sábado, 5 de março de 2011

CARNAVAL - FESTA CARNAL


Qual é a origem do Carnaval? O Carnaval surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma.

Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma

A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.

O Carnaval é uma celebração combinando paradas, representação teatral, drama e festa que é usualmente mantida nos países católicos durante as semanas que antecedem a Quaresma.

Quaresma são os 40 dias que antecedem a Páscoa, que vão da quarta-feira de cinza até o domingo de Páscoa.


Provavelmente originou-se com o rito pagão da fertilidade da primavera. O primeiro registro de Carnaval foi numa festa egípcia de Osíris, um evento marcando a chegada das enchentes do rio Nilo. Carnaval atinge um cume de desordem de dissipação com Bacanlia Romana (festa em honra de Baco, orgia) e Saturnália (festim de libertinagem). Durante a Idade Média a Igreja Católica tentava controlar as celebrações. Os papas serviam algumas vezes como patrões; os piores excessos eram gradualmente eliminados e o Carnaval estava assimilado como o último festival do asceticismo da Quaresma. As principais festas de Carnaval acontecem no Rio de Janeiro, que iniciou em 1840 e em Mardi Gras em New Orleans, iniciado em 1857.

Fantasias das mais variadas cores extravagantes e modelos com criatividades sem precedentes, desfilam pelas passarelas. O culto à sensualidade já marca o compasso de espera e é a marca registrada dos componentes. Multidões ficam esperando suas escolas passarem para serem aclamadas e reverenciadas como um culto explicito ao paganismo declarado.        

Durante quatro dias toda esta movimentação aparentemente harmoniosa com ritmos atordoantes e alucinantes regados a bebidas alcoólicas e sexo sem limites enchem ilusoriamente o coração dos seus participantes nos variados clubes das noites, na esperança de poderem neste espaço de tempo ceder sem nenhum temor a Deus às suas luxurias, na ignorância de que na quarta-feira confessando os seus excessos pecaminosos, através da figuração das cinzas, serão de seus pecados perdoados como se Deus tivesse permitido, dado o seu aval para outros deuses serem venerados e adorados nesta celebração.

O que Deus espera de nós? A ignorância têm cegado o entendimento e a lucidez da mente das pessoas, porém Deus declara com muita rigidez em Sua Palavra as advertências:

"O Senhor é longânimo  e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração". Num 14:18

"Os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz". Rom. 8.5-8, 12-14

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade par dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências".   Gal.5:13,24

"Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna". Gal.6:8

Todos os que se inclinam para as coisas da carne se constituem inimigos de Deus. “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.”

Que Deus no conceda a força do Seu Espírito Santo para vivermos de acordo com a Sua vontade e não conforme os ditames da carne.

Luís Carlos Fonseca

2 comentários:

  1. Eu vivo um situação dificil, mas com fé e força em Cristo tenho conseguido vencer, minha mãe é
    professora de musíca e todo ano ela toca com uma
    banda daqui de Ribeirão Preto o carnaval, eu moro
    com meus pais, e sou a única Adventista, mas graças a Deus estou me mantendo firme e forte no
    Senhor.

    ResponderEliminar
  2. Muitas bênçãos na sua vida amiga. Que consiga vencer as pressões com a graça de Jesus

    ResponderEliminar