segunda-feira, 11 de março de 2019

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (2º trimestre 2019) AS ESCOLHAS QUE FAZEMOS


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (2º trimestre 2019) AS ESCOLHAS QUE FAZEMOS

VERSO ÁUREO: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24:15

INTRODUÇÃO (sábado 6 de abril) – A lição desta semana fala sobre as escolhas que devemos fazer. A vida é feita de escolhas que precisamos fazer. Todos nós já fizemos escolhas erradas na vida. E, geralmente, essas escolhas trazem feridas muito profundas e causam dor. Mas, se aprendermos com elas e decidirmos recomeçar, com a ajuda de Deus, veremos que elas se tornarão apenas marcas do passado e nos trarão um grande aprendizado no presente e um futuro mais tranquilo. Amém?
Juntamente com o verso áureo encontramos este outro verso importante: “Coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele". Deuteronômio 30:19-20.

Quando decidimos fazer escolhas de acordo com a vontade de Deus, agimos pela fé. Geralmente não há nenhum sinal mostrando se estamos fazendo a coisa certa ou errada, mas precisamos agir assim mesmo, pois essa experiência nos trará maturidade, é claro que tudo deve ser feito em comunhão com Deus. Quando as pessoas me contam que estão confusas e não sabem se estão no caminho certo, eu digo: Continue caminhando pela fé. Continue obedecendo a palavra de Deus e orando. No tempo certo, Deus fará com que as coisas fiquem claras para você.

As nossas escolhas tem muito poder: “E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada.” I Reis 18:21.

Jesus disse: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” Mateus 6:24

A Bíblia, em muitos de seus textos, traz exemplos de escolhas que mudaram vidas e destinos. E através desses exemplos podemos também tirar algumas lições para as nossas próprias escolhas. As pessoas fazem escolhas pelo pecado da desobediência.  Desde o início da humanidade vemos que o Senhor nos deu o livre arbítrio para escolhermos entre o bem ou o mal. Porém, o Senhor nos direciona sempre a obedecer a Sua voz, pois Ele nos dá a sabedoria para poder escolher da melhor maneira.

Devemos entender que as consequências de nossas escolhas são certas, ou para o bem ou para o mal. Não podemos ficar em cima do muro no que concerne as escolhas importantes. Temos o livre arbítro para escolhermos o melhor, embora sempre temos a inclinação de escolher o errado e pecar. Devemos decidir em que lado devemos ficar e saber das consequências que isso acarreta em si.

“Todo o teu futuro será influenciado para o bem ou para mal pelo caminho que escolhas agora. Carta 41, 1891. Mente Carater Personalidade vol 2, pag 421.

“Não escolhas a companhia dos que são servos do pecado, colocando-te assim em tentação.” Medicina e Salvação, 42

“Renunciar a sua própria vontade, suas escolhas, seus empreendimentos, exige um sacrifício diante do qual hesitam, vacilam e tornam atrás.” Maior Discurso de Cristo, 143

“Ensinem-se os jovens e crianças a escolher para si aquela veste real tecida nos teares celestiais - o "linho fino, puro e resplandecente" (Apoc. 19:8), que todos os santos da Terra usarão. Tal veste - o próprio caráter imaculado de Cristo - é livremente oferecida a todo o ser humano, mas todos os que a recebem a receberão e usarão aqui.” Orientação da Criança, 190

DOMINGO (7 de abril) LIVRE ARBÍTRIO, ESCOLHA LIVRE - O que é livre arbítrio? É a capacidade que temos de tomarmos decisões por nós mesmos. Portanto, nossa vida não é controlada apenas por Deus ou pelo destino, nós tomamos parte ativa e somos responsáveis ativos no processo da nossa vida. Veja o que a Bíblia ensina: Deus criou os humanos à sua imagem. Ver Gênesis 1:26. Ao contrário dos animais, que basicamente agem por instinto, nós somos um reflexo de nosso Criador no sentido de que somos capazes de demonstrar qualidades como amor e justiça. E, assim como Ele, nós temos livre-arbítrio.

Nosso futuro, portanto, nossa salvação ou perdição, depende, em grande parte, das nossas escolhas. A Bíblia nos incentiva a escolher a vida por escutar a voz de Deus, ou seja, por escolher obedecer aos Seus mandamentos. Ver Deuteronômio 30:19, 20. O livre-arbítrio é um presente valioso de Deus, porque nos permite escolher amá-lo de todo o coração. Mateus 22:37.

A Bíblia não ensina a doutrina de predestinação calvinista. O que ensina a doutrina Calvinista? Ensina que a salvação é inteiramente de Deus e que o homem nada tem a ver com a sua salvação. Deus dá a salvação para quem Ele deseja e pronto. Segundo essa falsa doutrina , quando uma pessoa se arrepende, é inteiramente pelo poder atrativo do Espírito Santo. Para os calvinistas, a predestinação é o decreto de Deus, através do qual Ele decidiu quem seria ou não salvo.

Pergunto: Se Deus dá a salvação para quem Ele quer, se o homem nada tem a ver com a salvação, ou seja, se não depende do homem, por que Deus não salva a todos os homens? Onde está o livre arbítrio do homem, criado por Deus? Não é mesmo?

Disse o apóstolo Paulo que “Deus, nosso Salvador... deseja que todos os homens sejam salvos.” I Tim 2:3,4. Ora, se Deus deseja que todos sejam salvos, como poderia Ele destinar alguns para a salvação e outros para a perdição?

Fomos destinados para a Salvação. A Bíblia ensina que Deus nos predestinou para a salvação. Mas como isso acontece? Será que Ele é arbitrário e obriga a todos para que todos sejam salvos contra a sua própria vontade? Não, Deus respeita o nosso livre arbítrio e as nossas escolhas, e predestina para a salvação a todos os que estão “em Cristo” Efésios 1:3. Antes de termos sido eleitos de Deus, Ele escolheu Jesus. Deus escolheu a Cristo, como o nosso representante. Ele disse: “Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo.” Mat. 3:17. Jesus Cristo é o Filho de Deus. E todos os que O aceitam, tornam-se também filhos de Deus.

"Há uma eleição de indivíduos e de um povo, a única eleição encontrada na Palavra de Deus, em que um homem é escolhido para a salvação. Muitos têm olhado para o fim, pensando terem sido certamente eleitos para a glória celestial; mas não é esta a eleição que a Bíblia revela. O homem é escolhido para operar a sua salvação com temor e tremor. É escolhido para envergar a armadura, para pelejar a boa peleja da fé. É escolhido para usar os meios que Deus colocou ao seu alcance para lutar contra todo o desejo profano, enquanto Satanás executa o jogo da vida pela sua alma. É escolhido para vigiar em oração, para examinar as Escrituras, e evitar entrar em tentação. É eleito para ter fé continuamente, é eleito para ser obediente a cada palavra que procede da boca de Deus, para que não seja apenas ouvinte, mas praticante da Palavra. Essa é a eleição bíblica.” Testemunhos para Ministros, 453 e 454.

Como o seguinte texto nos ensina sobre o livre arbítrio para amar ou não a Deus?  “E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” Mateus 22:35-37

Como temos usado a liberdade que Deus nos dá?

SEGUNDA-FEIRA (8 de abril) FAZER AS ESCOLHAS CERTAS – As escolhas que fazemos revelam mais sobre nós do que as nossas qualidades. Mudamos de emprego para fazermos aquilo que amamos ou ficamos no que paga mais? Fazemos uma viagem ou compramos um carro? A vida toda você vai ter que lidar com uma infinidade de decisões que precisam ser tomadas. Se pensar bem, todos os dias você faz escolhas. Não é? A questão é; estou fazendo as escolhas certas?

Os valores morais, sociais e espirituais são muito importantes para nós. Precisamos cultivar as boas relações para mantermos os valores. Por exemplo, você que valoriza a família acima de tudo, necessita do afeto dos familiares e amigos e os quer sempre próximos. Neste caso, valeria a pena mudar-se para viver em um lugar longe deles? Você que valoriza a comunhão com Deus e com os irmãos, se mudaria para bem longe da igreja? Você que quer casar, se isolaria das pessoas? Seria um contra-senso seu.

Fazer escolhas é dolorido. Temos medo de errar, temos receio de sofrer, temos medo de escolher o mal e desprezar o bom. É bom lembrarmos também que, por estamos afetados pelo pecado, escolher bem não nos isenta de sofrer pela escolha feita. Muitas pessoas vivem iludidas pensando que, se fizerem boas escolhas, não terão problemas mais à frente, que estarão isentas de sofrimento. Isso torna o processo mais doloroso e pesaroso, sabe por quê? Não existem, como disse, escolhas indolores. Mesmo fazendo boas escolhas, sofreremos. Isso lhe aflige? Não fique desesperado, pois Deus coloca pessoas maravilhosas para ajudá-lo e Ele mesmo o consola com o Espírito Santo e ajuda na solução dos seus problemas. Amém?

Uma coisa que pode encurtar nosso aprendizado e nos ajudar a evitar grandes problemas é observar as escolhas de quem decidiu antes de nós, seja em situações semelhantes, seja em objetos semelhantes. Escolher, então, é uma coisa muito séria, já que o próprio Deus exortou Seu povo a decidir e escolher o que queria, mesmo Ele sabendo o que era melhor para nós.

A lição de hoje traz alguns textos que mostram alguns passos a seguirmos para tomarmos decisões corretas. Vamos a alguns deles:

1) Oração Constante: “Orai sem cessar.” Tessalonicenses 5:17

2) Pedir Sabedoria: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1:5

3) Obedecer Deus : “Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.” Isaías 1:19

4) Ser praticante da Fé: Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” Mateus 7:24,25

5) Ler a Bíblia: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105. Ver II Tim. 3:16

6) Confiar em Deus: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.” Provérbios 3:5

7) Aconselhar-se com outros: “Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.” Provérbios 15:22

“Não obstante o fato de haver sido Paulo ensinado pessoalmente por Deus, não mantinha ele idéias extremadas de responsabilidade individual. Embora buscando de Deus a guia direta, estava sempre pronto a reconhecer a autoridade contida no corpo de crentes unidos em comunhão de igreja. Sentia a necessidade de aconselhar-se; e quando surgiam assuntos de importância, alegrava-se em poder apresentá-los perante a igreja, e em unir-se com os irmãos para buscar de Deus sabedoria para fazer decisões acertadas.” Atos dos Apóstolos, 200

TERÇA-FEIRA (9 de abril) ESCOLHER AMIGOS - A Bíblia é pontual em mencionar que o tipo de amizades que escolhemos pode ter um impacto dramático na nossa vida e na nossa capacidade de honrar a Deus. Seguem alguns versos bíblicos que nos orientam neste aspecto e falam da influência significativa que os amigos podem ter na nossa vida:

“O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se”. Provérbios 12:26

“O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.” Provérbios 13:20

“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” Provérbios 17:17

“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.” Provérbios 18:24

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” Coríntios 15:33

É importante entendermos que o alvo de Deus para a nossa vida é que nos tornemos semelhantes a Jesus, logo; devemos nos cercar de pessoas que nos encorajem e incentivem a seguirmos fielmente o exemplo de Cristo.  Esta é uma das razões por que é tão importante estarmos ligados a pessoas de bons princípios e a uma igreja que creia na Bíblia, e ensine e pratique as suas verdades.

O livro de Hebreus menciona sobre a nossa responsabilidade mútua de “nos congregarmos e  incentivarmos ao amor e as boas obras” Heb 10: e 25.  Irmãos e irmãs são chamados no corpo de Cristo a desafiarem em amor uns aos outros para que cada um seja tudo aquilo que Deus o chamou para ser em Cristo. Devemos não apenas procurar relacionamentos para que outros motivem o nosso crescimento, mas também para que possamos estimular o crescimento nos outros.

A lição de hoje traz o exemplo da amizade desenvolvida entre Davi e Jonatas. Que vantagens leva a amizade sobre os outros relacionamentos? Nossos pais, nossos irmãos e nossos parentes mais afastados não podemos escolher, mas os amigos, podemos. Talvez seja por isso que Salomão mencionou que: “há amigos mais chegados do que irmãos.” David e Jónatas se tornaram amigos tão próximos que, mesmo distantes, permaneceram ligados emocionalmente. Em I Samuel 20 Jónatas deixou claro que a amizade é mais do que simplesmente conversas aleatórias.

Um verdadeiro amigo está disposto para ajudar, mesmo com risco pessoal. Jonatas intercedeu muitas vezes junto à Saul em favor de David. “Então Jonatas falou bem de David à Saúl, seu pai, e disse-lhe: Não peque o rei contra o seu servo David, porque ele não pecou contra ti, e porque os seus feitos te são mui bons.” I Samuel 19:4. Jónatas dispensou seu precioso tempo em favor de David quando este era perseguido por Saul e sempre ministrava palavras de conforto à seu amigo: “então se levantou Jónatas, filho de Saul, e foi para Davi, ao bosque, e confortou a sua mão em Deus.” I Samuel 23:16. 

Como é com você? Está disposto a correr riscos por um amigo? Está disposto a pagar uma conta para o seu amigo?

A pressão do grupo acontece muito com crianças e adolescentes, mas os crentes são alvo fácil das pessoas do seu círculo de amizades. Eles podem ser levados às drogas, bebidas e a sair com as pessoas com as quais não querem e até mesmo mudar sua aparência ou personalidade. A maneira mais básica de responder à pressão do grupo é simplesmente dizer "não". Pode não parecer muito divertido ou fácil, mas é a melhor maneira de responder. Diga "não" e seja firme! Isso o poupará do problema de ser pressionado novamente no futuro, pois deixa claro que não está interessado. Você pode dizer educadamente: "Desculpe, isso não é para mim. vá em frente, se quiser, não vou julgar você, mos o aconselho a deixar o vício".

“Não escolhas a companhia dos que são servos do pecado, colocando-te assim em tentação. A nobreza de caráter não é conseguida unindo-se a pessoa em sociedade objetável. Não ponhas de lado os grandes reclamos da Palavra de Deus. Tua única esperança está em colocar-te em relação correta para com Deus.” Medicina e Salvação, 43

QUARTA-FEIRA (10 de abril) ESCOLHER UM PARCEIRO PARA A VIDA - Um relacionamento pode destruir nossa vida ou nos trazer muitas felicidades. Por isso, a oração e comunhão com Deus é importantíssimo para quem pretende namorar e casar. Deus deve dirigir a nossa vida em todas as questões, e, por essa razão, os que vão se casar devem buscar Deus.

Precisamos manter comunhão com Ele através do estudo diário da Bíblia, oração e outras atividades espirituais. Desse modo é possível conhecer a vontade de Deus sobre valores e princípios fundamentais que não podem ser negociados, bem como discernir características e defeitos de caráter que não podem ser tolerados.

Casamento é coisa muito séria. Seguem alguns conselhos para quem pensa em casar-se:

1) Deve evitar que a pressão social de amigos e parentes o induza a se casar. Frases como “você está ficando para a titia” ou “se continuar demorando, você terá netos ao invés de filhos, devem ser ignoradas pelos filhos de Deus.

2) Não escolher alguém somente pela aparência física. Usar a beleza como único método de escolha é muito arriscado. É natural que o belo e agradável nos atraia, mas o que realmente nos manterá ao seu lado serão as características que nos fazem admirá-la, e não só desejá-la: os valores que tem em comum, sua capacidade de amar e sua inteligência.

3) Escolha alguém com quem se tenha afinidade. É preciso escolher alguém com quem você possa realmente partilhar o que você é: seus gostos, seus valores, sua maneira de encarar a vida. Para descobrir o grau de afinidade com uma pessoa, o melhor é se conhecerem. A religião é um ponto muito importante a ser considerado. Um jovem adventista que namore e case com um que não seja da mesma religião poderão ter sérios problemas. 

4) Casar para fazer o outro feliz. Acreditar que o cônjuge lhe trará a felicidade que você busca é um grande erro. Não podemos buscar a nossa felicidade em outra pessoa. A felicidade é algo pessoal, uma forma de assumir a vida que depende só de nós mesmos e da nossa disposição para sermos felizes. Por isso, pensar que a minha felicidade depende do outro não é realista. Eu devo casar para fazer o cônjuge feliz.

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos; ... e não toqueis nada imundo; ... e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso." II Cor. 6:14, 16-18.

“Se há qualquer assunto que deveria ser considerado com calma reflexão e juízo desapaixonado, é este o assunto do casamento. Se há tempo em que se necessita da Bíblia como uma conselheira, é antes de dar um passo que ligue pessoas por toda a vida. Mas a idéia predominante é a de que nesta questão os sentimentos é que devem ser o guia; e, em muitíssimos casos, o apaixonado sentimentalismo toma as rédeas e leva à ruína certa. É aqui que os jovens mostram menos inteligência do que em qualquer outro assunto; é aqui que se recusam a ouvir razões.” O Lar Adventista, 70

“Se homens e mulheres têm o hábito de orar duas vezes ao dia antes de pensar em casamento, devem fazê-lo quatro vezes quando pensam em dar esse passo. O casamento é uma coisa que influenciará e afetará vossa vida, tanto neste mundo como no por vir.” O Lar Adventista. 71

O lar deve ser um céu na terra. “O lar deve ser tudo quanto está implícito nessa palavra. Deve ser um pequeno Céu na Terra, um lugar onde se cultivem as afeições em vez de serem estudadamente reprimidas. Nossa felicidade depende do cultivo do amor, da simpatia e da verdadeira cortesia de uns para com outros. Testimonies for the Church 3, 539. O mais agradável símbolo do Céu é um lar presidido pelo Espírito do Senhor. Se a vontade de Deus é cumprida, o marido e a esposa se respeitarão mutuamente e cultivarão amor e confiança.”  The Signs of the Times, 20 de Junho de 1911. O Lar Adventista, 15

QUINTA-FEIRA (11 de abril) ESCOLHER UMA CARREIRA – Para o crente, a escolha da profissão é um assunto de significado existencial e espiritual. Nossa realização como pessoas tem a ver com o acerto e com o erro nessa escolha. Não devemos tratar nossa escolha profissional apenas como uma questão de inteligência e de oportunidades. Precisamos encontrar um emprego que não separe religião e vida. Tudo o que tem a ver com a vida tem a ver com Deus. Tudo o que nos importa também é do interesse de Deus. Amém?

A escolha da profissão tem que considerar o presente, sem esquecer o futuro. Há profissões em que o ordenado é mais baixo que outras; por exemplo; no futuro, na hora de vindicar direitos como aposentadoria, devemos nos lembrar que já sabíamos disto.

A escolha da profissão deve ser regida pelo princípio do prazer, associado ao princípio da realidade. O princípio do prazer está no inicio; o da realidade, no meio e no fim do processo de escolha. Devemos prestar atenção para ver o que nos dá prazer. Uma boa maneira de saber de que gostamos ou não é notar o que não nos dá prazer. Se vemos sangue e nos horrorizamos, não devemos escolher profissões da área da saúde, por exemplo.

A escolha da profissão deve deixar em equilíbrio duas possibilidades: a da realização pessoal e a realização espiritual. Este equilíbrio acontece quando o trabalho é desenvolvido com um sentido de missão. Fazemos para que e para quem?

José do Egito tinha uma visão clara a este respeito. Quando se revelou aos irmãos, explicou porque chegou ao cargo de primeiro-ministro: "Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. ... Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento. Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito. Voltem depressa a meu pai e digam-lhe: Assim diz o seu filho José: Deus me fez senhor de todo o Egito. Vem para cá, não te demores" Genesis 45:5-9

Envolva pessoas do seu vínculo familiar na escolha da sua profissão. Não despreze a experiência dos mais velhos, que já passaram pelas mesmas coisas que você passa. Faça um teste vocacional. Ele pode não ser definitivo, mas será de grande valor.

A lição de hoje traz a experiência negativa de Salomão, e como podemos evitar passar pela mesma experiência que ele, quando fez tudo o que quis mas distanciou-se de Deus, Leia Eclesiastes 2:1-11

É importante lembrarmos que é mais importante ter uma profissão que nos proporciona vida sossegada com Deus, com a família e no envolvimento da missão, do que querer ganhar o mundo e perdermos a vida eterna: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. I Timóteo 6:10. Não é?

“Se buscardes o Senhor e vos converterdes cada dia; se, por vossa própria escolha espiritual, fordes livres e felizes em Deus; se, com satisfeito consentimento do coração a Seu gracioso convite, vierdes e tomardes o jugo de Cristo;  o jugo da obediência e do serviço, todas as vossas murmurações emudecerão, remover-se-ão todas as vossas dificuldades, todos os desconcertantes problemas que ora vos defrontam se resolverão.” O Maior Discurso de Cristo, 101

SEXTA-FEIRA (12 de abril) LEITURA ADICIONAL COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (2º trimestre 2019) AS ESCOLHAS QUE FAZEMOS - Os seres humanos realmente têm o poder de escolher? Se por livre-arbítrio entende-se que Deus deu aos humanos a oportunidade de fazer escolhas que realmente afetam o seu destino, então sim, os seres humanos têm o poder de escolher. O estado de pecado no mundo está diretamente associado às escolhas que Adão e Eva fizeram. Deus criou o homem à Sua própria imagem, e isso inclui a capacidade de escolher. No entanto, o livre-arbítrio não significa que a humanidade possa fazer qualquer coisa que lhe agrade.

Nossas escolhas são limitadas ao que esteja em sintonia com a nossa natureza. Por exemplo: um homem pode escolher atravessar ou não uma ponte, o que ele não pode escolher é voar sobre a ponte. A sua natureza o impede de voar. De forma semelhante, um homem não pode escolher tornar-se justo. A sua natureza, que é pecaminosa, o impede de cancelar a sua culpa. Ver Romanos 3:23.

Assim, o livre-arbítrio é limitado a nossa incapacidade de sermos santos sem a atuação de Deus. Mas esta limitação não reduz a nossa responsabilidade. A Bíblia deixa bem claro que não só temos a capacidade de escolher, mas também temos a responsabilidade de escolher sabiamente. Neste caso escolher deixar Deus agir em nós transformando a nossa natureza carnal em espiritual.

Como pode o homem, limitado por uma natureza pecaminosa, escolher o que é bom? A reforma acontece quando cooperamos com Deus. A reforma é feita por Deus, não por nós. É somente através da graça e do poder de Deus que o livre-arbítrio torna-se verdadeiramente "livre" no que diz respeito à escolha da salvação. Ver João 15:16. É o Espírito Santo que atua na vontade de uma pessoa a fim de regenerá-la. Ver João 1:12-13, e dar-lhe uma nova natureza criada "segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade." Efésios 4:24. A salvação é obra de Deus. Ao mesmo tempo, nossas motivações, ações e desejos são motivados por Deus.

Veja estes textos: “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas.” Filipenses 2:12-14

“Se buscardes o Senhor e vos converterdes cada dia; se, por vossa própria escolha espiritual, fordes livres e felizes em Deus; se, com satisfeito consentimento do coração a Seu gracioso convite, vierdes e tomardes o jugo de Cristo;  o jugo da obediência e do serviço, todas as vossas murmurações emudecerão, remover-se-ão todas as vossas dificuldades, todos os desconcertantes problemas que ora vos defrontam se resolverão.” O Maior Discurso de Cristo, 101

Luís Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário