segunda-feira, 18 de outubro de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 4 – JÓNATAS - NASCIDO PARA SER GRANDE


INTRODUÇÃO: Amigo é aquele que sabe o pior a teu respeito, e ainda assim continua a gostar de ti. A verdadeira amizade é qualidade que poucas pessoas conseguem desenvolver. Uma amizade, sem interesses egoístas, é algo lindo de ser contemplado nas pessoas. Geralmente as amizades estão relacionadas com interesses. Jónatas é prova de que é possível desenvolver amizades sinceras e profundas. Esta história mostra-nos que Jónatas preferiu a amizade de David mais do que a sucessão do trono. Isso é amizade que se preza. Todo este sentimento de amor foi proveniente do trono de Deus. Deus é a fonte do amor.

VERSO ÁUREO: “Disse, pois, Jónatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura obrará o Senhor por nós, porque para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muito ou com poucos.” I Samuel 14:6

DOMINGO: O ELEVADO POSTO DA AMIZADE. Que vantagens leva a amizade sobre os outros relacionamentos? Nossos pais, nossos irmãos e nossos parentes mais afastados não podemos escolher, mas os amigos, podemos. Talvez seja por isso que Salomão mencionou que: “há amigos mais chegados do que irmãos.” David e Jónatas se tornaram amigos tão próximos que, mesmo distantes, permaneceram ligados emocionalmente. Em I Samuel 20 Jónatas deixou claro que a amizade é mais do que simplesmente conversas aleatórias. Um verdadeiro amigo está disposto para ajudar, mesmo com risco pessoal. Jónatas intercedeu muitas vezes junto à Saul em favor de David. “Então Jónatas falou bem de David à Saúl, seu pai, e disse-lhe: Não peque o rei contra o seu servo David, porque ele não pecou contra ti, e porque os seus feitos te são mui bons.” I Samuel 19:4. Jónatas dispensou seu precioso tempo em favor de David quando este era perseguido por Saul e sempre ministrava palavras de conforto à seu amigo: “então se levantou Jónatas, filho de Saul, e foi para Davi, ao bosque, e confortou a sua mão em Deus.” I Samuel 23:16. Como é com você? Está disposto a correr riscos por um amigo? Está disposto a pagar uma conta para seu amigo?

SEGUNDA FEIRA: UMA GRANDE VITÓRIA. Por que motivo houve a necessidade de uma guerra? Havia uma enorme crise entre o povo de Israel. Crise espiritual, pois Saúl estava mais preocupado em perseguir David, do que consagrar o povo através da oração e louvor a Deus. No meio desta grande crise apareceu Jónatas para desbaratar e amedrontar o inimigo. Na crise geralmente nasce o verdadeiro líder. Jónatas demonstrou estar preparado para esta peleja, pois, antes disso já tinha demonstrado relacionamento e dependência de Deus. O que fez Jónatas para obter a vitória? Ele colocou Deus em primeiro lugar. No início do ministério de Saul, Jónatas tinha aprendido sobre a dependência de Deus, e não se esqueceu mais.“Disse, pois, Jónatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura obrará o Senhor por nós, porque para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muito ou com poucos.” I Samuel 14:6 Em Patriarcas e Profetas, 623 menciona: “Jónatas filho do rei, era homem que temia ao Senhor.” Que sinal Jónatas pediu de Deus e falou a seu pajem de armas? Jónatas consultou o Senhor sobre a estratégia de guerra: “Se nos disserem assim: Parai até que cheguemos à vós. Então ficaremos no nosso lugar, e não subiremos a eles.Porém, dizendo assim: Subi a nós, então subiremos, pois o Senhor os tem entregado na nossa mão, e isso nos será por sinal.” I Samuel 14: 9 e 10. No verso 12 mostra que os filisteus pediram que eles subissem. Eles mataram uns 20 homens e espalhou um terror perante os inimigos. Ver vs 13-15. Jónatas venceu porque colocou Deus em primeiro plano. Como é com você?

TERÇA-FEIRA: RELACIONAMENTO ENTRE PAI E FILHO. Jónatas tinha em David seu melhor amigo e seu pai queria matar David. De que lado ficaria Jónatas? Na infância de Jónatas, muito provavelmente, Saul deu uma boa educação à Jónatas, mas depois Saúl foi deixando o relacionamento com Deus, e graduadamente foi cometendo o pecado contra o Espírito Santo. Ele tornou-se egoísta, irritadiço, ciumento, irracional e as vezes até neurótico. Mesmo Saúl sendo mau, Jónatas procurou honrar o 5º mandamento que requer o respeito aos pais. Naquele episódio do mel que Jónatas provou sem saber e que deveria morrer por ter desacatado uma ordem do rei, Jónatas esperou o livramento em Deus. E não tardou para ser liberto. Ver esta história em I Samuel 14:24-46. Aqui o rei perdeu mais uma vez diante dos soldados e de Jónatas que era humilde e fiel a Deus. Os Céus contemplaram a fé de Jónatas. A fidelidade a Deus sempre compensa. Como temos tratado nossos pais quando eles mais necessitam de nós? Quando os princípios são violados, o filho de Deus deve optar em permanecer com a verdade e não com pessoas e instituições que venham a desonrar a Deus.

QUARTA-FEIRA: ACEITAR O SEGUNDO LUGAR. Jónatas não teve o pai que queria, mas Saúl teve o filho que todo pai desejaria ter. Vivemos num mundo egoísta em que todos querem ter a supremacia É interessante notar que Jónatas tinha direito ao trono, era o legítimo herdeiro, mas sujeitou-se ao propósito de Deus e abriu mão de seus direitos para que os planos de Deus pudessem ser cumpridos. Que tipo de líder foi Jónatas? Um líder servo. Ele não manifestou rancor por ser David ungido para ser rei no trono que ele poderia ter herdado. Ao contrário, reconheceu as excelentes qualidades de David e fez um pacto de amizade com ele. Similar companheirismo desinteressado pode ser grandemente edificante e encorajador entre os que hoje servem fielmente a Deus Ver I Sam. 23:16-18. Ellen White de maneira magistral afirma: “Jónatas por nascimento herdeiro do trono e não obstante ciente de que fora posto de lado pelo decreto divino; o mais terno e fiel amigo de seu rival David, cuja vida ele protegia com perigo da sua própria; firme ao lado do pai através dos tenebrosos dias de seu poder em declínio, e a seu lado tombando ele mesmo finalmente acha-se o seu nome guardado como tesouro nos céus, e na terra permanece como um testemunho da existência e do poder do amor abnegado” Educação, p. 157.

QUINTA-FEIRA: QUANDO A VIDA NÃO É JUSTA. Por que Jónatas morreu tão cedo, e de maneira drástica , se ele foi Justo? Na primeira guerra Jónatas e seu pajem venceram os inimigos; e agora os filisteus venceram os israelitas. E Saul, Jónatas e outros dois dos seus irmãos morrem na guerra. “os filisteus apertaram contra Saul e com os seus filhos: e os filisteus mataram Jónatas, e a abinadabe, e a malquisua, filhos de Saul...então Saúl pegou a espada e se lançou sobre ela.” I Samuel 31: 2 e 4

A amizade de Jónatas por David era também da providência de Deus, a fim de preservar a vida do futuro governante de Israel. Naquela ocasião, em que havia tão poucos pontos claros no caminho de David, ele se regozijou ao receber a visita inesperada de Jónatas, que soubera do lugar de seu refúgio. Preciosos foram os momentos que estes dois amigos passaram na companhia um do outro. Relataram suas variadas experiências, e Jónatas fortaleceu o coração de David, dizendo: "Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe." Conversando eles acerca do trato maravilhoso de Deus para com David, o aflito fugitivo ficou grandemente encorajado. "E ambos fizeram aliança perante o Senhor; David ficou no bosque, e Jónatas voltou para a sua casa." I Sam. 23:17 e 18. Qual foi a reação de Davi quando soube da morte do seu amigo? “Angustiado estou por ti, meu irmão Jónatas, quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.” II Samuel 1:26. Essa sim foi uma verdadeira amizade! David foi eternamente grato à Jónatas, pois recolheu no palácio real Mefiboset filho de Jónatas. Que amizade! Jónatas tem seu nome escrito nos livros do céu. E nós?

Bom estudo.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário