sexta-feira, 18 de março de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 – PARCERIA/SOCIEDADE COM JESUS


VERSO ÁUREO - “Estai em Mim , e Eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim.” João 15:4

OBJETIVO DA LIÇÃO - Relembrar que o relacionamento com Deus através da oração, estudo da Bíblia e assistência aos cultos e reuniões da igreja; trará paz, equilíbrio emocional  e capacidade de perdoar o próximo e prestar-lhe serviço.

INTRODUÇÃO - O psiquiatra Montagu Barker, especialista na inter-relação entre a religião e a saúde mental, afirma que a religião é uma poderosa salvaguarda contra a doença mental; mas isso, quando os crentes se entregam às suas crenças. Esta provado, através de várias investigações científicas, que  há uma forte ligação entre a fé religiosa e um visível bem estar mental e emocional.

As religiões não cristãs também proporcionam paz aos seus adeptos, que se entregam à sua fé. “Deus envia o sol e a chuva à bons e maus.” Deus não olha para a religião da pessoa para conferir-lhe as bênçãos básicas da vida, como: ar, alimentos, vestimenta, saúde e trabalho. Todos são criaturas de Deus. Existe porém, três pontos a serem considerados: a) Aqueles que compreendem, aceitam e vivem o amor de Deus; experimentam uma paz superior e recebem uma bênção duradoura e real. b) Os outros crentes; como os agnósticos, deístas, pagãos e não cristãos; por não estarem de acordo com a Revelação da Palavra(Bíblia)tem uma paz limitada, e terão um destino diferente dos filhos de Deus. c) “Deus não leva em conta o tempo de ignorância, mas admoesta para que todos se arrependam.” Atos 17:30. 

Deus deseja conceder Sua paz a todos os que O buscam em espírito e verdade.

A oração; o estudo da Bíblia, a bênção do culto, a prática do perdão e o serviço em favor dos outros; são os meios seguros para termos fé equilibrada e saúde mental.

DOMINGO – O SENHOR EM ORAÇÃO – É maravilhoso sabermos que o nosso Senhor Jesus passava momentos preciosos em oração. Isso nos dá ânimo e alegria para continuarmos na carreira cristã. Embora não entendamos como a oração se dá, e nem como ela funciona, pois este ponto pertence a Deus. Embora saibamos que haja algumas condições para as orações serem atendidas; não entendemos, e nem aceitamos facilmente quando oramos e, aparentemente não recebemos a  resposta da maneira como desejamos.

Durante a Segunda Guerra Mundial um piloto que caiu no Oceano Pacífico, ficou flutuando por algum tempo num bote pneumático sem ser encontrado. Afinal, em desespero, elevou aos Céus esta oração: "Amado Deus, há vinte anos que nada vos peço. Se ouvirdes minha oração e enviardes alguém para me salvar, não vos molestarei por outros vinte anos."

Disse certo escritor que muita gente trata a Deus como se fosse um advogado ou médico. Vão ter com Ele quando estão em dificuldades ou adoecem. Muitos têm a oração na conta de um recurso numa hora de grande apuro, quando não encontram nenhum outro auxílio.

A oração é o meio pelo qual os que vivem na Terra se podem comunicar com o Pai que está nos Céus. Cristo, quando na Terra, ficou privado da comunhão pessoal e diária com Deus, que fruía no Céu. Passava noites inteiras em oração, pois esta era Sua maneira de falar com o Pai e compensar a distância que Os separava.

Quais eram os hábitos de oração de Jesus?

“E, levantando-Se de manhã muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.” Marcos 1:35

“Porém Ele retirava-Se para os desertos; e ali orava.” Lucas 5.16

Em Lucas 4: 31-42 menciona as atividades espirituais de Jesus em um dia de sábado. Neste sábado Jesus foi à sinagoga e ensinou a um grupo de pessoas. Curou  um homem possesso de demonios. Depois da reunião,  Ele foi à casa de Pedro e André e curou a febre da sogra de Pedro. Foi um dia em cheio! Mas mesmo assim, o Mestre não deixou de ter momentos de oração.

Como é conosco quando estamos cansados? Mantemos comunhão com Deus ou deixamos para o outro dia?


Disse alguém que a oração é o abrir de nosso coração a Deus como a um amigo. É partilhar as alegrias e tristezas da vida com Alguém que nos ama e cuida de nós. Que privilégio, partilhar com Deus nossos pensamentos mais íntimos!
 
Em certas horas do dia é às vezes muito difícil telefonar a uma pessoa querida que vive em outros países, porque as linhas estão todas ocupadas. E-mails demoram para serem lidos ou respondidos; mas, para falar com o Rei do Universo não precisamos gastar coisa alguma, senão um pouco de tempo de joelhos. Quantas vezes carregamos fardos e problemas desnecessários porque não tomamos tempo para orar! Tomemos hoje a decisão de enriquecer nossa vida de oração a fim de que se torne uma experiência compensadora, à medida que, a ela recorremos para pôr-nos em comunicação com o Rei do Universo. quando assim fazemos, a linha sempre está livre para nossa oração sincera.

SEGUNDA-FEIRA – O CULTO E A COMUNIDADE DA IGREJA – Existe uma bênção espiritual para as pessoas que lêem a Bíblia e oram particularmente e para a família que faz o culto familiar. Mas há uma bênção muito rica para aqueles que participam do culto.

Deus sempre Se preocupou com que o Seu povo tivesse um local para adoração. No deserto, Ele instituiu o tabernáculo. Ele disse a Moisés: “E me farão um santuário para que Eu possa habitar no meio deles.” Exôdo 25:8. Depois o templo de Salomão foi construído. Surgiram as sinagogas, e Jesus instituiu a igreja Cristã. O autor de Hebreus escreveu claramente:

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Heb. 10:25

Jesus frequentava a sinagoga no dia de sábado e o Seu exemplo deve motivar-nos sobre a importância de pertencermos à Sua igreja e participarmos da sua comunhão. O conceito do “cristão solitário”e “isolado” não é bíblico. Aquela ideia de que “posso manter a minha fé distante de todos” não é verdadeira. Somos o corpo de Cristo conforme o seguinte texto:

“Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” Efésios 4:15 e 16.

Devemos ir à igreja para adorar ao Senhor, e não para observar a roupa ou cabelos dos outros, e nem para observar se eles conversam com os outros ou deixam de fazê-lo. Cada pessoa tem a individual responsabilidade perante Deus. Fazer parte do corpo de Cristo, através de Sua igreja é um  privilégio e uma grande fonte de bênçãos. É certo que, por vezes, algumas pessoas ficam descontentes com alguns problemas que ocorrem na igreja, e ficam rancorosas. Tudo seria resolvido se fosse seguido o conselho de Paulo:

“Levai as cargas uns aos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” Gál. 6:2.

As pessoas que frequentam regularmente a sua comunidade religiosa revelam um quadro positivo nas emoções e atitudes:

a)São menos propensas a envolverem-se com o uso de drogas. b) São mais propensas a serem sexualmente responsáveis. c) São menos propensas a envolverem-se em comportamentos de risco. d) São mais propensas em colocarem em prática a ética empresarial e profissional. e) Mais propensas a suportar melhor as perdas como: morte, calamidades e saúde. f) Mais propensas a desenvolver emoções positivas como: amor, perdão e felicidade. g) Menos propensas a abrigar emoções negativas como: sentimentos de culpa, medo, hostilidade e ira. h) Mais propensas para desenvolver a auto-estima e eficácia pessoal.

Qual é o nível de seu relacionamento com os irmãos da igreja? Você sentiria e faria o mesmo que Jesus?

TERÇA-FEIRA – PERDÃO Por que será que o assunto do perdão sempre é tratado nas lições? Por que os vários autores trazem este assunto à baila? É porque, perdoar e esquecer é uma tarefa muito dura, e somente as pessoas quem vivem em um íntimo relacionamento com Jesus conseguem conceder o perdão genuíno.

A  FORÇA  DO  PERDÃO
Em meio da confusão da guerra na Coréia tem havido episódios edificantes. Eis, por exemplo, o caso daquele pastor de aldeia que presenciou o fuzilamento de seus dois filhos, por um oficial norte-americano. Este os reconhecera como cristãos e por isso julgou por bem eliminá-los.

Mais tarde as tropas desse oficial foram rechaçadas e ele foi feito prisioneiro, sendo condenado a fuzilamento, pela prática de crueldades. Então o pastor, a quem aquele havia assassinado os dois filhos, intercedeu suplicantemente por sua vida: 

"Meus filhos estão mortos. Agora quero que ele seja meu filho. Irá morar em minha casa, e terei por ele o cuidado que tive por meus filhos".

O rogo do pastor foi atendido, e o jovem oficial testemunhou o cristianismo praticado na vida. O amor perdoador de Deus veio ao seu encontro, na pessoa daquele humilde pastor aldeão.

Por sua vez o oficial americano, que recebera a ordem de mandar fuzilar o coreano, confessou: "O senhor faz uma coisa que eu não compreendo. Se isto é verdadeiro cristianismo, também eu quero tornar-me cristão".

“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,  Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem e apresenta a tua oferta.” Mateus 5:23 e 24.

Se temos algo contra um irmão; devemos, antes de adorarmos a Deus na igreja com nossoas ofertas, dízimos, cânticos, orações, e tomarmos parte do culto ou termos participação direta, pedir perdão a quem tenhamos ofendido. A ofensa pode ser por simplesmente recusarmos ouvir alguém.

Um estudo feito entre indivíduos recentemente divorciados revelou uma diferença entre os que estavam dispostos e os que não estavam dispostos em perdoar. Mark Rye, da universidade de Iowa, reuniu 199 indivíduos divorciados, e não foi surpresa ao os investigadores constatarem que aqueles que perdoaram os ex-conjuges; gozavam de níveis mais elevados de paz mental, de bem estar e de satisfação religiosa e tinham níveis mais baixos de raiva e de depressão.

Em Mateus 6.14 e 15 encontramos este texto:  Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”

Charlles Spurgeon certa vez disse: A misericórdia de Deus é tão grande, que perdoa grandes pecados a grandes pecadores, depois de decorrido grande espaço de tempo, e então lhes concede grande favores e grandes privilégios, e nos proporciona grande gozo, no grande Céu, do grande Deus.

Bem disse John Bunyan: "Tem de ser grande misericórdia, ou nenhuma misericórdia; pois um pouco de misericórdia não me servirá.”

QUARTA-FEIRA – SERVIÇO Como podemos seguir o exemplo de Jesus e ajudar na pregação do evangelho?  Veja este texto de Mateus e aplique na sua vida. Veja o que você já está praticando e o que ainda falta:

“34 -Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35- Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36- Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37- Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38- E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos?
39 -E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40- E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41- Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42- Porque tive fome, e não me destes de comer, tive sede, e não me destes de beber.
43- Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44- Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 -Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.”

É bom lembrarmos que a salvação não é alcançada pelas obras, se assim fosse, ninguém se salvaria. Somos salvos pela graça e pela fé conforme Efésios 2. 8 e 9. Uma vida de fé, reflete em serviço em favor das pessoas que necessitam da nossa ajuda. Deus aceita obras provenientes de um coração salvo e grato. Há quem faça caridade para ser ser salvo, e isso é errado. Hoje há centros caritativos pertencentes a grupos filosóficos e até mesmo religiosos, que fazem caridade pensando terem um lugar garantido no paraíso, e quando estas pessoas são confrontadas com a necessidade de também  obedecer aos 10 mandamentos de Deus, recusam fazê-lo.

O mesmo Jesus que diz: “amai o próximo “ diz também: “guardai os meus mandamentos.”

QUINTA-FEIRA – ESPERANÇA  CONFIANÇA EM DEUS – É  muito fácil confiar em Deus quando as coisas correm bem. Quando recebemos o salário no final de mês, quando temos uma excelente saúde. Quando podemos tirar férias em segurança. Quando temos amigos.

Mas, e quando morre um ente querido? E quando nos é diagnosticado uma doença grave?  E quando ficamos sem emprego? E quando somos abandonados? Continuamos a confiar em Deus com a mesma intensidade?

Salmo 31:24 diz-nos: “Esforçai-vos, e Ele fortalecerá o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor.”

Esperar a resposta para as nossas indagações é mais um mandamento que o Senhor ordena-nos. Todos os que são salvos por Deus, e aceitam a salvação, devem saber esperar e confiar, mesmo não encontrando respostas imediatas para os seus problemas. Esta é uma atitude de alguém que é servo obediente. Reclamar e espernear só vai piorar a situação.

Há estudos que revelam que a esperança é um fator indispensável para a saúde mental. A esperança na vida de alguns reféns de guerra ou de sequestro é motivadora, e faz uma grande diferença em termos de sobrevivência. O cristão tem uma esperança adicional em relação aos que não crêem em Deus, pois ela aponta para o eterno. A esperança do cristão não limita-se apenas as coisas deste mundo, mas no céu.

“Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” Filipenses 3:20
“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” I cor. 2:9

Aqueles que são reféns das coisas desta vida, como: cuidar da casa, do carro, dos filhos , dos netos, do quintal, dos negócios, dos estudos e da recreação e divertimentos. Etc., e não demoram os seu pensamentos na eternidade, e em Deus, dão dicas claras de que esperam viver apenas esta vida. A Eternidade será somente para aqueles que passam tempo com Jesus diariamente.


Em Mateus 26: 36-44 encontramos a agonia de Jesus no Getsemani. Que lições a descrição abaixo nos ensina sobre o aprender com os sofrimentos?

“36 -Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsemani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui enquanto eu vou além orar.
37- E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu; começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.
38 - Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui, e velai comigo.
39 - E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
40 - E voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
41 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
42 - E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai Meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.
43 - E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam carregados.
44 - E deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.

Este texto mostra-nos o estado de desânimo que passou Jesus, mas mostra-nos também os recursos que Jesus usou para passar por aqueles momentos, que foi a oração e fé. E revela-nos ainda Sua  atitude de paciência diante das dificuldades.

Você viu Jesus reclamando daquela situação ou de outras?

Que Deus abençoe você e aos seus queridos
Luís Carlos Fonseca



1 comentário:

  1. boa noite pastor vc pergunta qual a descrição abaixo ensina sobre aprender com o sofrimento de jesus eu acho que todas cada uma delas nos encina que ele esta sempre so orando a DEUS mostra para mim que somos falhos como Pedro que ficou para velar e dormiu todas elas mostra o sofrimento dele e angustia

    ResponderEliminar