunhar sobre a sua fé em Cristo como Salvador e a honrá-lo com uma vida santa. Acreditamos na grande comissão como a principal missão da Igreja. É a obrigação de todos os crentes ser um testemunho, através de palavra e ação, das verdades da Palavra de Deus. O evangelho da graça de Deus é para ser pregado para todo o mundo. Ver Atos 1:8 e II Coríntios 5:19-20.

A missão da igreja não é somente espiritual, mas deve ter uma vertente social muito forte. Seguindo o exemplo de Cristo, relatado em Mateus 4:23, a Sua igreja procura desenvolver os três aspectos essenciais da missão de salvar através dos seguintes métodos:

a) Pregação: Cada crente, pela fé, arrependimento e por sua vida transformada pelo Espírito Santo, pode gozar dos benefícios da morte de Cristo e da Sua vida justa. Cada crente é convidado a levar uma vida vitoriosa em Cristo e deve pregar a Palavra de Deus aos amigos, familiares e vizinhos.

b) Ensino: As Escolas Adventistas, a escola sabatina e os seminários ministrados ensinam o amor de Deus e os valores morais e éticos incluindo os temas; a segunda vinda de Cristo, a permanente autoridade da lei dos dez mandamentos, o sábado do sétimo dia como memorial da criação, o valor constante dos dons espirituais, o atual ministério de Cristo no santuário celestial, a realização do julgamento antes do regresso de Jesus, a morte como um sono inconsciente até à ressurreição e o fogo do inferno a arder apenas até terminar de queimar para purificar a terra a fim de ser habitada pelos salvos, após o milênio.

c) Cura: Reiterando a ênfase dada pela Bíblia ao bem-estar total do ser humano, fazemos da preservação da saúde e cura da doença uma prioridade, e através do nosso ministério em favor dos pobres e oprimidos, cooperamos com o Criador no Seu compassivo trabalho de restauração física através das palestras sobre saúde, das várias clínicas e hospitais ao redor do mundo e através das orações em favor dos doentes para serem curados por Deus.

A necessidade da igreja ajudar a sociedade: “É pelas relações sociais que a religião cristã entra em contato com o mundo. Cada homem ou mulher que recebeu a iluminação divina deve derramar luz na senda tenebrosa dos que não conhecem o melhor caminho. A influência social, santificada pelo Espírito de Cristo, deve desenvolver-se na condução de almas para o Salvador. Cristo não deve ser escondido no coração como um tesouro cobiçado, sagrado e doce, fruído exclusivamente pelo possuidor. Devemos ter Cristo em nós como uma fonte de água, que corre para a vida eterna, refrescando a todos os que entram em contato conosco.” 

“Cristo não Se recusava a associar-Se aos outros em amistoso intercâmbio. Quando convidado a uma festa por um fariseu ou publicano, aceitava o convite. Nessas ocasiões, toda palavra por Ele emitida era um cheiro de vida para vida a Seus ouvintes; pois tornava a hora do jantar ocasião de comunicar muitas lições preciosas adequadas à necessidade deles. Assim ensinava Cristo a Seus discípulos a maneira de se conduzirem quando em companhia dos não religiosos, da mesma maneira que ao estar com os que o eram. Pelo próprio exemplo ensinava-lhes que, ao assistirem a qualquer reunião pública, sua conversação não precisava ser do caráter daquela a que geralmente se entregavam as pessoas em tais ocasiões.” A Ciência do Bom Viver, 495-496.

QUARTA-FEIRA (20 de julho) PROMESSAS DO JUBILEUEu devo ajudar os outros para ser abençoado ou sou abençoado e, por isso, auxilio os outros? Atualmente algumas religiões dão forte ênfase na prosperidade financeira, como sendo uma troca entre o crente e Deus. Na cabeça dessas pessoas, se o crente devolve o dízimo e dá grandes ofertas para a igreja, logo; Deus o abençoará. Na verdade Deus faz o contrário, Ele primeiro nos abençoa e depois pede-nos a nossa fidelidade em apoiar as atividades da igreja, mas também em auxiliar o próximo que vive em dificuldades. O Velho Testamento traz muitos textos que mostram que aqueles que são abençoados estendem a mão àqueles que precisam.

Estes são os textos para hoje: “O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado. E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros. Porém vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. Porque eu, o Senhor, amo o juízo, odeio o que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles. E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do Senhor. Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias. Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.” Isaías 61:1-11

“E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.” Lucas 4:17-19. Ver também Isaías 58

Em Isaías 61:2 menciona o “ano aceitável do Senhor.” Que ano é esse? Refere-se ao ano do Jubileu que já mencionamos na semana passada. O ano Jubileu era o quinquagésimo ano, depois de sete anos sabáticos terminar o seu ciclo. As propriedades que tinham sido vendidas eram devolvidas aos proprietários anteriores, as dívidas eram perdoadas e os servos eram postos em liberdade. O jubileu era um equalizador da sociedade. Ellen White menciona que o ano jubileu era uma “salvaguarda contra os extremos, quer da opulência, quer da miséria.” A Ciência do Bom Viver, 128.

“Como no ano sabático, não se devia semear nem colher, e tudo que a terra produzisse devia ser considerado propriedade lícita dos pobres. Certas classes de escravos hebreus, todos os que não recebiam liberdade no ano sabático, ficavam agora livres. Mas aquilo que especialmente distinguia o ano do jubileu era a reversão de toda a propriedade territorial à família do possuidor original.” Patriarcas e Profetas, 533.

Nesta vida tem algo melhor do que estar com a sua família em sua propriedade e não dever nada pra ninguém? No sentido espiritual é bem isso que Jesus veio fazer; Ele veio colocar o pecador em liberdade e conceder a alegria da salvação. Essa foi a função de Jesus. Muitos textos bíblicos nos mostram que por onde Jesus passava as pessoas eram libertas. Uma mulher do fluxo de sangue foi liberta de uma doença incurável, que a fazia viver isolada da sociedade. Os endemoninhados Gadarenos viviam entre os sepulcros, sem roupa foram curados e depois do  encontro com Cristo saíram e testemunharam para a sua família. Ver Lucas 8:26-36. E tantas outras história e passagens bíblicas que nos mostram que depois da vinda de Jesus, o mal já não pode dominar.

Jesus disse: "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." João 12: 46

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10:10

Que cuidados têm tido para com os pobres e prisioneiros do diabo ao seu lado?

QUINTA-FEIRA (21 de julho) A IGREJA UM AGENTE DE MUDANÇAEste é o texto para hoje: “Ouvi agora o que diz o SENHOR: Levanta-te, contende com os montes, e ouçam os outeiros a tua voz. Ouvi, montes, a demanda do Senhor, e vós, fortes fundamentos da terra; porque o Senhor tem uma demanda com o seu povo, e com Israel entrará em juízo. Ó povo meu; que te tenho feito? E com que te enfadei? Testifica contra mim. Pois te fiz subir da terra do Egito, e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti a Moisés, Arão e Miriã. Povo meu, lembra-te agora do que consultou Balaque, rei de Moabe, e o que lhe respondeu Balaão, filho de Beor, e do que aconteceu desde Sitim até Gilgal, para que conheças as justiças do Senhor. Com que me apresentarei ao Senhor, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus? Miquéias 6:1-8

A verdadeira religião é demonstrada na prática. Cantar hinos, ouvir sermões e música, participar dos ritos da igreja é uma parte importante, mas a igreja deve estar voltada para as necessidades da comunidade. Ellen White escreveu: “a piedade prática é a única forma de religião reconhecida no tribunal de Deus.” Mateus 25: 34-46. Comentário Adventista vol 4, 306.

Em Miquéias 3:8 mostra que: 1) Devemos praticar a justiça; distributiva, corretiva e preservar os padrões de Deus, obedecendo a Sua lei que é justa e boa. 2) Devemos amar a misericórdia; e para isso, devemos ter o conhecimento das misericórdias de Deus atuando na nossa vida através do Seu perdão. 3) Devemos também ter o coração sensível à prática da misericórdia. 4) Devemos andar humildemente com o nosso Deus, sendo submissos aos ensinamentos da Sua Palavra e também sendo humildes com o próximo.

O povo do passado fazia muito bem uma coisa. O que era? Oferecia sacrifícios. Veja este texto: “Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma?” Miquéias 6:7. 

Veja o que Deus esperava do Seu povo: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia e andes humildemente com o teu Deus?” Miquéias 6:8. Neste verso encontramos a essência da verdadeira religião.

Aqueles que dizem ser filhos de Deus e são incapazes de mostrar misericórdia e justiça para com os outros, não agem segundo a vontade de Deus. Por mais perfeitos que sejam em adorar a Deus na igreja com cânticos, ofertas e de outras formas, Deus diz: "do que valem os vossos sacrifícios?" O que é que todas as orações certinhas, todos os estilos de culto certinhos e toda a teologia certinha significam se a pessoa for rude, arrogante, injusta e impiedosa para com os outros e encolher a mãos para não ajudar?

Hoje é muito fácil ser religioso e ser cristão. Basta ter o nome registrado na igreja, e já está. Depois do batismo alguns assumem a postura pós-moderna.  Hoje vemos um grande número de cristãos, extremamente arraigados e edificados no mundo presente, estabelecendo solidamente o máximo de fundamentos neste mundo; diariamente ansiando preocupadamente por buscar as riquezas e os benefícios do mundo, baseados em promessas bíblicas deturpadas, tais como "devo ser rico como Abraão"; "não terei doença como o povo de Israel", "devo ser cabeça e não cauda". Mas, quando tem que sair do seu nível de conforto pessoal, ou quando tem que dividir a sua carteira com as necessidades do próximo, já não é com ele, isso é com o conselho da igreja ou com as instituições de caridade estabelecidas.  

O que Jesus disse em Mateus 25? “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.” Mateus 25.35 e 36.

Eu gosto muito de fazer visitas, de dar estudos bíblicos e de ajudar atender as pessoas carenciadas com alimentos e outros artigos de primeiras necessidades, mas não gosto de visitar doentes nos hospitais e nem fazer visitas em cadeias. Em hospitais e cadeias tenho ido, mas isso tem me incomodado um pouco. Que Deus me ajude a quebrar essa minha resistência! 

“Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: “Segue-Me.” A Ciência do Bom Viver, 143

SEXTA-FEIRA (22 de julho) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 4 (3º trimestre de 2016) JUSTIÇA E MISERICÓRDIA NO VELHO TESTAMENTO - PARTE II - Com a graça de Deus, precisamos coadunar a teologia e doutrinas certinhas com uma vida cheia de amor e bondade para com os outros, e também devemos ter respeito e obediência para com a Palavra de Deus. Todas as vezes que o homem tentou a salvação através dos seus próprios esforços, as coisas não correram bem. 

Caim tentou oferecer à Deus, como sacrifício, os frutos da terra que eram o produto dos seus esforços. Nababe e Abiú, filhos de Arão, ascenderam o fogo estranho perante o Senhor. Saul desejou resolver os assuntos do reino através da sua sabedoria e acabou por buscar a feitiçaria, e morreu precocemente e longe de Deus.

É bom lembrarmos que os pagãos fizeram uma cópia barata dos sacrifícios que eram oferecidos à Deus, quando ofereciam humanos aos seus deuses. A salvação é única e exclusivamente pela graça, e hoje não usamos o sangue de animais para a salvação. Usamos sim o arrependimento e a confissão dos pecados para recebermos o perdão e graça de Deus. E uma vez salvos, vamos viver com o poder da graça de Deus atuando em nós, pelo Espírito Santo. A comunhão com Deus é o combustível para recebermos a graça de Deus, diariamente em nossa vida.

Jesus; a água da vida precisa estar em nós e de nós fluindo, jorrando para a vida eterna. Cumpre-nos realizar exteriormente aquilo que Deus realiza no interior. Caso o cristão queira fruir a luz da vida, precisa aumentar seus esforços para levar outros ao conhecimento da verdade bíblica, mas não só isso, necessitamos ter os olhos voltados para além das paredes da igreja. Bem próximos de nós há pessoas carentes de amor, atenção e até de alimentos.

“Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como um missionário. Assim que vem a conhecer o Salvador, deseja pôr os outros em contato com Ele. A santificadora verdade não pode ficar encerrada em seu coração. Aquele que bebe da água viva torna-se uma fonte de vida. O recipiente vem a ser um doador. A graça de Cristo na alma é como uma fonte no deserto, vertendo para refrigerar a todos, e fazendo com que os prestes a perecer tenham sede da água da vida. Fazendo esta obra, é recebida uma maior bênção do que se trabalhamos unicamente para nos beneficiar a nós mesmos. É trabalhando para disseminar as boas-novas de salvação que somos levados perto do Salvador.” O Desejado de Todas as Nações, 195

“Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: “Segue-Me.” A Ciência do Bom Viver, 143

“Ao tempo designado, cerca de quinhentos crentes estavam reunidos em pequenos grupos na encosta da montanha, ansiosos por saber tudo quanto fosse possível colher dos que tinham visto Jesus depois da ressurreição. Os discípulos passavam de grupo em grupo, dizendo tudo quanto haviam visto e ouvido do Salvador, e raciocinando sobre as Escrituras, como Ele fizera com eles. Tomé contava de novo a história de sua incredulidade, e dizia como se lhe haviam dissipado as dúvidas. De súbito, achou-Se Jesus no meio deles. Ninguém podia dizer de onde nem como viera. Muitos dos presentes nunca O tinham visto; em Suas mãos e pés, porém, divisaram os sinais da crucifixão; Seu semblante era como a face de Deus, e quando O viram, adoraram-nO.” O Desejado de Todas as Nações, 818 e 819.
“A formação de pequenos grupos como base de esforço cristão, foi-me apresentada por Aquele que não pode errar. Se há na igreja grande número de membros, convém que se organizem em pequenos grupos a fim de trabalhar, não somente pelos membros da própria igreja, mas também pelos incrédulos. Se num lugar houver apenas dois ou três que conheçam a verdade, organizem-se num grupo de obreiros. Mantenham indissolúvel seu laço de união, apegando-se uns aos outros com amor e unidade, animando-se mutuamente para avançar, adquirindo cada qual ânimo e força do auxílio dos outros” Testemunhos Seletos, vol. 3, 84.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário