quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O ESPÍRITO SANTO – UMA PESSOA OU UMA FORÇA/INFLUÊNCIA/ENERGIA?


Este assunto tem dividido as opiniões das pessoas que estudam a Bíblia. Para alguns, o tema é claro; mas para outros, não é tão claro assim. Por isso requer um estudo sobre o tema. Vamos analisar alguns textos bíblicos que mostram que o Espírito Santo é uma pessoa da Divindade.
O que vem a ser uma pessoa? Uma pessoa é composta de mente, emoções, inteligência e habilidades; como a de ouvir, falar, interceder, alegrar-se e chatear-se.
O Espírito manifesta sintomas pessoais no Seu trato com a humanidade. Se fosse uma energia, como poderia manifestar sentimentos? Vento, energia elétrica e  átomos não manifestam emoções.
O Espírito Santo é uma pessoa da Divindade.
Além de Deus e de Jesus Cristo, o Espírito também esteve na criação: “No princípio criou Deus o céu e a terra...E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gênesis 1:1 e 2.
Cito apenas mais dois textos que mostram claramente que o Espírito é Deus: “Hananias, por que encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo?...Não mentiste aos homens, mas a Deus” Atos 5: 3 e 4.
“Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” I Cor. 2:10.
Atribuições de uma pessoa:

1) Tem mente

“E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos”  Romanos 8:27

Uma pessoa real  tem inteligência, é capaz de tomar decisões e levar avante ações independentes. Uma influência ou força ativa, semelhante à eletricidade, não tem uma mente

2) Tem pensamentos e ações inteligentes


“ A outro, no mesmo Espírito, fé; dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpreta-las, mas um só, e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente”. I Coríntios 12:9-11

Assim como Deus tem a habilidade de tomar uma decisão independente, o Espírito Santo tem a mesma habilidade.  Uma influência, ou força ativa, como a eletricidade, não conta com inteligência, não pode tomar decisões independentes. Ninguém diria:  A eletricidade foi cortada sozinha.

3)Tem emoções

“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”. – Efésios 4:30.

“Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo pelo que se lhes tornou em inimigo, e Ele mesmo pelejou contra eles” - Isaías 63:1

A palavra grega traduzida por entristecer é lupay tendo o sentido de “dor, pesar, angústia, sofrimento”.

4) Mantém conversação

“Quando, porém, vier o Consolador, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dEle procede, esse dará testemunho de Mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio”. João 15:26, 27.

5)Tem boca

“Então disse o Espírito à Filipe: Aproxima-te desse carro, e acompanha-o”. – Atos 8:29

“Disse o Espírito Santo: Apartai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.” Atos 13:2

“E,  pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três varões te buscam.” Atos 10.19

5) Tem conhecimento:

“Porque, na mesma hora, vos ensinará  o Espírito Santo o que vos convenha falar.” Lucas 12:12

“Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.  João 14:26.

6) Fica triste

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30

7) Faz convites para a salvação

“O Espírito e a noiva dizem: vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha, e quem quiser, toma de graça da água da vida.” Apoc 22:17

8) Agrada-se

“Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo, e a nós, não vos impor mais encargo alguum, senão estas coisas necessárias.” Atos 15:28

9) Permanece em nós

“E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não nO vê, nem O conhece; vós O conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós”. João 14:16, 17.

10) Pede obediência

“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. . . Enviados, pois, pelo Espírito Santo , desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre”  Atos 13:2, 4.

“E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhE obedecem.” Atos 5:32

11) Assume formas

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água e eis que se lhe abriram os céus e viu o espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele". Mateus 3:16

“No sexto ano, no sexto mês, aos cinco dias do mês, estando eu sentado em minha casa, e os anciãos de Judá assentados diante de mim, sucedeu que ali a mão do Senhor Deus caiu sobre mim. Olhei, e eis uma figura como de fogo; desde os seus lombos, e daí para baixo, era fogo e dos seus lombos para cima como o resplendor de metal brilhante. Estendeu ele dali uma semelhança de mão e me tomou pelos cachos da cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e me levou a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava colocada a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus”.  Ezequiel 8:1-3.

“Porei dentro em vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis”.  Ezequiel 36:27.

“Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos, vivificará também os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em vós habita”.  Romanos 8:11.

“Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1 Coríntios 3:16

A maior prova da pessoa Divina e maravilhosa do Espírito Santo, são os filhos fiéis que se entregam à Jesus. Elas passam a produzir o fruto do Espírito, e o Espírito Santo vive nelas:

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”. Gálatas 5:22-23.

Luís Carlos Fonseca

9 comentários:

  1. Graça e paz de Cristo, amado irmão Luiz Carlos Fonseca
    Esse artigo sobre a Pessoa do Espírito Santo é maravilhoso. Excelente, muitas referencias Bíblicas que fundamentam a Pessoa do Espírito Santo e não uma força ativa de Deus (Jeová).
    Parabéns pela contribuição.
    Pr Maia

    ResponderEliminar
  2. Espírito Santo de Deus não é uma pessoa.

    "Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo." (Mateus 1:18)

    Baseado nesse versículo pode-se concluir perfeitamente que o Espírito Santo não é o Senhor Jesus Cristo e nem outra pessoa como as religiões cristãs têm ensinado ao longo do tempo. Baseado em todas as epístolas no início de cada capítulo 1, o Apóstolo Paulo declara que Deus é o Pai e que Jesus Cristo é nosso Senhor e salvador em consonância com os 4 evangelhos. Portanto se Deus é Pai e foi o Espírito Santo de Deus que gerou Jesus no ventre de Maria, conclui-se então conforme Mt 1:18 que o Espírito Santo de Deus é o próprio Deus Pai em atividade na face da terra. Se outra pessoa tivesse gerado o Senhor Jesus como nos é ensinado na religião, então Deus o Pai seria padrasto de Jesus e não verdadeiramente Pai de Cristo. Faça uma análise aprofundada de cada versículo do N.T. de Mt a Ap. e verás que a doutrina da santíssima trindade foi colocada na bíblia pela teologia cristã católica uma vez que Lutero através da reforma protestante, combateu apenas a idolatria às imagens de escultura e a prática de indulgências. Leia a bíblia sem o gesso do sistema religioso em sua mente, despoje-se das doutrinas de homens e receba os ensinamentos direto do altíssimo Pai da eternidade em seu coração. A preguiça dos cristãos de lerem a palavra de Deus tem os mantido escravos e cegos a cada dia que se passa.

    ResponderEliminar
  3. vc não pode tirar conclusões baseadas em conceitos humanos, estamos falando de coisas sobre naturais, o que é a sabedoria de Deus, é a loucura para os homens. Deus está uma instancia absurda, q nosso conciente mal pode compreender. Q p Espírito Santo de ensine, e te revele as vontades de Deus, pois sem o Espirito Santo vc jamais saberá os mistérios Deus, quanto mais a pessoa. abrçs

    ResponderEliminar
  4. Amei o estudo. Muito edificante. Vários versículos explicando tudo. Obg por compartilhar!!!

    ResponderEliminar
  5. Amei as informações, são tantas as atribuições que talvez não reconheçamos todas, porém com os estudos através de leituras vamos visualizando outras, realmente mistérios de Deus, que vai nos esclarecendo. Graças

    ResponderEliminar
  6. DEUS continue te dando sabedoria na palavra Dele, e obrigado por compartilhar, estou usando seu artigo para um trabalho de refutação de uma seita , e as heresias dela .

    ResponderEliminar