terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (1º trimestre de 2019) EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (1º trimestre de 2019) EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS

VERSO ÁUREO: “E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.” Apocalipse 21:15

INTRODUÇÃO (sábado 23 de março) – “E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.” Apocalipse 21:15

Esta é a última lição do trimestre e trata de temas maravilhosos, pois mostra o fim do pecado e o início da eternidade. A Bíblia tem muito a dizer dessa pátria superior, especialmente da cidade que está no céu e que será estabelecida aqui na terra. A Nova Jerusalém será a capital da terra e a terra será a capital do universo. A Nova Jerusalém foi arquitetada pelo próprio Deus. Ver Hebreus 11:10.

Assim como os dois primeiros capítulos da Bíblia falam da criação efetuada por Deus, de um mundo perfeito para a habitação dos seres humanos, os dois últimos capítulos da bíblia também falam de Deus criando um mundo perfeito para a humanidade; mas agora de uma re-criação, a restauração da terra mil anos após a volta de Jesus.

Veja que maravilhosa visão recebeu João na ilha de Patmos: “E eu, João, vi a santa cidade, a Nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:2-4

A cidade de Deus não é apenas chamada de a Nova Jerusalém, mas também de o Tabernáculo de Deus. “Jerusalém” significa cidade da paz. A Jerusalém terrestre dificilmente terá feito jus a seu nome, mas a Nova Jerusalém refletirá fielmente esta realidade.

Quem apenas terá o direito de entrar nesta cidade? “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” Apocalipse 22:14

Todos os que forem achados dignos de serem contados entre os membros da família de Deus no céu, reconhecem e recebem sua força e perdão da mesma fonte, do próprio Jesus Cristo.  Todos os que aceitam Jesus como salvador pessoal e é lavado pelo sangue de Cristo em sua vida e que purifica o caráter dos pecados, terão o direito a entrar na cidade pelas portas.

Em certo sentido, essa cidade vincula o céu à nova terra. Primariamente o termo “Céu” aplica-se ao céu atmosférico. As Escrituras utilizam o termo para referir-se: a) Céu atmosférico. Ver Gênesis 1:20. b) Céu astral ou estrelado. Ver Gênesis 1:14-17, e. c) Terceiro céu, onde está o trono de Deus no santuário celestial. Ver II Corintios 12:2-4.

Todos nós poderemos ter acesso a esta cidade e nova terra. O convite é para todos: “O Espírito e a noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem. Aquele que tem sede venha, e quem quiser beba de graça a água da vida”. Apocalipse 22:17.

Babilónia e todos os infiéis serão destruídos e o mesmo fogo que será usado para dar fim ao pecado e Satanás, purificará esta terra. Os salvos se espalharão sobre sua superfície e aqui será a nossa eterna morada, depois dos mil anos. Amém?

Depois dos mil anos: "O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor." O Grande Conflito, condensado p. 294

DOMINGO (24 de março) A CEIA DAS BODAS E DO CORDEIRO – "Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro." Apoc. 19:9.

Encontramos em Mateus 22:2-13 a parábola do rei que celebrou as bodas do seu filho, e foi antes da festa para verificar se os convidados estavam bem vestidos e, Apocalipse usa a descrição semelhante para descrever a ceia das bodas que Cristo tem com os salvos. Jesus exige que os salvos estejam trajados com a justiça da salvação antes da Sua segunda volta.

A parábola das bodas, Mat 22:2-13, representa o juízo investigativo, que examina o caráter de todos os que professam servir a Deus. Os que são aprovados no juízo são os que estão vestidos com o traje de bodas. Este traje representa o caráter de Cristo que é creditado aos remidos e reproduzido na vida deles. Amém? No juízo investigativo, os professos seguidores de Cristo estarão divididos em duas classes: Os salvos e os perdidos.

Para o banquete da ceia das bodas do Cordeiro, são convidados apenas os amigos do Noivo. Quando Cristo aqui esteve, veio convidar todos os habitantes da terra para se juntarem a Ele,  e partilharem juntos da ceia da salvação, através da qual o Noivo, também chamado de "o Cordeiro de Deus", Jesus Cristo, estaria selando Seu compromisso de noivado com a Igreja. Ele veio do Céu, da casa do Pai, para a terra, nossa casa, para nos convidar para o banquete da redenção. Pagou o preço do banquete, e nos ofereceu gratuitamente a ceia celestial: vida eterna a todo aquele que O recebe como amigo.

Jesus também pediu a Seus amigos, chamados de discípulos, que estendessem o convite da ceia da salvação à todos os homens do planeta, aos quais Ele não podia ir pessoalmente. Passou-nos uma procuração, documentada na Palavra de Deus, ver Mat. 28:18-20 e Atos 1:8, autorizando-nos a ir aos morros, às casas, às mansões, às encruzilhadas, convidando os moradores para que O recebessem como Amigo. Aqueles que aceitaram Seu convite para a ceia da Salvação, são chamados de amigos e na volta de Cristo, os seus amigos serão chamados para morarem com Ele.

Veja estas descrições inspiradas e que mostram os requisitos especiais para participarmos desta ceia: “Os convidados à ceia do evangelho são os que professam servir a Deus, cujos nomes estão escritos no livro da vida. Nem todos, porém, que professam ser cristãos, são discípulos verdadeiros. Antes que seja dada a recompensa final, precisa ser decidido quem está apto para participar da herança dos justos. Essa decisão deve ser feita antes da segunda vinda de Cristo, nas nuvens do céu; porque quando Ele vier, o galardão estará com Ele ‘para retribuir a cada um segundo as suas obras’” Apoc 22:12, Parábolas de Jesus, 310.

“Embora não tenhamos mérito em nós mesmos, na grande bondade e amor de Deus somos recompensados como se os méritos fossem nossos. Quando temos feito todo o bem que era possível fazer, somos, ainda, servos inúteis, pois fizemos apenas o que era nosso dever. O que temos realizado tem sido unicamente pela graça de Cristo, e nenhuma recompensa nos é devida da parte de Deus na base de nossos méritos. Mas, pelo mérito de nosso Salvador, cada promessa que Deus faz será cumprida, e cada homem será recompensado segundo as obras.” Beneficência Social, 316

"Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro." Apoc. 19:9.

"Então dirá o Rei aos que estiverem à Sua direita: Vinde, benditos de Meu Pai! entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." Mat. 25:34.

Desejamos sair da nossa zona de conforto e desenvolvermos o caráter de santidade? 

SEGUNDA-FEIRA (25 de março) O ARMAGEDOM TERMINAEntendendo o que significa o Armagedon: Dentro do contexto do Apocalipse, Armagedom; montanha de Megido, significa uma guerra espiritual que acontece entre o povo fiel a Deus e Babilónia, que é infiel. Encontramos um paralelismo entre a antiga Babilônia que lutava contra o povo de Israel, e as forças do mal, que lutam contra os que seguem a Cristo, que são o Israel espiritual.

A Babilônia antiga era a nação que dominava o mundo nessa época. Era a maior nação da Terra. Também era inimiga de Deus e de Seu povo… O rio Eufrates significava muito para a Babilônia antiga que dependia dele para sobreviver… O dia em que o rio secou, Babilônia foi conquistada e vencida completamente. Sua destruição foi repentina e irreversível.

Podemos concluir que todos os sistemas religiosos do mundo que negam Deus e a Cristo, de uma forma ou de outra, estão contra Deus. Ver Mateus 12:30. Aqui incluímos o paganismo, o ateísmo, o espiritismo, o catolicismo e protestantismo apostatado. Essas forças religiosas se unirão para destruir os fiéis seguidores de Cristo e de Sua verdade, através dos meios ao seu alcance, como; falsas aplicações da ciência, espiritualismo em todas as suas formas e manifestações, curas, milagres, mediunidade, parapsicologia, telepatia, ioga, mediunidade transcendental, ocultismo, umbanda, candombé, nova era, florais de Bach, homeopatia, etc,

Essas falsas doutrinas e praticas são baseadas na tradição humana e não na Palavra de Deus, paa além de ter a mão do inimigo; evolucionismo, materialismo, secularismo, hedonismo, influenciarão os governos para prejudicar e destruir os seguidores do Cordeiro, editando leis que proíbam a guarda do sábado ou que obriguem a observância do domingo, ameaçando-os com prisão e morte. Esta guerra está em pleno curso e será intensificada perto do fim do mundo. Esta é a guerra do Armagedon que que Deus vai vencer! Amém?

A segunda volta de Cristo será a maior manifestação do Seu poder e glória desde os tempos mais remotos já descrita na bíblia. A 2ª volta de Jesus é uma doutrina que traz confiança na Bíblia e comunica-nos a esperança de vivermos em perfeita paz no reino de Deus. Milhões de pessoas recitam a oração do “Pai Nosso” e oram: “Venha o Teu Reino”. E quando repetem a oração do credo, declaram: “Há de vir para julgar os vivos e os mortos”. Esta doutrina encontra-se em toda a bíblia; tanto no Velho como no Novo Testamentos. Todas as religiões cristãs aceitam esta doutrina, embora algumas a interpretam de formas diferentes do que Bíblia ensina. A bíblia termina desta forma: “Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” Apoc. 22:20.

Qual será a condição moral da sociedade nos dias da volta de Cristo? “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, inconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” II Timóteo 3.1-5

Que preparo devemos fazer hoje? Desejar a vinda de Jesus. Ver II Timóteo 4:8. b) Estar preparado. Ver I João 3: 2 e 3 c) Ajudar na pregação do evangelho. Ver Mateus 24:14. d) Amar a Deus de todo o coração. Mateus 22:34. Depois da volta de Cristo terão lugar alguns acontecimentos interessantes. Este será o tema da lição de amanhã.

TERÇA-FEIRA (26 de março) O MILÊNIO - O milênio é um período de 1000 anos, como o próprio nome menciona; e que está relatado na Bíblia Sagrada. Muitos, por acharem difícil a interpretação do Apocalipse, ignoram este tema.

Que eventos marcarão o início do Milênio?

a) A VOLTA DE JESUS - João 14:1-3 – Neste texto Jesus prometeu voltar à terra para buscar Seus filhos: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

b) A MORTE DOS ÍMPIOS - II Tessalonissenses 1:8  menciona que os ímpios que estiverem vivos serão destruídos quando Jesus voltar. Serão destruídos e ficarão mortos e inconscientes durante os mil anos. “Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder.”

c) RESSURREIÇÃO  DOS JUSTOS – A Bíblia menciona que os mortos justos, isto é, os que forem salvos, serão ressuscitados no momento da volta de Jesus:  Ver também I Cor. 15:51 e 52 “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” I Tessal. 4:16

d) ASCENÇÃO DOS JUSTOS PARA O CÉU – I Tessal. 4:17 menciona que após a ressurreição dos salvos os justos serão transformados e levados ao céu. “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”

e) SATANÁS SERÁ AMARRADO – Apoc. 20:1-3 descreve que Satanás será preso durante este período. Esta prisão será porque neste período ele e seus demônios não terão a quem tentar e conduzir ao pecado. Pois os salvos estarão com Jesus no céu e os ímpios estarão mortos e sepultados nos destroços da terra. Nesta terra, que estará totalmente destruída e desabitada, Satanás e seus demônios poderão refletir as atrocidades que fizeram no decorrer dos milênios anteriores.

Como ficará a terra durante o Milênio? A terra ficará reduzida a um estado caótico, a um montão de ruínas. O céu terá desaparecido como um rolo que é enrolado. As montanhas estarão removidas dos seus lugares. A terra ficará em um estado de escuridão, terror e deserta no período dos mil anos. “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo. II Pedro 2: 4

“Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei, e eis que não havia homem algum; e todas as aves do céu tinham fugido. Vi também que a terra fértil era um deserto; e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do Senhor, diante do furor da sua ira. Porque assim diz o Senhor: Toda esta terra será assolada; de todo, porém, não a consumirei.” Jeremias 4.23-27

Quais serão as atividades dos salvos durante o Milênio? Para além de louvarem a Deus e desenvolverem as atividades de santos que serão, participarão no julgamento dos perdidos, de Satanás e seus demônios. “Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?” I Cor. 6:2 e 3

“E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.” Apoc. 20: 3 e 4

Os textos acima mostram as atividades dos salvos durante os mil anos: eles julgarão os perdidos que estarão mortos e os anjos maus que estarão abandonados.  Este será um juízo de confirmação apenas. Os perdidos não terão outra chance, pois a Palavra menciona que depois da morte, vem o juízo e  a condenação. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso o juízo.” Hebreus 9:27.

Que eventos marcarão o final do Milênio?

a) A DESCIDA DA NOVA JERUSALÉM COM OS SALVOS. “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.” Apoc. 21.1 e 2

b) A RESSURREIÇÃO DOS ÍMPIOS –  O início e o final do Milénio são marcados  por ressureições: A primeira será dos santos e a segunda dos ímpios. Em João 5.28 e 19 menciona a respeito destas duas ressurreições. “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” Apoc. 20: 5 e 6

c) SATANÁS SERÁ SOLTO – Ele será solto porque terá os ímpios a quem tentar e arregimentar, para tentarem destruir Jerusalém e os santos. “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão. E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.” Apoc. 20:7 e 8

d) SATANÁS E OS PECADORES SERÃO DESTRUÍDOS - “E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” Apoc. 20:9 e 10

QUARTA-FEIRA (27 de março) “UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA” – Na Continuação do estudo de ontem; “Deus criará um novo céu e uma nova terra”. Em Apocalipse 21: 1 a 3 mostra que Deus criará um novo mundo. “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a Nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.”

O mesmo fogo que destruirá os demónios e os ímpios, purificará a terra. O inferno vai durar enquanto tiver alguma substância para ser queimada. Não haverá um fogo a arder eternamente, como é falsamente ensinado por quase todas as religiões, cristãs e não cristãs.  Compare as seguintes passagens: Judas verso 7 e II Pedro 2:6. Se fosse eterno, Sodoma e Gomorra, necessariamente, estariam a arder até hoje.  A Nova Jerusalém descerá para a terra, e será a capital do paraíso. A terra será a sede do universo todo.

Em Genesis 1:31 mostra como era a terra antes do pecado. A Bíblia afirma que Deus criou a terra para ser habitada e não para ser um caos. Ver Isaías 45:18. No final da criação de todas as coisas, depois de ter feito o homem à Sua própria imagem e semelhança, Deus declarou que tudo o que Ele havia feito era “muito bom” Gênesis 1:31. Tudo era perfeito.

O pecado alterou a ordem da criação, conforme Romanos 5:12. O mundo todo foi impactado pelo pecado de nossos primeiros pais. A Bíblia, em Gênesis 3, registra este triste episódio. Adão e Eva foram criados perfeitos e não havia maldade alguma em seu coração. Se confiassem no Criador e permanecessem obedientes à Sua palavra, seriam felizes e jamais experimentariam a dor e o sofrimento.

Quanto a terra será restaurada? “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” Apocalipse 21:5
Com a destruição de Satanás, os anjos maus e todos os ímpios, toda a terra será restaurada. Assim se cumprirá o que foi dito por meio do profeta Isaías: “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas” Isaias 65:17. Isto significa que não sobrará vestígio algum de maldade e “não haverá mais maldição” sobre a Terra. Ver Apocalipse 22:3. Jesus declarou: “Eis que faço novas todas as coisas” Apocalipse 21:5. A Bíblia é enfática: “todas as coisas” serão restauradas. Ver Atos 3:21 “A própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para liberdade da glória dos filhos de Deus” Romanos 8:21. Amém?

Como será o lar do Salvos? Conta-se a história de uma menina que sempre viveu em uma grande cidade. Com todas aquelas luzes da cidade, ela nunca teve a oportunidade de ver as estrelas. Certo verão, sua mãe levou-a para passar as férias no campo. Durante a noite, após o pôr-do-sol, as estrelas brilhavam como diamantes no céu. A menininha olhou para cima, espantada. Estava encantada com a beleza daquele céu cheio de estrelas. Então, exclamou: Ah, mamãe, se o céu é tão bonito do lado avesso, que maravilha deve ser do lado certo! E é verdade! A bíblia mostra a beleza de como será a eternidade. Ela está cheia de detalhes sobre a Nova Jerusalém. Mas, algumas pessoas não acreditam no céu. Há ainda outros, que dizem que o céu não é um lugar real, mas um estado de espírito. Deus quer que nós saibamos como é o céu, para que desejemos estar lá. O céu não é um lugar secreto, que Deus está escondendo de nós, antes Ele revelou com detalhes:

Onde vai ser estabelecida a Nova Jerusalém? Será na terra renovada. A Nova Jerusalém será a capital da terra. O trono de Deus será estabelecido na terra.  A terra será a capital do universo. Toda a terra será habitada pelos salvos. A Jerusalém terrestre era a cidade preferida de Deus. Como o pecado tirou a alegria de Deus, Ele criou a Nova Jerusalém, mas que será estabelecida no mesmo lugar da cidade atual.

Como será a vida dos remidos? “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apoc. 21:4

QUINTA-FEIRA (28 de março) A NOVA JERUSALÉM -  O que acontecerá com a Nova Jerusalém no fim dos mil anos? Ver Apocalipse 21:9, 10. A Nova Jerusalém descerá para esta terra, para ser aqui a capital de um novo mundo. Nosso planeta, que foi o teatro da queda do homem, torna-se o local da cidade de Deus. Esta terra, que foi regada com o sangue de Cristo, gozará da presença do próprio Deus.

Esta é a cidade com que os homens têm sonhado, a cidade que há de vir. Ela não é uma miragem, existe agora mesmo, e um dia estará aqui. A Bíblia torna claro que, finalmente, os salvos herdarão a terra. Ver Mateus 5:5; Salmo 37:9,29; 115:16.

Como ter acesso a essa cidade? Basta entregar o coração a Cristo e dedicar a vida a Ele em obediência e amor. Fazendo assim, teremos um lugar com Cristo na Nova Terra, na Santa Cidade que há de vir.

Como é a luz na Nova Jerusalém? Apocalipse 21:23-25. A presença de Jesus garantirá a claridade constante neste ambiente celestial. Tempo não será nossa preocupação na nova terra. Teremos a vida eterna para desfrutar ao lado de nossos queridos e de Jesus.

Que árvore existia no Éden e estará nesta nova cidade? “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” Apocalipse 22:1,2

Desde o Gênesis até o Apocalipse lemos de uma só árvore da vida. Os homens terão novamente acesso a ela, e cumprir-se-ão as palavras do profeta: “Pois como os dias da árvore são os dias do meu povo”. Isaías 65:22. Estes versos de Apocalipse falam que “as folhas da árvore da vida são para a cura das nações”; ou seja, enquanto houver esta árvore no céu, a saúde será perfeita.

Essa cidade está agora no céu, onde Jesus nos foi preparar lugar. Para ela serão levados os salvos quando Jesus voltar. O Salvador orou para que todos os que O amam possam estar com Ele onde Ele está, João 17:24, e essa oração será atendida.

Quais são as medidas da nova Jerusalém? A cidade mede 600 km de cada lado. Sendo 360 mil km quadrados. Tendo a capacidade de comportar todos os salvos durante os mil anos. Pois depois dos 1000 anos os salvos habitarão toda a terra que será renovada. “E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.” Apoc. 21:16

Qual é a altura do muro da Nova Jerusalém? “E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.” Apoc. 21:17. Essa medida equivale a 65 metros.

Com que estão adornados os doze fundamentos? “E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; o quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.” Apoc. 21:19 e 20

De que são feitas as doze portas e o que está escrito nas portas? “E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.” Apoc. 21:21

“E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.” Apoc. 21:12

Como é a praça da cidade? “E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.” Apoc 21:21

O que há no meio da praça da cidade? A árvore de vida que Adão e Eva perderam por causa do pecado, será restabelecida para os salvos. A árvore do conhecimento do bem e do mal já não existirá.
“No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” Apoc. 22:2. Ver Apoc. 2:7

Qual será o maior privilégio dos salvos? “E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.” Apoc. 22. 3 e 4. Durante milénios todo o universo terá observado com atenção a ação do pecado e observarão a maneira justa e amorosa do juízo de Deus, e não ousarão levantar-se contra Deus. "A angústia não levantará segunda vez" Naúm 1:9. Amém?

A quem é permitida a entrada nesta cidade? “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idolatras, e qualquer que ama e comete a mentira.” Apoc. 22: 14 e 15

SEXTA-FEIRA (29 de março) LEITURA ADICIONAL E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (1º trimestre de 2019) EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS – O livro do Apocalipse termina falando da volta de Cristo e da necessidade que temos, como povo de Deus, de anunciar o evangelho ao mundo.

O personagem central do livro de Apocalipse é Jesus, a adoração recebida no céu e em todo Universo, a Sua preocupação com Seu povo e Sua volta para restaurar o nosso mundo. Jesus logo voltará e deixou-nos  mensagens magnificas na Bíblia, e o livro do Apocalipse é uma carta que mostra a Sua preocupação e o amor para conosco. Amém?

Apocalipse significa “algo que já foi revelado”. Se já foi revelado é algo que podemos entender e ser beneficiados pela leitura. No Apocalipse todos os livros da Bíblia se encontram e se cumprem. Ali está o complemento do livro de Daniel. Um é uma profecia; o outro é uma revelação. Como todo leitor da Bíblia sabe, os livros de Daniel e Apocalipse são, na maior parte, escritos em símbolos. Nesses dois livros Deus revela toda a extensão da controvérsia moral que convulsionou nosso planeta dando ênfase na derradeira vitória de Sua causa, e na final condenação das forças do mal.

Para quem foi escrito o livro de Apocalipse? "João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono." Apocalipse 1:4. A mensagem das sete igrejas, para além das igrejas da Ásia, também é destinada para nós, pois temos um pouco de cada igreja em nossas igrejas e nas nossas vidas. Então o livro foi escrito para nós, com o propósito de mostrar-nos as coisas que em breve devem acontecer, que são as profecias. Portanto as profecias são muito importantes para nós.

Ellen White recomenda: “Há necessidade de mais íntimo estudo da Palavra de Deus; especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a atenção como nunca antes na história de nossa obra”. Testemunhos para Ministros, 112

“No Apocalipse são descritas as profundas coisas de Deus…O próprio Senhor revelou a Seu servo os mistérios contidos neste livro, propõe que seja aberto ao estudo de todos. Suas verdades são dirigidas aos que vivem nos últimos dias da história da Terra”. Atos dos Apóstolos, 584.

“Quando os livros de Daniel e Apocalipse forem bem compreendidos, terão os crentes uma experiência religiosa inteiramente diferente…. Os livros de Daniel e Apocalipse deviam ser encadernados juntos e publicados... O alvo é unir esses livros, mostrando que ambos se relacionam com os mesmos assuntos”. Testemunhos para Ministros, 114, 115, 117, 118

Luís Carlos Fonseca

1 comentário:

  1. Entrega teu caminho ao Senhor confia nele e o mais ele fará! devemos ter fé em Deus e pregar seu evangelho a todos.

    ResponderEliminar