terça-feira, 28 de junho de 2016

Sermão: Vivendo Sem Medo

Vivendo Sem Medo


Introdução - Vamos abrir a Palavra de Deus em Mateus 14:26-30. A Palavra de Deus tem um poder inexplicável.

A própria Bíblia diz que, no princípio, quando não havia céus nem terra, pela Palavra de Deus, eles foram criados. Por Sua palavra, tudo veio à existência. Ele falou a Palavra de Deus.



Agora, séculos depois, quando Jesus esteve na Terra, encontrou um dia um homem que estava paralítico há trinta e oito anos. Não andava, não caminhava. Veio novamente a Palavra de Deus, agora nos lábios do Senhor Jesus Cristo. Disse ao paralítico: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”, e pela Palavra de Deus o paralítico se levantou e andou. Esse é o poder da Palavra de Deus. Em outra ocasião, o Senhor Jesus encontrou um cadáver. Já estava morto há quatro dias. Era seu amigo Lázaro. Já cheirava mal. Já estava em estado de decomposição. Novamente veio a Palavra de Deus: “Lázaro, sai para fora.” E, pelo poder da Palavra de Deus, o cadáver ressuscitou. Tem um pregador do século 18 que disse que, por ocasião da ressureição de Lázaro, Jesus disse para Lázaro sair, porque se Ele não dissesse Lázaro e só dissesse “sai para fora”, o poder da Palavra de Deus era tão grande que todos os mortos teriam ressuscitado. Então, Deus teve que dizer: “Lázaro, é só você” – O poder da Palavra de Deus. Hoje, Deus não está conosco de forma pessoal, como Jesus corporalmente, mas certamente está conosco na pessoa do Espírito. E a palavra escrita está em nossas mãos.


O Problema - Por meio da Palavra de Deus, você pode ouvir a voz de Deus. Então, com isso em mente, vamos ler o texto bíblico agora. A partir do verso 26. Mateus 14:26-30 diz assim: “E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!


Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!”

Interessante! A palavra “medo” se repete três vezes neste texto. Os discípulos estavam com medo.

Se você me perguntar: “Pastor, os discípulos naquela noite no Mar da Galileia, tinham algum problema?”


Claro que tinham. Qual era o problema? Não era a tempestade, a tormenta, os trovões nem a escuridão. Não era o mar agitado. Tudo isso realmente estava acontecendo, mas o problema deles não eram essas coisas.


Nós confundimos as coisas. Às vezes dizemos: “Não. Meu problema é que não tenho dinheiro. Não tenho emprego.” Tudo bem! Tudo isso é verdade. Ninguém pode discutir. Mas o problema, pelo menos no caso dos discípulos, era o medo. O coração deles estava com medo. Eles estavam gritando, desesperados porque pensavam que iriam afundar. E sabe por quê? Eles chegaram no mar, aproximadamente às seis da tarde. E quando Jesus apareceu para ajudá-los, já era a quarta vigília, ou seja, mais ou menos quatro horas da manhã. Das seis da tarde às quatro horas da manhã, eles tinham lutado para tirar a água que entrava no barco. Eram marujos experientes. Jesus os chamou quando eram pescadores, quando estavam pescando. Eram excelentes pescadores. Você acha que uma tormenta qualquer iria assustá-los? Não! Então, o que aconteceu? Podiam estar cansados às quatro da manhã. Já não tinham forças. Eles pensaram: “Estamos mal. Vamos morrer. Estamos afundando.” Interessante! O medo leva você a ver as coisas completamente distorcidas.


O Medo no Coração - Certa vez, eu vinha de Madri para São Paulo e o avião começou a passar por uma turbulência terrível. O avião caiu num buraco, numa bolsa de ar, e eu senti que agora havia chegado meu fim. Não tinha muito o que fazer. Fiquei agachado, esperando para ver o que ia acontecer. A turbulência durou alguns segundos. Naquele momento, eu vi o que o medo era capaz de fazer. Pessoas tentando correr para a porta. Diga para mim uma coisa: O avião estava lá em cima a onze mil metros de altura. Por que as pessoas estavam correndo para a porta? É que o medo impede de ver as coisas.

O medo distorce a realidade. Uma pessoa com medo não enxerga a realidade. Ela exagera a realidade.

O grande problema no casamento, e nas relações em geral, é o medo. Para você se relacionar bem com as pessoas tem que se relacionar sem medo. Uma pessoa com medo não se relaciona bem com as pessoas porque tem medo de perder, tem medo de pedir perdão. Tem medo de reconhecer que errou. Tem medo de pedir uma nova oportunidade. Sempre o medo! Por trás desses homens valentes, machos, que sempre gostam de ganhar, que ficam dizendo: “Eu sou o chefe da casa, aqui quem dá as ordens sou eu”, existem seres humanos cheios de medo, um coração cheio de medo. O medo destrói os relacionamentos. Quantos lares foram dissolvidos simplesmente por medo do marido, da esposa! Mas pessoas com medo são capazes de conviver de maneira sadia?


O Problema do Sapo - Vou contar para você uma história engraçada, que ensina uma grande lição: Eu sempre mostro quem eu sou. Não tenho medo de muita coisa. Diria que não tenho medo de nada, nem da morte. Mas, se você colocar um sapinho na minha frente, eu saio correndo. Sempre foi uma inquietação minha. Como eu, capaz de vencer qualquer coisa, saio correndo diante de um sapo? Isso me perturbava a vida toda. Hoje eu entendo o motivo. Um dia meu pai me contou que quando eu era pequeno, um sapo pulou em cima do meu peito e todo mundo ficou gritando e chorando, fazendo escândalo e ninguém tirava o sapo de mim. Então, isso criou algum trauma inconsciente, um medo inconsciente. E o medo destrói relacionamentos. Sabe, eu casei com minha esposa. Estávamos em lua de mel, na beira de uma lagoa linda. Estávamos felizes da vida caminhando, indo até uma montanha, de mãos dadas e, de repente, vejo um sapo e parei. E minha esposa me pergunta: “O que foi?” Eu poderia ter dito: “Tem um sapo!” Mas, eu tive medo novamente, não apenas do sapo, mas agora medo de dizer a verdade para minha esposa. Porque se eu dissesse “Tem um sapo”, o que ela iria pensar? Ela ia pensar: “Olha, se esse rapaz não é capaz de me defender de um sapo, vai me defender de quê?” Então, eu contive meu medo, e disse: “Não, eu quero ir para o outro lado.” E ela me disse: “Tudo bem, então vamos para lá. Mas porquê, se a gente estava indo para aquele lado?” Aí eu falei: “Mas eu não posso ir aonde eu quero?” “Sim, pode, mas por que, se estávamos indo para cá?”, ela perguntou. “Eu decidi ir para lá.” Pronto! Primeiro desentendimento. Não foi briga, não foi um conflito, mas foi um desentendimento. Por quê? Por causa de um sapo. Porque eu tive medo do sapo e tive medo de dizer para ela. Por isso, digo que pequenos medos destroem relacionamentos.


Esse medo de sapo me causou muitos problemas. Muitos anos se passaram, e era de missionário na selva. Minha esposa já tinha trocado de roupa para ir à igreja. E eu chego do jogo de futebol. Decidi entrar no chuveiro e quando entrei no chuveiro, vi um sapinho pequeno, na parede. Aí saí correndo, com medo do sapo. Aquele bichinho pequeno ia fazer o quê? Mas eu tinha medo do sapo. Estava com medo do sapo e sentei na cama esperando que o sapo fosse embora. Aí minha esposa entrou e disse: “Não vai tomar banho?” Eu disse: “Sim, vou. Mas calma! Eu vou tomar banho quando eu decidir.” Ela não disse nada e saiu. Passou cinco minutos, voltei ao chuveiro, dou uma olhada e o sapo ainda estava ali. Aí ela voltou e me encontrou sentado. “Que horas você vai tomar banho? Já está na hora de ir à igreja”. Já começou novamente a discussão. “Eu vou tomar banho quando eu quiser, não quando você disser.” Está vendo? E o bendito sapo não saía. Você vê como o medo destrói os relacionamentos? Até que tive que me entregar. Tive que me render. E falei: “Querida, a verdade é que tem um sapo aí.” “Aí onde?” “Aí!” Ela tinha crescido na selva a vida toda, entre sapos. Então, o que ela fez? Pegou o sapo pela cintura e levou para fora. Problema resolvido.


Mas enquanto o medo estava no meu coração, não havia nenhum problema resolvido. Agora, você entende o que a Palavra de Deus está querendo dizer? Um coração com medo é incapaz de ser feliz. E se não é feliz, é incapaz de fazer a outra pessoa feliz. Por isso, quando Jesus chegou naquela noite no Mar da Galileia, Ele não acalmou a tempestade. Ele não fez parar a chuva. Ele não fez desaparecer o trovão. Ele não acalmou o mar. O que Ele fez? Ele tirou o medo do coração porque sabia que o problema dos discípulos não eram as coisas externas. O problema deles era no interior.

“Não tem mais solução”

Você sabia que os especialistas dizem que em mais de 90% dos problemas que nós temos na vida com esposa, com vizinho, com chefe, com colega, na vida financeira, na vida pessoal não se devem a causas externas. Eles estão dentro de nós. Não está com seu chefe. Está com você. Não está com seu empregado. Está com você. E quando esse problema é solucionado, tudo se resolve.

Jesus chegou. Ele viu que a causa do problema dos discípulos não era exterior, era interior. Então, Ele levantou a mão e disse: “Sou eu. Não temais!” O que Jesus faz? Coloca a mão no coração deles, arranca o medo e coloca a paz. E naquele momento, Pedro, curado do medo, o mesmo Pedro que, um minuto antes, estava desesperado, dizendo: “Vamos morrer, estamos perdidos. Não tem mais solução!”... “Este casamento acabou. Já não podemos voltar atrás. Já nos magoamos tanto que está tudo acabado.”

Quando Jesus aparece, acontece como com Pedro. Ele se levanta como um gigante, e o que acontece? Ele, agora, com seu coração curado do medo, tira um pé do barco e pisa na água. E não afunda. Tira outro pé do barco, pisa na água e não afunda. E em nome de Deus, esse Pedro começa a caminhar.

Aqui tem uma grande lição: Pode haver crises, problemas como falta de emprego, de dinheiro, dívidas. Os dramas da vida real estão por aí e são uma luta diária. Quando o seu coração está com medo, você é incapaz de enxergar a saída. Você se afunda em meio aos problemas. Você acha que está tudo perdido, que nada tem solução. Por isso, em vez de dizer: “Senhor, me ajuda a encontrar emprego, a pagar minhas dívidas. Senhor, me ajuda”, vá a Jesus e peça a Ele: “Arranque o medo do meu coração.” Até para procurar emprego. Às vezes, o problema não é a crise de falta de emprego. É o medo. Como assim? Você vai pedir emprego, vai fazer uma entrevista. Cumprimenta o entrevistador. Essa mão suada, gelada, já perdeu o emprego. Quem vai ficar com esse emprego? “Mas
que culpa eu tenho se minha mão sua?” Ah! Que culpa? E por que sua mão está suada? Medo! Está vendo? Medo! Quando você vai procurar emprego, não tem que ir pela vida assim, pedindo esmola, pensando: “Tomara que me deem o emprego”. Não! Levante a cabeça, você é filho do Rei. E se você é filho do Rei, você é um príncipe. Atreva-se a viver como um príncipe.


Aquele que der emprego a você será abençoado, porque Deus lhe disse: Por onde você for, você será uma bênção. E aquele que o abençoar, eu o abençoarei. Então, bem-aventurado aquele que der para você emprego porque Deus vai abençoá-lo. Essa é a promessa de Deus! Caminhe com a cabeça erguida. É a certeza da sua confiança de que sua vida está nas mãos de Deus. Sem medo no coração, você é capaz de fazer maravilhas.


Perdendo o medo - Voltemos à história de Pedro. O texto bíblico fala que Pedro se levantou e começou a caminhar por cima da água. Existe uma lei da física. O que diz essa lei? Que se você soltar qualquer objeto, ele será atraído ao centro da Terra. É a Lei da Gravidade. Mas o que aconteceu com Pedro? Ele pisou na água e não afundou. Quer dizer que Deus rompeu a lei da física porque se Deus é o Criador, Ele estabeleceu as leis, Ele tem autoridade para romper qualquer lei. E Deus fez isso. Deus rompeu a lei da física quando abriu o Mar Vermelho. Não rompeu uma lei física quando fechou a boca dos leões? Quando tirou água da rocha, não rompeu leis físicas? Pois aqui está Deus novamente fazendo isso – Pedro caminhando. Só que aí vem uma lição. Você sem medo no coração é capaz de fazer coisas impossíveis. Você sem medo no coração é capaz de caminhar por cima das águas, das turbulências, das dificuldades. Jamais se desespere. Seu problema não está fora de você – está no seu coração.


Lá em Nova Iorque, conheci uma senhora que tinha entrado no país sem documentos e casou lá com um homem que também não tinha documentos. Então, os dois estavam casados e sem documentos. E sem documentação, você não consegue arrumar um bom emprego. Portanto, o dinheiro não dava para nada. Alguns anos depois do casamento, ambos estavam cheios de dívidas.


Então ele a acusava e ela o acusava. Um dia ela disse: “Maldita hora que casei com esse homem, que não tinha documentos. Tenho muitas amigas que se casaram com americano e já tem documentos e eu estou aqui sofrendo.” Está vendo? Para ela, o problema estava no dinheiro, no emprego, nisso e naquilo, olhando para documentos. Esse é o problema. Ela nunca olhou para dentro de si, para ver que o problema estava em seu coração cheio de medo. Até que um dia, chorando, abriu o coração para uma vizinha. A vizinha era adventista e conhecia a Palavra de Deus, conhecia o evangelho. A vizinha disse para ela: “Amiga, um dia eu tentei falar da Bíblia com você. Você nem quis ouvir da Bíblia. Mas você precisa de Deus.” “Por que preciso de Deus?” “Sabe por quê?” vou lhe explicar: Você um dia saiu das mãos de Deus. E se você saiu das mãos de Deus, jamais estará completa até que se devolva a Ele. Aí você estará completa em Deus. Se você sai de Deus e vive afastada dEle, como vai ser completa? Vai estar incompleta, vazia – seu coração cheio de medo, cheio de complexos, de traumas.”


Outro dia alguém me disse: “Ah, mas eu não acredito em Deus.” Então, como você está vivo? “Sou fruto da evolução.” Bom, essa também é uma possibilidade. Você pode ser fruto da evolução. Mas se você for fruto da evolução, sua vida é uma casualidade, é um acaso. De onde você veio? De uma explosão cósmica? Não havia uma vontade, um propósito por trás de sua existência. Sua existência na Terra é um acidente. Então você não sabe de onde vem e nem para onde vai. Tudo o que acontece na sua vida é acidente. Que sentido tem a vida desse jeito? Eu prefiro acreditar no que a Palavra de Deus diz. Que Deus, um Deus de amor, me criou por amor e esse Deus Se preocupa comigo. E
mesmo que as coisas não estejam dando certo, Deus está no controle da minha vida. E se eu entrego meu coração a Ele, Ele tira o medo do meu coração. Coloca a paz em meu coração. E então, com paz no meu coração, eu sou capaz de enfrentar as lutas mais difíceis da vida. Veja essa mulher! Começou a ler a Bíblia, e a Bíblia é interessante. Tem muita gente que tem medo de ler a Bíblia. Sabe por quê? Porque a Bíblia tem coisas que quem nunca leu a Bíblia não sabe. Tem que aprender. E o que é aprender? Aprender é sair do terreno que você conhece e pisar no terreno que você não conhece. Porque se você sempre dá voltas em círculos dentro daquilo que conhece, está aprendendo o quê? Não está aprendendo nada. Para aprender, você tem que sair do conhecido e entrar no desconhecido. E tem muita gente que tem medo de estudar a Bíblia por medo de entrar no desconhecido. E eu confesso que, se você estudar a Bíblia, haverá coisas que vão surpreendê-lo. Haverá coisas que irão assustá-lo.


Encontrando a paz - Veja um exemplo: Vamos dizer que eu estou com o rosto sujo de carvão e não sei disso. Feliz da vida, ando tranquilo, porque eu não vejo. E um dia eu me olho no espelho e descubro e me assusto. Como estive andando assim? A Bíblia é como um espelho. Você está feliz da vida vivendo como está vivendo. Um dia encontra a Palavra de Deus, se vê no espelho, a Palavra de Deus, e você se assusta. Você descobre coisas que não conhecia. Mas essa mulher começou a estudar a Bíblia e descobriu que seu problema era o medo. Não se tratava da falta de documentos, da falta de dinheiro ou emprego – era o medo. Então, foi a Deus e disse: Senhor, arranque o medo do meu coração. Coloque paz em meu coração. E o que fez Deus? Atendeu ao pedido. E como fez com Pedro, arrancou o medo do coração. Agora, com o coração sem medo, ela aprendeu a ser feliz. Os problemas continuavam? Sim, continuavam. Mas ela já não era mais a mesma. Agora ela era diferente. Ela começou a enxergar a vida de outra maneira. Quando você está com o coração cheio de medo, você se afoga num copo de água. O que quer dizer isso? Eu vou lhe dizer: Por favor, afogue-se no mar, que tem lógica. Afogue-se num rio, na piscina. Afogue-se na tina, na banheira, mas num copo de água? Por quê? Ah, aí está a questão. Quando seu coração está cheio de medo, você vê um copo de agua como se fosse um mar. Quando Deus liberta do medo, você percebe que estava se afogando num copo de água. Não é que Deus faz desaparecer os problemas. Deus muda seu coração, dá a você outra visão. Ele lhe dá uma visão vitoriosa. E você, em nome de Deus, é capaz, como Pedro, de andar sobre o mar. É por isso que em Romanos 5:1 diz: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus.” Paz, pois a primeira coisa que Deus lhe dá quando você vai a Ele é paz. Porque o primeiro sentimento negativo que o inimigo colocou no coração de Adão e Eva, quando se afastaram de Deus, foi o medo. Deus chegou à tarde lá no jardim e Adão disse: “Tive medo e me escondi.” Antes da entrada do pecado, não existia medo.


O diabo colocou medo no coração de Adão e Eva como se estivesse dizendo assim: “Se eu colocar medo no coração deles, já não preciso fazer mais nada. Eles sozinhos vão morrer. O medo vai acabar com eles. O medo vai destruí-los.” E é verdade. Corações com medo são corações paralisados.

Medo de amar, de pedir perdão, da vida, da morte, do futuro, do passado – medo! Você não pode viver com medo. O medo não deixa você ser feliz, por isso, quando você entrega seu coração a Jesus, o que Ele faz? Ele traz a paz e, agora com paz, a vida ganha outro matiz. Onde você só via derrota e fracasso, agora você vê oportunidade. Eu sempre digo que, para os filhos de Deus, não existem derrotas. Para os filhos de Deus, cada derrota é a oportunidade de alcançar a vitória de uma maneira diferente. Vou repetir: Para os filhos de Deus não existem derrotas. Para os filhos de Deus, cada derrota é a oportunidade de fazer as coisas de uma maneira diferente para alcançar a vitória. Jesus está ao seu lado. Vá a Ele como você estiver. Leve seu coração.


Outro dia alguém me disse: “Pastor, minha vida está acabada. Como posso ir a Jesus?” Assim como você está. Lembra-se do filho pródigo? Como o filho pródigo foi a Jesus? Cheirando a porcos, cabelos sujos, unhas grandes, cheirando mal. Foi assim. E o pai teve nojo dele? Deus jamais terá
nojo de você. Para Deus, você é a coisa mais preciosa. Ele o ama como você é. O pai abraçou o filho e o beijou. É na pureza do Seu amor que você se transforma em algo puro. É na beleza e no amor que desaparece a feiura do pecado. E você se transforma em algo belo.


Conclusão - Vá a Jesus! Não adie sua decisão. Não tenha medo. Não tenha preconceitos. Vá a Jesus como você está! Diga para Ele: “Senhor, tenho tanta dificuldade para crer. Eu sei que preciso crer, mas não consigo. Ajuda-me a crer.” E deixe que Ele faça o que você não consegue fazer. Que Deus o abençoe.


Pr. Alejandro Bullón - Oferecido do Departamento de Comunicação da Associação Paulista Sudoeste
Luís Carlos Fonseca

1 comentário: