sexta-feira, 1 de abril de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 – DE EXALTADO A ABATIDO



OBJETIVOS DESTA LIÇÃO: Compreender as circunstâncias e as consequências do orgulho espiritual de Lúcifer, cultivar em nossa vida atitudes de gratidão e humildade diante das dádivas de Deus; e, em vez de nos apegar ao orgulho e a independência de Deus, devemos honrar a supremacia de Deus através de uma comunhão saudável, e dos bons atos do dia a dia.

VERSO ÁUREO: “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.” Ezeq. 28:18

Uma pergunta que não quer calar é: como é que o pecado podia surgir em um ser criado perfeito e, ainda “no céu”?

No universo criado por Deus, o conceito de perfeito inclui liberdade, liberdade moral, a capacidade de escolher o certo e o errado. E Lúcifer teve esta liberdade no céu. Hoje uma pessoa que conhece o evangelho, e é libertada da velha vida de pecados pela graça de Jesus, tem a mesma liberdade moral e espiritual, e o mesmo conhecimento de um Deus de amor e pureza; logo, sabe que deve escolher viver de acordo com o conhecimento adquirido na Palavra, para agradar a Deus e evitar a infelicidade, que a prática dos pecados produz. Já uma pessoa escravizada pelo pecado não tem a mesma capacidade moral que o filho resgatado pelo sangue de Jesus tem. Em enxergar a santidade de Deus. Tanto Lúcifer como Adão e Eva tinham uma capacidade moral elevada, e facilmente podiam escolher não pecar. Mas, a livre escolha; e posso imaginar, que de início tiveram uma luta muito grande, levou-os ao pecado. Assim também é com o filho de Deus. Quando estamos santificados, e a tentação se apresenta diante de nós, somos tentados a cair, mas temos a capacidade de permanecer na graça de Deus e da livre escolha.
Deus não produziu máquinas para O obedecer de forma programada. Ele quer uma adoração e gratidão que brote do coração das pessoas. O diabo veio para matar e destruir, mas Deus veio para da vida, e vida envolve liberdade.

É-nos prometido em Naum 1:9 que a angústia não se levantará pela segunda vez. E isto deve encher-nos de alegria, pois quando estivermos na eternidade não mais lidaremos com este tipo de problema.

Lúcifer abusou da liberdade e afastou-se de Deus, e isso foi provocado pelo orgulho. Que lições podemos aprender deste trágico erro?

DOMINGO: O CRIADOR DE TUDO O QUE FOI FEITO – Deus criou todas as coisas; inclusive os anjos, dos quais Lúcifer conduziu ao pecado 1/3 dos anjos, e os trouxe consigo à terra.

O autor da lição levanta uma pergunta muitíssimo interessante: Por que razão existe o mundo em vez de não existir nada?


Em João 1:1-3 temos um texto que mostra a ação de Deus para trazer o universo à existência: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”



A teoria do Big Bang diz que o universo veio à existência a milhares e milhões de anos através de uma explosão inicial, e que as partículas evoluíram, e somos hoje o que somos. Mas até os cientistas especulam que há imensas secções no universo que nós não conseguimos ver e eles chamam a isto de matéria negra ou energia negra. Isto quer dizer que nossa compreensão das coisas criadas por Deus é muitíssimo limitada.

Em Colossenses 1: 16 e 17 lemos: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele.”

O texto acima lembra-me vários pontos: a) Lúcifer foi criado por Jesus. Imaginem a dor que a Divindade sentiu quando viu a ruptura acontecendo no céu, e sendo expulsos de lá todos aqueles anjos! b) Deus além de criar, Ele mantém o universo. O texto diz “todas as coisas subsistem por Ele.” O ar que respiramos, a água que bebemos, a saúde ou condições de subsistência que temos, etc, tudo vem de Deus, e é mantido por Ele. O Salmo 104 menciona que Deus é o Criador, o Mantenedor e o Restaurador das coisas. c) As coisas foram criadas “para Ele.” Isto mostra-nos que devemos ser criteriosos com o tipo de vida que levamos. Devemos viver de acordo com a vontade do Criador. Devemos colocar as prioridades de Deus acima das nossas vontades.

Por que há muitos divórcios? É porque uma das partes rompe com uma ou mais partes do contrato. Ou comete adultério, ou mente, ou simplesmente abandona o cônjuge.


Como fica a parte abandonada? Ferida e magoada. Já pensaram, como fica Deus que nos criou com tanto carinho, e que espera a nossa atenção e devoção, e Lhe viramos as costas?


Quem muito ama, muito sofre. Imaginem a grande multidão de pessoas que irão se perder no fogo do inferno após o milénio. A Bíblia diz que serão como “areia do mar.” Vamos cuidar para não rompermos nossos votos de fidelidade a Deus, nosso criador, que tanto nos ama, para não ferirmos o Seu coração de profundo amor.

SEGUNDA-FEIRA – UM SER BELO E PERFEITO – Em Ezequiel 28:12-15 faz-nos uma descrição de como era Lúcifer:

“Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.”


Em Isaías 14:12 encontramos esta descrição de como Deus considerava Lúcifer: “Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações?”
 
A ele foi atribuída a descrição de estrela da manhã. O termo hebraico para estrela da manhã refere-se ao planeta Vénus quando ele surgia de manhã como uma estrela com o seu brilho inigualável.


Os anjos foram criados com o nobre desejo de render louvores ao seu Criador, e de fazer aquilo que lhes é solicitado. E os anjos no céu, prestam um louvor permanente a Deus; e neste ambiente celestial; predominam a harmonia, a perfeição, o amor e a adoração. Assim era antes da queda, e continuou a ser depois da queda dos anjos maus. Esta deve ser a nossa atitude também para com Deus. Pois fomos criados um pouco menores do que os anjos: “Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, e o constituíste sobre as obras de tuas mãos.” Heb. 2: 6 e 7. Aqui o autor citou o Salmo 8: 5 e 6.

E todos os salvos tributarão à Deus louvores por toda a eternidade.

 É possível transformar este mundo em um ambiente do céu?

Lembremos que a queda de Lúcifer começou com o pensamento. Nossos pensamentos devem estar centrados nas coisas celestiais, se desejamos que o céu esteja em nosso coração. Ir à igreja, devolver os dízimos, dar ofertas, fazer obras de caridade é muito bom, mas, isso tudo não nos torna santos. O ponto principal para que o céu desça até a minha vida, é eu estar em plena comunhão com Deus. Foi isso que Jacó conseguiu enxergar quando lutou com Deus em Betel: “Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia. “ Gen. 28: 16


A partir do lar é que devemos levar a influência do céu para a igreja, escola e comunidade.

Deve-se procurar seja o lar tudo quanto está implícito nessa palavra. Deve ser um pequeno céu na terra, um lugar onde se cultivem as afeições em vez de serem estudadamente reprimidas. Nossa felicidade depende do cultivo do amor, da simpatia e da verdadeira cortesia de uns para com outros. “ Lar Adventista, 15
A nossa vida, e o nosso lar são o céu ou o inferno?

TERÇA-FEIRA – A QUEDA DE UM SER PERFEITO – Todos sabemos que foi o orgulho que tirou Lúcifer do céu, que em outras palavras, foi a sua independência de Deus.

Enquanto todos os seres criados reconheceram a lealdade pelo amor, houve perfeita harmonia em todo o universo de Deus. Era a alegria da hoste celestial cumprir o propósito do Criador Deleitavam-se em refletir a sua glória e patentear o seu louvor. E enquanto foi supremo o amor para com Deus, o amor de uns para com os outros foi cheio de confiança e abnegação. Nenhuma nota discordante havia para deslustrar as harmonias celestiais. Sobreveio, porém, uma mudança neste estado de felicidade . Houve um ser que perverteu a liberdade que Deus concedera a Suas criaturas. O pecado originou-se com aquele que, abaixo de Cristo, fora o mais honrado por Deus, e o mais elevado em poder e glória entre os habitantes do céu. Lúcifer, Filho da Alva, era o primeiro dos querubins cobridores, santo, incontaminado... pouco a pouco Lúcifer veio a condescender com o desejo de exaltação própria.” Patriarcas e Profetas, 35.

A exaltação própria vem pela independência de Deus. É muito fácil as pessoas se esquecerem das bênção de Deus. No leito de um hospital alguém pode fazer um voto de fidelidade e entrega a Deus, mas, depois que sai curado e cheio de saúde esquece-se de Deus. Isso temos visto com exemplos reais e bem perto de nós.
Entre o povo de Israel, enquanto no deserto, houve um grupo que permaneceu fiel a Deus, mas, depois que tinham tudo na terra de Canaã, se esqueceram de Deus.

“Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o Senhor jurou a vossos pais. E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem. Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as, e se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, se eleve o teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira. Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem; E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.” Deut. 18 1-18.
Com quanta facilidade nos esquecemos das bênçãos de Deus na nossa vida! Com Lúcifer estava tudo bem também; mas, ele quis separar-se de Deus. Todas as vezes quando saímos de casa sem, antes, ter uma comunhão com Deus através da Palavra e da oração particular, estamos dando provas claras de que também não precisamos de Deus. Isto se chama exaltação própria, independência de Deus ou orgulho.

Até que ponto não estamos agindo da mesma forma que Lúcifer?

O manto que cobria Lúcifer que era a vestimenta da glória de Deus, vinha de Deus. Ele era coberto com a luz das pedras preciosas. Suas vestes refletiam sua exaltada posição conferida pelo Pai. Mas ele perdeu tudo isso, pois sofreu a queda.

Quando saímos, cada dia, para as atividades normais da vida, levamos conosco a luz do céu?

QUARTA-FEIRA – QUERER SER DEUS - Este tema é muito sério, pois envolve as forças do bem e do mal, e o ser humanos fica no meio de um fogo cruzado. Lúcifer não quer perder sua causa. Por isso, depois que foi lançado à terra, ele continuou sua grande investida contra Deus e as pessoas. E foram vários os ataques: a) Logo no jardim do Éden, ele desautorizou Deus. Quando Deus disse que, se comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, morreriam, Satanás logo disse: “Certamente não morrereis.” E a partir daí, ele tem inundado o mundo, em todas as épocas e gerações, com o pensamento, não bíblico, da imortalidade da alma e do endeusamento das pessoas. b) Na civilização egípcia, os faraós eram considerados deuses vivos. Os egípcios acreditavam que estes governantes eram filhos diretos do deus Osiris, portanto agiam como intermediários entre os deuses e a população egípcia. c) Os babilonios criaram muitos deuses para si. d) Os antigos romanos acreditavam que quando um imperador morria, esse se tornava um deus. 
O imperador Vespasino no seu leito de morte disse: 
-“Oh! Acho que me estou a tornar um deus.” 
e) O espiritismo é uma declaração pública das intenções de Satanás em reforçar suas ideias de que o homem pode ser como Deus, ser imortal. E este falso ensino tem crescido. f) A Nova Era tem continuado com a mesma ideia, e ainda pior. O que eles dizem? Ensinam que o homem é deus, e criou Deus conforme sua própria imagem. Portanto, o Deus que os cristãos adoram seria criação do próprio homem. Por isso, consideram o homem como parte da divindade, da consciência cósmica e da "força". Cada pessoa precisa apenas descobrir e desenvolver a sua divindade. Para isso há numerosos cursos especiais, como por exemplo: "Pró-Vida", Integração Cósmica" e outros. Incrível não é?


Mais uma vez volto a tocar na tecla da comunhão com Deus. Quanto mais próximos de Deus estamos, mais pecadores nos achamos; e, quanto mais distantes dEle nos encontramos, mais exaltados nos achamos.


Os homens, sem Deus, são capazes de fazer coisas horrendas. Olhem para Hitler, Nero, Mussolini Staline, para a Igreja Romana, no período da inquisição. Incrível, não é?

E nós, sem Deus na vida, não somos muito diferentes dos exemplos citados. Alguns, sem saber, se colocam no lugar de Deus no trato com pessoas e circunstâncias da vida achando que os semelhantes são objetos. Ex. Escravidão.

Lúcifer era o ser criado mais exaltado no Universo. Ele deveria sentir gratidão e saber que Aquele que o criou era o Criador e não o ser criado. A criatura nunca poderá se tornar o criador. No entanto, foi isso o que Satanás buscou ser. O orgulho é cego. Assim, o pecado, que é rebelião contra Deus, teve suas raízes na exaltação pessoal e dependência de si mesmo. Lúcifer sabia que dependia de Cristo para sua vida. Ver Sal. 36:9, no entanto sempre enfatizava o “eu”, em atitude de independência, a ideia aparece cinco vezes em Isa. 14:13 e 14.” P. Profetas


QUINTA-FEIRA – SATANÁS NA TERRA Por que Satanás veio logo para a terra? Não podia ir para um lugar isolado e não habitado? Foi para provar que é possível a humanidade obedecer a Deus através do sacrifício de Jesus.

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Apoc. 12:9

Toda a desgraça que acontece no planeta é obra de Satanás. Este tema tem que ficar muito claro na nossa mente. Deus é de amor, e não destrói o mundo. Ele está no comando de todas as coisas; e, em algumas situações Ele tem permitido a morte de pessoas, mas não é Ele que provoca. Sabedores de que estamos no fim, as catástrofes e ruínas que o planeta vem sofrendo, é o resultado inequívoco do cumprimento das profecias conforme Mateus 24.
O diabo existe e está bem vivo. Muitos dizem que ele é uma imaginação da mente humana. Com isso, ele tenta tirar muitas pessoas de compreender e aceitar as outras lindas doutrinas da Bíblia. A palavra diz:

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” I Pedro 5:8


“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:10 e 11


“Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” Apoc. 12:12

O texto abaixo não deixa dúvidas de que o diabo é o causador do mal no planeta:

Nos acidentes e calamidades no mar e em terra, nos grandes incêndios, nos violentos furacões e terríveis saraivadas, nas tempestades, inundações, ciclones, ressacas e terremotos, em toda parte e sob milhares de formas, Satanás está exercendo o seu poder. Destrói a seara que está a madurar, e seguem-se fome, angústia. Comunica ao ar infeção mortal, e milhares perecem pela pestilência. Estas visitações devem tornar-se mais e mais frequentes e desastrosas. A destruição será tanto sobre o homem como sobre os animais.” O Grande Conflito p, 590.

Qual é a maior avaria que Satanás está a operar? É na vida das pessoas. Muitas pessoas tem sido vítimas do álcool, das drogas, dos vários tipos de vícios e doenças; causadas pela ação do inimigo. Famílias são desfeitas, mortes prematuras acontecem, a fome, por ação de governantes corruptos, tem lugar. Sem contar o que o diabo tem feito no campo espiritual. 

Ele tem usado o espiritismo para curar, trazer supostamente pessoas mortas para se comunicar com os vivos. E ele tem sucesso em enganar cristãos de igreja evangélicas e católica e outras cristãs com os seus ensinos do carismatismo e espiritualismo, que são uma extensão do espiritismo. E quantas pessoas são enganadas. A bíblia menciona a este respeito:


“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” II Cor. 11:14.


“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demónios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.” Mateus 7:21-24

Mas nem tudo está perdido, pois Jesus se coloca ao nosso dispor para nos proteger dos ataques do diabo. Devemos lembrar que estamos lidando com um inimigo que foi vencido pelo sangue de Jesus, pois não precisamos temê-lo. Vejam este lindo texto de parábolas de Jesus, 169:

“Quando Satanás tenta denegrir os filhos de Deus e arruiná-los, Cristo interpõe-se. Embora tivessem pecado, Cristo tomou sobre a Sua própria alma a culpa dos seus pecados.”

Temos na Palavra esta linda promessa:

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” I Cor. 10:13

Que Deus nos abençoe.

Luís Carlos Fonseca



Sem comentários:

Enviar um comentário