quarta-feira, 12 de julho de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (III TRIMESTRE/2017) A PRIORIDADE DA PROMESSA

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (III TRIMESTRE/2017) A PRIORIDADE DA PROMESSA

VERSO ÁUREO:“Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.” Gálatas 3:18

PROPÓSITO DA LIÇÃO: Explicar o relacionamento entre a promessa e a lei. Sentir o contraste entre o relacionamento com Deus mediante a Sua promessa da salvação pela graça, e se fosse apenas pela lei. Aceitar a promessa da graça por meio da fé e ao mesmo tempo ser beneficiado pela obediência da lei de Deus.

INTRODUÇÃO (Sábado 29 de Julho) A lição desta semana procura nos ajudar a entender o papel da lei, a “lei do amor”. Nossa capacidade de praticar essa lei em nossa caminhada de fé é a manifestação da graça divina.

Um bom exercício de reflexão para nós é considerar por que Paulo gastou tanto tempo fazendo a distinção entre o papel da fé na salvação e o papel da lei. Concentre-se no contexto cultural da época para ajudar a elucidar por que os gálatas necessitavam de instrução com relação ao papel da fé e da lei na salvação. Que lição Paulo estava tentando transmitir?

Deus sempre cumpre as Suas promessas A Bíblia diz em II Coríntios 1:19-20 “Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio.” Deus nunca se retrata ou altera as Suas promessas. A Bíblia menciona em Salmo 89:34 “Não violarei o meu pacto, nem alterarei o que saiu dos meus lábios.” Deus é mesmo maravilhoso. As pessoas podem deixar de cumprir as promessas, mas Deus sempre as cumpre.

As promessas de Deus nunca falham. Veja algumas promessas: A Bíblia diz em Josué 23:14 “Eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós sabeis em vossos corações e em vossas almas que não tem falhado uma só palavra de todas as boas coisas que a vosso respeito falou o Senhor vosso Deus; nenhuma delas falhou, mas todas se cumpriram.” Deus nos deu a promessa de vida eterna. A Bíblia diz em I João 2:25 “E esta é a promessa que ele nos dá, a vida eterna.” Deus pode fazer o impossível. A Bíblia diz em Lucas 18:27 “Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.” Deus deixou-nos a promessa de novos corações e de novos desejos. A Bíblia diz em Ezequiel 36:26 “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”

Ele prometeu-nos perdão. A Bíblia diz em I João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Ele prometeu-nos libertar-nos do medo. A Bíblia diz em Salmos 34:4 “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.” A Bíblia diz em Filipenses 4:19 “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.” E a lista pode seguir sem fim...!

DOMINGO (30 de julho) A LEI E A FÉ - Note no texto para hoje a íntima ligação entre a lei e a fé: “Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta. Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.” Gálatas 3:15-18.

Todos sabemos que a salvação é pela graça mediante a fé que exercemos em Deus, mas preste atenção no texto acima para ver que Deus teve o cuidado de mencionar que a lei foi dada 430 anos depois da promessa ter sido feita à Abraão. Isso mostra que Deus tem um carinho especial para com os Seus filhos e pede obediência à Sua lei. A lei de Deus já tinha sido dada de forma audível e verbal aos nossos primeiros pais no Éden, e estes, passaram para os seus filhos também de forma verbal. Com o tempo as pessoas foram se esquecendo da lei, e Deus achou necessário ratificá-la de forma escrita, e em tábuas de pedras.

No que consistia o concerto de Deus com Abraão? "De ti farei uma grande nação"; "Em ti serão benditas todas as famílias da terra" e "Darei à tua descendência esta terra". A história bíblica traça o cumprimento dessas promessas. O concerto feito entre Deus e Abraão não podia ser quebrado por ninguém. Deus tinha solicitado obediência, e Abraão e sua descendência deviam obedecer. É claro que Abraão, em algum momento, quebrou o “acordo”, e o próprio povo de Israel também quebrou. Mas, Deus o manteve. Como vimos na introdução desta lição, o acordo consistia em Deus abençoar, e em o povo obedecer. Obedecer o que? A lei de Deus que é a expressão do Seu caráter. Amém?

Lendo a Bíblia, e acompanhando a história do povo judeu, sabemos que a lei, tanto a moral quanto a cerimonial, era central para sua cultura e ligada intrinsecamente à sua fé na vinda do Messias. Em Êxodo, lemos acerca de Deus pronunciando a lei e também as instruções sobre quais tribos e pessoas deveriam ser encarregadas da liderança, para assegurar a execução e permanência dessa lei. No entanto, não é interessante saber que Jesus teve bem pouco que ver com os líderes “religiosos” estabelecidos no seu tempo, rabinos, escribas, saduceus e fariseus, quando esses eram os próprios líderes que estavam concentrados na preservação da lei? Isso mostra que Cristo veio cumprir o concerto através do seu sangue, coisa que a liderança judaica rejeitou. 

Fé não é um narcótico, mas um estimulante. Contemplando o Calvário, a nossa mente não se detém no não cumprimento do dever, mas criará a fé que irá atuar, purificando-a de todo o egoísmo. A fé em Cristo que salva a alma não é o que muitos imaginam que ela é. “Crede, crede”, é o seu brado; “tão-somente crede em Cristo, e sereis salvos. É tudo que tereis de fazer.” Embora a fé verdadeira confie inteiramente em Cristo para a salvação, ela conduzirá a perfeita conformidade com a lei de Deus. Fé e Obras. 52

Há dois erros contra os quais os filhos de Deus, particularmente os que só há pouco vieram a confiar em Sua graça devem, especialmente, precaver-se. O primeiro, ... é o de tomar em consideração as suas próprias obras, confiando em qualquer coisa que possam fazer, a fim de pôr-se em harmonia com Deus. Aquele que procura tornar-se santo por suas próprias obras, guardando a lei, tenta o impossível. ..O erro oposto e não menos perigoso é o de que a crença em Cristo isente o homem da observância da lei de Deus; que, visto como só pela fé é que nos tornamos participantes da graça de Cristo, nossas obras nada têm que ver com nossa redenção.” A Ciência do Bom Viver, 426

SEGUNDA-FEIRA (31 de julho) A FÉ E A LEI - O texto de hoje diz assim: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31. O apóstolo Paulo argumentava, de forma vigorosa, a favor da supremacia da fé no relacionamento de uma pessoa com Deus. Repetidamente ele afirmou que nem a circuncisão, e nem outras obras da lei são pré-requisitos para a salvaçao. Ele disse várias vezes também que ninguém é justificado ou salvo pelas obras da lei.

Então Paulo mesmo levantou a questão: Então a lei não tem nenhum valor? Deus aboliu a lei? Se Paulo quisesse dizer que a lei de fato tinha sido abolida e não precisava mais de ser obedecida, ele teria uma boa oportunidade aqui. Mas, nem ele, e nem outros personagens teriam deixado escrito textos tão claros.

Cito apenas alguns textos: “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Romanos 7:7, “E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.” Romanos 7:12, “Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne.” Romanos 8:3 e “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17-18.

Paulo teve que tratar com judaizantes, que eram os judeus fanáticos convertidos ao cristianismo. E como a Lei compreendia o conjunto da Torá, leis cerimoniais e a lei moral, isso pode fazer alguma confusão na mente de alguns, mas, para Paulo e para as igreja na Galácia, Roma e outros lugares; este tema estava claro. Eles sabiam dividir a lei dos 10 mandamentos das outras leis. E eles guardavam a lei do 10 mandamentos.

A lei moral jamais foi um tipo ou sombra. Existiu antes da criação do homem, e vigorará enquanto permanecer o trono de Deus. Não podia Deus mudar ou alterar um só preceito de Sua lei a fim de salvar o homem, pois é a lei o alicerce de Seu governo. É imutável, inalterável, infinita e eterna. Para o homem ser salvo, e para ser mantida a honra da lei, foi necessário que o Filho de Deus Se oferecesse como sacrifício pelo pecado. Aquele que não conheceu pecado tornou-Se pecado por amor de nós. Por nós morreu no Calvário. Sua morte demonstra o maravilhoso amor de Deus ao homem, e a imutabilidade de Sua lei. ...A glória de Cristo revela-se na lei, que é uma transcrição de Seu caráter, e Sua transformadora eficácia é sentida na alma, até que os homens se transformem em Sua semelhança. São feitos participantes da natureza divina, e tornam-se mais e mais semelhantes ao seu Salvador, caminhando passo a passo em conformidade com a vontade de Deus, até alcançarem a perfeição." Mens. Escolhidas, vol 1 págs 239, 240 

TERÇA-FEIRA (1º de agosto) O PROPÓSITO DA LEI – O texto para hoje está em Gálatas 3:19-29. Neste texto Paulo faz muitas referências a “Lei”. A que lei Paulo se refere? Até o verso 19 Paulo faz referência a lei cerimonial, pois o propósito desta lei foi cumprido na cruz, e a partir daí não foi mais necessário praticá-la. Já, no texto para hoje Paulo se refere à lei Moral. Uma leitura atenta irá mostrar o valor da lei dos 10 mandamentos. Você obedece a lei de Deus? 

Qual é o propósito da lei? Ela serve como espelho para mostrar as manchas da nossa vida. Ao olharmos para a lei, ela mostra os nossos pecados. O próprio Paulo disse: “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Romanos 7:7. Em outra parte Paulo menciona que a lei serve de aio, uma espécie de preceptor e guia para levar a criança até o principal mestre para ser ensinada. No caso, a lei leva à Cristo. “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” Gálatas 3:24. Antes de Jesus chegar e morrer por todos, as pessoas estavam debaixo da maldição da lei.

Maldição por que? Caso Jesus não morresse, todos estariam condenados, pois a lei não tem poder para salvar. Depois que Jesus veio, Ele se fez maldição. Fez maldição porque morrer a morte de cruz era uma maldição; não porque ele tornou-Se pecador,como alguns querem sugerir.

William Hendriksem, em seu livro: New Testament Comentary na pág, 141 menciona: “A lei funciona como uma lupa. Este instrumento não aumenta na realidade o número de manchas e sujidade que tornam o tecido sujo, mas fá-las sobressair mais claramente e revela muitas mais do que se pode ver a olho nu”

A lei de Deus não salva ninguém, mas deve ser obedecida por aqueles filhos de Deus que aceitam a salvação pelo sangue de Cristo. O chato é ter que lidar com cristãos “cabeças duras” que não entendem quase nada da teologia paulina, e quando falamos deste tema, para justificarem a transgressão do sábado, por exemplo, dizem que a lei foi abolida. Ora bem! Se foi abolida, então estamos liberados para quebrar os outros 9 mandamentos também. Sabemos que não é assim que a Bíblia ensina.

A proclamação da lei no Sinai não invalidou a promessa que Deus fez a Abraão, nem a lei alterou as provisões da promessa. A lei foi dada para que as pessoas fossem conscientizadas da verdadeira extensão da sua pecaminosidade e reconhecessem sua necessidade da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.

Antes de serem lançados os fundamentos da Terra, foi feito o concerto de que todos os que fossem obedientes, todos os que, por meio da abundante graça provida, se tornassem santos no caráter e sem culpa diante de Deus, apropriando-se dessa graça, seriam filhos de Deus. Este concerto, feito desde a eternidade, foi dado a Abraão centenas de anos antes da vinda de Cristo. Com que interesse e com que ardor Cristo na humanidade estudava os seres humanos para ver se eles se apoderariam da provisão oferecida!" Fundamentos da Educação Cristã, 403

"Em Seus ensinos, Cristo mostrou de quão vasto alcance são os princípios da lei pronunciada do Sinai. Fez Ele uma aplicação viva dessa lei cujos princípios permanecem para sempre a grande norma de justiça, norma pela qual todos serão julgados naquele grande dia em que se assentar o juízo e os livros forem abertos. Veio Ele para cumprir toda a justiça e, como cabeça da humanidade, mostrar ao homem que ele pode fazer a mesma obra, satisfazendo a todas as especificações dos reclamos de Deus. Pela medida da graça que Ele concede ao instrumento humano, ninguém precisa perder o Céu. A perfeição de caráter é alcançável por todo aquele que nela se empenha. Isto é a própria base do novo concerto evangélico. A lei de Jeová é a árvore; o evangelho são as perfumosas flores e os frutos que ela produz. A lei de Deus é a expressão de Seu caráter. Nela estão contidos os princípios de Seu reino. Quem recusa aceitar estes princípios está-se excluindo do conduto por onde fluem as bênçãos de Deus." Mens. Escolhidas. vol 1, págs 211 e 212

QUARTA-FEIRA (2 de agosto) A DURAÇÃO DA LEI DE DEUS - Há algumas maneiras de interpretar a lei de Deus. Alguns admitem e crêem que ela findou na cruz, estribando-se para isso em Colossenses 2:14 - "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e atirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” Esta declaração está relacionada com as leis cerimoniais e não com a lei moral dos 10 mandamentos. 

A declaração de Paulo sobre a lei do 10 mandamentos ser adicionada no Monte Sinai significa que ela não existia antes? Se já existia, qual era a diferença entre os períodos anterior e posterior ao Sinai? 

Deus não precisou revelar Sua lei a Abraão com trovões, relâmpagos e pena de morte. Ver Êxodo 19:10-23. Por que, então, Deus deu a lei aos israelitas dessa maneira? Foi porque durante seu cativeiro no Egito, os israelitas haviam perdido de vista a grandeza de Deus e Seus elevados padrões morais. Como resultado, eles precisavam ser consciencializados da extensão da própria pecaminosidade e da santidade da lei de Deus. Com certeza, a revelação no Sinai fez justamente isso alcançando os objetivos prospostos por Deus. 
O que Paulo quis dizer quando afirmou que a lei foi adicionada “até que viesse o descendente a quem se fez a promessa”? Ver Gálatas 3:16-19

Muitos têm entendido que esse texto queria dizer que a lei dada no Monte Sinai era temporária. Ela foi introduzida 430 anos depois de Abraão e, então, foi anulada quando Cristo veio. Essa interpretação, porém, contradiz o que Paulo diz sobre a lei em Romanos, bem como em outras passagens da Bíblia, como vemos em Mateus 5:17-19.
O erro que os leitores muitas vezes cometem, com relação a essa passagem, é o de supor que a expressão “até que” sempre implica uma duração limitada de tempo. Esse não é o caso. Descrevendo a pessoa que teme ao Senhor, o Salmo 112:8 diz: “O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo”. Isso significa que quando ele triunfar ficará com medo? Em Apocalipse 2:25, Jesus disse: “Tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que Eu venha”. Teria Jesus declarado que, depois que Ele vier, já não precisaremos ser fiéis?
O papel da lei não acabou com a vinda de Cristo. Ela continuará a apontar o pecado. O que Paulo disse foi que a vinda de Cristo marcou um momento decisivo na história humana. Cristo pôde fazer o que a lei jamais poderia fazer: prover o verdadeiro remédio para o pecado, ou seja, justificar os pecadores e, pelo Seu Espírito, cumprir Sua lei neles. Ver Rom 8:3, 4. Amém?
Alguma vez você já teve estes pensamentos: “Se apenas o Senhor fizesse isso por mim, ou aquilo, ou aquilo outro, eu nunca mais duvidaria nem questionaria o Senhor?” Pense, entretanto, sobre o que aconteceu no Sinai, e a respeito da grande manifestação do poder de Deus, vista pelos israelitas, e, mesmo assim, eles se rebelaram. O que isso diz sobre o que é a verdadeira fé? Como obter e manter essa fé?
QUINTA-FEIRA (3 de agosto) A SUPERIORIDADE DA PROMESSA - Este é o texto principal para hoje: “Ele estava na congregação, no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos antepassados, e recebeu palavras vivas, para transmiti-las a nós” Atos 7:38. 

Em Gálatas 3:19, 20, Paulo continua sua linha de pensamento sobre o fato de que a lei não anula a aliança da graça. Isso é importante porque, se a teologia de seus oponentes estivesse correta, a lei faria exatamente isso. Como pecadores, imagine qual seria a nossa situação, se, para nos salvarmos, tivéssemos que confiar em nossa observância da lei, e não na graça de Deus. No fim, estaríamos perdidos e sem esperança!
Embora os detalhes dos comentários de Paulo em Gálatas 3:19, 20 sejam difíceis, seu raciocínio básico é claro: a lei é subordinada à promessa, porque ela foi dada por intermédio de anjos e de Moisés. A conexão de anjos com a entrega da lei não é mencionada em Êxodo, mas é encontrada em vários outros lugares nas Escrituras. Veja Deut 33:2; Atos 7:38, 5 e Heb 2:2. Paulo usou a palavra mediador em I Timóteo 2:5 em referência a Cristo, mas seus comentários neste contexto sugerem fortemente que ele tem em mente Deuteronômio 5:5, onde Moisés diz: “Naquela ocasião eu fiquei entre o Senhor e você para declarar-lhe a Palavra do Senhor”
Majestosa como tenha sido a promulgação da lei no Sinai, com incontáveis anjos presentes, e importante como Moisés tenha sido na função de legislador, a proclamação da lei foi indireta. Em forte contraste com isso, a promessa de Deus foi feita diretamente a Abraão, e, portanto, a todos os crentes, pois não havia necessidade de um mediador. No fim, por mais importante que seja a lei, ela não é substituto para a promessa da salvação pela graça através da fé. Ao contrário, a lei nos ajuda a entender melhor o quanto essa promessa é realmente maravilhosa. Amém?
Qual era a natureza dos encontros diretos de Abraão com Deus? Qual era o benefício dessa proximidade com Deus? Pense em outros encontros que outros personagens bíblicos tiveram com Deus: Adão e Eva no Éden, Gên 3; a escada de Jacó, Gên 28; Paulo no caminho de Damasco, Atos 9. Talvez você não tenha experimentado algo tão dramático, mas, de que forma Deus tem Se revelado a você? Alguma coisa na sua vida pessoal pode estar impedindo que você tenha o tipo de intimidade e proximidade com Deus que Abraão experimentou? Que medidas você pode tomar para mudar?
A dádiva a Abraão e sua semente incluirá não simplesmente a região de Canaã, mas a Terra toda. Assim, diz o apóstolo: “A promessa de que havia de ser herdeiro do mundo  não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé”. Rom 4:13 E a Bíblia claramente ensina que as promessas feitas a Abraão devem cumprir-se por meio de Cristo. Todos os que são de Cristo são “descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa” — herdeiros de uma “herança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar”, a saber, a Terra livre da maldição do pecado. Pois “o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos, debaixo de todo o céu, serão dados ao povo dos santos do Altíssimo" ; e “os mansos herdarão a Terra, e se deleitarão na abundância de paz” Patriarcas e Profetas, 115
SEXTA-FEIRA (4 de agosto) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 6 (III TRIMESTRE/2017) A PRIORIDADE DA PROMESSA- Nossa salvação é fundamentada em nossa aceitação, pela fé, na justiça e redenção de Cristo. A lei serve para ilustrar o caráter de Deus e refletir nossas próprias deficiências, nos levando à única fonte de justiça.
Na intimidade do coração, muitas pessoas se sentem julgadas, seja por outros ou pelas próprias normas internas, no que diz respeito as formas pelas quais falham em cumprir a lei de Deus. Como a lição que Paulo partilha em Gálatas nos ajuda a reorientar nosso coração e mente? Focalizar nossa fé em Deus e Sua graça, através do perfeito dom e belo caráter de Jesus, pode inspirar em nós compaixão para com nossos próprios defeitos e os dos outros? Absorvendo esse espírito de perdão e graça, como podemos reorientar nossa vida para realmente viver nossa maior vocação de ser filhos e filhas de Cristo unicamente pela graça mediante a fé, vivendo de acordo com a lei de Deus e produzindo totalmente o fruto do Espírito?
Como entrar na provisão da vida plena e na terra da promessa que Deus tem para nós? Em primeiro lugar devo avaliar-me, o que eu quero, salvação ou perdição? Se estou fazendo as coisas erradas e continuo da mesma forma, estou determinando minha colheita e eternidade.
Em segundo lugar devo começar a mudança pelo meu coração, enquanto isso não ocorrer, não há como apropriar-me da plenitude e bênçãos que Deus tem. O caminho é o arrependimento e confissão.
Em terceiro lugar devo alimentar-me da Palavra de Deus, buscar e viver a perfeita vontade do Senhor para minha vida. O Senhor tem desafiado Seu povo a andar em um nível maior de profundidade com o Espírito Santo, isso só é possível usando as chaves espirituais que Ele nos deu.
Por fim, necessito exercer meu sacerdócio, edificando altares de adoração a Jesus como Rei e Senhor. O resultado dessas práticas será a manifestação da glória de Deus em minha vida, família, igreja e nação. A prioridade deve ser Deus em tudo. Muitas vezes Deus só é prioridade quando temos necessidades. Deus tem que ser o primeiro em minha vida.
Mas havia uma verdade ainda maior a ser gravada na mente deles. Vivendo no meio da idolatria e corrupção, eles não tinham uma concepção verdadeira da santidade de Deus, da excessiva maldade de seu próprio coração, de sua total incapacidade de, por si mesmos, prestar obediência à lei de Deus, e de sua necessidade de um Salvador. Eles precisavam ser ensinados em tudo isso” Patriarcas e Profetas, 371.
A lei de Deus, proclamada em terrível majestade do Sinai, é a declaração de condenação ao pecador. A função da lei é condenar, mas não há nela nenhum poder para perdoar ou redimir.” Comentários de Ellen G. White, SDA Bible Commentary, v. 6, p. 1.094.
Luís Fonseca

1 comentário:

  1. CONFORME O QUE ESTÁ ESCRITO NA LEI DO SENHOR:
    (LC.2.23)

    (LC.8.17) NADA HÁ OCULTO QUE NÃO HAJA DE MANIFESTAR-SE, NEM ESCONDIDO QUE NÃO VENHA A SER CONNHECIDO; (LE.12.14) PORQUE DEUS HÁ DE TRAZER A JUÍZO TODAS AS OBRAS, , ATÉ AS QUE ESTÃO ESCONDIDAS, QUER SEJAM BOAS, QUER SEJAM MÁS: (MT.19.26) ISTO É IMPOSSÍVEL AOS HPMENS, MAS PARA DEUS TUDO É POSSível: (2CO.10.7) OBSERVAI O QUE ESTÁ EVIDENTE:
    (RM.10.18) PERGUNTO: A AUTORIDADE PÚBLICA QUE ISENTA FALSAS IGREJAS DE TRIBUTOS FISCAIS POR INTERESSE POLÍTICO, BENEFICIANDO GUIAS CEGOS E PECADORES, QUE AMONTOAM FORTINAS EXPLORANDO A BOA FÉ E A INGENUIDADE DE MUITA GENTE SIMPLES, À PAR DE PERPETUAR A IGNORÂNCIA E O SOFRIMENTO NA TERRA; ACASO TERÁ JUÍZO OU FORMAÇÃO CRISTÃ BASTANTE PARA MONTAR ASSESSORIA RELIGIOSA CAPAZ DE LIVRAR O POVO DE DEUS DESSE JUGO INFERNAL?
    ISTO É IMPOSSÍVEL PARA QUEM DESCONHECE OS SANTOS ENSINAMENTOS DE CRISTO, O TESTEMUNHO DOS ESPÍRIOS SUPERIORES, E O CONTEÚDO OBJETO DAS PARABOLAS BÍBLICAS, À EXEMPLO DESTA:
    (GN.) O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: (AR.77.5) –
    (Ao recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o título acima, o AMOR nos revela que):
    HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO: (IL.77.5)
    (LC.20.17) QUE QUER DIZER, POIS, O QUE ESTÁ ESCRITO? (ar) QUERO DIZER QUE: (AP.21.6) TUDO ESTÁ FEITO: (JB.8.32) CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ; (EZ.12.24) PORQUE JÁ NÃO HAVERÁ VISÃO FALSA NENHUMA, NEM ADVINHAÇÃO LISONJEIRA NO MEIO DA CASA DE ISRAEL: (JÓ.5.4) OS SEUS FILHOS ESTAVAM LONGE DO SOCORRO, ERAM ESPEZINHADOS ÀS PORTAS DO SABER, E NÃO HAVIA QUEM OS LIVRASSE DO MAL; (SL.78.22) PORQUE NÃO CRERAM EM DEUS NEM CONFIARAM NA SUA SALVAÇÃO.
    (IS.16.14) AGORA, PORÉM, O SENHOR FALA E DIZ: (JS.5.9) HOJE REMOVI DE VÓS O OPRÓBRIO DO EGITO; (LC.12.32) PORQUE VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO:(JB.14.17) O ESPÍRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER; PORQUE NÃO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CNHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSCO E ESTARÁ EM VÓS: (FL.2.29) RECEBEI-O, POIS, NO SENHOR, COM TODA A ALEGRIA E HONRA! (2CO.13.18) PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE: (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! E TOMAI POSSE DO REINO QUE vOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO...





    ResponderEliminar